por Patanga Cordeiro, numa interpretação pessoal baseada nos ensinamentos de Sri Chinmoy

Mitos da meditação – o que fazer ou não fazer

Meditar de olhos fechados é mais fácil

Meditar de olhos fechados induz você a relaxar, a dormir, a divagar. Isso não é meditação, é relaxamento.

O jeito mais fácil de meditar é com os olhos abertos (ou entreabertos, um pouco relaxados), de forma a conseguir se concentrar bem no objeto que usa para se focar e ficar bem desperto e atento. Sim, exige um esforço extra, mas, se não quisesse se esforçar, poderia relaxar apenas. Meditação é uma guerra de auto-descobrimento, e exige força de vontade, perseverança, determinação, entrega e paciência, entre outras coisas.

Usar vídeos do Youtube para meditar é bom?

Usando o computador, telefone celular ou equivalente, a sua mente vai ficar mais ativa, mais informada, mais inquieta. Para meditar, o que você precisa é de uma mente vazia, um coração aberto e um anseio interior genuíno. Nenhuma dessas coisas você vai encontrar na internet, seja no site que for ou no formato de mídia que for.

Meditação para acalmar ansiedade, depressão, déficit de atenção, melhorar concentração, etc

Por milênios o ser humano praticou a oração e meditação com o propósito de auto-descobrimento e satisfação do divino em nós. Nas últimas décadas, parece que, nos meios suscetíveis de comércio (mídia, instituições de ensino e saúde), surgiu a informação de que a meditação é um tratamento (por vezes com resultados “mágicos”) de saúde para ansiedade, depressão ou outras condições de saúde como déficit de atenção. A atenção é necessária para a meditação – a concentração é um passo preliminar para a meditação. Ou seja, primeiro você precisa aprender a se concentrar, e depois a meditar.

A comercialização das coisas é um tópico recorrente nos tempos de capitalismo acirrado, mas não necessariamente fará bem para o buscador que existe dentro de nós.

Pode ser que a meditação ajude no tratamento da ansiedade e depressão, e eu mesmo não tenho argumentos e nem conhecimento técnico para dizer se sim ou se não, mas sinto pessoalmente que não é por esse motivo que alguém deva começar a meditar como uma prática espiritual. O necessário para ter uma boa meditação é um anseio interior sincero ou a Graça de Deus.

Oração e meditação é algo para o fim da vida, para a velhice

Você pode comparar a prática espiritual como uma poupança ou investimento financeiro. De nada adianta começar no fim da vida. Você precisa começar cedo, para que ela renda e lhe propicie resultados que você possa desfrutar durante a sua vida toda.

Como tudo na vida, a prática espiritual da oração e meditação deve ser começada o mais cedo possível, de acordo com as circunstâncias da vida do buscador individual. A vida de desejos e prazeres consome nossa energia vital, e, ao fim da vida, podemos estar desprovidos de energia suficiente para fazer progresso espiritual rápido e certeiro. Teremos também uma carga emocional, mental, física maior, que pode dificultar o progresso da nossa transformação. Quanto menos bagagem, quanto menos coisas da nossa vida pregressa trouxermos para a vida espiritual, menos teremos de preparar o terreno para podermos decolar e voar alto!

O físico não tem nada a ver com o espiritual

‘Anima sana in corpore sano’ é um ditado famoso e universal do latim, que diz, literalmente “alma sadia num corpo sadio”. (Por sinal, a marca japonesa de tênis de corrida ASICS é um acrônimo desse ditado em latim.)

 Mas não é só a alma que fica mais sadia num corpo sadio. Suas emoções inferiores também são transformadas mais rapidamente num corpo dinâmico. O seu coração espiritual e suas qualidades divinas têm mais oportunidades de vir à tona se o corpo estiver em boa forma, forte e dinâmico. Mas lembre-se: isso não quer dizer agressivo, orgulhoso ou inquieto.

Alguns Mestres espirituais modernos e também de tempos ancestrais, de milhares de anos antes do Cristo, recomendam aos seus alunos a prática diária de esportes e exercício físico, para manter o corpo e vital em condição adequada para ser um instrumento para experiências mais elevadas.