por Patanga Cordeiro

O que é um retiro de meditação? Por que fazer um retiro? Quando é a melhor hora para fazer um retiro de meditação, e quando não é a melhor hora?

O que é um retiro de meditação

Há diversas formas, mas o que fazemos pessoalmente não pode ser chamado de um retiro. É mais como uma forma de praticar a vida espiritual e a meditação de forma mais concentrada, com menos distrações diárias e com a companhia espiritual dos nossos colegas que possuem o mesmo caminho. A palavra “retiro” pode dar um tom de austeridade para a atividade, e não é a nossa intenção. Na verdade, uma boa parte da programação do nosso Centro são atividades que nos fazem sentir como crianças. Sri Chinmoy costumava chamar nossos encontros nacionais e internacionais de Joy-Days (dias-alegria) para refletir essa ideia.

Onde há retiros de meditação em São Paulo?

Muitas vezes saímos da cidade de São Paulo ou Rio de Janeiro, etc, para ficar num local com natureza – mas não é uma regra, e tivemos ótimos encontros em hotéis no meio da cidade. O que importa mesmo é o progresso interior que faremos durante esses dias. Normalmente dura um fim de semana, mas fazemos encontros internacionais também que chegam a durar duas semanas. Temos cursos de meditação todos os meses.

O que se faz num retiro de meditação

Nos nossos retiros (ou Joy-Days do Centro Sri Chinmoy), fazemos meditação por uma hora ao dia e mais canto, esportes, jogos e brincadeiras, conversas descontraídas, contamos histórias inspiradoras, organizamos nossos próximos projetos de serviço voluntário, fazemos peças de teatro (tanto engraçadas quanto espirituais). Assistimos coisas inspiradoras, como recordes nos esportes ou filmes espirituais. Saímos para correr juntos, ou brincar de outros esportes de acordo com a disponibilidade no local. Se estivermos num local com natureza, poderemos aproveitar para fazer trilhas, nadar no rio, subir as montanhas.

A meditação em si é costumeiramente duas vezes de 30 minutos, mas soma-se a isso sessões curtas extras, ou de vez em quando sessões mais longas, de até uma hora e meia. A maior parte das pessoas não consegue aproveitar muito bem uma meditação com mais de 30 ou 45 minutos, mas de vez em quando fazer uma meditação de uma ou duas horas pode ser proveitoso para abrir um pouco mais o seu coração espiritual.

Quais as vantagens de participar de um retiro de meditação

Uma delas é na parte mais superficial, na mente: vamos para um lugar diferente, fazemos coisas diferentes, aproveitamos a natureza e nos distanciamos de alguns rituais diários mecânicos, como o uso de computadores e telefone. Isso pode ser um alívio para a tensão que acumula na mente e no corpo. As brincadeiras e esportes também auxiliam a desarmar as coisas que trouxemos das últimas semanas. Descobrimos coisas que temos de melhorar ao conviver com os demais. Aprendemos com o exemplo.

A parte espiritual é a mais profunda, naturalmente. Por virtude das experiências que temos e compartilhamos, com as meditações e a companhia de aspirantes espirituais como nós, sentimos mais amor por Deus e pela humanidade. Sentimos maior satisfação interior. Você já ouviu as palavras do Cristo, “quando houver três ou mais reunidos em meu nome, eu estarei entre eles?” Pois é, se você possui um Mestre espiritual realizado, ao se reunir com seus irmãos de caminho, é certo que presenciará uma presença mais forte do seu professor no seu próprio coração.

Quando um retiro pode não ser recomendado?

É difícil falar sobre a vida interior de qualquer pessoa – normalmente apenas um Mestre realizado possui o condão de enxergar o que acontece dentro de um buscador em particular e como superar as barreiras atuais da forma correta – e também o que deve ser superado nesse momento.

Verdadeira espiritualidade não é negar a vida; é aceitar a vida e transformar a vida. A teoria antiga era que devemos nos retirar para as cavernas nos Himalaias, viver reclusos, esconder, renunciar ao mundo, que é repleto de sofrimento, escuridão, impureza e tentação. Mas essa já não é mais a postura correta. A postura certa com relação à espiritualidade é aceitar a vida como tal e transformar o mundo com paz, luz e deleite divinos.

Sri Chinmoy, A life of blossoming love, Agni Press, 1992

Mas em geral, um retiro de meditação não deve ser encarado como uma fuga. Seria melhor encarar como uma recarga, ou talvez ainda mais corretamente, como uma nova forma de enxergar as coisas, a partir de uma consciência mais elevada – como se estivesse “olhando a partir de um galho mais elevado da árvore-vida”.

Never worry about things
That you are unable to change.
Change your own way
Of looking at truth.
Look from a higher
And more encompassing
Life-tree branch.

Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants, part 164, Agni Press, 1991

Quando é um bom momento para participar de um retiro?

O texto de Sri Chinmoy que li hoje acredito que descreve bem o que eu imagino ser uma boa hora para participar.

“Não estamos satisfeitos com as nossas próprias vidas e com as vidas dos outros agora. Queremos mudar a face do mundo para melhor. Mas, se eu não tenho capacidade, como poderei servi-lo? Para desenvolver capacidade, devo mergulhar fundo em meu interior e estabelecer um livre acesso à Fonte altíssima. Tenho de alcançar uma certa paz e luz interiores e ter algo valioso para oferecer à humanidade. Apenas assim posso me tornar um instrumento perfeito e servir ao mundo da melhor forma possível.”

Sri Chinmoy, Sri Chinmoy speaks, part 3, Agni Press, 1976

A minha interpretação pessoal é que há momentos onde precisamos fazer algo diferente para continuarmos nosso processo de alcançar maior paz e luz interiores. Somado a isso, a companhia espiritual e a as práticas espirituais farão com que nosso progresso acelere e possamos voltar no dia ou semana seguinte a participar do progresso coletivo em sociedade.

Como se inscrever para participar de um retiro de meditação perto de SP?

Nós não oferecemos retiros comerciais para as pessoas pagarem e participar. As atividades são para nosso próprio progresso, muito sinceramente falando. Se vocês quiserem nos conhecer melhor, a melhor forma é participar dos nossos cursos de meditação (que também são gratuitos). A partir daí, você vai sentindo se é o seu lugar e o seu caminho.

Contato e Inscrição nos cursos de meditação em São Paulo