by Patanga Cordeiro | Jan 29, 2014 | Aprendendo a meditar, Histórias
por Patanga Cordeiro
“Dear friends, dear brothers and sisters, dear distinguished professors and deans, here we are all seekers. We are sailing in the same boat, the boat that is carrying us to the Golden Shore of the Beyond. Nothing gives me a greater sense of satisfaction than to be of dedicated service to seekers, for I am also a seeker, an eternal seeker, a seeker of the infinite Truth and Light. …” – Sri Chinmoy, The Meaning of Discipleship
Se você se depara com a realidade de que está procurando algo, mas não sabe o quê, sinta-se um felizardo. Se você procura por algo que a maioria das pessoas não compreende ou nunca ouviu falar, isso quer dizer que está pronto para ir além do ordinário. Pronto para se descobrir como um ser extraordinário.
Você é um buscador. Um buscador da satisfação permanente, genuína. Salvação, Libertação, Nirvana, Realização – todos são termos similares que indicam um estado de beatitude que não se encontra simplesmente em ir ao trabalho, estudar, lidar com a família, descansar nos fins de semana…
Tentei compilar uma lista de coisas que indicam que você deve estar despertando e pronto para “algo mais”. Não é uma lista exaustiva – certamente existem muitos outros sinais. Mas esses são os que eu consegui agrupar aqui, baseados nas minhas experiências pessoais e também nas que me contam durante os cursos de meditação. Acho que você só compreenderá o que eu quis dizer em cada um dos temas se estiver passando pela situação descrita. Também não há questão de “superior ou inferior”. São momentos, experiências.
“Quero mudar”
Vontade de mudar algo que é dogmático na sociedade. Bons exemplos: dieta vegetariana, largar de vícios como álcool e cigarro, etc. Todo mundo sabe que é certo, mas (quase) ninguém faz. Você simplesmente não aguenta mais e muda. Talvez não conheça ninguém que tenha mudado, mas você o faz sozinho, a despeito de todos. Ou pode ser até algo bem simples, bem pequeno. No meu caso, eu lembro que, quando tinha uns 16 anos, eu só bebia sucos doces e refrigerantes. Eu não tomava água de jeito nenhum. Aí eu simplesmente resolvi parar de tomar as outras coisas. Resultado: aprendi a gostar de água e me senti capaz de me transformar. A partir daí eu comecei a mudar mais coisas em mim mesmo, até que cheguei na meditação. E hoje em dia eu posso beber tanto água quanto refrigerantes, sem estar vinculado a nada. Outro exemplo comum é começar a praticar esportes, no caso de uma pessoa sedentária. Eu fiquei muito tempo sem me exercitar (digamos, da infância até os 16 anos). Com 16 anos, comecei a praticar esgrima japonesa. O primeiro treino foi MUITO cansativo. Mas eu cheguei em casa com uma alegria que ia além da euforia. Só podia ser algo da minha alma – ela devia estar feliz, pois eu estava fazendo algo que ela queria que eu fizesse.
“Buscas extremas”
Algumas pessoas, quando procuram por algo que não sabem o que é, mas não encontram, tendem a procurar experiências cada vez mais fortes, no intuito de encontrar algo genuíno. A exemplo, tenho colegas que eram de bandas de heavy metal quando encontraram a meditação. Alguns começaram a usar drogas, etc, mas, no caso particular deles, não era uma questão de autodestruição. Eles estavam procurando. Algumas pessoas largam um emprego que paga um ótimo salário para fazer algo braçal. Outro exemplo interessante é o Ayrton Senna. Se você puder ver as entrevistas e gravações das corridas (há alguns filmes sobre ele), você verá que ele ia muito além do que os outros pilotos consideravam um limite. E ele teve experiências espirituais e um despertar interior muito evidente.
“O santinho”
Essa é uma versão oposta do “buscas extremas”. Uma pessoa equilibrada, com tendências angelicais, compassivas, sincero, honesto, puro, mas ainda dinâmico, buscador, aspirante, é assim por um motivo. Ele já tem uma tendência espiritual, provavelmente por já tê-las desenvolvido em outras vidas. Ele precisa encontrar um caminho logo, antes que suas qualidades sejam “devoradas” pelas críticas exteriores.
“Felicidade em si mesmo”
Você tinha um namorado(a), esposo(a) e, depois do relacionamento acabar, você se sente feliz genuinamente, com vontade de se descobrir, com tremenda aspiração. Existe mais um conceito na sociedade, que alguém só é feliz se tiver uma companhia, o que é absurdo. Buddha costumava dizer que só é feliz com uma companhia aquele que consegue ser feliz sozinho (obviamente). Eu mesmo passei por essa experiência. Quando terminei um relacionamento que não era para o progresso mútuo, eu tive uma sensação de felicidade tão intensa que reconheci imediatamente que era um sorriso da minha alma. Eu tinha feito a coisa certa, e muitas e muitas novas possibilidades, mais reluzentes, surgiram diante de mim a partir de então.
“O desencaixado”
Você se sente sozinho, ninguém o compreende. Você sabe que não está maluco, mas que o mundo parece não pensar como você. Na verdade, você ainda não encontrou pessoas que possuem a mesma aspiração que você. Quando o fizer, se sentirá encaixado. E mais, sentirá que a aspiração e o questionamento positivo é um estado natural do ser. E inspirará outras pessoas a fazerem o que sentem ser correto.
“O encaixado”
Essa é uma experiência inversa de “o desencaixado”. Uma pessoa extremamente popular e bem querida por todos, agrada a todos, lida com todos, possui muitos contatos e muitas pessoas queriam ser como ela. Possivelmente, essa pessoa possui capacidades interiores extraordinárias, mas ainda não está direcionando elas para uma busca espiritual. Assim, ela desenvolve o aspecto exterior. Cedo ou tarde, a pessoa deixa de ter satisfação no mundano e dirige o seu anseio para o Altíssimo.
by Patanga Cordeiro | Jan 13, 2014 | Aprendendo a meditar, Meditação, Perguntas e respostas
Pergunta: Guru, você fala sobre a meditação. O que quer dizer meditação?
Sri Chinmoy: Meditação quer dizer muitas coisas para muitas pessoas. Cada indivíduo possui uma forma de aprender o segredo da arte da meditação. No nosso caso, quando meditamos, esvaziamos nossas mentes e, então, as preenchemos com algo divino. Isso quer dizer que jogamos fora todos os pensamentos infrutíferos, malignos e não-divinos, e preenchemos a mente com pensamentos gratificantes, iluminadores e divinos.
Pergunta: Por que meditamos?
Sri Chinmoy: A meditação é absolutamente necesária para aqueles que querem ter uma vida melhor e mais satisfatória. Se você sente que está satisfeito com o que tem e o que é, então não precisa entrar no campo da meditação. Mas, se você sente que há um deserto árido em seu coração, eu gostaria de dizer que a meditação é a resposta. A meditação lhe dará alegria interior e paz de espírito. A meditação nunca o tirará de seus pais, de seus filhos, de sua família. Longe disso. Ela apenas aumentará a conexão com os seus entes queridos, pois dentro deles você verá a existência de Deus.
Se você quer desenvolver seus talentos ou aumentar a sua capacidade em qualquer âmbito, eu gostaria de dizer que é obrigatório seguir uma certa disciplina interior. Se você é um cantor, mas deseja cantar infinitamente melhor, se aspirar, eu lhe digo, a sua voz ficará muito melhor. Não há nada na terra que não possa ser melhorado através da meditação.
Se você quer simplificar a sua vida, a meditação é a resposta. Se você quer ter satisfação na sua vida, a meditação é a resposta. Se você quer ter alegria e oferecer alegria ao mundo todo, a meditação é a única resposta.
Se você medita para esquecer do sofrimento ou das dificuldades, então não está meditando pelo motivo correto. Mas, se está meditando apenas para agradar a Deus e satisfazer a Deus da Maneira própria Dele, então a sua meditação é correta. Quando Deus é satisfeito, e Deus é satisfeito na sua meditação, então o papel de Deus é levar embora o seu sofrimento e dificuldades. Mas, se você medita para escapar do mundo ou desafiar o mundo e ficar contra ele, então está fazendo a coisa errada.
A meditação é a sua capacidade consciente, que você deve exercitar todos os dias e todos os segundos, para entrar em sua mais elevada divindade, onde o finito fica completamente perdido no Infinito. A existência finita que você tem e é pode ser facilmente dissolvida no infinito e se tornar completamente uma com o infinito, se você meditar. Isso é o que a meditação é, e o que a meditação pode fazer por você.
Sri Chinmoy, Experiences Of The Higher Worlds, Agni Press, 1977
by Patanga Cordeiro | Jan 7, 2014 | Aprendendo a meditar
Cada alma possui uma missão especial?
Sri Chinmoy: A sua alma tem uma missão especial. Sua alma está supremamente consciente dessa missão.
A maya, ilusão ou esquecimento, faz com que você sinta que é finito, fraco e indefeso. Isso não é verdade. Você não é o corpo. Você não é os sentidos. Você não é a mente. Eles são todos limitados. Você é a alma, que é ilimitada. A sua alma é infinitamente poderosa. A sua alma transcende tempo e espaço.
A sua alma possui uma missão especial? Sim. A sua missão está nos recessos mais profundos do seu coração, e você tem de encontrá-la e satisfazê-la lá mesmo. Não pode haver uma maneira exterior para que você satisfaça a sua missão. O almíscar cresce no corpo do cervo. Ele sente o cheiro do almíscar e, encantado, procura encontrar a sua fonte. Ele corre e corre, mas não consegue encontrar a fonte. Em sua busca interminável, ele perde toda a sua energia e, por fim, morre. Mas a fonte que ele procurava desesperadamente estava dentro de si mesmo. Como é que ele a encontraria em outro lugar?
Acontece o mesmo com você. A sua missão especial – que é a satisfação da sua divindade – não está fora de você, mas dentro. Procure no interior. Medite no interior. Você descobrirá a sua missão.
Como conhecemos qual é a nossa missão especial?
Sri Chinmoy: Para saber qual é a sua missão especial, você precisa mergulhar fundo dentro de si. A esperança e a coragem devem acompanhá-lo em sua jornada incansável. A esperança despertará a sua divindade interior. A coragem fará a sua divindade interior florescer. A esperança o inspirará a sonhar com o Transcendental. A coragem o inspirará a manifestar o Transcendental aqui na terra.
Para sentir qual é a missão especial, é preciso sempre criar. Essa sua criação é algo em que você derradeiramente se tornará. Finalmente, você percebe que a sua criação é a sua auto-revelação.
É verdade, existem tantas missões quanto almas. Mas todas as missões se satisfazem apenas depois das almas terem alcançado um certo grau de perfeição. O mundo é um teatro divino. Cada participante tem uma parte em seu sucesso. O papel de um servo é tão importante quanto o do Senhor. Na perfeição de cada papel individual está a satisfação coletiva. Ao mesmo tempo, a satisfação individual é perfeita apenas quando o indivíduo estabelece sua conexão inseparável e realizado sua unicidade com todos os seres humanos do mundo.
Você é um, da cabeça aos pés. Ainda assim, um lugar seu é chamado de orelhas, e outro se chama olhos. Cada lugar tem o seu nome próprio. Estranhamente, apesar de serem todos partes do mesmo corpo, um não pode fazer o papel do outro. Os olhos vêem, mas não conseguem ouvir. As ouvidos ouvem, mas não conseguem enxergar. Portanto o corpo, sendo um, também é muitos. Similarmente, apesar de Deus ser um, Ele Se manifesta através de muitas formas.
Deus nos conta qual é a nossa missão. Mas nós não entendemos a linguagem de Deus, e, portanto, Ele tem de ser o seu próprio intérprete. Quando outros nos falam sobre Deus, eles nunca podem explicar completamente o que Deus é. Eles fazem uma representação imperfeita, e nós ouvimos eles também de forma imperfeita. Deus fala no silêncio. E Ele interpresa a Sua mensagem em silêncio. Devemos também ouvir e entender Deus em silêncio.
Sri Chinmoy, The Wisdom of Sri Chinmoy, p 331-332, Blue Dove Press, San Diego, 2000
by Patanga Cordeiro | May 3, 2011 | Aprendendo a meditar, Diversos

My heart of love
Is divinely beautiful.
I love my beautiful heart.
My heart of devotion
Is eternally soulful.
I love my soulful heart.
My heart of surrender
Is supremely fruitful.
I love my fruitful heart.
– Sri Chinmoy
Por Patanga (foto)
O coração espiritual é a sede das emoções mais elevadas. Uma das emoções mais significativas que ele pode nos proporcionar é a de sermos Um com a Luz, a Alegria, ou, simplesmente, Deus. Isso é Amor.
O sentimento de possuir algum objeto (ou pessoa) ou satisfazer um desejos é algo que não se fundamenta no coração. Também, por conta disso, traz felicidade que não é plena e nem permanente. Alguém compra um carro (ou qualquer outro objeto dos seus desejos) acreditando que será feliz derradeiramente. Mas depois surge mais um desejo, e ele o troca por um melhor. Depois compra mais um, e assim por diante.
Já a sensação de estar feliz consigo mesmo, a despeito das situações exteriores, é algo que radica da nossa satisfação plena. Essa satisfação é o resultado de o quão profundamente conseguimos alcançar o nosso Ser interior, a nossa alma, a qual é toda Perfeição.
E a porta para a alma é o nosso coração espiritual.
Como meditar no coração?
Vou ensinar um exercício que Sri Chinmoy valorizava e encontra-se publicado no livro Jewels of Happiness. A parte em itálico é o exercício de Sri Chinmoy. O restante são os meus comentários.
De preferência sozinho, sente-se sem tensão em nenhuma parte do corpo e respire de forma profunda, mas suave. Primeiro deixe que a respiração lhe traga serenidade. Não pense que você está dentro da sua cabeça. Sinta que o seu “eu” está no seu coração. Agora imagine:
“Você pode ter a maior alegria imaginando uma criança infinitamente mais bela que a mais bela criança que você já viu neste mundo.”
Depois de um minuto:
“Dentro de si, você tem uma criança ainda infinitamente mais bela do que ela. Apenas imagine-a. Assim, você terá uma tremenda alegria.”
Essa criança de que Sri Chinmoy fala deve ser a sua própria alma, não? Por isso a sua beleza é tão extraordinária – pois vem da sua própria Perfeição.
Depois de uns três minutos:
“Quando sentir que você é uma criança, imediatamente perceba que está dentro de um jardim florido. Esse jardim de flores é o seu coração. Uma criança pode brincar em um jardim por horas.”
Imagine-se brincando. E agora faça:
“Ela irá de uma flor até a outra, mas não deixará o jardim, pois sentirá alegria com a beleza e fragrância de cada flor. Dentro de você há o jardim, e você pode permanecer ali por quanto tempo quiser. Assim você pode meditar no coração.”
Quando estiver satisfeito, volte a se concentrar na sua respiração e depois de uns instantes, procure alguma atividade espiritual para fazer: leitura, mantras, canções ou a prática de esportes. Deixe que a experiência da meditação primeiro seja assimilada antes de retornar aos seus deveres cotidianos.
by Patanga Cordeiro | Sep 22, 2023 | curso à distância / online, Cursos de meditação gratuitos

Acesse o curso de meditação online gratuito no Sympla
by Patanga Cordeiro | Sep 18, 2023 | Cursos de meditação gratuitos, Eventos e cursos presenciais

Contato e Inscrição
by Patanga Cordeiro | Sep 12, 2023 | Diversos

Significado das palavras em sânscrito – parte 1 – termos comuns e a letra A
Deixamos aqui uma compilação de palavras do sânscrito e seu significado em português, bem como um uso filosófico e espiritual da palavra a seguir. Começamos com termos mais comuns, e depois seguimos para a letra A alfabeticamente.
Todo o texto é de Sri Chinmoy. Muitas dessas palavras são encontradas nos Vedas, Upanishads, Bhagavad Gita, Mahabharata, Srimad Bhagavatam e outras obras. Você pode ler a página inteira como um estudo ou pode usar CTRL+F ou outra função para buscar a palavra que precisa. Note que algumas estão transliteradas diferentemente do que você pode ter lido. Por exemplo, pode-se escrever “Amrita” com “i”, ou “Amrta”.
Ahimsa
Não-violência
O que é não-violência?
A flor-alma do Céu e a fragrância-coração da Terra.
Karma
Ação
Uma ação de auto-doação é um sonho Deus-manifestador.
Uma ação de auto-indulgência é uma realidade Satã-estranguladora.
Kama
Prazer-corporal
Prazer-corporal é morte-construção e vida-destruição, sucesso-suspensão da Terra, progresso-procrastinação do Céu e o esgotamento do Amor de Deus.
Dharma
O código interior da vida humana
Preciso de Deus apenas.
Ele é o Todo da minha Eternidade em tudo que eu digo, faço e me torno.
Auto-descoberta é vida-redescoberta.
Deus por Deus.
Eu pertenço ao Choro eterno de Deus.
Eu existo para o Sorriso universal de Deus.
Tat tvam asi
Tu és Aquilo
Tu és o Sorriso-Silêncio-Transcendência.
Tu és o Choro-Som-Imanência.
Avidya-vidya
Conhecimento-ignorância
Avidya é a ignorância-mundo-desejo.
Vidya é o conhecimento-mundo-aspiração.
Avidya nos diz o que somos: o dolo da morte.
Vidya nos diz o que somos: o Rio-Vida da Imortalidade, a Luz-Amor da Infinidade, a Elevação-Silêncio da Eternidade.
Purusha
O imanifesto
Purusha é o habitante do corpo, a forma.
Purusha é o habitante da alma, o espírito.
A partir do Purusha no corpo descobrimos a Vida Universal.
A partir do Purusha na alma descobrimos o Alento Transcendental.
Prakrti
Mãe-Natureza
Prakrti é a Mãe-Natureza.
Prakrti é Deus a Mãe.
A Luz-Amor da Prakrti é a perfeição-emancipação da humanidade e a Manifestação-Satisfação do Divino.
Sat-Chit-Ananda
Existência-Consciência-Deleite
Existência é Eternidade.
Consciência é Infinidade.
Deleite é Imortalidade.
Eternidade é a Face-Compaixão do Supremo.
Infinidade é o Sorriso-Perfeição do Supremo.
Imortalidade é a Luz-Unicidade do Supremo.
Acharya
Significado: Professor espiritual
Um professor comum dá aos seus alunos o que ele tem: conhecimento.
Um Professor espiritual dá aos seus alunos não apenas o que ele tem, mas também o que Deus tem e o que Deus é.
O que o Professor tem por seus alunos é cuidado.
O que Deus tem por seus discípulos é Luz-Compaixão.
O que Deus é para seus discípulos é Deleite-Perfeição.
Adharma
Significado: iniquidade
Se o buscador puder viver no seu coração-unicidade, ele pode facilmente evitar a armadilha da iniquidade.
Abhyasa
Significado: prática
Prática é ao mesmo tempo vida-perfeição e Deus-Satisfação em nós.
Advaita (Aduaita)
Significado: não-dualidade
Quando olhamos para cima, o Senhor-não-dualidade nos abençoa.
Quando olharmos para frente, o Deus-dualidade nos abraça.
Agni
Significado: fogo
Precisamos de fogo-consciência para iluminar nossa mente.
Precisamos de foco-consciência para imortalizar nosso coração.
Aham
Significado: ego-eu
Apenas eu amo Deus.
Aqui dança o meu ego.
Deus ama a mim somente.
Também aqui dança o meu ego.
Deus e eu amamos um ao outro.
Aqui meu ego fracassa em dançar.
Aqui ambos cantamos juntos nossa canção-unicidade.
Amrita (Amrita)
Significado: deleite-néctar
Um ato de perdão nos concede deleite-néctar perceptível.
Um ato de gratidão nos concede deleite-néctar em profusão.
Um ato de entrega incondicional à Vontade de Deus nos concede deleite néctar sem medidas e supremo.
Anahata nada
Significado: o som sem som
Ouvir o som sem som no coração aspirante não é apenas sentir deleite ilimitado, mas também oferecer deleite ilimitado a Deus.
Ananta
Significado: infinito
Um instrumento escolhido de Deus é aquele que transforma as possibilidades infinitas da vida em infinitas realidades preenchedoras.
Apamana
Significado: desrespeito, desgraça
Se não há unicidade interior, o elefante do desrespeito perambulará e destruirá a beleza iluminadora e aspirante da Terra.
Nama-rupa
Ideia e forma, essência e substância
Ideia é o que sou.
Forma é o que tenho.
Essência é o meu Deus-Silêncio
Substância é o meu Deus-Som.
Artha
Significado: riqueza
Com a riqueza material podemos desafiar o mundo.
Com a riqueza espiritual podemos estabelecer nossa unicidade inseparável com a criação inteira de Deus.
Asat
Significado: não existência
O método mais fácil para superar o medo, dúvida e inveja é não dizer que são coisas destrutivas, mas sim convencer a mente de que elas são completamente não-existentes.
Asura
Significado: demônio
O pior demônio que existe está dentro de nós e não fora de nós.
O nome desse demônio é noite-suspeita.
Esse demônio impiedosamente nos enforca, mata e destrói.
Atma-jnana
Significado: Conhecimento direto do Eu Transcendental
Aquele que é abençoado com o conhecimento direto do Eu Transcendental também é abençoado com o Orgulho supremo do Supremo Absoluto.
Veja também a parte 2 dos termos em sânscrito em tradução ao português.
by Patanga Cordeiro | Sep 5, 2023 | ABCD Osasco e Guarulhos zona metropolitana de SP, Campinas, curso à distância / online, Cursos de meditação gratuitos, Joinville / SC, Notícias

Estamos começando turmas para um curso de meditação à distância, online e gratuito, apenas para quem não mora em SP – pode ser de qualquer outra parte do mundo, incluindo Portugal, Angola, Moçambique, etc!
by Patanga Cordeiro | Sep 3, 2023 | Cursos de meditação gratuitos, São Paulo - capital e zona sul leste oeste norte e centro

O próximo curso de meditação em SP será no meio de setembro de 2023.
Acesse a página de inscrições
Contato e Inscrição
by Patanga Cordeiro | Sep 3, 2023 | Newsletter

===*NEWSLETTER SETEMBRO/2023*===
TEMA DO MÊS: MEDITAÇÃO EM GRUPO
atividades e novidades do Centro Sri Chinmoy 🙂
Voltamos do nosso encontro internacional em Nova Iorque super animados!
_”Collective meditation is meditation with the feeling of inseparable oneness, absolute oneness.”_ -Sri Chinmoy
*I) ATIVIDADES PRESENCIAIS*
__________
A partir de agora *Sri Chinmoy evening: TODOS OS DOMINGOS na Casa Madal das 18h às 19h* https://www.instagram.com/casamadal/
Gratuito! Temas variados. Confirme a sua presença no telefone (11)97405-1739
*CURSO DE MEDITAÇÃO PRESENCIAL*
SP – INÍCIO DIA 15/SETEMBRO – sexta, das 19h30 às 21h30 – gratuito
Se ainda não participou, compareça! Se já participou e gostou, compartilhe com seus amigos!
*Inscrição:* meditacaosp.com/contato
Um mini curso para quem mora fora de SP: https://www.meditacaosp.com/curso-online
*CORRIDA DE 3200m* (20min)
*Todos os domingos, com largada às 8h, no parque da Aclimação*. Basta comparecer. A largada é dentro do parque, na ruazinha em Y que vem do portão três (o portão menor) em frente aos banheiros, com entrada no semáforo na esquina das ruas Pedra Azul e Ametista. Informações e confirmação: 11957811627
*CONHEÇA A CASA MADAL*
Na sua primeira visita ao restaurante A Casa Madal (acasamadal.com), leve mais uma pessoa com você e ganhe a segunda refeição! E aproveite a biblioteca de livros e jogos de tabuleiro por lá. R. Paula Ney, 667 – Vila Mariana – quarta a domingo das 12h às 16h
*Clube do livro*: em breve 7 novos livros. Por enquanto
Livros com 27% de desconto: cupom LIVROS27
Jogos de tabuleiro com desconto de 3%: cupom LEAOZINHO
https://www.leaolivros.com.br
*II) MATERIAL PARA VOCÊS
VOCÊ SABIA? Meditar em grupo é importante para quem está começando e também para manter a inspiração e melhorar. Você consegue aprender com os outros sem usar palavras.
*=VÍDEO: https://www.srichinmoy.tv/meditation-silence-35-collective-meditation/
O significado da meditação coletiva e exercício
*=ARTIGO: http://www.meditacaosp.com/articles/perguntas-e-respostas-sobre-meditacao-12-quais-sao-os-beneficios-da-meditacao-em-grupo/
*Se vc assistir o vídeo e ler o artigo inteiros, mande uma mensagem e ganhe um conjunto de 7 cartões com aforismos espirituais!*
*=PÁGINAS SELECIONADAS
Paginas para aprender como meditar
*VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA OU SUGESTÃO* PARA A PRÓXIMA NEWSLETTER?
___________________________
*Encaminhe esta msg para seus amigos!* 🙂
Se quiser receber edições anteriores da newsletter, basta avisar por aqui.
Para se inscrever nesta lista ou divulgá-la: www.meditacaosp.com/newsletter/
Caso não queira mais receber: basta avisar aqui
by Patanga Cordeiro | Jul 26, 2023 | Newsletter
===*NEWSLETTER AGOSTO/2023*===
TEMA: MESTRE E DISCÍPULO
atividades e novidades do Centro Sri Chinmoy 🙂
_”A beleza não é Verdade. Mas Verdade é beleza.”_ -Sri Chinmoy
*I) ATIVIDADES PRESENCIAIS*
__________
*Sri Chinmoy evening: na Casa Madal* https://www.instagram.com/casamadal/
*CURSO DE MEDITAÇÃO*
SP – INÍCIO DIA 31/julho – segunda, das 19h30 às 21h30 – gratuito
Se ainda não participou, compareça! Se já participou e gostou, compartilhe com seus amigos!
*Inscrição:* meditacaosp.com/contato
Um mini curso online para quem mora longe demais de SP e não pode viajar: https://www.meditacaosp.com/curso-online
_se não conseguir clicar nos links, salve nosso contato no seu celular_
*Clube do livro*: NOVO LIVRO – O Mestre e o discípulo – R$ 28 – leitura ou retirada na Casa Madal ou pelo correio/motoboy. https://www.leaolivros.com.br/o-mestre-e-o-discipulo-sri-chinmoy CUPOM de desconto 27%: LIVROS27
*CORRIDA DE 3200m* (20min)
*Todos os domingos, com largada às 8h, no parque da Aclimação*. Basta comparecer. A largada é dentro do parque, na ruazinha em Y que vem do portão três (o portão menor) em frente aos banheiros, com entrada no semáforo na esquina das ruas Pedra Azul e Ametista. Informações e confirmação: 11957811627
*CONHEÇA A CASA MADAL*
Na sua primeira visita ao restaurante A Casa Madal (acasamadal.com), leve mais uma pessoa com você e ganhe a segunda refeição! E aproveite a biblioteca de livros e jogos de tabuleiro por lá.
*II) MATERIAL PARA VOCÊS
VOCÊ SABIA? A maior parte dos nossos sonhos são superficiais e não possuem significado para a nossa vida interior.
*HOJE RESPONDEMOS SUAS PERGUNTAS SOBRE… “Mestre e discípulo”*
O que é um Mestre espiritual
O Mestre iluminado
Histórias de Mestres espirituais
Aforismos sobre o Mestre verdadeiro e o discípuloverdadeiro
Como reconhecer e escolher um Mestre
Ensinamentos dos grandes Mestres
O Mestre e o discípulo
VÍDEO: A importância de ter um Mestre espiritual para aprender a meditar
O Mestre Espiritual
Topico completo no livro O Mestre e o Discípulo
https://www.leaolivros.com.br/o-mestre-e-o-discipulo-sri-chinmoy
*=VÍDEO: Um Mestre espiritual em meditação
Meditation in Thailand
*===ARTIGO: Fazendo perguntas ao Mestre espiritual
Fazendo perguntas ao Mestre espiritual
Na presença do Mestre espiritual
Na presença do Mestre espiritual
*===PERMANENTE: COMPILADO DE PÁGINAS SELECIONADAS
Paginas para aprender como meditar
*III) OUTROS OFERECIMENTOS*
*LEÃO LIVROS: DESCONTO 27% PARA LIVROS E 3% PARA JOGOS DE TABULEIRO*:
cupons LIVROS27 e LEAOZINHO
www.leaolivros.com.br/livros-meditacao-rpg
*VENHA NOS CONHECER PESSOALMENTE, LER LIVROS, ALMOÇAR A JOGAR JOGOS NA CASA MADAL*
acasamadal.com R. Paula Ney, 667 – Vila Mariana – quarta a domingo das 12h às 16h
*VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA OU SUGESTÃO* PARA A PRÓXIMA NEWSLETTER?
—Nos conte se você leu esta mensagem até aqui! Só para a gente saber quantas pessoas lêem : )
___________________________
*Encaminhe esta msg para seus amigos!* 🙂
Se quiser receber edições anteriores da newsletter, basta avisar por aqui.
Para se inscrever nesta lista ou divulgá-la: www.meditacaosp.com/newsletter/
Caso não queira mais receber: basta avisar aqui
by Patanga Cordeiro | Jul 21, 2023 | ABCD Osasco e Guarulhos zona metropolitana de SP, Cursos de meditação gratuitos

Contato e Inscrição
by Patanga Cordeiro | Jul 5, 2023 | ABCD Osasco e Guarulhos zona metropolitana de SP

by Patanga Cordeiro | Jun 25, 2023 | Diversos
por Patanga Cordeiro
Com o lançamento do livro Sonhos pela Leão Livros, várias memórias me vieram à tona. Uma delas é que fiz a tradução do livro, e revisei muitas vezes, então vários trechos acabei memorizando. Outras foram os raros sonhos espirituais que tive na minha vida. São apenas uns dois ou três, e vou contar aqui um deles, que tive umas duas semanas ou dois meses após ser aceito como aluno por Sri Chinmoy.
Eu estava numa boate / discoteca / balada ou como isso se chama hoje em dia. Tinha música, fumaça, gente dançando e era escuro. Eu já não tinha mais muito interesse nessas coisas, mas ainda assim não me senti estranho no lugar. Eu estava sentado no bar. As pessoas me ofereciam álcool, mas eu recusava. As pessoas me ofereciam outras coisas, e eu recusava. As meninas ao redor se mostravam disponíveis para relações, mas eu não as buscava e afastei as que me procuraram. Então, depois disso, as pessoas pararam de me buscar. Eu estava lá, em meio a todos, mas sozinho. Foi só então que tive a ideia: por que não saio daqui?
Ao sair, vi que era dia, mas estava num deserto. A todo lado, só a terra batida e a construção escura de onde saí. Após alguns momentos, vi uma estrada de asfalto cruzando o deserto, passando por trás da construção. Chegando ali encontrei um colega, o Nandika, também aluno de Sri Chinmoy, correndo pela estrada. Eu fiquei inspirado a correr junto com ele pela estrada. Estávamos correndo pelo acostamento, e a estrada era muito longa, sem fim, e reta até sumir no horizonte distante.
Depois de um tempo, de repente paramos. Ao olhar para frente, eu vi meu Mestre, Sri Chinmoy, bem diante de mim. Ele era todo cor de cobre, um metálico laranja, incluindo a sua roupa, pele, olhos – como uma estátua de bronze, mas de cor brilhante. Ele veio até uns 30 centímetros de mim, deu uma volta ao meu redor (e eu pude sentir até mesmo o deslocamento do ar ao meu redor) e parou novamente na minha frente.
Ele me perguntou, rigoroso: “Quem é o seu Mestre!?” Eu respondi, “É você!” Ele balançou a cabeça vigorasamente para os lados, querendo dizer que não. Eu insisti: “Eu sei que é você!” Ele então fez um meneio de um lado para o outro, aceitando mas não aceitando a resposta, como quem diz “Sim, a resposta está certa, mas não está da forma que eu queira ouvi-la.” Eu lembrei então da sua filosofia e respondi: “O Supremo é o meu Mestre…”, ao que ele acenou com a cabeça que sim, muito feliz, mas eu continuei “Mas, para mim, você representa o Supremo aqui!” Ele riu alto, uma risada que eu conhecia, muito satisfeito (pois isso também está certo – um Mestre realizado é a representação humana do Supremo para os seus discípulos), e então acordei.
Acordei, mas eu estava muito diferente. Estava feliz, mas não era emocional; estava muito satisfeito, forte, tranquilo. Parecia que muitas coisas importantes tinham acontecido dentro de mim, e estava supremamente inspirado e grato em poder continuar minha vida e meu dia.
Nos próximos dias ou semanas, tive outra experiência em sonho. Eu via quem eu achava que era o Mestre me olhando com desgosto, com uma expressão desnatural, retorcida. Sinceramente, não parecia o Mestre, mas algo disfarçado dele. Mas, na hora, isso não era o mais importante, e eu tentava me explicar, mas nada fazia muito sentido. Por sorte eu já conhecia várias perguntas e respostas por ter lido o livro. Então ao acordar já deu para ver que provavelmente foi a minha própria imaginação (através do sentimento de menos valia) ou uma força hostil (seres que tentam resistir o progresso da humanidade) que criou essa imagem para que eu perdesse a experiência tão espiritual que tive no sonho anterior. Assim, logo me esforcei para afastar esse segundo sonho, que era confuso, insatisfatório e obscuro. As forças hostis não conseguem reproduzir a pureza de um Mestre espiritual verdadeiro – essa é uma dica – e por isso nesse segundo sonho o Mestre parecia tão fora do natural, estranho. Esse não foi um sonho espiritual, mas algo do meu psicológico ou uma força externa tentando me fazer sentir menor. Quando você ver algo assim nos seus sonhos, não se renda, não os ouça. Invoque pureza, a pureza da sua alma. Claro, ajuda muito se a sua vida tiver pureza.
O trecho do livro é este:
Se alguém tem um sonho com o seu próprio Mestre espiritual, o sonho é confiável?
Sri Chinmoy: Infelizmente, é possível que as forças ruins tomem a forma de uma grande personalidade espiritual ou de um Mestre espiritual e apareçam num sonho. Às vezes elas são bem sucedidas e fazem muitas coisas ruins. Como você pode distinguir o Mestre verdadeiro das forças hostis? Quando uma força ruim aparece num sonho na forma de um Mestre espiritual ou de um grande santo, a primeira coisa que você notará é a sua impureza. Se você reparar que não há pureza, imediatamente saberá que não é o Mestre, mas sim uma força ruim na forma do Mestre. Muitas vezes aconteceu que forças negativas tomaram uma forma divina e apareceram diante do buscador, e o buscador se curvou a essas forças. Você nunca, nunca deve se curvar num sonho a não ser e até que tenha certeza de que aquela pessoa realmente é o seu Mestre, ou Krishna, o Cristo, o Buda ou outro grande Mestre espiritual. Caso contrário, no momento em que se curvar e tocar os pés da pessoa, através de um processo do ocultismo essa força ruim levará embora algumas das suas qualidades divinas.
Quando você vê um Mestre num sonho, primeiro veja se ele traz consigo uma enxurrada de pureza e a fragrância de uma flor ou o brilho da luz. Essa pureza nunca será trazida pelas forças hostis. No momento em que você sentir pureza absoluta e a fragrância de flores, saiba com certeza que é uma pessoa divina quem veio. Mas se sentir impureza ou se ficar incomodado ou com medo, saiba com certeza de que é uma força ruim em um disfarce.
do livro Sonhos
Tipos de sonhos: espirituais, psicológicos
Um sonho espiritual é uma experiência na sua vida interior. Em geral, guarde-a no seu coração, no seu diário, e não a compartilhe – a não ser que seja um chamado, uma necessidade interior e, mesmo assim, só depois de muitos meses ou anos. Esse sonho tive há quase vinte anos, e sinto que já está bem assimilado, por isso sinto necessário compartilhar, como uma inspiração aos demais buscadores. Sinto que as situações desse sonho são algo pelo qual muitos buscadores passam, cada um da sua forma individualizada.
Já um sonho do psicológico é algo que está retornando da sua memória, das suas emoções. Ele não necessariamente pode ser parte da sua busca espiritual, mas sim um processo natural do ser humano, assim como os demais que passam pelo nosso físico. Normalmente eles são mais confusos, excitantes, tristes, eufóricos, etc. Eles não têm a solidez e serenidade dos sonhos espirituais, e não costumamos nos sentir pessoas novas, mais evoluídas, após acordarmos.
Dicas para sonhar bem e não ter pesadelos
Dormir com os braços ou algo no peito, ou com o rosto coberto pelos lençóis pode fazer com que tenha pesadelo, pois fica fechado para a luz. Dormir de barriga cheia, ou ter pensamentos ruins enquanto come durante o dia também pode ocasionar pesadelos.
Antes de dormir, sempre medite e traga luz para o seu ser emocional, a região ao redor do umbigo. Viva a sua vida desperta com consciência, pureza, luminosidade.
Significado dos sonhos
Abaixo deixaremos um resumo de alguns sonhos listados no livro. Por favor, leia a explicação completa antes de tirar conclusões e saiba que apenas um Mestre espiritual realizado pode dizer com certeza o significado interior dos seus sonhos. Aqui tem um resumo apenas para motivá-los.
Sonhos de diversos planos de consciência
Sri Chinmoy descreve o significado de muitos sonhos no livro. Os sonhos, mesmo que tenham o mesmo tema ou acontecimentos, possuem significados diferentes de acordo com o plano de consciência de onde vêm. Ou seja, não é possível dizer que o significado de um sonho específico é fixo. Depende de cada dia, cada pessoa, cada sonho individual. Considere as explicações abaixo como possibilidades apenas.
Sonhos com animais
Por exemplo, ele descreve como a águia voa alto, mas sua consciência está sempre olhando para o chão. É como se fosse uma arrogância: “Sou tão espiritual, tão elevado”, mas o buscador está sempre olhando para as coisas baixas da existência.
Sonhos com cães, se o estiverem seguindo-o fielmente, representam a sua fé e obedência; se estiverem mordendo-o, significa a perda de fé. Peixes representam maldade, mesquinhez. Mas se estiverem nadando de forma bela na água, podem representar a consciência. Serpentes coloridas significam poder, exceto se forem escuras, onde representam destruição. Elefantes significam força.
Sonhos com outras pessoas
Em outra pergunta, ele foi perguntado sobre como levar o amor que sentimos num sonho para o dia a dia. Mas sua resposta foi direta (supomos que por saber o que acontecia no interior da pessoa): se é amor emocional, devemos ficar vigilantes e não o acalentar, pois prejudicará a nossa vida espiritual. Uma forma de superá-lo é oferecer ao Supremo, ao invés de a uma pessoa.
Uma pessoa sonhou com a morte de um familiar. A recomendação é que não desse atenção, pois, se fosse verdade, ficaria triste; se não fosse, causaria tristeza desnecessária. Mas podemos sempre orar e meditar pela vitória divina em todos os acontecimentos.
Sonhos sobre estar caindo ou voando
Se sonhar que está caindo e ficar com medo, é um sinal de que está sendo atacado. Se a queda for inspiradora e acordar com a força de um leão, saiba que está sendo inspirado e energizado por uma força divina a mergulhar fundo na sua vida interior.
Sonhos onde você voa ou caminha como se estivesse saltando acontecem no plano vital superior, que não é um plano muito elevado. Sonhos com batalhas e morte costumam ser do plano emocional também.
Sonhos com anjos e música
Num dos sonhos, uma pessoa teria visto uma monja, mas Sri Chinmoy disse algo com a ideia de que na verdade eram anjos, só que a mente não queria que a pessoa sentisse a alegria de ver os anjos no sonho e a disfarçou de monjas. Olhem como a nossa própria mente nos trata!
Em outro sonho, a pessoa ouvia a música da alma (!). Outra experiência foi de alguém que ia muito fundo e, ao sair, sentia que queria ficar lá. Nesse caso, a experiência foi a de estar na região da alma.
Mais sobre os sonhos no livro