por Patanga Cordeiro

7Essa é uma pergunta bastante comum para quem está interessado em aprender meditação e também para quem busca relaxar.

Do meu ponto de vista, a meditação e o relaxamento têm apenas um quesito em comum: a postura silenciosa. Em ambas o corpo deve ficar imóvel e livre de tensões desnecessárias. Mas, no caso do relaxamento, o objetivo final é justamente a libertação das tensões acumuladas do dia. A posição ideal é deitada. Já na meditação, o objetivo não tem relação com a tensão mental e física. A meditação é um uso intenso da força de vontade, num mergulho corajoso ao nosso interior mais recôndito. A posição ideal é em sentada com as costas eretas (ou em pé ou correndo, para praticantes avançados).

Qual delas é mais importante ou melhor? A resposta depende de você. Se seu dia a dia está ficando mais difícil por conta de dores físicas, tensão mental, postura, pressão social, então provavelmente o relaxamento irá lhe servir melhor, ao menos inicialmente.
Já a meditação eu poderia recomendar para quem tem sede interior, para quem não está satisfeito com a realidade que enxerga na sua própria vida e ao seu redor. Isso é porque ela justamente exige do aspirante toda a sua vigilância, prontidão e vontade de deixar para trás pensamentos, conceitos e tudo aquilo que descobrir na sua meditação ser um fardo desnecessário. É um instrumento de transformação e expansão.

Abaixo fica um texto de Sri Chinmoy, onde ele explica sobre deixar os olhos abertos durante a meditação. Dele acredito que possamos tirar um paralelo para nossa pergunta do título.

“Ao manter seus olhos fechados durante a meditação e entrar no mundo do sono, você pode ficar entretido com todos os tipos de fantasia. Sua imaginação fértil pode fazê-lo sentir que está entrando nos mundos mais elevados. Existem muitas maneiras de acreditar que está tendo uma meditação maravilhosa. Assim, é melhor meditar com os olhos semi-abertos. Desse modo, você vai ficar na raiz e no ramo mais alto ao mesmo tempo. A parte que tem os olhos meio abertos é a raiz, simbolizando a Mãe-Terra. A parte que tem os meio fechados é o ramo mais alto, o mundo da visão ou, digamos, o Paraíso. Sua consciência estará no nível mais elevado e também aqui na Terra, tentando transformar o mundo.

“Quando medita com os olhos semi-abertos, você está praticando o que é chamado de “meditação do leão”. Mesmo se estiver profundamente mergulhado em si mesmo, você vai enfocar sua atenção consciente tanto no plano físico quanto no subconsciente. Tanto o mundo físico, com seus ruídos e distrações, como o mundo subconsciente, o mundo do sono, o estão convidando. Entretanto, você está vencendo os dois. Você está dizendo: “Estou atento. Vocês não podem me levar para os seus domínios”. Já que os seus olhos estão parcialmente abertos, você não vai dormir. Assim, está enfrentando o mundo do subconsciente. Ao mesmo tempo, está controlando o plano físico, porque pode ver o que está acontecendo ao seu redor. “ – Sri Chinmoy, do livro Meditação

Não oferecemos aulas de relaxamento, mas, se tiver interesse, pode participar dos cursos de meditação.