Perguntas sobre meditação 9: horário regular para meditação

 

Pergunta: Seria importante para os buscadores meditarem regularmente em uma hora estipulada?

 

Sri Chinmoy: Ajudará se tiver uma hora especial para a meditação, especialmente no início da sua jornada espiritual, porque a mente humana é uma coisa muito traiçoeira. Deixada sozinha, a mente obscura e ignorante, tentará evitar que você faça a coisa espiritualmente correta. Ela encontrará muitas desculpas para evitar que você busque a satisfação do desejo da sua alma. Mas se a sua aspiração é sincera e intensa, a disciplina para ter um horário certo para a meditação ajudará na luta contra a letargia e a instabilidade da mente.

Quando Deus vier e bater à sua porta, você estará dormindo? Você e Ele escolheram uma hora, mas quando Ele vem, você está dormindo. Em uma situação comum, o professor não o desculpará. Mas felizmente, nesse caso Deus é o professor e Ele o perdoará. Ele virá todos os dias. Se você não estiver lá amanhã, será perdoado novamente. Mas você não será capaz de se desculpar. A sua unicidade com Deus não lhe permitirá que você se desculpe. A sua alma trará tanta angústia que você se sentirá desolado. O amor da sua alma pelo Mais Elevado é muito importante para você. Quando o seu Amigo Eterno vier, o anfitrião gostaria de estar pronto muito antes da hora. Existe uma hora certa para tudo. Há uma hora para o café da manhã, uma hora para o almoço e uma hora para o jantar. Você mantém essa regularidade para o seu corpo físico. Também na vida espiritual, a Criança Divina dentro de você deseja ser alimentada com alimento divino. Você deveria ter uma hora específica para alimentar a Criança Divina.

Você não pode viver com o alimento de ontem. Você comeu ontem, por isso está forte. Mas hoje deve comer novamente. E também na vida espiritual você deve comer. Se você alimentar o corpo três vezes por dia, por que então não pode alimentar a alma ao menos uma vez por dia? Quando alimentar o corpo, não precisará de uma refeição deliciosa todos os dias. Mas caso queira, você pode ter uma refeição deliciosa todos os dias. De manhã  cedo, você pode ter uma refeição espiritual deliciosa, a qual você pode oferecer à sua alma.

Para aqueles que não meditam regularmente, por favor, tentem fazê-lo. E para aqueles que estãomeditando regularmente, por favor, meditem de alma plena. De hoje em diante, procurem aumentar a sinceridade de sua meditação. Se houver regularidade e você meditar de alma plena, perceberá o seu próprio progresso e chegará o dia em que se tornará um perito. Antes disso, por favor, mantenha uma hora e lugar específicos. Você não deveria meditar um dia na sala e outro na cozinha. Não! Por favor, medite com lugar e hora certos. Se você tiver uma hora e lugar certo para a meditação, Deus estará lá esperando por você.

Meditation: Humanity’s Race and Divinity’s Grace 1, p. 39-40

 

 

Saiba que no seu caso o poder de meditação não é forte o suficiente para que continue meditando por um tempo considerável, sejam quinze minutos ou meia hora. Mas o principal é não se deixar desencorajar. Quando começa a fazer exercícios, você não consegue praticar por mais de cinco minutos. Após alguns meses de prática diária você poderá praticar por uma hora ou duas. O que precisamos é de prática e hora regulares. Se puder meditar de manhã cedo em uma certa hora, procure continuar meditando todos os dias naquela hora. Naquele momento Deus virá bater à porta do seu coração. Abra-a e Ele oferecerá a você a Sua Paz, Luz, Bem-Aventurança e Poder.

A regularidade é necessária. Apesar de termos regularidade, podemos não estar dando primordial importância à nossa meditação. Mas se dermos importância à nossa meditação e tivermos sinceridade, plenitude de coração e dedicação em nossa vida espiritual, automaticamente o nosso poder de meditação aumentará.

Meditation: God Speaks and I Listen, p. 11