Meditação para dormir


Pergunta: Como posso continuar a minha aspiração durante o sono?

Sri Chinmoy: Antes de dormir, medite com toda alma

e sinta que essa meditação é como seu guia consciente,

que o levará até a sua meta. Você segue o guia.

Ele o carregará durante o sono e o colocará no seio do acordar.

sri chinmoy dormir


Quando dorme ao lado da fé,

Ele desfruta de um sono tranquilo.

Quando ele dorme ao lado da dúvida,

Ele sofre um sono inquieto.

Quando ele dorme ao lado do medo,

Ele morre num sono sem fim.

Sri Chinmoy, The Dance of Life

O relaxamento da mente

Me deu duas coisas preciosas:

O alento-silêncio do mundo interior

E

A vida-som do mundo exterior.

Sri Chinmoy

Meditação para dormir


por Adriano Passini

O modo no qual vivemos atualmente é extremamente dinâmico. Temos diversas atividades, tais como trabalho, estudos, família, atividade física e assim por diante. No final do dia, hora em que merecemos nosso descanso, momento em que vamos dormir, muitas vezes simplesmente dormir se torna algo difícil de ocorrer com naturalidade. Mas por que para muitas pessoas é tão difícil dormir, se passamos o dia inteiro em atividades que cansam o nosso corpo?

A resposta é simples, por que nossa mente não consegue parar de trabalhar, quando terminamos o dia, ao invés de relaxarmos, pensamos no que aconteceu durante o dia, no que vamos fazer no dia seguinte, ou nos nossos problemas da vida. Nossa mente nos bombardeia com inúmeros pensamentos que fazem com que seja difícil relaxar e dormir. Vou tentar escrever neste artigo algumas dicas simples, que ajudarão qualquer pessoa a ter uma noite de sono mais tranquila e agradável.

De acordo com Sri Chinmoy, nosso corpo é composto pelo corpo físico, o vital (que é responsável pelas nossas emoções), a mente (responsável pelos pensamentos), coração (que é o lar da alma) e esta última, a alma (que é a fonte de nossa existência, nossa essência como seres humanos). Vamos abordar aqui somente o corpo físico, vital e mente, já que este artigo tem o objetivo de dar dicas para dormir melhor.

O corpo físico fica naturalmente cansado após um dia de trabalho, mas de uma única forma podemos também acalmar nossas emoções e mente. Atividade física desempenha um papel muito importante na vida de qualquer pessoa, ela é recomendada a todas as pessoas, sem exceção. De acordo com Sri Chinmoy, esporte é meditação, pois se praticado de maneira correta, de forma concentrada e focada, ele pode acalmar nossas emoções e a mente, além de cansar o corpo. Portanto, de uma única forma pode-se obter um relaxamento completo do nosso ser.

Outras atividades normais no nosso dia também irão nos ajudar a dormir melhor. Um banho e comer moderadamente alimentos leves durante a noite nos ajudará a entrar em um estado mais tranquilo o que favorecerá o nosso sono. Neste site existem várias dicas de como meditar, então não vou atentar a elas, mas podemos fazer uso delas.

Para finalizar o dia de forma adequada, fazer uma pequena meditação, (que não precisa ser mais que 10 minutos) ajudará a acalmar mais ainda nosso corpo, vital e mente. É muito importante que, após a meditação a pessoa vá dormir, pois estará em um estado de consciência mais elevado. Se a pessoa gostar de ler um livro a noite, poderá fazê-lo antes da meditação, desde que seja uma leitura agradável e que não exija muito raciocínio – isso estimularia a mente a ficar inquieta.

Em resumo, para obter uma noite com qualidade de sono e dormir de forma mais rápida, recomendo o seguinte:

  • atividade física diária, que pode ser qualquer uma,
  • um banho para relaxar e eliminar as impurezas do corpo físico,
  • alimentação leve e moderada e
  • fechar o dia com alguns minutos de meditação.

Se essas simples atividades forem feitas de modo correto e de forma contínua, entraremos no sono de forma mais rápida e mais importante, com qualidade.

 

Meditação para dormir profundamente


Além de meditar antes de dormir, assim que deitar na cama, você pode fazer o seguinte exercício:

Exercício para pegar no sono

“Você deve treinar o corpo para que quando deitar durma em cinco ou dez minutos, antes que a mente comece a pensar nos incidentes e eventos. Tenha um doce pensamento sobre mim – que eu sorri para você um dia, ou outra coisa. Você lembrará daquele sorriso e nadará no seu mar quando dormir.”

– Sri Chinmoy

pássaro dormindo

Música para relaxamento antes de dormir

Veja os canais gratuitos:

Música para relaxamento – Canal 1   |  Canal 2


Meditação guiada para dormir

Vídeos de natureza e relaxamento para dormir

Canal gratuito: Momentos de Silêncio

Meditação no oceano

Play video

sdls

Leitura recomendada

Sleep: Death´s Little Sister

Inúmeras perguntas e respostas sobre o sono relacionadas com a meditação e espiritualidade.

Veja o conteúdo integral do livro gratuitamente em Sri Chinmoy Library

Dicas de meditação para dormir e assuntos relacionados


Hora da meditação

Pergunta: Mas e se formos para a cama tarde da noite? Deveríamos ainda manter a mesma hora para a meditação?

Sri Chinmoy: Sim, por favor, mantenha a mesma hora, e depois você pode voltar a dormir após a meditação. Você deveria meditar mesmo se tiver visitado amigos e retornado para casa às quatro horas da manhã. Pode dormir por duas horas e se levantar às seis, reajustar o despertador e voltar a dormir. Por favor, sinta que o seu Amigo divino virá bater à sua porta às seis horas. O que é mais importante: Deus o amigo, ou os seus amigos humanos? Você visitou outros amigos na noite anterior e passou horas com eles. Mas você tinha uma hora marcada com o seu Amigo divino. Não pode simplesmente dizer: “Vou me atrasar.” Quem é mais importante, Deus ou um ser humano?

Sono interrompido e a meditação

Pergunta: Seria melhor caso dormíssemos por duas ou três horas e meia durante a noite e levantássemos por meia hora para ler os seus livros ou orar e meditar e então voltar a dormir?

Sri Chinmoy: Infelizmente, pode ser que apenas após três horas você entre em uma parte mais profunda do sono. Durante as três primeiras horas você não dorme adequadamente, mas então estará entrando em uma espécie de sono mais repousante, satisfatório e renovador. Mas se você colocar mecanicamente um despertador para tocar após três horas, será justamente quando está prestes a desfrutar do sono que em cinco minutos fortalecerá os seus nervos. Se acordar nesse momento, não será bom. Você deve treinar o corpo para que quando deitar durma em cinco ou dez minutos, antes que a mente comece a pensar nos incidentes e eventos. Tenha um doce pensamento sobre mim – que eu sorri para você um dia, ou outra coisa. Você lembrará daquele sorriso e nadará no seu mar quando dormir.

Os discípulos que vejo todos os dias não devem lembrar da repreensão de hoje, mas sim do sorriso de ontem. Lembrem-se de qualquer coisa minha que traga alegria a vocês. Se puderem lembrar daquela alegria por cinco minutos quando forem dormir, a sua paz entrará em vocês. A alegria traz paz a vocês. Esse é o caminho mais fácil. Mesmo caso tenham ido para a cama após discutir ou brigar, ou se coisas ruins aconteceram no seu trabalho ou com seus amigos, pensem no meu sorriso, ou em como vocês me agradaram alguma vez. Vocês deveriam escrever essas coisas para caso não se lembrem quando estiverem irritados, possam ver e avivar a memória. Essas doces lembranças têm tanto poder que engolirão todos os sentimentos amargos que poderiam impedí-los de dormir adequadamente.

 

Dormir depois da meditação

Pergunta: Seria ruim caso alguém voltasse para a cama após meditar das duas às três da manhã?

Sri Chinmoy: Não, não é ruim. Se tiver de dormir após a meditação, você pode, mas se puder continuar meditando das duas às cinco sem dormir, seria infinitamente melhor. Mas caso isso não seja possível para você no momento, se puder meditar por uma hora, pode assimilar o resultado após a meditação.

A única dificuldade que existe ao meditar das duas às três ou quatro da manhã é o grande número de horas existentes até que se levante após a meditação. Ao se levantar às nove ou dez horas da manhã, por haver meditado às duas, durante o período das sete às oito horas as forças vitais – as suas próprias ou a agressão da Terra, que fica agitada às sete ou às oito horas – farão com que a sua consciência fique agitada. A agitação da consciência da Terra ou do seu próprio vital inferior podem entrar nos resultados da meditação que você teve às duas ou três horas da manhã. Portanto, você deve ter um descanso bastante pacífico ou deve se levantar às cinco ou seis horas. Caso levante às nove ou dez horas, tendo meditado às três, a agitação e correria da vida ao seu redor podem perturbá-lo.

Assim sendo, você deve ser bastante cauteloso. Por aproximadamente uma hora, das duas às três, você pode meditar e depois pode dormir das três até as cinco. Mas esteja acordado às seis da manhã. De outra forma, a consciência da Terra, que desperta e se torna agitada, pode criar um distúrbio na sua consciência.

The Hour of Meditation, p. 52-53

Meditação da noite e da manhã – qual a melhor?

Pergunta: A qual é melhor: a meditação matutina ou a meditação vespertina?

Sri Chinmoy: Elas podem ser igualmente benéficas, igualmente frutíferas, mas à noite se torna mais difícil meditar porque por 8 ou 10 horas durante o dia você esteve na agitação da vida. Você encontrou pessoas sem aspiração e inconscientemente seus pensamentos e idéias impuras entraram em você. A menos que você seja espiritualmente poderoso, assimilará do mundo forças não inspiradoras e não aspirantes. Portanto, se torna muito difícil meditar à noite com a mesma esperança e o mesmo frescor. Se você tomar um banho, isso ajudará, se você se associar a pessoas espirituais isso também o ajudará. Mas normalmente não é a mesma coisa.

Na manhã seguinte tudo estará fora de sua memória pelo menos por um período de tempo. Enquanto você dormiu as distrações do mundo exterior se foram. Todos os golpes que você recebeu das pessoas se foram. Durante as 8 horas em que você esteve dormindo, a sua alma, como uma divina ladra, o esteve observando. Um ladrão qualquer teria roubado alguma coisa de você, mas essa ladra divina somente lhe dará e dará. Se você precisa de paz em algum ponto, sua alma ali colocará a paz.

É como a mãe que entra secretamente no quarto da criança pela manhã – muito cedo. Assim que a criança acorda encontrará tudo o que necessita para ir à escola. À noite a alma tem a oportunidade de fazer o que é necessário enquanto você dorme. Mas durante dia, enquanto você está envolvido nas atividades exteriores, se torna extremamente difícil para a alma dar e para você receber. Por essas razões, meditar de manhã é usualmente melhor.

Quando você se senta para meditar, se estiver 99% no mundo do sono e 1% neste mundo, como poderá ter uma meditação frutífera? De manhã, para conquistar sua letargia, tome um banho e se sente refrescado e alerta para sua meditação, a qual se tornará 100% boa. De outra forma ela será inútil.

De manhã bem cedo não há agitação, não há comoção. Você descansou por muitas horas e sente a força de um leão. Depois da manhã, a melhor hora para meditar é à noite porque a atmosfera é calma e há bastante paz. Você tem então uma sensação de suavidade. À noite você está cansado e sente que o mundo todo está cansado, mas existe uma pequena diferença entre a maneira como o mundo se aproxima da verdade e à sua própria abordagem quando ambos estão cansados. Quando o mundo está cansado ele não tem aspiração e quer descansar. Mas você sente que o seu cansaço e letargia podem ser superados apenas trazendo mais Luz, mais energia para o seu organismo. Uma pessoa comum não rezará ou meditará. Se ela estiver cansada dormirá. Ela sentirá que não há nada mais para fazer. Mas você dirá: “Não! Estou cansado, mas existe uma forma específica de dar energia à minha vida: lhe dando paz, luz e alegria.” Quando você reza ou medita, uma nova vida, uma nova energia o adentra e o refresca.

Se você quiser meditar à noite, medite por meia hora ou 40 minutos antes da refeição. Se estiver realmente com muita fome você pode tomar um copo de água, suco ou leite. Se você meditar após ter tido uma refeição pesada, os milhares de nervos sutis em seu corpo estarão muito pesados e você não será capaz de ter uma boa meditação. O corpo, a consciência, os nervos estarão pesados e sua meditação será inútil. Quando você medita corretamente a sua consciência voa como um pássaro, se meditar bem você sente que toda a sua existência, como um pássaro, está voando, alto, mais alto, altíssimo.

Mas, quando você se toma pesado, imediatamente afunda e sua consciência não se levanta.

Se você não puder meditar de manhã, meditar à noite é a segunda melhor opção. Não ao meio-dia ou às 14 horas. Nessas horas sua meditação não será boa. Mas quando você estiver bem avançado na vida espiritual, qualquer hora será boa para você. A melhor coisa, no entanto, é meditar de manhã e à noite. Se você meditar bem pela manhã, conseguirá um milhão de dólares espirituais e se meditar bem à noite conseguirá 10 milhões de dólares espirituais – mas se conseguir mesmo que seja um dólar a mais para juntar à soma espiritual em direção à sua realização, se você for sábio, ficará com ele.

Dormindo demais?

Pergunta: É verdade que ficamos mais cansados se dormirmos mais do que cinco ou seis horas?

Sri Chinmoy: Não é questão de cinco ou seis horas, mas sim se realmente dorme mais do que o necessário para o seu corpo, então uma quantidade anormal de letargia ataca o seu corpo. Devido a esse ataque impiedoso, você se sente mais cansado.

Como saber que hora dormir – meditação

Pergunta: Quando de noite vou dormir, sinto uma pressão para que continue meditando mais tempo, e quando durmo meus sonhos me dizem para acordar e meditar. Se eu os ignoro, o próximo sonho diz que o meu “eu” mais elevado está bastante descontente.

Sri Chinmoy: Não importa o que seus sonhos dizem, no seu caso você precisa de um mínimo de sete horas para que seu corpo e sua mente descansem. Se deixar seus sonhos fazerem com que se sinta que está desperdiçando seu precioso tempo enquanto dorme, então durante a meditação, a luz de sua voz interior dirá a você que sua saúde está se deteriorando porque você não está descansando o suficiente. No presente estágio de sua evolução espiritual você precisa de sete horas de sono. Mas as forças hostis gostam de criar problemas para nós. De acordo com elas, não importa o que fizermos, estaremos sempre fazendo algo errado. Deve ser firme nesse respeito. Diga a elas: “O que faço é o que é certo para mim e não quero saber de mais nada.” Se quiser meditar mais, deve começar mais cedo, ao invés de continuar até mais tarde e perder tempo do seu descanso.

Discípulo: Sempre espero que a luz diminuirá quando quero sair da meditação; mas ela não o faz e é por isso que quero continuar meditando ao invés de dormir.

Sri Chinmoy: O que está chaman-do de luz não é luz verdadeira; é falsa luz; é a sua concepção mental de luz. Luz verdadeira irá preenchê-lo com energia dinâmica. Irá tirá-lo da ignorância. Se estivesse mesmo rece-bendo tanta luz durante sua meditação, então estaria divinamente energizado e seu corpo não precisaria de tanto sono quanto eu vejo que precisa.

Meditar ao Invés de Dormir ou Vice-Versa

Pergunta: Algumas noites não me sinto cansado e simplesmente deito na cama cheio de alegria. Eu deveria então meditar?

Sri Chinmoy: Se não conseguir dormir e não houverem pensamentos não divinos o incomodando, isso significa que Deus deu a você uma oportunidade para meditar mais. E se não puder meditar, então leia alguns livros espirituais. Mas não se torture; se o sono bater na sua porta, deixe entrar. Mas, se o sono não o estiver torturando, então deveria se sentir uma pessoa de sorte por poder usar essas horas para si.

Pergunta: Às vezes acordo bem cedo. Seria uma boa idéia levantar e meditar mesmo que não seja minha hora de meditação de costume?

Sri Chinmoy: Por favor considere como uma oportunidade dourada. Caso se sinta renovado e energizado, apenas sente-se e medite por quinze ou vinte minutos. Isso será somado à sua riqueza espiritual.

Dormir – vontade ou necessidade

Pergunta: Quando sentimos vontade de dormir, como podemos saber se é apenas uma idéia da mente ou se realmente precisamos dormir?

Sri Chinmoy: Depois da sua meditação da manhã, deve sentir que a vida é uma oportunidade. Deve sentir que se for dormir por um minuto que seja, estará realmente perdendo algo que é extremamente importante para sua vida. Isso não é uma ameaça para a sua mente consciente. Às vezes você não precisa de sono de forma alguma; é a sua mente que lhe diz que nos últimos dois ou três dias você não dormiu o suficiente. Mas quem sabe, talvez tenha meditado bem nos últimos dias. Não dormiu por mais de sete horas durante esses dias, é verdade; mas durante esses três dias talvez sua meditação tenha sido extremamente poderosa. Quando sua meditação é extremamente poderosa, você não precisa dormir por sete ou oito horas. Caso sinta que a meditação não foi boa e que agora precisa ou merece dormir, pode então tentar ser o mestre do corpo. Não deixe que o corpo dê as ordens para você. Se ele vem e diz: “Eu estou tão cansado, por favor me deixe dormir”, é como se um trabalhador estivesse mandando no chefe. Os trabalhadores sempre dizem: “Estou exausto. Por favor deixe-me ir para casa.” Contudo, você é o chefe. Se achar que o seu organismo, o trabalhador, está realmente exausto, então permita que ele durma. Mas seja você o juiz. De outro modo, será natural que o corpo aja assim. Tentará sempre convencê-lo de que ele está muito fraco e doente. Sabe que quando está com fome, você o alimentará. É como o trabalhador que sabe que seu chefe tem um grande coração. O chefe pagará o salário porque foi convencido de que o trabalhador está doente. Quando dá algo ao corpo, sinta que é o dono do corpo e que você é um com a alma. Se reparar que o corpo está exausto e que não pode se mover um centímetro, ele merece dormir. Mas se permitir que o corpo dê as ordens a você, então ele dirá todos os dias que precisa de mais sono. Logo depois da meditação dirá “Agora que fiz o meu dever, eu mereço três ou quatro horas de sono.” Portanto seja você o juiz, e não o corpo. Deixe que a sua alma e a sua aspiração julguem o corpo. Então, eu lhe digo, não cometerá engano algum.

Posição ideal para dormir

Pergunta: Qual a melhor posição para se dormir?

Sri Chinmoy: Algumas pessoas não sabem como dormir corretamente. Elas dormem em sobre o peito, um jeito absurdo de se dormir. Assim, os canais Ida, Pingala e Sushumna não conseguem funcionar. Você sempre deve se voltar para a luz e permitir que ela entre no centro do coração. Quando se está dormindo sobre as costas ou de lado, estará vendo alguma luz, ao passo que dormindo sobre o peito a luz fica imediatamente obstruída. Portanto, para dormir a melhor posição é sobre as costas ou de lado. Nunca deite voltado para baixo, e não cruze os braços nem as mãos sobre o peito quando for dormir.


A tradição indiana diz que se de noite dormir sobre o seu lado esquerdo, dormirá melhor. Já durante o dia é melhor dormir sobre o lado direito. Nunca durma sobre o seu peito. Há verdade em todas essas coisas. Os sábios dizem que nunca devemos dormir com as mãos no peito, ou então teremos pesadelos. Muitas pessoas têm pesadelos desnecessariamente, por esse motivo.

O que pode fazer se sentir que mesmo oito horas não são suficientes para você, ou se for incapaz de ir para a cama no seu horário de costume é o seguinte: tente imaginar que irá dormir por vinte e quatro horas. Sinta que terá um ótimo sono durante vinte e quatro horas. Então, tão cedo levante sinta que dormiu por vinte e quatro horas. Nunca pense que dormiu por apenas três ou quatro horas.

É a mente que convence a consciência exterior. A mente consciente pode sozinha satisfazê-lo. Se sua mente consciente disser que você dormiu por vinte e quatro horas, você acreditará nela. Não é um modo de se iludir. É o auto-controle agindo na mente consciente. Dizemos que dormimos por vinte e quatro horas porque o número vinte e quatro horas passa a impressão de que tivemos uma quantidade considerável de descanso, uma quantidade mais do que suficiente. Esse símbolo tem enorme força. Podemos não dormir por nem mesmo quatro horas, mas o símbolo vinte e quatro imediatamente nos transmite a sensação de satisfação, alívio e plenitude. Assim podemos levantar cedo pela manhã.

Meditação para dormir