Vídeos para meditar e sobre espiritualidade

Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil

Lista de vídeos selecionados para meditar.

 

 

O que é, como reconhecer, ensinamentos, discípulos e mais: a figura do Mestre espiritual

Esta página é uma de uma sequência de artigos sobre o Mestre espiritual, escritos por Sri Chinmoy.

As outras páginas são:

A maior parte dos escritos foram extraídos do livro de Sri Chinmoy, chamado O Mestre e o Discípulo: considerações sobre a relação Guru-discípulo.


 

Como alguém meditaria… digamos aqueles que nunca tentaram antes, aqueles que não estão familiarizados com o processo?

Se ele não tem um professor, ele pode ler alguns livros espirituais. Esses livros o ajudarão imensamente. Mas se essa pessoa tiver a sorte de ter um Mestre espiritual para ser sua fonte de aspiração e orientação, então ele é afortunado.

 

 

Como você caracteriza o papel de um professor ou um Guru nesse caminho? É possível entregar a um professor, ou se entregar ao Absoluto através de um professor, ou como isso funciona?

Existe uma grande diferença entre

um professor de escola e um Mestre espiritual.

Um professor de escola examinará o aluno.

Ele irá ensinar esse aluno, sem dúvida,

mas irá examiná-lo.

E então, se ele for bem,

receberá uma boa nota,

mas se ele não for bem,

será reprovado.

Mas um Mestre espiritual

cumprirá sempre o papel

de um professor particular.

Ele ensinará o aluno

de forma privada,

secretamente, incansavelmente

e sem reservas,

e então dirá:

“Agora encare o mar-ignorância.

O mar-ignorância irá examiná-lo,

Você deve superar o mar-ignorância.”

Dessa forma o Mestre espiritual é

um professor particular

que irá iluminar o aluno de forma privada

com sua meditação e luz interiores e então dirá: “Minha criança, vá e encare a ignorância, supere a ignorância.”

Essa é a diferença entre

um professor escolar e um Mestre espiritual.

Também um Mestre espiritual, um Mestre verdadeiro, dirá a seus alunos, seus discípulos, que ele não é o verdadeiro Mestre. O verdadeiro Mestre é Deus. Ele é apenas um representante. O presidente está aqui, mas ele tem embaixadores, e muitos outros para representá-lo em diferentes partes do mundo. Então Deus, o Supremo Absoluto, tem os Mestres espirituais como representantes, para aqueles que desejam estar em seus barcos. Eu sou um professor, um professor espiritual. Tenho um barco. Ele, com sua Graça infinita, me deu um barco. E Ele me disse “Essas pessoas são destinadas ao seu barco.” E para os outros Mestres, Ele também deu a eles barcos. Ele diz “Agora, leve seus passageiros, aqueles que são destinados ao seu barco. Você deve levá-los ao porto de destino.” Mas somos apenas os Seus mensageiros. Barqueiros, você poderia dizer, ou garotos de recados. Estamos apenas transportando as mensagens deste mundo ao outro mundo. O Mestre espiritual não é ninguém além de um garoto de recados que está fielmente levando as mensagens entre ambos os mundos. Aqui tenho meus alunos. Levo seus anseios, ou você poderia dizer suas imperfeições, suas amarras, ao meu Amado Piloto Supremo, e do Supremo eu trago sorriso, paz, felicidade e os ofereço. Daqui levo algo a Ele e do Supremo trago algo às minhas crianças espirituais. Portanto, sou um garoto de recados.

 

O que faço é simplesmente trazer à tona a sua própria divindade. Não a minha divindade. É como se você tivesse coberto a sua própria divindade. Então estou tentando, dizendo a você. Você sabe que tem uma caixa que está tampada e eu digo: “Agora você irá levantar a tampa e simplesmente abrir.” Então aí está sai própria divindade. O Mestre espiritual quando age, ele traz à tona a divindade de seus discípulos. Não a sua própria divindade. Dentro de todos nós está Deus, dentro de você, de você. Então é como se as divindades dentro de vocês estivessem um tanto adormecidas. Você está dormindo. Nesse momento estou tentando acordá-los. Havia um tempo em que eu, a minha divindade também, estava dormindo. Mas alguém veio e disse: “Acorde, acorde, está na hora de acordar.” Então, quando aparece o Mestre, ele tenta trazer à tona a divindade de vocês mesmos, a sua própria, própria divindade.

Nós oramos e meditamos. Nós vamos para a escola: jardim de infância, ensino fundamental, colegial, faculdade, universidade, quanto mais alto o grau, maior é o grau do diploma. Você ora. Eu também orei e meditei, não somente nesta vida, mas também em vidas anteriores e anteriores.

Eu sou um professor. Ensino um estilo de vida, não uma religião. É um caminho de orações e meditações. “Guru” quer dizer professor. Assim como temos professores na escola, aqui também temos. Aqui usamos o termo “Guru”: aquele que ensina as pessoas como orar.

Eu tenho alunos em torno de 60 ou 70 países. Eles são muito bondosos comigo, e eu também tento ser bondoso com eles. Eles são muito devotos a mim, e eu digo a eles: “Eu não sou o Guru, eu não sou o Guru. Existe somente um Guru, e esse Guru é o próprio Deus.” Então eu tento direcioná-los a Deus. Somente um Guru existe. Eu sou somente o irmão mais velho deles, porque comecei no yoga muito antes deles.

Um verdadeiro Guru é um amante de Deus e salvador dos homens. Guru é uma palavra em sânscrito que significa “aquele que ilumina os buscadores ou estudantes”. Isso é um Guru.

Não é um líder de culto? Eu quero deixar isso claro. Tudo isso pode ser confundido com um culto.

Não. E em minha opinião, se alguém não segue o mesmo estilo de vida que eu sigo, então serei acusado de ser um cultista. Eu tenho que fazer as coisas exatamente como você, em tudo. Eu estou no seu barco, portanto não sigo nenhum culto. Mas se eu não concordar em tudo com você, então eu pertenço a um culto.

E, é claro, você aceita pessoas de todas as religiões.

Sim. Eu sou para todos. Como uma árvore. Nossa árvore-vida possui muitos galhos. Você é um galho, eu sou um galho e ele é um galho. Todos representam um galho, mas a árvore-vida é o nosso clamor-aspiração da eternidade.

…a relação entre um Guru e um discípulo, Sri Chinmoy, não é mentalmente como o modelo ocidental. Quanta adaptação é necessária em ambos os lados, tanto do lado do Guru quanto do lado dos discípulos ocidentais?

É uma questão de amor. Se o professor tem amor e o aluno tem amor, o professor não precisa estar no topo da árvore e o estudante não precisa ficar no pé da árvore. Se o professor tem um amor genuíno pelo estudante então ele irá descer e ficar com ele, ele irá descer e ficará com o aluno aos pés da árvore.

E também o amor, afeição, devoção e preocupação que o professor terá com o seu aluno, capacitará o professor a elevar seu aluno para o alto, mais alto e altíssimo, ao topo da árvore da vida ou da árvore espiritual. Dos dois lados, o que é preciso é amor. Se o amor é genuíno de ambos os lados, então não existe a questão da supremacia do professor ou falta de unicidade do aluno. Eles caminharão junto, como pai e filho. Eles estão juntos pela força do amor. Portanto, o Mestre espiritual é aquele que irá iluminar o estudante. Mas como ele irá iluminar o estudante, se o aluno não possuir o anseio? Quando o estudante possuir o anseio, então aluno e professor serão um, inseparavelmente um. Não é algo que compelimos o aluno a aprender. Apenas dizemos a eles que a espiritualidade, os valores interiores estão profundamente dentro deles. O professor não está dando algo novo ao estudante. O professor, o professor espiritual, somente ajuda o aluno a trazer à tona sua própria divindade, seu próprio tesouro interior.

Sri Chinmoy, muito obrigado, de verdade, por atender o nosso chamado hoje.

Quando caminhamos pela estrada, Deus, em algum momento, no diz para caminhar numa determinada direção. E depois o mesmo Deus pede que mudemos a direção, o mesmo Deus. Para nós, 5.000 ou 10.000 anos atrás veio um professor. Seu nome era Krishna, o Senhor Krishna. Ele nos ensinou, ensinou o mundo, de uma maneira específica. Então o Senhor Buda veio. Ele ensinou de uma maneira diferente. O objetivo é único. Depois foi Cristo o Salvador quem veio. Cada um está mostrando maneiras diferentes de chegar no mesmo destino. Roma é um lugar. O Vaticano é um lugar. Existem várias maneiras de chegar ao Vaticano, de chegar a Roma. E cada indivíduo tem que fazer sua própria escolha. Estarão decidindo de vão por um caminho, se chamam um táxi, ou se vão por alguma outra rota até o Vaticano. Agora depende deles. Existem rotas e caminhos, e o indivíduo deverá fazer sua escolha. Mas se ele disser: “Não, existe somente um caminho,” então o que será das outras rotas que são igualmente boas?

Voltando ao ponto, alguns Mestres espirituais têm tanto amor, digamos. Amor, amor é a palavra certa. Eles vão até os seus devotos. Mestres espirituais que ainda estão no plano físico… eles apareceram até mesmo durante enquanto os discípulos sonhavam.