O significado espiritual do aniversário

aniversário

No aniversário

por Sri Chinmoy

Cada aniversário é um novo despertar. Cada aniversário é uma nova esperança. Cada aniversário é uma nova promessa. Cada aniversário é uma nova realização.

O novo despertar ganha espaço em nossa consciência física, presa à Terra. A nova esperança surge em nosso vital frustrado, desapontado e sem aspiração. A nova promessa nasce dentro de nossa mente cheia de dúvidas.

Essa nova promessa desafia a mente hesitante e a recorda de sua origem: um transbordar de consciência. A nova realização ocorre internamente no ser: tanto no ser Terra-limitado quanto ao ser Céu-liberto.

Quando a alma vem à Terra, ela assume a responsabilidade não apenas pela consciência terrena, mas também pela consciência celestial. A consciência terrena clama por luz, paz, amor e deleite. A alma promete à consciência terrena que a ajudará a alcançar paz, luz, amor, deleite, alegria, harmonia e tudo aquilo de que ela necessita. Mais uma vez, é a mesma alma que promete à consciência celestial manifestar aqui na Terra a alegria, a satisfação e a perfeição celestiais.

Cada aniversário é uma canção, uma melodia da música universal. Cada indivíduo também é uma melodia da música universal. O buscador cresce e brilha nessa música, a qual ele pode ouvir com seus ouvidos da alma. A presença da alma-criança dentro de nós é o que nos garante o gosto pela música universal.

A alma precisa ascender como música — música da alma. A alma, quando ascende, desconhece limites, barreiras religiosas e políticas. Ela é toda livre, liberdade dentro e liberdade fora.

Cada aniversário é a pétala de uma flor. E a flor pétala por pétala desabrocha e fica pronta para ser colocada no santuário interior dentro do coração aspirante.

Um pensamento indica um novo aniversário. Uma gota de vontade indica um novo aniversário. Um movimento ascendente indica um novo aniversário. A cada momento, quer olhemos para dentro ou para fora, celebramos o aniversário de nossa unicidade com Deus, o Criador de todo o universo. Ao olhar para algo, tornamo-nos um com ele. Em um aniversário, sentimos nossa inseparável unicidade com a expansão de uma nova luz — uma luz que, no fim, cobrirá toda a extensão do mundo.

O verdadeiro aniversário não acontece apenas uma vez por ano. O verdadeiro aniversário é o nascimento de cada segundo na vida do buscador. Um segundo de aspiração no coração do buscador é o real aniversário.

A cada momento, Deus, o Autor de toda bondade, celebra o aniversário do buscador.

Como buscadores, precisamos estar conscientemente cientes de algo divino e supremo dentro de nós.

Esse algo divino e supremo é nossa promessa à humanidade e nossa promessa ao Divino.

A transformação do face da humanidade é a promessa de nossa alma à humanidade, e a manifestação da luz divina aqui na Terra é a promessa de nossa alma ao Divino.

Sri Chinmoy, Reality-Dream, Agni Press, 1976

 

Pergunta: Qual é a melhor forma de sermos receptivos em nosso aniversário?

Sri Chinmoy: A melhor forma é repetir diversas vezes: “Eu vim ao mundo para amar a Deus, para servir a Deus e manifestar Deus.” Se você puder repetir isso, fará um ótimo progresso.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994

 

Pergunta: Ajuda orar com antecedência para ter receptividade no próprio aniversário?

Sri Chinmoy: Sim, você deve começar orando e meditando alguns dias antes para que você possa criar uma receptividade potente no dia do seu aniversário.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994

 

Pergunta: Haveria algum benefício espiritual para os seus amigos se você os desse um presente material de aniversário?

Sri Chinmoy: Depende da sua conexão com a pessoa. Se você sentir uma conexão interna sincera, então dar presentes ajuda interna e externamente. Mas se você não tiver nenhuma conexão, se você presenteia alguém só porque essa pessoa o presenteou em seu aniversário, então não há um sentimento por trás e é tolice. Mas se você dá algo com o mais sincero sentimento, preocupação e amorosa unicidade, então isso ajuda.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994

Pergunta: Em nossos aniversários, nossa consciência parece muito mais rarefeita. O acesso à sua riqueza interior e a nossa própria riqueza interior parece mais intenso. O que de fato acontece em nosso mundo interior que nos possibilita sentir assim?

Sri Chinmoy: Em seu aniversário a alma vem à tona. Nos demais dias, o coração não é dinâmico e ativo; o coração está adormecido. Dentro do coração está a alma. Quando a alma recebe a oportunidade de estar em primeiro plano, a conexão interior que você tem com Deus é fortalecida. Portanto, você sente que algo muito especial está acontecendo. Essa intensidade é muito boa. Você só deve ter em mente que algo especial está acontecendo. O que de fato está acontecendo pode ser que você não saiba e Deus pode não querer que você saiba, mas a sua alma está realmente vindo à tona com seus sonhos para o manifestação-Deus.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

Pergunta: Em nosso aniversário, é melhor estar entre pessoas ou manter-se mais recluso?

Sri Chinmoy: Você deve dividir o seu tempo. Deve receber primeiro; só então você deve dar. De manhã cedo você deve orar, meditar e receber as bênçãos das Alturas, do nosso Amado Senhor Supremo. As Suas Bênçãos, o Seu Amor, a Sua Compaixão, o Seu Cuidado, a Sua Alegria – tudo o que você precisa – você rezará para o Supremo lhe fornecer. Uma vez que receba essas coisas, ficará feliz. E essa felicidade você deve compartilhar com os outros. Se não receber nada antes de se encontrar com seus amigos, você não terá recebido as Bênçãos especiais de Deus. Normalmente seus amigos não meditam por você em seu aniversário. Eles mandam seus votos, mas não meditam seriamente para o Supremo nem mesmo por um minuto para lhe garantir suas Bençãos, Seu Amor, Sua Compaixão, Sua Paz. Eles só irão lhe encontrar de maneira social. Eles tentarão inspirá-lo, mas é você quem deve receber as coisas espirituais, as coisas interiores, as mais importante das coisas, da sua oração e meditação.

O aniversário é um dia de alegria e felicidade. É o dia da promessa para a consciência-Terra ou o seu próprio corpo, vital e mente. É uma promessa mútua. Sua alma prometeu a Deus que iria manifestar a luz Divina em e através do seu corpo, vital, mente e coração. De novo, seu coração, sua mente, seu vital e seu corpo prometeram tornarem-se perfeitos instrumentos para agradar sua alma ou agradar Deus à Sua própria Maneira.

Uma vez que você desempenhou seu papel, uma vez que tenha rezado e meditado de manhã cedo e recebido a riqueza interior, então durante o dia estará apto para compartilhar sua interna e externa alegria com seus amigos. Caso contrário, se você não recebe essas coisas divinas antes de se misturar com as pessoas, sua promessa para sua alma ou para Deus e a promessa da sua alma à você não serão preenchidas. Antes de mais nada: primeiro vem sua vida interior e então você conversa com seus amigos, festeja e faz as demais coisas. Primeiro vem o compromisso com o Supremo e o compromisso do Supremo com você. Então, uma vez que você sente que recebeu do Alto aquilo que precisa, você se mistura com o resto do mundo.

De novo, você pode meditar não só uma, mas diversas vezes. Suponha que de manhã você meditou e recebeu algo e está super feliz. Então, vai ao trabalho e se mistura com as pessoas. Depois de duas ou três horas, você pode meditar novamente. Em seu aniversário ao menos três ou quatro vezes você pode ficar em absoluto silêncio. Digamos que de manhã você recebeu dez mil dólares de riqueza interior. Então, quando você está conversando com seus amigos, você pode oferecê-los cem ou duzentos dólares. Assim como você possui bolso em sua roupa, no seu bolso-coração você pode depositar a riqueza interior quando você medita.

No seu aniversário, se você puder meditar de três a quatro vezes, será bom. De manhã você deve começar com a maior das gratidões pois você está seguindo a vida espiritual. Você conhece pessoas que não aceitaram a vida espiritual, seus amigos, colegas, colegas de aula e outros. Uma vez que você olhe ao redor em sua mente e diga: “Oh Deus, eu sou tão grato por Você que eu não sou como ele, eu não sou como ela. Da Sua Compaixão infinita, Você me fez um buscador, uma pessoa espiritual. De outra maneira eu seria como ele ou ela”. Então de novo durante a noite ou antes de dormir, apenas ore: “Meu Supremo, eu sou tão grato por Você que Você manteve minha consciência elevada durante o dia todo. Repetidamente eu fui capaz em pensar em Você, em pensar na promessa que eu fiz a Você e ser digno da promessa que Você fez a mim”.

Assim é como você deve usar o seu dia – balanceando a vida interior com a vida exterior. Se você lembrar somente da vida interior, irá negligenciar seus amigos. Isso de maneira alguma será bom pois você ao mundo para ser um com eles, para ser parte e uma parcela da criação de Deus. Você tem de manifestar Deus dentro dos seus amigos e entes queridos na Terra. A mesma coisa eles irão fazer. Eles irão manifestar a Luz de Deus em você e ao redor do mundo.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

 

 

 

Pergunta: Existe alguma disciplina espiritual específica que se possa praticar para que façamos progresso em nosso aniversário?

Sri Chinmoy: Neste dia ofereça sua gratidão a cada segundo, a cada minuto, a cada hora. Se não conseguir a cada minuto, então a cada hora tente oferecer sua gratidão ao Supremo. Pela manhã, ao menos uma vez, pense nos ambiente onde você veio, sua escola, sua faculdade e assim por diante, e pense no que você poderia de outro modo ter se tornado. Se você tivesse conduzido seu barco-vida como seus amigos de escola os quais não eram espirituais fizeram, poderia você estar feliz? Não. Mesmo se você estiver progredindo lentamente no momento presente, você será tão grato a Deus que você ainda está no barco e seguindo na direção certa. Seu objetivo está destinado. A maioria de seus amigos antigos tomaram outro caminho, o caminho do desejo. O desejo é uma estrada sinuosa. Vai de um lado para o outro.

Se você puder oferecer sua gratidão a cada hora, então automaticamente Deus acelerará seu progresso. O aniversário é destinado à gratidão. Sua alma vem ao mundo para fazer algo realmente grande e bom à humanidade. Essa oportunidade Deus deu à você, e agora, você está a utilizando adequadamente. Porque Deus deu à você a oportunidade, assim como a capacidade de preencher Seus Sonhos em e através da sua vida de aspiração e dedicação, seu coração-gratidão deve vir à tona. Normalmente, no plano físico, os seres humanos esquecem o que receberam de Deus — muita Afeição, Bençãos, Amor e Compaixão. O resultado você sentirá somente quando olhar em volta. Não é que a cada hora você pensará em seus amigos desafortunados. Não. Apenas uma vez, de manhã cedo, você oferecerá sua gratidão quando você ver o que você poderia estar fazendo se não tivesse aceitado a vida espiritual. Você tem que enxergar seu progresso interno, seu amor próprio, sua autoconsciência e o despertar interno. Gratidão automaticamente surge quando você compara com outros que não estão na vida espiritual.

A gratidão surge tanto pela comparação da sua vida agora com o que você poderia ter se tornado se não tivesse aceitado a vida espiritual ou estando ciente d’Aquele que lhe deu a capacidade para continuar seguindo a vida espiritual. Há milhões e milhões de pessoas na Terra que não estão cientes de Deus, que não acreditam em Deus, mas você está completamente consciente da existência de Deus. Agora, seu objetivo é realizar Deus e manifestá-Lo aqui na Terra. Você está ciente do seu objetivo; você está desperto. Por essas coisas, se você puder oferecer gratidão a cada hora, isso definitivamente impulsiona seu progresso interno.

Existem muitas e muitas coisas que você fez que são boas, e por elas você deve oferecer gratidão. Novamente, há muitas e muitas coisas ruins que você não fez. Por elas você também deve oferecer gratidão. Dê uma olhada na sua atual consciência. Você está em um galho particular da árvore-vida. Você pode não estar subindo rápido demais, mas você ainda está no galho. Há uma oportunidade tremenda para você subir. Aqui, novamente, você pode oferecer gratidão. Muitas são as formas pelas quais você pode oferecer gratidão à Deus. Para um buscador, o aniversário serve para oferecer continuamente gratidão e então Deus ser mais agradado e Deus pode usar o buscador com mais confiança e orgulho.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

 

Pergunta: Nosso aniversário é o dia mais feliz da nossa vida durante o ano. Como podemos tornar todos os outros dias tão felizes quanto até o próximo aniversário?

Sri Chinmoy: Verdade, seu aniversário é o dia mais feliz. Você também pode tornar os outros dias “o dia mais feliz” na sua vida espiritual fazendo duas coisas. Pela manhã, faça uma lista de seus desejos. Na lista, se você tiver dez coisas, então tente ver se consegue tirar um item. Dos dez, veja se consegue torná-los nove, então oito, então sete, seis e eventualmente zero. Você não tem de escrever uma centena de desejos. Escreva somente dez. Posteriormente, quando você ver que se tornaram somente um e então todos se forem, você pode fazer outra lista. Você não deve pensar em cada desejo individualmente, se aconteceu ou não. Você irá automaticamente sentir-se tremendamente alegre por não ter aquele desejo. Essa é uma maneira.

A outra maneira de tornar-se feliz é reduzir suas expectativas. Se você espera qualquer coisa dos outros, apenas se frustrará. Até mesmo se você esperar algo de si e não conseguir, ficará irritado e frustrado. Você estará completamente condenado à frustração. Quando você não recebe algo dos outros, você fica bravo com eles pois não atenderam ao seu desejo. Quando você não recebe algo de si, você se sente inútil. Então você fica com raiva e deprimido. Quando isso acontece, apenas diga a si mesmo: “Esse não é o caminho correto. Eu farei a coisa certa. Se eu esperar algo do mundo, me tornarei frustrado, pois o mundo é como é. Se eu espero algo de mim, posso não ser capaz de atingir. O que eu preciso é paciência.”

Se você quiser desenvolver paciência, pense imediatamente em uma árvore. Essa árvore não se tornou uma árvore da noite para o dia. Ela começou como uma pequena semente. E então, levou um longo tempo até germinar. Ela se tornou uma muda e então uma grande árvore. Quanto tempo isso levou! Aqui também, Deus enxergou dentro de você uma semente da perfeição. Se você quiser tornar-se absolutamente perfeito em apenas dez ou vinte anos, não será possível.

Então vem a avidez. Sua avidez é absolutamente necessária. Por um lado, você não esperará que cumpra tudo da noite para o dia. E pelo outro, estará ávido a fazer a coisa certa. Todo mundo sabe o que é certo e o que é errado. Somente se as pessoas querem se enganar dizem que não sabem o que é certo.

E então vem a aspiração. Aspiração é como um músculo. Antes, você não conseguia fazer exercício com cinco quilos. Agora, talvez esteja se exercitando com setenta ou oitenta quilos. Tal qual, encare a aspiração como um músculo. Como a desenvolver? Pela prática regular. Antes, nem por um minuto você consegue meditar. Agora, talvez seja capaz de meditar por cinco minutos.

A chave é o controle do pensamento. Se um pensamento ruim vier e você puder controlá-lo, então estará fazendo a coisa certa. Se um pensamento bom vier e você o expandir, o elaborar, então você estará fazendo a coisa certa. Se são pensamentos positivos, permita-os crescer. Se forem negativos, destrua-os. Sempre pensando positivamente você fará o progresso mais rápido. Cada hora pode ser feliz permitindo pensamentos bons e positivos entrarem em você, e, cada hora pode ser arruinada pela permissão da entrada de um pensamento negativo.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

Pergunta: Geralmente, o aniversário de uma pessoa é o melhor dia para se fazer progresso?

Sri Chinmoy: Nós devemos saber que nenhum dia é igual. Alguns dias está chovendo, outros estão ensolarados. Quando o clima interior está claro e iluminado, naturalmente, naquele dia conseguimos mais inspiração. O dia da alma é assim. Mas se você não estiver consciente disso ou se não prestarmos atenção nisso, então será como qualquer outro dia. Então não podemos afirmar categoricamente que faremos um maior progresso no nosso aniversário.

Algumas pessoas se sentem miseráveis no dia de seu aniversário porque em cada momento eles estão ocupados com coisas terrenas, mundanas. Eles se sentem miseráveis o dia todo porque de manhã cedo eles podem não ter meditado. O aniversário é o aniversário do dia  em que a alma entrou no mundo, fazendo uma promessa muito especial ao Supremo. Especialmente em nosso aniversário, temos a oportunidade de ouro de renovar nossa promessa e oferecer nossa rendição e gratidão ao Supremo. A oportunidade está lá; só precisamos aproveitá-la.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 1, Agni Press, 1994

 

Pergunta: Podemos nos identificar com o aniversariante de maneira que também possamos receber alguma coisa?

Sri Chinmoy: Se for o aniversário de alguém e você se identificar sinceramente com aquela alma em particular, então é como compartilhar. A aniversariante com certeza receberá bênçãos e você receberá parte delas. Infelizmente, se cem pessoas estiverem cantando “Parabéns à você”, talvez noventa e nove não estão recebendo nada. Você está cantando “Parabéns à você”, tal como aprendeu na infância, mas não está recebendo nada. Quando você ver que eu estou meditando com seriedade na alma ou coração da pessoa, naquele momento, se você puder se identificar não com a pessoa mas comigo, olhando em meus olhos ou sentindo meu coração, então estará apto a receber alguma coisa. Caso contrário, enquanto canta o “Parabéns à você”, você pode estar em sua agitada consciência-vital e não receberá nada.

Novamente, às vezes acontece de até mesmo o aniversariante estar pensando besteiras como: “O mestre celebrou o aniversário de fulano de forma mais significativa; vieram mais pessoas. Aqui no meu aniversário ninguém trouxe nem um bolo sequer e durante o dia todo ninguém me desejou feliz aniversário.” Quando todos esses pensamentos surgem, você não receberá nada. Eu posso estar meditando em você e você pode não estar recebendo nada, enquanto um terceiro pode estar recebendo as bênçãos especiais de aniversário que eu trouxe para você. Você pode não recebê-las, mas alguém poderá. Eles podem estar receptivos. De novo, o aniversariante pode receber sozinho. Por dois ou três minutos, ou por uma hora ou mais, ela pode estar receptiva e poderá receber pois é seu aniversário, enquanto os outros que não estão se identificando comigo ou com o aniversariante de maneira que não recebam nada.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

 

Pergunta: Como podemos nos lembrar do sentimento animado e infantil que sentimos em nosso aniversário?

Sri Chinmoy: Algumas pessoas sentem que sempre que chega o aniversário, é uma experiência triste ao invés de uma experiência feliz. Eles se sentem miseráveis por estarem envelhecendo. Eles sentem que a morte está os atacando. O aniversário significa o cumprimento da vida, mas, se você o encara como a morte se aproxima rapidamente, a alegria automaticamente desaparecerá. Se você tiver desejos em abundância, verá que nem mesmo um deles será preenchido. Dessa forma você irá se tornar infeliz. E se você quiser ter aspiração em grande quantidade, você pode perceber que os anos estão passando e a sua aspiração não está aumentando. Existem muitas maneira de nos sentirmos miseráveis em nosso aniversário.

Uma criança não pensa em seu futuro. Sua alegria está no presente. Ela não pensa em vida exterior; ela não pensa em quanta riqueza material ela ou seu pai possuem. Ela pensa na vida como uma constante alegria. Nesse momento ela está feliz; no próximo momento também. Felicidade é a conquista de sua vida. Se você quer ser feliz e permanecer feliz, terá de pensar em alguém que é sempre feliz: outra criança. Tente imaginar Deus como uma criancinha brincando à sua volta. Todo o tempo em que Ele está brincando — Ele está com você, Ele está em você, Ele está por você, Ele está à sua volta. Você tem de imaginar que há alguém à sua volta o tempo todo, e que é Deus-criança em seu coração-jardim. Às vezes Ele vem e para diante seus olho porque você está incapaz de entrar em seu coração-jardim, mesmo que seja o seu. Se puderes pensar em Deus como uma eterna criança, brincando o tempo todo com você, ao seu redor, então poderá manter suas qualidades infantis e receber inspiração, aspiração, alegria, força interior e a confiança que você pode ser outra criança que será eternamente feliz.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

Pergunta: Quando meu aniversário está se aproximando, me sinto incentivado a ser espiritual para que nesse dia eu esteja apto a agradar a Deus. Mas passado alguns meses do meu aniversário eu perco o incentivo.

Sri Chinmoy: Todo mundo faz isso! Você não é o único culpado. Todos os seres humanos estão no mesmo barco!

Se você pensar em seu aniversário não só como um dia de alegria, mas também como um dia de promessa, verá que não cumpriu sua promessa com Deus. Sua promessa a Deus é ser o perfeito instrumento Dele de maneira que você possa agradá-Lo sempre à maneira Dele. Hoje você está vendo que possui muitas imperfeições. Amanhã, novamente verá que possui muitas imperfeições. Depois de amanhã, a mesma coisa. Mas de novo, sua aspiração é se tornar o instrumento perfeito.

Se você puder manter essa aspiração como uma realidade flamejante, você eventualmente irá alcançar seu objetivo. Seu objetivo é escalar o Himalaia espiritual. Você pode dizer, “O Himalaia é tão alto, e eu recém comecei. O que estou fazendo?”. Se mantiver seu objetivo, irá subir, subir e subir. Mas se você não quiser enxergar o seu objetivo pois passados dois dias está cansado, então será assolado por dúvidas. Dirá: “É tão alto! A melhor coisa a se fazer é descer.” Ou poderá dizer, “Eu subi alguns metros. Agora me deixe descansar”. Mas na vida espiritual, não há tal coisa como descanso. Se não estiver para cima, então olhará para baixo. E, nesse momento, verá que há muitas pessoas no pé do Himalaia. Eles estão deitados, dormindo e roncando. Você dirá, “Oh Deus, eles estão mais confortáveis. Permita-me descer e me juntar a eles.” Então você desce, e onde está sua meta? Você escalou antes de seu aniversário, e por alguns dias depois você seguiu sua subida. Então o relaxamento começou e te puxou para baixo. Agora, só Deus sabe quando você irá se levantar e recomeçar.

Se você toma seu aniversário como a continuação da promessa que fez a Deus de se tornar Seu instrumento perfeito, então hoje verá que não cumpriu a sua promessa, e o mesmo será amanhã. Mas, conforme você vai em frente, verá que há algumas boas qualidades que está recebendo e algumas más que está deixando para trás. Isso é uma grande satisfação. Dez anos atrás, talvez você tivesse vinte desejos. Agora, desde que você esteja orando e meditando diariamente, poderá ver que se reduziram a seis ou cinco desejos. Aqui estará vendo seu progresso. Esse progresso é a sua satisfação, sua perfeição. Em nossa filosofia, progresso é sempre perfeição. Eu alcançarei a perfeição quando eu não tiver nenhum desejo, mas o fato é que ontem eu possuía dez desejos e hoje possuo apenas quatro. Amanhã terei três. Esse progresso é a perfeição.

Perfeição absoluta é quando você não possui sequer um desejo. Mas há algo para além disso. Você extinguiu todos os seus desejos, é verdade, mas você tem aspiração? Deus irá nos apanhar dessa forma. Você poderá dizer: “Eu não quero isso; eu não quero aquilo.” Mas quando Deus lhe perguntar, “O que você quer? Você Me quer o tempo todo, à Minha Maneira?” Você não quer ter um carro, você não quer ter riqueza material, você não quer voar mundo afora, você não quer ter casas e assim por diante. “Sim, eu aprecio isso, msa de maneira positiva, você clamou pelo Meu Amor, pelas Minhas Bênçãos, por minha Compaixão?” Do seu ponto de vista, você é perfeito pois não possui nenhum desejo, mas de acordo com Deus você não é perfeito pois não pede por Sua Paz, pelo Seu Amor, pela Sua Alegria, para aumentar sua aspiração.

O que chamamos de progresso é definitivamente a perfeição em sua própria maneira. Mas como não há fim em nosso progresso, também não há fim à nossa perfeição. Esse é o porque nós continuamos e continuamos e continuamos. Diariamente você deve pensar no seu progresso. Então verá que não há fim em seu progresso. De outra maneira, se não observarmos nosso progresso, não estaremos aptos a ser nossa jornada-vida.

Por cinco dias antes de nosso aniversário nós iremos trabalhar duro, novamente por outros cinco dias depois do nosso aniversário iremos aspirar de maneira mais intensa, e acabará. Mas não, nosso aniversário é todo dia. Desde que cada aniversário nos dê alegria e determinação e nos lembre de nossa promessa, então tornemos esse aniversário todo dia para mantermos a mesma promessa.

Sri Chinmoy, The soul’s special promise, part 2, Agni Press, 1999

Newsletter MEDITAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO 9/2/2025

🪷 *MEDITAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO 9/2/2025*

🌿 EVENTO: CURSOS DE MEDITAÇÃO EM SP FEV/2025
Início 14/fev OU 17/fev
inscrições: meditacaosp.com/curso (gratuito)
DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS 🙂

ONLINE: Entrevista sobre Sri Chinmoy
Domingo (amanhã), 9/2, 18h, por Yoga Poá
Acesse aqui: https://www.youtube.com/live/TN_ioSF5Imc?si=0zzoNsb4VKC-n1Q-

🌺🌺🌺 *IMPORTANTE – RESPONDA à ENQUETE: OLHOS ABERTOS X FECHADOS*
Para quem já veio nos nossos curso, por favor conte pra gente como foi a experiência de aprender a meditar de olhos abertos, depois de estar praticando de olhos fechados – queremos fazer uns artigos para ajudar as pessoas a meditar melhor 🙂
*CLIQUE NESTA MENSAGEM E “RESPONDA EM PARTICULAR” com sua experiência*. Você pode escrever desde uma linha até uma página A4 inteira. Pode ser anônimo. Queremos usar os comentários de vocês para ilustrar de forma pessoal o artigo.

🙏 PROCURAMOS VOLUNTÁRIO (QUE JÁ PARTICIPOU DOS NOSSOS CURSOS) PARA AJUDAR COM EDIÇÃO DE VÍDEO BEM SIMPLES (só fazer cortes dos cursos – vc aproveita e assiste o material enquanto serve : )
Temos material novo para publicar, mas não conseguimos separar tempo para editar em meio a tantos projetos! Responda em particular a esta mensagem se puder. Obrigado!

🪷 EXERCÍCIO: o Ser Dourado

📖 AUDIOBOOK: o que esperar da meditação

🎼 MUSICA PARA MEDITAÇÃO DA SEMANA – 13 minutos de esraj indiano por Sri Chinmoy

📝 ARTIGO

O significado espiritual das flores

Meditação e TDAH

🎞️ VÍDEO: sono durante a meditação

🔔 AFORISMOS PARA MEDITAR
https://poemasfrasesemensagens.wordpress.com

🌸 ARTE PARA MEDITAÇÃO DA SEMANA

📚 13 LIVROS RECOMENDADOS: use o cupom CAVERNADOLEAO
https://www.leaolivros.com.br/sri-chinmoy

🏛️ VENHA JOGAR COM A GENTE JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS NA CASA MADAL – Gratuito
https://www.leaolivros.com.br/pagina/venha-jogar-com-a-gente.html

🙏 PROCURAMOS VOLUNTÁRIO (QUE JÁ PARTICIPOU DOS NOSSOS CURSOS) PARA AJUDAR COM EDIÇÃO DE VÍDEO BEM SIMPLES (só fazer cortes dos cursos)
Temos material novo para publicar, mas não conseguimos separar tempo para editar em meio a tantos projetos! Responda em particular a esta mensagem se puder. Obrigado!

🌿 Todo o conteúdo e material e nossos canais – ajude a divulgar!

Conteúdo – todos os nossos links

Para convidar pessoas para este grupo, adicionem-as ou encaminhem o link

Newsletter semanal gratuita

Futuramente enviaremos as mensagens pelo formato canal de whatsapp, então já se inscreva:
https://whatsapp.com/channel/0029VaBB9df1HspwsF4zai1d

Capítulo 7 – o que esperar da meditação – audiobook do livro Meditação 40

Capítulo 7 – o que esperar da meditação – audiobook do livro Meditação 40

Conteúdo – todos os nossos links

Audiobooks sobre meditação e espiritualidade

📔 audiobook do livro “Meditação: Perfeição-homem”, de Sri Chinmoy
lido por Thamara Paiva

📔Cupom de desconto 10% para o livro impresso: LIVROMEDITACAO10
Compre aqui https://www.leaolivros.com.br/sri-chinmoy

Download de audiobooks e música:

Material gratuito – downloads de música para meditação, livros, mantras, vídeos e +

#meditação #srichinmoy #perguntas #audiobook @thamspaiva

“Um coração-gratidão é o sol da vida de um buscador.” -Sri Chinmoy

O significado espiritual das flores

significado espiritual das flores

O significado espiritual das flores

Textos de Sri Chinmoy selecionados por Patanga Cordeiro, traduzidos automaticamente

A flor significa beleza e pureza. A flor significa nossa consciência desperta.

Sri Chinmoy, Não todos os dias, mas todos os momentos: perguntas e respostas esclarecedoras, comentários e palestras, Agni Press, 2013

O lótus e a rosa

aqui no mundo ocidental a rosa é mais significativa. Na Índia, o lótus é mais significativo. Não importa qual flor você tome, é um sinal de minha aspiração e gratidão amorosa ao Supremo. Pétala por pétala, a rosa floresce dentro do meu coração como um sinal da minha aspiração, como um sinal da minha dedicação ao aspirante a homem.

Sri Chinmoy, AUM — Vol.II-3, No.11, 27 de novembro de 1976, Vishma Press, 1976

A rosa

Sri Chinmoy plantou uma roseira para a paz mundial no Nedlands Memorial Rose Gardens em Perth em 3 de março de 1976. Com ele estava o prefeito Charles Smith, de Nedlands, um subúrbio de Perth onde está localizado o Sri Chinmoy Centre. Sri Chinmoy ofereceu ao prefeito uma placa para ser colocada ao pé da roseira e começou sua palestra lendo a mensagem na placa.

O significado da rosa no mundo interior é o mais importante. A rosa, como outras flores, tem fragrância e beleza, mas também tem algo especial, único. Há muito poucas flores na criação de Deus que agradam a Deus em maior extensão. A rosa é uma delas, junto com o lótus. Rosa e lótus: estas são as duas flores místicas. Estas são as duas flores no Jardim do Coração de Deus que mais O agradam. A fragrância e a beleza desta rosa virão de Perth, na Austrália, e irão diretamente para o Coração de Deus, o Criador, e Deus, a criação.

Sri Chinmoy, Saudação do Meu Coração à Austrália, parte 1, Agni Press, 1976

O lótus

… O lótus azul que você viu é o lótus azul da consciência. Água é consciência. Um lótus azul é um sinal de Consciência infinita dentro de nós. Quando o lótus floresce pétala por pétala, significa que o buscador está entrando na Consciência infinita. Azul significa Infinito e lótus significa consciência. A Consciência infinita está florescendo na forma de um lótus azul.

Sri Chinmoy, A jornada dos sonhos de prata, Agni Press, 1974

Cores das flores

… Eu nem cheguei a perguntar o que significa a flor branca. É pela paz?

Sri Chinmoy: Com certeza! Uma flor significa pureza e branco significa divindade. Quando temos pureza e divindade, então temos paz dentro de nós o tempo todo.

Sri Chinmoy, Corpo de aspiração, alma-iluminação, parte 2, Agni Press, 1993

O significado das flores

No sábado, 21 de agosto, Sri Chinmoy conduziu uma meditação pública de 7 horas na Igreja de Todos os Anjos em Manhattan. No início da segunda sessão, ele deu uma flor a cada discípulo e buscador presente, e durante grande parte do tempo restante todos meditaram na flor de acordo com as instruções faladas de Sri Chinmoy.

A seguir estão as palavras que ele falou naquele dia sobre o significado de uma flor.

Como todos sabemos, a flor significa beleza. Beleza é simplicidade. Beleza é sinceridade. Beleza é humildade. Beleza é pureza. Beleza é divindade.

A simplicidade é a alma, e a alma é o representante direto de Deus. Agora, por alguns minutos, sintamos que não temos um corpo, um vital, uma mente ou mesmo um coração. O que temos agora e o que somos é apenas a alma, o representante direto de Deus. Por favor, tente sentir que você se tornou a alma. Não dê nenhuma forma a essa ideia. Apenas repita em silêncio, “alma, alma, alma”, e sinta que você se tornou um representante consciente e direto de Deus.

Sinceridade. Todos nós sabemos o que é sinceridade. No plano físico, no plano vital e no plano mental, dizer a verdade é a forma mais elevada de sinceridade. É uma ação no mundo exterior. No mundo interior, sinceridade é ver a Verdade através do Olho de Deus, sentir a Verdade através do Coração de Deus, crescer na Verdade da Visão transcendental de Deus e da Realidade universal. Isso é sinceridade interior. Agora vamos sentir que crescemos em sinceridade interior e que estamos vendo tudo através da Visão de Deus, sentindo tudo através do Coração de Deus e crescendo na Visão transcendental de Deus e na Realidade universal. Vamos nos tornar sinceridade interior.

Humildade. Existem muitos caminhos que levam à realização de Deus, à Verdade última, mas o caminho da humildade é o atalho. Começamos na estrada de nossa vida de desejos. Esse é o caminho mais longo. Então nos tornamos meio espirituais – meio desejo e meio aspiração. Este caminho não é tão longo quanto o caminho do desejo sozinho. O próximo caminho é apenas o caminho da aspiração. Esse caminho é muito curto, e a humildade o encurtará ainda mais.

No mundo interior, a humildade sempre nos lembra do que éramos anteriormente, do que somos agora e do que vamos nos tornar. Foi em virtude de nossa humildade que aceitamos a vida espiritual. A humildade tem a ânsia de completar o jogo.

Cada indivíduo tem duas existências ou duas realidades: a superior e a inferior. O inferior nutre um senso de separação, enquanto o superior sente que sem o inferior é incompleto. Mas é o inferior que tem que crescer para o superior. Quando queremos crescer na realidade superior, vemos imediatamente o quão longe estamos. Mas se formos realmente humildes no mundo interior, faremos progressos imediatos. Então, quando mergulhamos profundamente no interior, vemos o quão longe estávamos há seis meses e o quanto estamos mais perto da divindade. Também vemos como somos diferentes de nossos amigos do passado. Não os estamos criticando, mas vemos que nossos amigos não cultivaram o clamor interior para crescer em divindade, em uma consciência mais elevada.

É a humildade que cultiva dentro de nós a ânsia de conhecer e crescer em realidades mais elevadas. Tudo está dentro de nós. Mas só porque somos humildes, as realidades superiores têm a oportunidade de se realizar através de nós. No momento em que perdemos nossa humildade, sentimos que não temos nada que valha a pena mostrar, que não temos nada que possa ser útil para Deus. Vamos meditar em nossa sincera humildade interior por alguns minutos.

Pureza. Em um sentido amplo, a pureza física é limpeza, a pureza vital é um coração aberto e a pureza mental é a ausência de pensamentos não divinos e doentios. A pureza interior é o nosso coração de gratidão. Se realmente queremos saber o que é pureza, nosso coração de gratidão pode nos dizer o que é. No mundo interior, a gratidão é a única pureza. É através da gratidão, gratidão constante ao Supremo em nós, que expandimos nossa consciência e conhecemos nossa visão e realidade superiores. Se pudermos semear uma semente de gratidão que germinará e crescerá em uma pequena planta e depois em uma figueira-de-bengala, então, sob essa enorme figueira-de-bengala em nossos corações de gratidão, milhares de buscadores serão capazes de se abrigar e crescer em divindade.

Nosso coração de gratidão é o buscador de pioneiros. É o descobridor de caminhos e o servidor de Deus. Por alguns minutos, sintamos que o que somos e eternamente nos tornaremos nada mais é do que um coração de gratidão.

Finalmente, a flor significa divindade. O que é divindade? É a forma suprema de arte. É a arte Suprema dentro de cada indivíduo, criada por amor a Deus. A menos e até que tenhamos descoberto essa verdade, não seremos capazes de nos tornar inseparavelmente um com Deus. Se não nos tornarmos um com a Vontade de Deus constante e incessantemente, então o animal e o humano em nós podem nos perdoar, e o próprio Deus sem dúvida nos perdoará, mas a divindade em evolução dentro de nós não nos perdoará. Nossa própria alma dentro de nós não nos perdoará. Nossa chama interior crescente, nosso grito mais sincero, não nos perdoará. Não pode nos perdoar, pois para ele, o perdão é nada menos que ficar do lado da ignorância. …

Sri Chinmoy, AUM — Vol.II-3, No. 8, 27 de agosto de 1976, Vishma Press, 1976

O significado de uma flor

A flor significa beleza e pureza. A flor significa nossa consciência desperta.

A flor fala. Enquanto conversamos, a flor também fala. Falamos com a flor com os olhos. E quando falamos com a flor com nossos olhos, a beleza da flor fala. Há uma conversa contínua entre nossos olhos e a beleza da flor.

Então nosso nariz fala. Quando nosso nariz fala, ele fala com a fragrância da flor. A fragrância da flor e o nariz humano falam de maneira muito significativa.

Então há uma conversa, uma conversa muito significativa, entre nossa consciência e a pureza da flor. A pureza da flor e a consciência de nossa alma aspirante conversam juntas.

A flor canta. Enquanto cantamos, a flor canta. De manhã cedo, quando o florista toca a flor com sua inspiração, a flor canta com sua inspiração divina.

Quando o cliente compra a flor, ele a compra com sua aspiração. Ele quer oferecer esta flor; Ele quer usar esta flor para um propósito especial. Dentro do propósito paira grande sua aspiração. Quando, com sua aspiração, o cliente compra a flor, a flor canta.

Quando o cliente realiza sua aspiração – isto é, quando o cliente leva a flor para casa e a oferece no altar ou a dá à pessoa a quem se destina, seja para um evento especial ou para outra coisa mais significativa – quando o propósito é cumprido, novamente a flor canta. A flor está cumprindo seu propósito.

A flor dança. De manhã cedo, quando os pássaros cantam no topo da árvore, imediatamente a consciência das flores dança com prazer. Logo depois, quando o disco dourado, o sol, espreita, a flor dança mais uma vez com a Luz da Imortalidade.

O sol é imortal. Quando a Luz de sua Imortalidade entra no sopro vivo da flor, a flor começa a dançar. Então, à noite, quando o sol quer se retirar no céu ocidental, quando o sol quer descansar, o sol diz à flor: “Meu filho, agora estou descansando. Quero oferecer-lhes minha Paz infinita. Você também descansa e desfruta da paz infinita.” Quando a Paz infinita entra na flor, a flor novamente começa a dançar de alegria.

Quando entramos no mundo, a flor nos acolhe. Naquele momento, quando a flor acolhe a alma, a flor oferece uma surpresa divina à alma. A alma entra no mundo e cheira a fragrância abundante. Com a flor, a Mãe Terra oferece suas mais profundas e sinceras boas-vindas à alma que entrou em sua arena. Então, quando o indivíduo tiver desempenhado seu papel na terra por cinquenta, sessenta ou setenta anos, ele terá que se aposentar. Quando sua jornada chega ao fim, a Mãe Terra oferece a ele sua gratidão abençoada. No início, quando a criança entra no mundo, a Mãe Terra oferece-lhe a sua alegria abençoada. Quando essa criança cresce, ela se torna um adulto, um homem maduro. Então ele entra na velhice, na velhice. Quando ele termina seu papel na terra, a Mãe Terra novamente o abençoa com uma flor, desta vez com gratidão abençoada. A primeira vez ela deu alegria abençoada, e desta vez ela dá gratidão abençoada, porque ele desempenhou seu papel na Terra para a Mãe Terra, para a consciência da Terra.

Oferecemos flores a um Mestre espiritual. Quando oferecemos uma flor a um Mestre espiritual com as mãos postas, e novamente quando um Mestre espiritual aceita a flor com as mãos postas, isso significa que ele também está oferecendo. Ao aceitar a flor, ele está oferecendo seu amor e alegria. Seu amor e alegria ele oferece quando aceita com as mãos postas. Quando damos de mãos postas, também oferecemos nossa alegria e amor.

Quando oferecemos flores aos Mestres espirituais, quando colocamos as flores a seus pés, nesse momento nos é oferecida compaixão e preocupação. Preocupação e compaixão que sentimos quando colocamos flores aos pés de figuras sagradas, Mestres espirituais.

Quando colocamos flores na frente da imagem de nosso Guru, de nosso Mestre espiritual, de uma grande figura espiritual, nesse momento recebemos gratidão e orgulho abençoados, pois temos a consciência interior para apreciar o espiritual e o físico. Quando colocamos uma flor na frente da imagem, nesse momento estamos realmente oferecendo nossa aspiração ao aspecto espiritual mais do que ao aspecto físico. No físico do Mestre está o Supremo. Novamente, na imagem também, a Consciência viva do Supremo está lá; Mas quando estamos diante do físico ficamos mais alegres, pois a proximidade física nos faz sentir que ambos pertencemos à Terra. Uma pessoa está na forma do Mestre espiritual e a outra pessoa está na forma do discípulo.

Quando estamos diante de uma imagem, é a consciência que está desempenhando o papel principal. Os membros externos do Mestre não estão funcionando, mas sua consciência interior está funcionando, então estamos entrando em seu mundo espiritual. Isso significa que estamos adorando, estamos amando e estamos adorando o aspecto espiritual. Enquanto vivemos na Terra, quando damos importância ao aspecto espiritual também, lado a lado com a consciência física, nesse momento recebemos gratidão abençoada e orgulho abençoado do Mestre, do Guru.

Uma flor é a mensagem mais pura e brilhante de Deus. Por favor, tente ver toda a beleza em você, com você e ao seu redor no colo da Mãe Terra.

Sri Chinmoy, Não todos os dias, mas todos os momentos: perguntas e respostas esclarecedoras, comentários e palestras, Agni Press, 2013

Usos das flores

Pergunta: Nos funerais, as flores ajudam a alma da pessoa falecida?

Sri Chinmoy: Definitivamente, eles ajudam – não apenas a alma, mas também o físico e vital da pessoa. A alma obtém alegria extra quando há flores, e o físico e vital recebem pureza adicional. Além disso, infelizmente, quando algumas pessoas vêm visitar o corpo, elas vêm com uma consciência muito baixa. Naquele momento, a realidade da pessoa que faleceu é a alma. Anteriormente, a alma estava dentro do corpo, onde estava bem protegida. Era como um pássaro dentro da gaiola. Ora, a alma está fora do corpo, mas ainda não saiu da arena terrena; não voltou ao mundo da alma. O pássaro da alma está fora da gaiola e, quando vê pessoas não divinas, às vezes a alma fica assustada. Assim, flores, incenso e assim por diante podem diminuir as qualidades não divinas de alguns dos que se aproximam do corpo.

Sri Chinmoy, Sri Chinmoy answers, part 32, Agni Press, 2002

  Pergunta: Quando oferecemos flores às pessoas, o que devemos sentir que estamos dando a elas?

Sri Chinmoy: Sinta que você está oferecendo a eles a fragrância pura do seu coração, e você está esperando que o coração deles a receba. Além disso, você orará a Deus naquele momento para dar pureza extra e beleza extra, beleza divina, ao seu coração e ao coração da pessoa a quem você está oferecendo as flores.

Sri Chinmoy, Sri Chinmoy answers, part 32, Agni Press, 2002

Exercício: como meditar com uma flor

Pergunta: Você pode nos dizer como se concentrar e meditar?

Sri Chinmoy: Concentração, meditação e contemplação: estes são os três degraus da escada espiritual. Primeiro nos concentramos, depois meditamos, depois contemplamos. Desejo que você imagine uma flor à sua frente ou, se puder, imagine a flor desabrochando dentro do seu coração. Agora vamos concentrar-nos. No início, nossa concentração será focada em toda a flor. Existem algumas pétalas e folhas e, gradualmente, tentaremos focar nossa atenção na menor existência possível da flor. E, novamente, se quisermos, nossa concentração irá da menor parte para a flor inteira, ou da alma da flor para o corpo da flor. É assim que aperfeiçoamos nossa concentração.

Então, quando nos concentramos, podemos ir da maior porção da flor para a menor parte, ou do corpo para a alma. Novamente, podemos ir da menor porção para a maior, da alma para o corpo. Ou podemos contrair nossa consciência ou expandir nossa consciência. Qualquer uma das formas é mais eficaz.

Quando meditamos, não permitimos que nenhum pensamento ruim entre em nossa mente. Se um bom pensamento, um pensamento progressivo, vier, permitiremos que ele cresça. Mas se algum pensamento não divino vier, tentaremos imediatamente destruí-lo. Um pensamento não divino é como um ladrão, e não permitiremos que o ladrão entre em nosso quarto. Mas se for um amigo que quiser entrar, nós o receberemos. Alegria, amor, paz: estes são os nossos amigos. Permitiremos que eles entrem em nós. Mas o medo, a dúvida, a ansiedade, a preocupação, a insegurança e a impureza são nossos inimigos. Na meditação, estaremos meditando sobre a vastidão – seja o vasto céu azul ou uma vasta extensão de água. Meditação significa unidade com vastidão.

Quando contemplarmos, ofereceremos nosso corpo, vital, mente, coração e alma com o máximo amor e alegria ao nosso Amado Supremo, para que Ele possa nos tornar Seu instrumento perfeito para Sua manifestação. Só Ele é nosso Amado Supremo. Somente Ele é nossa Realidade mais elevada. Contemplaremos o mais alto Absoluto, nosso Amado Supremo. Na contemplação, nos tornamos um com o objeto ou assunto de nossa contemplação. Neste momento somos o Amante Divino e o Supremo é o Supremo Amado; no momento seguinte somos o Supremo Amado e o Supremo é o Amante Divino. Isso é contemplação.

Sri Chinmoy, Quiromancia, reencarnação e o estado de sonho, Agni Press, 1977

Como usar flores para controlar a mente e abrir o coração

Pergunta: Como podemos controlar a mente?

Sri Chinmoy: Por favor, tente imaginar um lótus dentro do seu coração. Então tente imaginar que o lótus não está apenas dentro do seu coração, mas que o seu próprio coração é um lótus. Quando você olhar para o lótus ou imaginar o lótus, tente ser profundamente absorvido na beleza do lótus. É o seu próprio lótus do coração. Então sua mente não terá tempo para vagar.

Quando você entra em um jardim, você olha para as flores e aprecia sua beleza e fragrância. Nesse momento, você não presta atenção a mais nada. Você não tem pensamento. Você está apenas aproveitando a experiência que as flores estão oferecendo.

Da mesma forma, tente ser profundamente absorvido no lótus que está dentro do seu coração. Então chegará o dia em que você verá que este lótus não é uma flor – é o seu próprio coração, que é cheio de beleza e fragrância. Se você começar a apreciar a beleza e a fragrância de seu próprio coração, não haverá tempo para sua mente pensar em mais nada.

Tudo depende de onde colocamos nossa atenção. Você é um professor. Quando você presta toda a atenção ao assunto que está ensinando, seja matemática ou qualquer outro assunto, então você fica profundamente absorvido. É quando você não está profundamente absorvido que a mente vagueia aqui e ali. Quando um atleta está correndo, ele tem tempo para pensar? Não, seu objetivo é apenas chegar à linha de chegada o mais rápido possível. Agora que você entrou na vida espiritual, seu objetivo é apenas permanecer dentro de seu coração. Quem pode impedi-lo de permanecer dentro do seu quarto do coração? Por muitos anos, ou mesmo séculos, você tem vivido em sua sala mental. Portanto, o espaço do seu coração não é familiar para você. Mas uma vez que começamos a viver no quarto do coração e prestamos toda a atenção ao quarto do coração, podemos esquecer o outro quarto. É assim que podemos estar sempre no coração e orar a Deus, meditar em Deus e nos tornar instrumentos escolhidos de Deus.

Sri Chinmoy, Sri Chinmoy responde, parte 22, Agni Press, 2000

O que obtemos das flores?

Quando tocamos uma flor, sentimos sua existência interior, luz interior e divindade interior se aproximando e nos dando alegria. Novamente, quando tocamos uma flor ou uma de suas pétalas, temos que saber que a flor também está obtendo uma tremenda alegria com nosso toque amoroso. Então, quando os pais tocam seu filho, eles têm que fazê-lo com delicadeza, amor e sorriso – como se ele fosse uma flor. Então eles terão uma tremenda alegria e a criança também terá uma tremenda alegria.

Sri Chinmoy, Sacred Rock dá as boas-vindas a Sri Chinmoy, Agni Press, 1994

Pergunta: Qual é a flor favorita de Deus?

A flor favorita de Deus é a gratidão. Ao contrário de outras flores, esta flor cresce apenas no jardim do nosso coração. Quanto mais cedo reivindicarmos Deus como nosso, mais cedo ele oferecerá sua fragrância.

Sri Chinmoy, Deus, o Humorista Supremo, parte 1, Vishma Press, Nova York, 1974

Cada flor me lembra
Do que eu posso eventualmente me tornar.
Cada fruta me lembra
Do que eu sou eternamente.

Sri Chinmoy, A Canção do Silêncio, Agni Press, 1975

Nota do editor: acredita-se que Sri Chinmoy considerava a orquídea e a gardênia como flores de gratidão. Sri Aurobindo menciona que a rosa é uma flor do vital, já o jasmim é uma flor psíquica.

Meditação e TDAH

meditacao e tdah

Meditação para TDAH?

As pessoas muitas vezes associam a prática da meditação à melhoria das condições psicológicas. Pessoalmente, acho que isso acontece apenas de forma indireta, visto que a meditação não lida diretamente com a mente – mas vai além dela. E justamente aí pode estar a saída para TDAH e muitos outros desafios.

Primeiro, veremos o que é TDAH brevemente:

Sintomas do TDAH em adultos

Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre várias coisas que tiver para fazer. Estressa-se muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar. Com medo de não conseguir dar conta de tudo acabam deixando trabalhos incompletos ou interrompem o que estão fazendo e começam outra atividade, esquecendo-se de voltar ao que começaram anteriormente. Sentem grande dificuldade para realizar suas tarefas sozinhos e precisam ser lembrados pelos outros, o que pode causar muitos problemas no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos com outras pessoa. Fonte

Tratamento para TDAH em adultos

Entre alguns deles:

  • Praticar exercícios regularmente
  • Ter uma boa higiene do sono
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Criar os próprios espaços para atividades (o que fará com que se sinta seguro e evite dispersões)
  • Planejar-se com agendas e listas organizadoras de atividades
  • Trabalhar a memória com jogos específicos que também auxiliam a desenvolver o foco e as habilidades cognitivas
  • Tomar cuidado para não se envolver em várias atividades ao mesmo tempo e sempre concluir o que iniciou. Fonte

Como diminuir a inquietação da mente

A partir dos textos de Sri Chinmoy sobre a inquietação mental e emocional, compilamos uma série de posturas ou práticas que podem melhorar a sua concentração ou ajudá-lo a mudar seus hábitos.

Em resumo:

Faça um esforço para silenciar a mente. A maneira mais fácil de fazer isso pode ser através do seu coração (espiritual).

Pensamentos inquietos
Tem que ser descartados
O quanto antes.

Sri Chinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, parte 37, Agni Press, 2004

Não importa o quanto você tente,
Você nunca pode domar a mente inquieta
Sem a ajuda de
Seu silêncio-paz-coração.

Sri Chinmoy, Dois Rivais de Diversões Divinas: minha Beleza de Canção de Coração e minha Fragrância de Dança de Vida, parte 11, 

Eu devo trazer
Minha mente inquieta
Completamente sob meu controle.

Sri Chinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, parte 43, Agni Press, 2005

Pratique meditação e permita que o coração venha à tona cada vez mais. Isso fará com que a mente fique mais luminosa e naturalmente menos inquieta.

Eu oro quando estou desamparado.
Eu medito quando estou inquieto.

Sri Chinmoy, Song-Flowers, parte 7, 1991

Todos os dias
Com cuidado e precisão
Você deve patrulhar as milhas
De sua mente inquieta e sem sentido.

Sri Chinmoy, Vinte e Sete Mil Plantas de Aspiração, parte 90, Agni Press, 1984

Minha meditação é perfeita
Somente quando minha mente inquieta
Rende-se
Ao meu coração eterno e sem som.

Sri Chinmoy, Vinte e Sete Mil Plantas de Aspiração, parte 196, Agni Press, 1994

Pratique mantras, repetições do nome de Deus. Isso faz com que a mente fique ocupada apenas com uma ação.

Minha mente inquieta eu domo
Respirando o Nome de Deus.

Sri Chinmoy, Meu Deus-Fome-Clamor, Agni Press, 2009

Tente reduzir seus desejos mais superficiais, substituindo-os por algo que traga satisfação genuína. Às vezes a liberdade excessiva pode trazer um sentimento de vazio que se alimenta de forma circular.

Cada mente tem que ser liberada
Das tempestades
De desejos impiedosamente inquietos.

Sri Chinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, parte 17, Agni Press, 2000

Quanto mais a humanidade desfruta
Inquietação-liberdade,
Quanto mais longe a humanidade está
Da satisfação de Deus.

Sri Chinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, parte 5, Agni Press, 1998

Minha mente inquieta
Nunca reconhece
O mundo da tentação como tal.

Sri Chinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, parte 18, Agni Press, 2000

Quando uma pessoa medita, que efeito isso tem em sua mente?

Sri Chinmoy: Quando alguém medita adequadamente, divina e incondicionalmente, ele é obrigado a sentir paz de espírito e ele é obrigado a sentir que ele tem um coração muito grande, onde ele pode abrigar o mundo inteiro. Quando alguém medita corretamente, sente alegria espontânea. Às vezes, ele pode não saber de onde vem essa alegria, mas na verdade vem de sua própria meditação. Quando uma pessoa medita de todo o coração, do fundo de seu coração, ela sente que cada momento é uma oportunidade de fazer algo grande, de sentir algo divino, de crescer em algo supremo, algo transcendental. Sri Chinmoy, A mente silenciosa, Agni Press, 1977

Um exercício para aquietar a mente

Há muitas maneiras, mas vou lhe dizer as duas maneiras principais. Primeiro, você pode repetir um mantra específico ou pode dizer “Deus” ou “Supremo” o mais lenta e silenciosamente possível. Ao repetir isso, por favor, sinta que as qualidades divinas de Deus estão entrando em sua mente; não repita simplesmente como um papagaio. Cada vez que você repetir “Deus” com alma, sinta que uma qualidade divina está entrando em sua mente. Quando isso acontece, o Poder da Luz de Deus está fadado a silenciar a mente.

Você quer silenciar sua mente porque ela está agindo como um macaco inquieto. A inquietação vem por causa da escuridão; escuridão e inquietação são inseparáveis. A inquietação é devido à sua falta de receptividade à luz. Existem dois lugares onde a luz está disponível: acima da cabeça e dentro do coração. Quando a mente é iluminada, a inquietação se transforma em tranquilidade. Quando você pode trazer luz ou carregá-la do coração para a mente, nesse momento a mente fica calma e quieta.

Sri Chinmoy, Sri Chinmoy fala, parte 4, Agni Press, 1976

Um exercício para melhorar a concentração

Se você deseja desenvolver o poder de concentração muito rapidamente, faça isso. Antes de se concentrar, lave o rosto e os olhos adequadamente. Em seguida, faça um ponto preto na parede ao nível dos olhos e fique de frente para o ponto, a cerca de dez centímetros de distância. Concentre-se no ponto. Depois de alguns minutos, tente sentir que, enquanto você está inspirando, sua respiração está realmente vindo do ponto, e que o ponto também está inspirando, recebendo sua respiração de você. Tente sentir que existem duas pessoas: você e o ponto preto que você fez. Sua respiração está vindo desse ponto e sua respiração está vindo de você. Agora, em dez minutos, se sua concentração for muito poderosa, você sentirá que algo de dentro de você foi embora. E o que é isso? É a sua alma. Sua alma o deixou e entrou no ponto preto na parede. Agora sinta que você e sua alma estão conversando. Sua alma está levando você para o mundo da alma para a realização, e você está trazendo a alma para o seu mundo para a manifestação. Desta forma, você pode desenvolver seu poder de concentração com muita facilidade. Mas esse método tem que ser praticado. Há muitas coisas que são muito fáceis com a prática, mas só porque não praticamos, não obtemos o resultado.

Tenha sempre em mente que o poder de concentração só pode ser desenvolvido muito rapidamente quando você se concentra em uma coisa muito pequena, algo tão pequeno quanto possível. O poder da meditação é totalmente diferente, no entanto. Quando você quiser desenvolver o poder da meditação, pense em algo muito vasto. Pense no céu ou no mar. Quando você medita de manhã cedo ou à noite, você não precisa enfrentar o oceano ou olhar para o céu se não quiser. Anteriormente, eu disse que se você pode ver o sol nascente pela manhã, é extremamente útil. Mas se você não tiver a oportunidade de ver o sol, o céu ou o mar, não há mal. Tente ver o sol nascente dentro de você; tente ver o céu dentro de você; Tente ver o oceano dentro de você. Seu coração espiritual é infinitamente maior que o oceano e infinitamente mais vasto que o céu.

Quando você meditar, por favor, não espere nada de si mesmo ou de Deus. Você será capaz de fazer o progresso mais rápido se não esperar nada de sua meditação. Não espere que amanhã você seja o melhor instrumento de Deus ou que Deus faça de você o Seu instrumento escolhido amanhã. Apenas medite no Coração de Deus, que é todo Luz. E se você quiser se concentrar, concentre-se nos Pés de Deus, que são todos Compaixão. Você não precisa de milhares de coisas nem de sua vida nem de Deus. Você precisa apenas da Compaixão de Deus e da Luz de Deus. Se você tem isso, então você tem tudo.

Sri Chinmoy, do livro Meditação

Experiências de tranquilidade

Pergunta: Nas últimas duas semanas, senti uma tranquilidade incomum. Você pode me dizer o que é?

Sri Chinmoy: Essa tranquilidade é a vinda da paz. Seu terceiro olho está conscientemente invocando a paz. Quando a paz desce, a mente duvidosa e o vital inquieto dão lugar à paz. No seu caso, a mente não é duvidosa, mas o vital, até certo ponto, é inquieto. O terceiro olho é o olho da visão com o qual vemos o passado e o futuro ao mesmo tempo. O terceiro olho sabe o que é melhor para você nesta fase de sua vida espiritual, por isso está invocando a paz para acalmar sua vida vital inquieta. Quando a paz é aumentada, a mente estabelece a paz dentro de si. Se a vinda da paz continuar, ela lhe dará muita luz.

Sri Chinmoy, A mente e o coração na meditação, Agni Press, 1977

 

Compilado por Patanga Cordeiro

Como meditar em Deus?

Como meditar em Deus?

Traduzido com tradutor automático

Pergunta: Você poderia dar uma descrição passo a passo de como um iniciante em seu caminho deve meditar em Deus?

Sri Chinmoy: Do ponto de vista espiritual, você tem que saber que todo mundo é um iniciante em um determinado estágio. Aquele que está estudando no jardim de infância é um iniciante para seu desenvolvimento e crescimento. E aquele que está estudando para o mestrado também é um iniciante aos olhos de quem o alcançou e foi além. Cada discípulo é um iniciante nesse respeito. No momento em que você quer se superar e entrar no Além, você é um iniciante. O objetivo de hoje é o ponto de partida de amanhã. Mas vou responder à sua pergunta de uma maneira diferente, porque você quer dizer um iniciante que acabou de entrar para o caminho espiritual.

De manhã cedo, quando se sentar para meditar, faça três respirações muito profundas, lentas e constantes, e, enquanto estiver inspirando, ofereça sua gratidão de toda alma ao Supremo. Por quê? Por várias razões. Todos nós dormimos à noite. Descansamos e nossos nervos estão energizados. Mas quando se trata de aspiração consciente, o sono é uma meia-morte. Não aspiramos conscientemente no sono comum. Enquanto dormimos, fizemos uma meia-amizade com a morte e, por oito ou dez horas, entramos pela porta da morte, onde não há criatividade. Quem nos traz de volta do sono? Deus. Como? Ele nos diz interiormente: “Filhos, é hora de vocês se levantarem”. Como um empregador, Ele nos leva para sermos Seus instrumentos novamente no dia seguinte. O Supremo tem um plano cósmico. Em Seu plano, Ele espera que desempenhemos algum papel consciente a cada dia. Ele poderia ter nos permitido dormir. Se Ele não tivesse nos dado o impulso interior, teríamos dormido até o meio-dia. Há pessoas que não têm aspiração e que acordam muito tarde. Mas há uma grande diferença entre essas pessoas e os buscadores sinceros. Por essa diferença, somos gratos ao Supremo, pois Ele nos escolheu para nos levantarmos e meditarmos.

Há uma segunda razão para oferecer gratidão. De tantos milhões de pessoas, por que Deus deu aspiração a nós e não aos outros? Por que Ele escolheu apenas alguns milhares de tantos milhões? Por esse benefício, também, devemos oferecer nossa gratidão consciente a Ele todas as manhãs.

Depois de oferecer nossa gratidão, podemos começar a meditação. Pense no Supremo como um ser humano. Se você O tomar como um Deus pessoal, especialmente no início, torna-se mais fácil e seguro. Se você quiser ver Deus no aspecto impessoal, ficará confuso com sua imensidão. Dentro de nós está a alma, que tem capacidade ilimitada. Tomemos a alma como o Deus impessoal e o corpo como o Deus pessoal. Agora, a força que a alma tem como um Deus impessoal é expressa através do físico. Se a alma quiser expressar sua beleza, ela a expressará no físico. Se a alma quiser manifestar sua força, ela nos dará força.

Quando o iniciante medita de manhã cedo, ele deve meditar nos Pés do Deus pessoal. Ele deve sentir que com o máximo amor e devoção está tocando alguém que é infinitamente maior do que ele. E enquanto toca seus pés, ele deve tentar se tornar um com essa pessoa. Qual é o propósito de tocar seus pés? Alguém pode ser tão alto que você não pode tocar sua cabeça, mas quando você toca seus pés, imediatamente você tem a sensação de devoção e humildade. Quando você toca seus pés, você o considera como seu. Se você sente que ele é seu, então sua devoção adquire poder dinâmico e entra em atividade. Então, quando sentimos que o Supremo tem uma forma humana e que Ele é nosso, só então temos a alegria da identificação. Só então sentimos unidade inseparável e alegria sem limites.

Quando você sente que alguém é seu, você tenta dar a essa pessoa algo de si mesmo. Ele lhe dá o que tem e você dá a ele o que tem. Como se dá essa troca? É através da luz dos olhos. Um Mestre espiritual representa o Deus pessoal para aqueles que se tornaram seus discípulos. Quando o Mestre olha para o discípulo e o discípulo olha para o Mestre, o que acontece? O Mestre olha para o discípulo com compaixão comovente, e o discípulo olha para o Mestre com adoração comovente. O Mestre, como o Supremo pessoal, tem toda a compaixão, e o discípulo tem toda a adoração. Esta é a riqueza que eles dão uns aos outros. Aqui eles se encontram e se reúnem.

Comece com fé; comece com a sensação de que seu Mestre é grande. Se ele não é grande, então por que você o aceitou? Você deve ser capaz de se oferecer a ele com a sensação de que ele o superou em tudo, que ele tem em medida infinita tudo o que você precisa. Esta lição é para o iniciante, mas pode ser aplicada até mesmo pelo iniciante mais alto. É aplicável a todos que estão tentando dar um passo além.

Para terminar sua meditação, você pode repetir “AUM” ou “Supremo”, ou o nome do seu Mestre – o que mais o inspirar. Então sua meditação acabou.

Sri Chinmoy, Meditation: humanity’s race and Divinity’s Grace, part 2, Agni Press, 1974

É melhor meditar voltado para Norte, Sul, Leste ou Oeste?

É melhor meditar voltado para Norte, Sul, Leste ou Oeste?

A mente racional
E a paz consumadora
São os Pólos
Norte e Sul.

Sri Chinmoy, Peace-Blossom-Fragrance, part 6, Agni Press, 1994

Pergunta: Li num livro sobre concentração e meditação que devemos escolher com cuidado a direção para onde estamos virados ao meditar, se é Leste, Oeste, Norte ou Sul. Se quisermos coisas espirituais e uma vida tranquila, devemos sempre estar virados para o Norte. Se quisermos coisas mundanas, devemos nos voltar para o Leste.

Sri Chinmoy: Isso depende do indivíduo. Um buscador espiritual sincero que deseja realizar Deus e Deus apenas não precisa de uma orientação geográfica específica. Ele deve estar infinitamente acima de todas essas teorias indianas tradicionais. Para a realização-Deus, o que realmente precisamos é de aspiração no sentido mais puro da palavra.

Sri Chinmoy, Meditation: God speaks and I listen, part 1, Vishma Press, 1974

Seu reino-desejo
É limitado a norte pelo medo,
A sul pela dúvida,
A oeste pela inveja
A leste pela insegurança.

Seu reino-aspiração
É limitado a leste pela fé,
A oeste pelo amor,
A  norte pela devoção,
A sul pela entrega.

Seu reino-realização
É limitado a leste pela Compaixão de Deus,
A oeste pela Iluminação de Deus,
A norte pela Realização de Deus,
A sul pela Perfeição de Deus.

Sri Chinmoy, The Dance of Life, part 10, Aum Press, Puerto Rico, 1973

Nesse texto, Sri Chinmoy não contradiz as teorias indianas sobre para qual lado é melhor meditar, mas instiga ainda assim o buscador a ir além e buscar algo maior do que estava inicialmente buscando. Nesse caso, não há um lado a se voltar que seja melhor para meditar.

Tradução e comentário por Patanga Cordeiro

patangaPatanga Cordeiro começou a prática diária de meditação aos 19 anos de idade, tornando-se aluno de Sri Chinmoy. Encarando a meditação como uma das facetas da vida, as demais – como a corrida, música, leitura, entretenimento, escrever artigos, emprego e amor ao próximo – que estavam todas dormentes até então, foram se desdobrando e florescendo a partir dela. Ele é voluntário no Centro Sri Chinmoy, oferecendo cursos de meditação desde 2004 em diferentes cidades, países e estabelecimentos. Aos 30 anos começou a fazer ultramaratonas, tendo completado 10 provas de corrida de 10 dias de duração cada uma delas. Patanga é bastante familiarizado com alguns textos tradicionais como o Mahabharata, Bhagavad Gita, Novo Testamento, etc, mas prefere se focar mais na prática do que o estudo, e nunca sentiu necessidade de seguir uma linha diferente desde que encontrou seu Caminho. Patanga é escritor para diversos sites de meditação e espiritualidade.