Assimilando o aprendizado da meditação

por Sri Chinmoy

Vocês podem dizer: “Eu não sei como meditar” Mas eu quero dizer que uma vez que você se torne meu discípulo e entre no meu Barco, esse problema é do Barqueiro que deve levá-lo para a Praia Dourada. Depois que você estiver sentado no Barco, em segurança, você pode se deitar, cantar, dançar ou fazer qualquer coisa. Mas primeiro você tem de entrar no Barco. Ocasionalmente eu dou algumas instruções para alguns dos meus discípulos que necessitam delas, mas para a maioria não dou meditações individuais – a cada um é permitido meditar à sua  própria maneira. Quando eu aceito um discípulo, me concentro em sua alma e trago a alma à frente. Então dou a ele alguma meditação interior. Naquela hora o discípulo está apto a receber minha instrução interior. Mas se o discípulo puder criar conscientemente uma vibração e mantiver uma atitude sincera, então é mais fácil para a alma permanecer à frente e receber de mim todo o necessário.

No começo eu era muito liberal em dar aos meus discípulos meditações individuais. Eu tinha uma discípula que nunca tinha resultados satisfatórios das  meditações que eu dava a ela. Ela sempre voltava da meditação que eu dava e me pedia que fizesse o favor de lhe dar outra. Eu lhe dava outra meditação e ela continuava me pedindo outra.

Essa discípula costumava ir a todo tipo de Mestres espirituais, aos cinemas, festas e casas noturnas e então reclamava que as meditações que eu tinha dado não funcionavam. O que eu podia fazer? A primeira meditação que eu lhe dei deveria ter sido efetiva. Somente pela minha compaixão continuei dando a ela diferentes meditações. Finalmente ela me acusou de não ter nenhuma visão interior.

Dependence and Assurance, p. 2 – 4

 

Para que mantenhamos sempre o mesmo nível de meditação temos de ser espiritualmente adiantados. Não estou jogando água fria em vocês – longe disso. Quero dizer que no começo você deve ficar feliz mesmo que somente algumas vezes tenha meditações muito boas, muito elevadas e sublimes. Quando você não tiver uma boa meditação, não se permita ficar frustrado. Se você se tornar frustrado perderá muito de sua capacidade e no próximo dia, naquela mesma hora, será impossível que você medite profundamente.

Se hoje você não tiver uma boa meditação, procure esquecer; amanhã se você tiver uma meditação um pouco melhor, tente lembrar-se dela. O passado é pó, não nos dá realização. Esse é o porque de  rezarmos e meditarmos. Então porque pensamos no passado? Você deve esquecer tudo aquilo que não o inspira ou não lhe dá a coragem de ir adiante. Portanto, se a meditação de hoje não o inspirou ou não lhe deu resultados mais satisfatórias, tente esquecê-la totalmente.

Meditation: God’s Blessing-Assurance, p.31

 

________________________________________

Textos da série perguntas e respostas sobre meditação