Um mini-curso de meditação

Um mini-curso de meditação

Música de flauta para meditação de Sri Chinmoy – ouça enquanto lê.

 

Introdução à meditação

 

“Quando meditamos, o que fazemos é na verdade mergulhar na parte mais profunda do nosso ser. Então somos capazes de trazer à tona a riqueza que temos dentro de nós.” – Sri Chinmoy

 

A melhor forma de meditação acontece no coração. No coração espiritual, onde mora a nossa alma.

 

Para se aproximar do seu coração, tente deixar as coisas muito complexas da sua mente e vida de lado e silenciar a mente e suas emoções em geral, pelo menos um pouco.

 

Além disso é necessário ter aspiração. Aspiração é uma centelha divina que nos instiga buscar “algo mais” na vida, nas coisas. Curiosidade está na mente, mas se a sua dita curiosidade possui uma raiz mais profunda, no coração, então podemos tentar chamá-la de aspiração.

 

Com a aspiração, tudo passa a fazer mais sentido – seu dia a dia, trabalho, família, etc.

 

Por que meditar?

 

“Se você tiver um sentimento dinâmico logo depois da meditação, se sentir que veio ao mundo para fazer algo e para transformar-se em algo… isso vai indicar que teve uma boa meditação.” – Sri Chinmoy

 

Meditação é algo que vem do nosso coração. O coração espiritual é a sede do amor espirtiual. Começamos com o amor. O amor pelo divino, por algo mais elevado. Esse amor personifica e toma forma, tornando-se devoção, devoção a essa causa maior. Por último vem a entrega, quando rendemos nossa individualidade não-iluminada à fonte de toda a luz. A disciplina luminosa é um passo que nos ajuda a manter firme a caminhada nessa direção.

 

Como praticar meditação

 

Sente-se num lugar especial e confortável, dentro de casa, sozinho. Tente sentir o seu coração. Olhe para um ponto fixo, de preferência algo inspirador como uma chama de vela, uma flor, uma foto do seu Mestre espiritual.

 

Meditação é uma questão de identificação. Tente se identificar com a realidade divina dentro do objeto da sua concentração. Para isso, use o seu coração espiritual. Sinta que você mora no seu coração e que, a partir dele, sente-se uno com o objeto de concentração. Deixe que isso se aprofunde

 

Comece com 5 a 10 minutos por dia. Faça todos os dias, sem falta (isso é o mais importante de tudo), duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Quando acordar, se prepare um pouco: tome uma ducha rápida, escove os dentes e troque de roupa.

 

Com o passar do tempo será natural fazer de 15 a 30 minutos todos os dias, duas vezes ao dia. Você irá perceber.

 

Como melhorar a sua meditação

 

Comece a sua meditação cedo, às 6h da manhã ou mais cedo. Sua meditação será muito mais profunda. E seja regular em seus horário: faça todos os dias, sem falta, no mesmo horário.

 

Depois de terminar sua meditação da manhã, recomendamos que faça uma leitura. O livro deve ser algo escrito por um verdadeiro Mestre espiritual ou, se não conhecer nenhum, de um buscador muito avançado e muito sincero. Leia de preferência por meia hora. Um texto verdadeiramente espiritual ajudará a trazer o seu coração à tona e também iluminará a sua mente.

 

Em seguida, saia para correr ou fazer um exercício físico equivalente. Se estiver saudável, comece com 5-15 minutos em baixa intensidade, podendo caminhar um pouco durante esse tempo de corrida. Depois de alguns dias já irá perceber que será natural correr 20-30 minutos sem dificuldade. O exercício físico regular e moderado traz dinamismo para o físico, pureza para as emoções e tranquilidade para a mente.

 

o que e a vida espiritual

Coisas que não ajudam

 

Evite comer carne, frango, peixe, etc, enfim todos os tipos de carne. Esses alimentos dificultam a sua meditação porque trazem inquietação. Já temos inquietação natural suficiente, então podemos deixar essa fonte externa de lado de forma muito proveitosa. Leite e ovos não prejudicam a sua meditação.

 

As drogas (mesmo as lícitas como o álcool e cigarro) danificam e destroem nossos nervos interiores. Sem esses nervos sutis, não conseguiremos ter experiências mais elevadas ou sentimentos sublimes. A própria prática diária da meditação o inspirará a deixar esses hábitos.

 

Mantenha pureza ou então purifique os seus pensamentos, ações, emoções, impulsos sexuais, etc. Isso afastará várias coisas que podem atrasar o seu progresso. É como o treinamento de um atleta olímpico.

 

“Quando deixar de dar atenção às inúmeras coisas exteriores, você verá que a verdade está olhando diretamente para você e lhe dando a força para disciplinar a sua vida.”

– Sri Chinmoy

 

Procure coisas que trazem tranquilidade e força para a sua mente e coração. Isso o ajudará na hora de meditar e durante o dia também. Por exemplo, pegar um livro para ler é, em geral, muito bom. Escrever, sair para correr, cozinhar, ligar para seus amigos para ter uma conversa inspiradora, assistir um filme espiritual (ou mesmo engraçado), tudo é muito bom. Mas passar horas no computador ou celular ou TV irá trazer inquietação para a sua mente e diminuir a receptividade do seu coração.

 

Pequenas dicas

 

Você pode ouvir música para meditação enquanto medita. Você pode usar essa música para se concentrar ou apenas como música de fundo.

Downloads de música, vídeos e mantras para meditação gratuitos

 

Mantenha a coluna ereta para meditar. Você pode sentar-se bem na ponta de uma almofada no chão – isso ajuda a manter a coluna reta.

 

Não medite na cama, nem deitado. Você quer estar bem desperto na hora de meditar.

 

Use incenso, tenha flores no quarto, etc, pois trazem uma atmosfera de pureza.

 

Essas coisas pequenas ajudarão você com um centavo de inspiração – mas podem justamente ser aquele centavo que lhe faltava para adquirir um bem que lhe será precioso.

 

 

Uma vida nova

 

“A meditação nos proporciona uma vida espontânea e natural, tão espontânea e natural que não podemos nem mesmo respirar sem ficarmos conscientes da nossa divindade. A vida espiritual nos ensina algo importante… que, se nossa vida presente está cheia de miséria, frustração, derrota e limitação, então é igualmente verdade que temos uma vida ideal, que é toda harmonia, perfeição e satisfação. A vida espiritual quer ser uma ponte viva que nos levará da vida-desejo à vida-realização.” -Sri Chinmoy

 

Você talvez tenha percebido que a meditação pode acabar lhe trazendo uma vida nova. Você já estará com novos hábitos que mudarão diversas coisas na sua vida, ao seu redor, na sua família. Não apenas terá um sentimento de satisfação nas coisas que faz, mas também seu ambiente estará diferente. Talvez suas amizades e família mudem, mas de qualquer forma você terá mudado a forma com que enxerga as coisas.

 

Suzano

O Mestre espiritual

 

“O professor humano mostra a você

Como ler.

O divino professor incansavelmente

Lê para você.

O primeiro conduz a sua mente

Ao portal da sabedoria,

O outro abre a sua alma

Para o vasto-céu Azul.”

-Sri Chinmoy

 

Depois de algum tempo praticando sozinho, você talvez sinta que não consegue fazer mais progresso, ou que o progresso está muito lento. Provavelmente, deve haver portas interiores que estão fechadas. Se você tiver um Mestre espiritual realizado, que pode tomar responsabilidade pela sua vida interior, ele poderá desobstruir o seu caminho, seja em silêncio, interiormente (o que é mais comum), ou através de uma mensagem ou mesmo um conselho. É um pouco raro, mas você pode ter a oportunidade de ter um Mestre vivo. Sri Chinmoy, nosso professor, viveu de 1931 a 2007. Tivemos a oportunidade de aprender com ele em palavras, mas de qualquer forma foi o seu ensinamento interior, no silêncio da nossa meditação, o mais importante. Parece tudo muito abstrato, mas quando você tiver esse tipo de experiência e começar a ver as mudanças na sua vida, vai compreender e saber o quão importante são e que realmente vieram do seu Mestre.

 

 

Mini curso com Sri Chinmoy

 

Fizemos um vídeo de 2h onde Sri Chinmoy explica diversos aspectos da meditação, da busca espiritual, junto com poemas de meditação e trechos de música para meditar. Você pode assistir aqui ou gravar.

 

 

“…Houve um tempo em que eu estava satisfeito com um fragmento da realidade,

Moída, partida e despedaçada.

Mas agora uma lúcida iluminação adentrou o meu coração.

A eterna Presença da Luz da Infinidade nutre o Despertar da minha Visão.” – Sri Chinmoy