por Patanga

Hoje pretendo compartilhar umas dicas, de fato, ancestrais para a meditação. São coisas simples, mas que, se adicionandas, com o tempo farão grande diferença.

bali40.jpgQuando meditar?

Todos os dias, em um horário fixo, logo após acordar. Se quiser priorizar o seu progresso, comece a sua meditação antes das seis horas da manhã.

Um atleta treina todos os dias, em um horário certo, por um tempo certo. Se pretende ser um atleta interior, pode usar as mesmas ferramentas: disciplina, sinceridade e regularidade.

Não é incomum hoje em dia alguém (às vezes, um “amigo”) observar a disciplina e sinceridade de outra pessoa e dizer: “Isso é loucura, o melhor é ficar à vontade!” Cada pessoa vai obter o resultado de sua ação, cedo ou tarde. Você mesmo tem de optar por aquilo que deseja.

Preparando-se para meditar

Nas palavras de Sri Chinmoy:

“Antes de começar a meditar, seria muito bom se você pudesse tomar um banho. A limpeza do corpo ajuda muito na purificação da consciência. Se não for possível tomar um banho, você deve ao menos lavar o rosto. Também é aconselhável usar roupas leves e claras.”

“Não é bom meditar após ter ingerido uma grande quantidade de comida. O corpo tem milhares de nervos sutis, que se tornam pesados após uma grande refeição, não permitindo meditar apropriadamente. O corpo, a consciência e os nervos estarão pesados e sua meditação não será boa.”

altardemeditacaosrichinmoy.jpg

Onde meditar?

Num lugar solitário, que você usa todos os dias para meditar – e somente para meditar. Pode ser um canto em seu quarto – alguns usam uma pequena mesa coberta com um pano belo ou montam uma prateleira na altura dos joelhos. Nele, você pode, colocar coisas que o inspiram: flores e incenso (pureza), uma vela (para inspiração da mente ou para um exercício de meditação) e a foto ou imagem do seu Mestre (ou de um Mestre que você admire, como o Cristo, Buddha ou Krishna).

“Se queimar incenso e mantiver algumas flores em frente ao altar, isso também o ajudará. O aroma do incenso talvez lhe proporcione apenas uma gota de inspiração e purificação, mas essa gota é adicionada ao seu tesouro interior. O mesmo acontece se mantiver uma vela acesa durante a sua meditação. A chama da vela por si só não lhe trará inspiração, mas, quando você a observar, imediatamente sentirá a chama de aspiração do seu ser interior subir alto, mais alto.”  – Sri Chinmoy

Assim, ao utilizá-lo somente para esse fim, o local terá uma vibração própria e santificada, que o inspirará a meditar e o ajudará a mergulhar mais fundo em sua meditação.

Como meditar?

Medite no coração. Comece afastando os seus pensamentos, utilizando a concentração, tentando deixar a mente em paz. Você pode usar também a respiração para esse fim. A partir desse ponto, use qualquer um dos exercícios de meditação que conheça.

Para saber mais – CURSO GRÁTIS DE MEDITAÇÃO

Aqui demos algumas dicas principais. Se tiver interesse em aprender exercícios e mais dicas, sugiro participar do nosso curso gratuito de meditação. Você pode ler mais no site, mas a teoria nunca substitui a experiência de praticar.