Perguntas sobre a meditação 13: como meditar em grupo

 

Pergunta:Qual deveria ser a nossa postura com relação aos outros durante a meditação em grupo?

 

Sri Chinmoy: Vocês devem nutrir bons sentimentos em relação aos outros, um sentimento de boa vontade, mas não pensem nas pessoas sentadas ao seu lado. Se pensarem em alguém ao seu lado que não esteja aspirando, a sua meditação será naquela pessoa e não em seu Mestre. Mantenham a concentração no seu Mestre. Façam absolutamente o melhor, porém não pensem em fazer melhor do que tal e tal pessoa. Todos deveriam fazer o melhor que podem.

Sintam que eu sou a meta, o alvo, e que vocês estão mirando o alvo com uma flecha. O segredo de um discípulo para uma excelente meditação é entrar em mim como uma bala, uma flecha. Mas alguns de você estão procurando pela flecha. Outros nem mesmo possuem uma flecha ou simplesmente a perderam. Esse é o problema. A meditação coletiva é como o trabalho de equipe. No plano exterior vocês freqüentemente ajudam uns aos outros. Mas na meditação coletiva vocês devem marcar pontos no plano interior. Se dez pessoas puderam acertar ao mesmo tempo, o grupo recebe notas elevadas.

Philosophy, Religion and Yoga, p. 14-15

 

 

Pergunta:Como um discípulo poderia receber o benefício máximo durante meditações coletivas em um grupo?

 

Sri Chinmoy: Quando medita em grupo, sinta que os buscadores que se sentam juntos não são entidades separadas, mas apenas uma entidade. Não pense em cada discípulo. Sinta que é a única pessoa meditando e que é responsável pela meditação. Meditação coletiva é meditação com o sentimento de unicidade inseparável, unicidade absoluta. Você é a única pessoa meditando e está observando a si mesmo; não há mais ninguém. Você é o observador e o buscador, não por causa do seu ego, mas por causa da sua unicidade inseparável.

Caso contrário poderá olhar para o lado e pensar: “O que foi que eu fiz hoje que me impede de meditar tão bem quanto ela?” Ou: “Por que eu tenho de meditar ao lado dele? A sua consciência é tão baixa.” E mesmo: “Por que vim até aqui? Voltarei para casa para meditar.” Assim pensará que alguém está meditando melhor do que você ou que outra pessoa está puxando você para baixo e que estaria abaixo da sua dignidade meditar com ele. Ao meditar coletivamente, se tomar a todos como você mesmo, então terá uma boa meditação. Quando todos tiverem entrado em você, quando estiverem fluindo em e através de você, nesse momento será capaz de receber o benefício máximo.

Meditation: Humanity’s Race and Divinity’s Grace 1, p. 28-29

 

 

Queridos discípulos, com a sua gentil permissão, eu desejaria dizer que todos vocês vieram ao nosso Centro para aspirar, para pensar em Deus, para a meditar em Deus, mas o que infelizmente acontece é que alguns discípulos simplesmente não meditam. Um discípulo pode achar que os seus irmãos e irmãs discípulos sentados ao seu lado estão tendo uma meditação maravilhosa. Ele pensa: “Se eu não aspirar, não há problema. Quando Guru olhar para o nosso grupo em geral, ele verá quão maravilhosamente estamos aspirando. Se eu estiver agora pensando nos meus amigos e parentes ou nos problemas de família, eu não serei descoberto porque aquele que está ao meu lado possui uma aspiração maravilhosa.” Mas essa pessoa pode estar acalentando o mesmo tipo de pensamentos. Ela pensa: “Oh, ele está tendo uma meditação maravilhosa, portanto deixe-me viver apenas hoje. Deixe-me apreciar os meus pensamentos mundanos.”

Eu posso contar a vocês uma história. Certa vez havia um rei que tinha um desejo especial de possuir um lago cheio de leite ao invés de água. Ele drenou a água de um lago. Então ordenou que todos os seus súditos viessem na manhã seguinte trazendo uma pequena quantidade de leite para derramar no lago.

Todos nesse mundo são sagazes, todos são espertos. Uma idéia brilhante veio à mente de cada súdito. Qual foi a idéia divina? Cada súdito pensou: “Se eu trouxesse uma pequena quantidade de água ao invés de leite, ninguém seria capaz de saber que eu trouxe água, porque milhares e milhares de pessoas estarão trazendo leite.” Mas como infelizmente, ou felizmente, essa idéia veio à mente de todas as pessoas, na manhã seguinte todos trouxeram água ao invés de leite e preencheram o lago com água. À noite o rei disse à sua rainha: “Eles já devem ter preenchido o meu lago com leite. Vamos até lá para vê-lo.” Para o desgosto do rei, ele viu que era apenas água e não leite.

É assim que muitos dos discípulos jogam esse tipo de truque divino durante a nossa meditação coletiva. Não estou dizendo que todos aqui fazem isso. Nesse aspecto eu tenho mais sorte do que o rei. Mas existem aqui pessoas que apreciam pensamentos mundanos e pensam sobre problemas familiares enquanto deveriam estar meditando. Pensam que outros estarão tendo uma meditação maravilhosa e que portanto o seu Guru não os descobrirá. Mas esse Guru possui uma visão oculta e ela é muito, muito eficaz. Ela funciona mais poderosamente do que o exército de um rei.

Dependence and Assurance

 

 

Sri Chinmoy fez os seguintes comentários após uma “disputa” de meditação entre os seus discípulos homens e mulheres.

 

Quando meditam em um grupo, eu peço freqüentemente para que se sentem em linhas retas, para que como em uma corrente, vocês recebam a minha força. Mas caso estejam dormindo, como receberão essa força? Não podem dormir e ao mesmo tempo se concentrar, meditar e contemplar. Quando meditamos há cinco minutos atrás, cinco meninos estragaram a meditação do grupo por haverem dormido. De outra forma o grupo teria se saído muito bem. Muitas meninas se entregaram ao sono e tornaram-se letárgicas. Acho que pela primeira vez em nosso Centro os meninos fizeram melhor do que as meninas. Eu sou absolutamente imparcial. Dessa vez os meninos foram bastante aplicados. Foi uma boa competição. É como participar de um jogo. Se for um jogador ruim, a sua presença será uma desgraça para o time. Se for um bom jogador, pode adicionar a sua capacidade e manter o prestígio do time. Meninos, eu estou implorando a vocês. Se não estiverem despertos ou se tiverem o hábito de perder a concentração, ou dormir, por favor, não entrem na disputa. Se estiverem dormindo, a sua presença diminuirá os pontos do grupo.

Philosophy, Religion and Yoga, p. 11-12

 

 

Pergunta:Quais são as maneiras de ir mais profundamente dentro de si mesmo ou para elevar a nossa consciência enquanto estivermos meditando em um grupo?

 

Sri Chinmoy: Existem três maneiras. A primeira chama-se japa, é o entoar ou repetir de uma palavra ou mantra. Então vem a meditação. E depois a oração.

O nosso melhor mantraé Aum. Quando o repetimos, o exercício se torna um japa.Gentilmente entoem Aum, de alma plena. E enquanto estiverem meditando, não permitam que qualquer pensamento entre em vocês, apenas sintam que vocês estão dentro de mim, ou dentro dos Himalaias, escalando alto, mais alto, altíssimo. Quando oram, por favor, sintam que simplesmente não há competição na vida espiritual. Façam o melhor e sintam que cada indivíduo é responsável pela sua mais extensa conquista, pelo melhor progresso. Pensem que hoje é o seu dia e que vocês se saírem bem, o Supremo ficará extremamente satisfeito.

The Hour of Meditation, p. 28-29

 

 

Quando os discípulos meditam juntos, devem sentir a sua unicidade. Um indivíduo não deveria sentir que ele é mais forte do que outros discípulos. Não! Cada indivíduo deve sentir que ele é o mais forte devido à sua unicidade com os outros. Ele deve pensar que é o mais forte porque se tornou um com os seus irmãos discípulos e irmãs discípulas em sua aspiração.

Em meditações coletivas, os discípulos deveriam começar oferecendo gratidão ao Supremo. Se alguém é realmente sincero em sua vida espiritual, sentirá a necessidade de gratidão. Um momento de gratidão é equivalente a uma hora da mais intensa meditação. Então, após oferecer a gratidão, os discípulos tentarão esvaziar os seus recipientes interiores. Caso vinte pessoas estiverem sentadas juntas, elas devem sentir que são apenas um recipiente. Não são indivíduos; tornaram-se apenas um recipiente e apenas um em sua receptividade. Mas cada um deve sentir que é sua obrigação e responsabilidade esvaziar o recipiente. Não deve pensar: “Oh, já que somos apenas um, deixe que ele faça isso por mim.” Não, nessa unicidade cada discípulo deve fazer a sua parte. Assim, quando o recipiente estiver cheio de pureza, paz, luz e bem-aventurança, todos os discípulos bebem interiormente essas qualidades divinas.

Two Divine Instruments:Master and Disciple

 

 

Quando tivermos uma meditação em grupo pela manhã, se alguém estiver extremamente cansado, exausto, sonolento, meditando com a maior dificuldade, forçando os olhos, por favor, não venha. Medite em casa ou durma se quiser. Mas se meditar assim aqui, arruinará a vibração divina e a aspiração sincera dos seus irmãos e irmãs espirituais. Não nos importaremos se você não vier ou não puder vir pela manhã. Mas caso venha, gentilmente apresente-se completamente preparado para ficar acordado e meditar bem. Dessa maneira você poderá inspirar aos outros e eles poderão trazer a você a inspiração.

Você deve fazer questão, quer medite ou não, de manter o físico sob controle. Se você não puder domar a mente, deixe que ela vague. Mas o físico deve ser disciplinado. Você deve aprender a sentar e ficar parado. O barulho que você cria através do seu corpo inquieto destrói a concentração dos discípulos que estão prontos para receber a Paz, Luz e Bem-Aventurança que eu trago aqui para baixo. Você será para eles como um inimigo inconsciente. Você não tem idéia do tipo de crime espiritual que estará cometendo. Você tem fome, mas não percebe, e assim não procura se alimentar. Mas os outros que perceberam a própria fome estão tentando se alimentar. As suas almas se sentem desoladas quando existem pessoas que estão evitando que elas possam receber o alimento divino.

Sleep: Death’s Little Sister, p. 26-27