Pergunta: Como posso desenvolver o auto-controle em minha vida quando todos ridicularizam meus esforços?

Sri Chinmoy: O auto-controle requer simplicidade, sinceridade e humildade. Podemos dizer que o desjejum do auto-controle é a simplicidade, o almoço é a sinceridade e o jantar é a humildade.

Infelizmente, estamos vivendo uma eraem que o auto-controle não é apreciado; ele se tornou um objeto de ridículo. Um homem se esforça para ter auto-maestria enquanto seus amigos, vizinhos, parentes, conhecidos e o resto do mundo zombam dele.eles não encontram razão para a sua sincera tentativa de dominar sua vida. Eles pensam que a maneira descontrolada com que vivem suas vidas é muito mais vantajosa e que esse homem que está tentando controlar sua própria vida é um tolo, perdendo seu tempo e abrindo mão de toda a alegria.

Quem é o tolo? Aquele que quer ter controle sobre sua vida ou aquele que quer permanecer como uma vítima constante do medo, da dúvida e das ansiedades? Ë desnecessário dizer que aquele que quer conquistar a si mesmo não somente é o homem mais sábio, mas também o maior herói divino, o divino guerreiro. Ele luta contra a ignorância na batalha da vidapara estabelecer o Reino dos Céus aqui na terra.

The Hunger of Darkness and the Feast of Light 2, p.33-34