No dia 3 de julho de 1977, Sri Chinmoy foi o convidado do “The Other Hour”, um programa de rádio transmitido ao vivo em Nova Iorque na rádio WRVR. A seguir está a transcrição (de trechos) da entrevista.

Donna Halper: Você está no “The Other Hour”, e, com a nossa música de abertura, estamos no ar, pela Graça de Deus. Eu sou Donna Halper. Você nunca sabe o que ouvirá no “The Other Hour”, mas o que ouvirá hoje à noite será um pouco diferente e único. Temos uma pessoa grandiosa conosco, com a qual talvez já estejam familiarizados se gostam de música. Ele é o Mestre espiritual de grandes músicos, um grande filósofo e professor, bem como ele próprio é um músico. É claro que estou falando de Sri Chinmoy, que é o nosso convidado ao estúdio hoje. Antes de qualquer outra coisa, Sri Chinmoy, você gostaria de tocar para nós? Acredito que a música esteja conectada com a meditação. Estou correta, Guru? Música para meditação.
[Sri Chinmoy toca o instrumento chamado de esraj.]

Donna Halper: Uau! Que tal se você tocasse assim por toda a duração do programa? Deus, foi lindo! Temos aqui o pessoal técnico todo dizendo que foi ótimo, falando sério. Para que a audiência compreenda, ele está tocando o instrumento chamado esraj. Eu gostaria de saber qual o propósito dessa música quando se medita. Qual é o efeito que deve ter numa pessoa enquanto medita?

Sri Chinmoy: A música devotada intensifica a nossa meditação. A música devotada avança a jornada da nossa alma. A música devotada auxilia o buscador a estabelecer a sua unicidade consciente e inseparável com o Piloto Supremo. É por isso que dou grande importância para a música na vida espiritual.

Donna Halper: Em outras palavras, ouvir música o auxilia a ficar mais afinado com Deus. Como isso acontece? Se eu fosse ateia e ouvisse essa música, não sei se pensaria em Deus, mas sei que me sentiria muito relaxada e em paz. Você diria que esse sentimento significa estar mais próximo de Deus?

Sri Chinmoy: Não podemos definir Deus em termos de um sentimento ou experiência específicos. Cada um deve ter a experiência de Deus por si próprio. Se dissermos que Deus é todo Paz ou que Deus é todo Deleite, haverá pessoas que discordarão. Cada um deve definir Deus por conta própria. Todos querem satisfação. Eu tenho satisfação ao experimentar a verdade e luz, e outros também terão satisfação com essa mesma experiência-realidade, ainda que possam chamá-la por um nome diferente.

Donna Halper: No caso da pessoa que acredita em música, por exemplo, ou a pessoa que se dedica muito, muito a alguma coisa, como tocar um instrumento – seria isso uma forma de religião também?

Sri Chinmoy: Não seria uma forma de religião, mas uma forma de comunicação com a Fonte.

Ouvinte: Eu gostaria de perguntar ao Guru que tipo de postura mental devemos ter ao aprender música.
Sri Chinmoy: Existe um tipo de música chamado de música mental, outro que é a música vital e algo chamado de música física. E há também a chamada de música psíquica. Quem desejar obter verdadeiro deleite do coração e da vida aspirante deve dedicar sua música a Deus. Ele deve tocar música psíquica, devotada – música que inspirará sua própria vida de aspiração e inspirará outros a ouvir a sua música – não a música que excitará o vital e instigará a consciência mais física.

Donna Halper: Portanto, a música espiritual é aquela que faz com que pensemos mais em Deus?

Sri Chinmoy: Digamos pensar mais em satisfação, luz e deleite. Há muitos músicos que não acreditam em Deus, mas eles acreditam em satisfação, alegria, deleite. Se você toca música divina, música espiritual, está fadado a proporcionar e obter satisfação.

Ouvinte: Sri Chinmoy sente que a meditação realmente fez algo pelos músicos com quem ele lidou e que ela os auxiliou em sua música?
Donna Halper: Meditar e estudar com você fez com que mudasse as vidas dos músicos que teve como discípulos?
Sri Chinmoy: De acordo com a minha visão interior, isso certamente os mudou. Exteriormente falando, qualquer pessoa que os conhecer será capaz de julgar.

Donna Halper: E de que forma você sente que isso os mudou?
Sri Chinmoy: Eles intensificaram seu anseio interior. O seu anseio por Deus, Verdade, Luz aumentou tremendamente. E eles simplificaram e purificaram suas vidas exteriores até certo ponto. Eles certamente fizeram progresso na vida espiritual.

Donna Halper: Você acha que ajudou na música deles de alguma forma?
Sri Chinmoy: Sim, isso os inspirou em sua capacidade criativa e tornou sua música melhor como eles queriam.

Donna Halper: E com relação à postura que tinham com relação a certas coisas que faziam antes – drogas, álcool e coisas do tipo?
Sri Chinmoy: Eles abandonaram essas coisas.

Donna Halper: E eles continuam longe dessas coisas?
Sri Chinmoy: Sim, enquanto permanecerem no meu caminho.