Play video

Vegetarianismo e dieta vegetariana


“A dieta vegetariana tem um papel

importantíssimo na vida espiritual.

Pureza é de importância primordial

para um aspirante.

Essa pureza devemos estabelecer

no físico, no vital e na mente.”

– Sri Chinmoy

 

sri chinmoy campeão de decatlo vegetariano

Sri Chinmoy – vegetariano campeão de decatlo

A importância da dieta vegetariana

Pergunta: Por que você recomenda o vegetarianismo? Existe alguma relação com a pureza?

Sri Chinmoy: Se você quer levar uma vida melhor, uma vida disciplinada e pura, sinto que uma dieta vegetariana é necessária. Aqueles que comem carne estão adquirindo inconscientemente a consciência de um animal. Além de suas qualidades hostis e outras não divinas, os animais possuem uma tremenda agitação. Quando consumimos alimentos equilibrados, nossa consciência torna-se automaticamente equilibrada, suave e gentil. Mas quando comemos carne, adquirimos a consciência agitada e destrutiva dos animais.

A toda hora, estamos adquirindo a consciência de outras pessoas e objetos. Quando ficamos diante de um Mestre espiritual, adquirimos sua consciência imediatamente, sua vibração. Ele está nos oferecendo o que tem a oferecer. De modo semelhante, o animal nos oferece o que tem a oferecer; e o que ele tem a oferecer são suas qualidades animais. Depende de nós, aceitar ou rejeitar essas qualidades. Para o principiante, portanto, ou para qualquer um que esteja seguindo o caminho espiritual, é aconselhável ter uma dieta vegetariana pura. Isso ajuda de modo considerável.

A pureza também é necessária. Temos de sentir que a pureza não vem apenas ao lavarmos o corpo dez vezes por dia. Alguns sentem que se tomarem uma ducha seis vezes ao dia serão puros. Longe disso! Um peixe fica n’água vinte e quatro horas por dia, mas a consciência de um peixe não é mais pura do que a de qualquer ser humano. É verdade que, em inglês, asseio rima com divindade (cleanliness is next to godliness). Podemos tomar duas ou três duchas diárias, mas seguir tomando ducha seis ou sete vezes para ficar puro é totalmente errado. Podemos facilmente purificar o corpo físico denso se instalarmos um altar vivo dentro do nosso coração para o objeto a Quem adoramos, Deus. Sabemos que Ele existe, mas onde? Onde podemos vê-Lo primeiro? Dentro do nosso coração. Deus é onipotente, onisciente e onipresente, mas isso não nos satisfaz. O que nos satisfaz é que Deus é todo amor. E onde está esse amor? Está dentro do nosso coração. Podemos estabelecer a pureza em nós mesmos ao sentirmos a Presença divina dentro do nosso coração.

Vegetarianismo e meditação

A maioria dos aspirantes espirituais se tornam vegetarianos. Isso é maravilhoso. Todavia, comer apenas legumes e vegetais com a idéia de que seremos capazes de conquistar as mobilizações de nosso vital inferior, seria tolice. Não se conquista o vital inferior meramente comendo apenas legumes e vegetais. Ser vegetariano nos auxilia na vida espiritual, e ficarei feliz se você puder se tornar vegetariano. Mas a verdadeira pureza provém da aspiração interior da alma, e não do alimento. Se tivermos alguma pureza espiritual, a pureza física adquirida pela abstenção de carne será bastante útil. Sem pureza, não importando o quão cuidadosamente nos abstemos de comer carne ou peixe, a pureza não vem até nós.

Aqueles que dão toda a importância à alimentação como uma forma de se estabelecer pureza na mente, no coração e na alma, estão cometendo um engano. Se realmente quisermos pureza, é bom não comer carne; contudo, devemos saber que a aspiração e a meditação ocupam o lugar primordial na obtenção da pureza. Se pudermos trazer à tona a pureza da alma, com essa pureza poderemos entrar no coração, na mente, no vital e no físico. Quando a pureza divina inunda todas as partes de nosso ser, podemos ter certeza de que ela durará para sempre. Devemos saber o quanto podemos esperar de uma dieta de vegetais. Lembrem que é a aspiração, a aspiração de todo o corpo, vital, mente, coração e alma que pode nos dar pureza. Ao combinar pureza interior com pureza exterior, ambas são fortificadas. Todavia, deve-se dar importância primordial à pureza interior. Pureza interior necessita da aspiração constante, a chama ascendente. Apenas a possuindo, é que de fato alcançaremos algo de eterno. Sri Chinmoy, Purity: Divinity’s Little Sister, p. 4-7

srichinmoyseatedcalfraise

Super-atletas vegetarianos!

Chore interiormente.
Medite interiormente.
Mergulhe interiormente.
Suas conquistas interiores serão muito mais signficativas do que suas imperfeições exteriores.

Sri Chinmoy

É necessário ser vegetariano?

Pergunta: Juntamente com a sua meditação, você segue regras alimentares? Por exemplo, seria necessário ser vegetariano para se ter uma vida espiritual?

Sri Chinmoy: A dieta vegetariana tem um papel importantíssimo na vida espiritual. Pureza é de importância primordial para um aspirante. Essa pureza devemos estabelecer no físico, no vital e na mente. Quando comemos carne ou peixe, as qualidades animais, agressivas, entram em nós. Nossos nervos se tornam agitados; ficam desassossegados e agressivos, e isso pode interferir na nossa meditação. Já as qualidades suaves das frutas e legumes auxiliam-nos a estabelecer, em nossa vida interior e também exterior, as qualidades de doçura, suavidade, simplicidade e pureza. Sendo vegetarianos estaremos ajudando o nosso ser interior a fortalecer a sua própria existência. Interiormente, oramos e meditamos; e exteriormente, nos auxilia também o alimento que tiramos da Mãe Terra, trazendo não apenas energia, mas também aspiração.

Algumas partes do mundo são extraordinariamente frias e as pessoas que lá vivem se deparam com a impossibilidade de viver apenas de vegetais. O que fazer então? Eles precisam comer carne. Existem também alguns buscadores sinceros cuja constituição física é por demais fraca. Desde o início de suas vidas eles comeram carne, e agora têm um hábito formado – um mau hábito, pode-se dizer, – e há dificuldade em permanecer sem a carne mesmo por um dia. Por um lado, eles têm aspiração sincera, mas por outro, seus físicos se revoltam. Em casos assim raros, tais aspirantes devem comer carne.

Muitos buscadores espirituais chegaram à conclusão de que um vegetariano está mais preparado para fazer progresso rápido na vida espiritual. Todavia, juntamente com a dieta vegetariana, são necessárias oração e meditação. Milhões de pessoas aqui na Terra são vegetarianas, mas certamente não existem milhões de almas Deus-realizadas. Na Índia, as viúvas são proibidas de comer carne. Entretanto, apesar do meu mais profundo amor e respeito pelas viúvas indianas, temo que elas não são todas almas Deus-realizadas. Para a Deus-realização é necessário aspiração, um choro interior. Quando se tem aspiração, a dieta vegetariana é de auxílio ao progresso, pois a pureza do corpo auxilia a aspiração, tornando-a mais intensa e plena de alma. Todavia, se alguém não é vegetariano isso não quer dizer que ele não realizará Deus. Longe disso. O Cristo, Vivekananda, e muitos outros Mestres espirituais comiam carne, e eles realizaram Deus.

Dieta vegetariana fácil


pizza.jpgpor Patanga Cordeiro

Há milênios a dieta vegetariana tem tido um papel significativo entre as pessoas que buscam a) um significado interior em suas vidas, bem como b)sucesso exterior, como é o caso dos atletas.

Neste artigo eu gostaria de passar umas dicas para quem está fazendo ou pensando em fazer a transição. Mas antes, um breve texto de Sri Chinmoy de sobre a relevância de não ingerir alimentos que prejudiquem o nosso progresso:

Sri Chinmoy: “A dieta vegetariana tem um papel importantíssimo na vida espiritual. Pureza é de importância primordial para um aspirante. Essa pureza devemos estabelecer no físico, no vital e na mente. Quando comemos carne ou peixe, as qualidades animais, agressivas, entram em nós. Nossos nervos se tornam agitados; ficam desassossegados e agressivos, e isso pode interferir na nossa meditação. Já as qualidades suaves das frutas e legumes auxiliam-nos a estabelecer, em nossa vida interior e também exterior, as qualidades de doçura, suavidade, simplicidade e pureza. Sendo vegetarianos estaremos ajudando o nosso ser interior a fortalecer a sua própria existência. (…)”

Contudo, simplesmente seguir uma dieta vegetariana não vai lhe garantir progresso espiritual ilimitado.

“Muitos buscadores espirituais chegaram à conclusão de que um vegetariano está mais preparado para fazer progresso rápido na vida espiritual. Todavia, juntamente com a dieta vegetariana, são necessárias oração e meditação. Milhões de pessoas aqui na Terra são vegetarianas, mas certamente não existem milhões de almas Deus-realizadas. Na Índia, as viúvas são proibidas de comer carne. Entretanto, apesar do meu mais profundo amor e respeito pelas viúvas indianas, temo que elas não são todas almas Deus-realizadas. (…)”

“(…) Se você pára de comer carne e peixe, não quer dizer que irá relizar Deus da noite para o dia. Longe disso! Você não deve esperar tal grande resultado de um esforço tão pequeno. Mas a sua aspiração aumentará. Suas qualidades suaves, aspirantes, virão à tona mais cedo. Tudo depende de o quão rápido você quer fazer progresso. Se você sente que cada segundo conta, se você sente que não há fim para a sua meta, o melhor é fazer as coisas que estão diante de você tão logo quanto o possível.”

choleComeçando

Tornar-se vegetariano é uma coisa muito simples. De acordo com o seu psicológico, você pode escolher parar de uma vez (eu fiz assim), ou parar gradualmente (diminuir a frequência, até que ao fim de um mês você já é vegetariano.) Seja sincero consigo. Se você acha que o melhor é ser rigoroso, pare de uma vez. Mas, se sabe que irá ter dificuldades, diminua gradualmente. Para a maioria das pessoas, essa é a maneira mais indicada.

pastelNão é necessário substituir

A maioria dos novos vegetarianos não tem necessidade de modificar seus hábitos alimentares, exceto pela abstenção de carne. Isso é porque os alimentos típicos de uma refeição formam um bom cardápio.

Por exemplo, uma refeição típica de restaurante, contendo arroz, feijão, legumes (batata, cenoura, beterraba, mandioca, etc, etc), saladas e frutas, é bastante rica. Dependendo do dia, até um omelete ou suflê de queijo pode estar disponível. A carne, se adicionada a esse prato, seria apenas um fator para dificultar a sua aspiração (e a sua digestão! :D)

biryaniAinda assim

Contudo, algumas pessoas estão acostumadas a comer fundamentalmente carne nas refeições. Para elas, sugiro que redescubram as coisas das quais gostam e não desenvolveram o hábito de incluir no cardápio. Eu, particularmente, passei a gostar (e muito) de outros alimentos apenas depois de me tornar vegetariano. Acho que ao me tornar vegetariano obtive mais sensibilidade e passei a gostar de outras coisas mais suaves e deliciosas. E descobri muitos novos temperos, além de novos usos para os antigos!

risotoMinhas sugestões prediletas

Leguminosas: grão-de-bico, lentilhas, feijões (todos: branco, preto, carioca, etc…), ervilhas, etc. Em adição a elas, um cereal: arroz, trigo, milho, etc. Eu gosto muito de pizza! (quanto mais queijos, melhor!)

E ainda há algo mais, especialmente para quem gosta de cachorro quente e hambúrgers: basta ir na seção de congelados ou enlatados no supermercado e comprar salsichas de soja e hambúrgers de soja. São muito gostosos!

Não pense que agora a sua dieta vai ser somente “legumes ao vapor sem tempero e sem sal” e pratos similares! Na verdade você SOMENTE não estará comendo carne – todo o resto você vai comer e apreciar e se nutrir!

chocolate.jpg(PS: se alguém lhe perguntar algo como “tá, agora você vai comer o quê?”, não perca a paciência. Basta responder educadamente todas as coisas que você gosta de comer… humm, lembrando agora que…. além de pizza, eu gosto muito de arroz com feijão (ou grão-de-bico)… temperado com curry… com uma maionese de batata… com brócolis refogado… com lasanha de quatro queijos ou ricota com espinafre… couve, agrião ou alface com óleo de oliva…, macarrão chines com cogumelos…, risoto de ervilhas…humm, e eu adoro sushi (que não é peixe, mas sim arroz)… e não vai mal um chocolatinho e um sorvete!!!)

O que é carne

Carne é a carne de qualquer animal: gado, frango, peixe, camarão, frutos do mar, etc. Talvez haja diferença para a digestão entre um tipo de carne ou outro, mas, do ponto de vista espiritual, não há diferença significativa para o aspirante espiritual. Todas podem ser evitadas.

piramide-alimentarOvos, leite, queijo e iogurte

Ovos e leite não prejudicam o aspirante espiritual como a carne dos animais. Portanto, você pode utilizá-los para enriquecer o seu cardápio e variar suas opções. Alías, o ovos, queijo, leite e iogurte têm nutrientes similares aos das carnes.

Esportes

A dieta vegetariana fortalece o corpo físico e psicológico. Veja o exemplo de alguns atletas de elite, como o famoso fisiculturista Bill Pearl. Dos quatro atletas com 9 medalhas de ouro olímpicas, dois são vegetarianos: Paavo Nurmi (desde os 12 anos de idade) e Carl Lewis. Carl Lewis melhorou seus tempos ainda mais após adotar uma dieta vegetariana sem ovos e leite. Dave Scott, que venceu seis vezes o campeonato mundial de triatlo ironman (3.8km natação/180km ciclismo/42km corrida) era vegetariano também (e ele também não comia nem mesmo ovos e leite).

Amigos e Família

Às vezes acontece de que, quando a gente deixa de fazer algo que outras pessoas fazem, elas acham que estamos errados. Isso é natural da nossa psicologia humana. Perguntas como “você vai comer o quê agora?” são comuns – você pode enumerar todas as coisas que come. Não crie atritos e nem diga para as outras pessoas que você está certo e elas erradas (afinal, é o mesmo que elas dizem). Deixe que elas vejam como você está mais feliz, mais forte e mais saudável com a sua nova dieta. Isso sim deixará sua família e amigos satisfeitos.

Socialmente, você não terá problemas. Mesmo as churrascarias possuem um buffet super rico, e você vai se alimentar muito bem. (Dica: quando vou com minha família em churrascaria, eu digo que sou vegetariano e costumo ganhar desconto no preço!)

Se o seu médico não recomenda a você o vegetarianismo (provavelmente ele não estudou o assunto), sugiro que procure um médico que seja vegetariano e tenha mais experiência no assunto. Ele vai poder lhe dar uma opinião mais completa sobre o tema. Anemia e outras deficiências são, segundo diversos estudos, tão frequentes em não vegetarianos quanto em vegetarianos. Lembre dos superatletas que mencionamos logo acima.

Finalmente

Como disse Sri Chinmoy, o vegetarianismo não é algo que vai fazer com que você se torne uma alma iluminada da noite para o dia. Mas, certamente, se você se aplicar, logo vai perceber a mudança em sua vida. E essa mudança lhe dará forças para continuar seguindo em frente e buscando maiores conquistas e realizações.

Com gratidão, Patanga.

Mitos sobre o vegetarianismo

pizza.jpgpor Adriano Passini

Alguns dos maiores mitos sobre alimentação envolvem o vegetarianismo. Muitas pessoas, ainda por falta de conhecimento, acreditam que este tipo de dieta não trará benefícios para os que a praticam. Não sou nenhum especialista no assunto – apenas um vegetariano que tem uma vida normal, isto é, trabalho, pratico esportes e medito todos os dias.

De acordo com Sri Chinmoy, a dieta vegetariana tem um papel fundamental na vida espiritual, pois os vegetais possuem uma suavidade que nos auxiliam no processo de evolução espiritual. Não somente isso, mas também com a energia obtida na meditação, não haverá fraqueza, como dizem alguns mitos.

Esportes e vegetarianismo

Eu pratico esportes com bastante intensidade, sou triatleta, já completei o ironman e corri diversas maratonas. Além do mais, trabalho todos os dias e tenho uma vida bem agitada, como praticamente todas as pessoas do mundo moderno. Quando perguntam para mim se me sinto fraco, logo digo: “Fraco, será que quem completa um ironman (levei 12 horas e 6 minutos) e corre maratonas é fraco?”

ironman.jpg

Pratico meditação três vezes ao dia e percebo, claramente, que se uma pessoa quer ir fundo na vida espiritual, a dieta vegetariana é de fundamental importância.

Muitas pessoas não se tornam vegetarianas porque desconhecem os benefícios, e só pensam que nunca mais poderão comer carne. A dica não é pensar no que você não pode comer, e sim naquilo que você pode comer. Temos sorte de nascermos no Brasil, onde temos uma infinidade de frutas, verduras e legumes durante o ano inteiro.

chocolate.jpgCoisas Gostosas!

Outro mito é que o vegetarianismo é confundido com o naturalismo. Sou vegetariano e não deixei de comer pizza, chocolate, sorvete, pão de queijo, batata frita, etc. Portanto, os vegetarianos podem consumir essas comidas, desde que não tenham carne. Portanto, no meu caso, como de tudo um pouco. Muitas frutas, verduras, legumes, mas também não resisto a outros tipos de alimentos que todo mundo gosta: pizza, chocolate, doces, etc. Mas cuidado, esses alimentos são muito calóricos e, se você quiser consumí-los sem ganhar peso, é bom aumentar a intensidade ou volume de exercícios físicos.

Dieta vegetariana e o karma

Pergunta: Eu sou um vegetariano e trabalho manuseando carne. Isso aumenta o meu carma?

Sri Chinmoy: Se você é um vegetariano e suas obrigações terrenas demandam que trabalhe num lugar onde tem que manusear carne, não sinta que está aumentando o seu carma ou fazendo algo errado. Já que você não sente a necessidade de comer carne e a sua consciência não está na consciência agressiva do animal, então não há problema.

Algumas vezes, eu sei, existe uma coisa chamada compulsão. Se esse é o único lugar onde você pode arranjar um trabalho, deve fazê-lo. Mas a sua consciência não deve estar na carne; sua consciência deve estar em alguma coisa pura e divina. Você tem que saber onde a sua consciência permanece enquanto trabalha. Há algumas pessoas na vida espiritual que não comem carne, mas quando vêem a carne e o peixe, imediatamente sua gula e desejo vêm à tona. Esse tipo de vegetarianismo é apenas auto-enganação. Mas se você não quer comer carne e nem sente a necessidade, mesmo que toque a carne, não haverá problema.

Se for extremamente sincero e sentir que tocar a carne abaixa a sua consciência, então a sua aspiração sincera irá bater na Porta de Deus e Ele irá lhe providenciar outro trabalho. Se Ele sentir que a sua consciência está sendo rebaixada por tocar a carne e se você estiver sinceramente clamando e buscando outro trabalho, Ele não permitirá que você permaneça nesse. Mas se a sua consciência não estiver abaixando, Deus vai dizer: “Não há problema nisso.”

Abaixo, segue uma gravação de três historinhas engraçadas. Uma delas trata do vegetarianismo.

Rompendo paradigmas do vegetarianismo

Por Adriano Passini


ironman.jpgAntes de começar a quebrar alguns paradigmas, vou explicar o que é vegetarianismo. Vegetarianismo é muito simples de explicar – nada mais é que uma dieta onde não há ingestão de qualquer tipo de carne, inclusive peixe e frango. Evidentemente existem muitas vertentes como, por exemplo, os veganos, que não consomem nenhum tipo de produto proveniente de animais, tais como mel, ovos, leite e seus derivados.

Eu me tornei vegetariano em 2005. Quando conheci a filosofia de Sri Chinmoy, comecei a meditar e, seguindo seus ensinamentos, percebi que esse tipo de dieta nos auxilia na prática da meditação. Parece algo diferente, mas quem pratica meditação com seriedade e disciplina com certeza percebe a diferença de seguir ou não este tipo de dieta.

pizza.jpgIndo direto ao ponto, existe um estereótipo que as pessoas criam em torno de nossa dieta, do tipo: “vegetarianos só comem salada”. Isso é uma mentalidade atrasada e sem nenhum tipo de informação a respeito. Nós vegetarianos comemos de tudo que não tenha carne, desde um simples arroz com feijão até uma pizza de quatro queijos. Evidentemente, um vegetariano tende a ter uma dieta mais natural e saudável, pois nós consumimos mais frutas, verduras e legumes que uma pessoa que come carne, mas isso não pode ser rotulado como um consumidor de apenas alface e tomate.

Um vegetariano não consome apenas coisas integrais. Isso iria um pouco além da mentalidade descrita no parágrafo anterior. Muitas vezes as pessoas pensam que nós somos comedores de grãos integrais e feijão azuki. Nada contra estes alimentos, mas muitos de nós preferimos pão e arroz branco, o que não nos torna menos vegetarianos. Até mesmo muitos lugares onde tem opções vegetarianas, essas comidas são integrais. Portanto, por favor, mudem essa mentalidade de que só comemos coisas integrais.

chocolate.jpgDoces, nossos queridos doces e refrigerantes, sei por experiência própria que o consumo exagerado desses alimentos engorda e causam malefícios a saúde. Sou um atleta que já tive a oportunidade de atravessar o Canal da Mancha a nado, e que apesar de ter ganhado peso para isso, tive uma dieta bem balanceada. Acredito que muitas pessoas vegetarianas adoram doces, sorvete e refrigerante, e como isso não é carne, pode ser consumido sem problemas, desde que de forma moderada.

Algumas pessoas até se espantam quando veem vegetarianos tomando refrigerantes! Isso é o máximo da falta de informação. Imagino que isso vem do estereótipo de que os vegetarianos são naturalistas, não comem açúcar e muito mais. Por exemplo, o chocolate; imagino que todas as pessoas gostam de chocolate, e os vegetarianos também. Não somos exceções. Nos sentimos muito bem comendo esse maravilhoso alimento.

adrianopercursoO objetivo deste texto foi apenas mostrar um pouco do universo dos vegetarianos e quebrar o rótulo de que temos uma dieta muito restrita. Quando esse paradigma mostrado for quebrado e as pessoas pensarem “no que podem comer” (e não “no que não podem comer”), elas verão a riqueza e pureza desse tipo de alimentação. Uma alimentação mais pura e amiga da natureza e dos animais. Algo que todos podem fazer sem perder força e saúde. Inclusive, venho aqui dizer que esse tipo de dieta não nos deixa fracos e muito menos perdemos as tão idolatradas proteínas, pois eu fui um dos vegetarianos que quebrou o mito de que nossa dieta é fraca, atravessando o Canal da Mancha a nado, um dos maiores desafios do esporte.

Vegetarianismo e a dieta vegetariana na meditação

Páginas recomendadas

Aforismos de meditação de Sri Chinmoy Abaixo seguem alguns aforismos de meditação de Sri Chinmoy. Minha sugestão é que decore alguns para recitar durante o dia. Versão em PDF para download...
Meditação para iniciantes Meditação para iniciantes ______________________________________________________________ ∴ Um iniciante é aquele que tem anseio interior por se to...
Curso de meditação gratuito em São Caetano do Sul ... Curso de meditação gratuito em São Caetano do Sul - SP - em breve!
FEV/2015 – Workshop gratuito com Ashirvad O próximo Curso de Meditação 100% gratuito acontecerá em Fevereiro, perto do metrô Ana Rosa (linhas verde e azul). O palestrante Ashirvad Z...