foto mestre espiritual meditar como

Nosso professor, Sri Chinmoy

Como reconhecer um Mestre espiritual vivo?

trechos do livro O Mundo Interior e o Mundo Exterior

Pergunta: Quais são as vantagens de entregar-se ao Mestre pessoal quando comparada com entregar-se ao Impessoal, ao próprio Espírito?

Sri Chinmoy: Para ser bem franco, existe somente um Mestre verdadeiro, tanto no Céu quanto na Terra, que é Deus. As pessoas me chamam de Mestre espiritual, mas eu gostaria de dizer que não sou um Mestre. O que sou é apenas um irmão mais velho para uma pequena família espiritual. Porque eu orei e meditei, ou porque o Supremo, em Sua Generosidade infinita, me deu um pouco mais de Luz que aos outros membros da minha família espiritual, eu tento auxiliá-los a alcançar a Meta altíssima.

Se um discípulo ver ou sentir Luz, luz Abundante no seu Mestre, poderá considerá-la uma parte de si mesmo através da sua unicidade com o Mestre. Então o discípulo deve sentir que essa Luz é algo que ele mesmo possui e que o Mestre a está apenas trazendo à tona. Ela era sua própria posse, seu tesouro; mas o aluno a perdeu, e aquilo ficou coberto pela ignorância. Agora o Mestre, com sua ilimitada Luz e carinho, entrou na ignorância do discípulo e acalentou lá a chama da aspiração, trazendo Luz para todo o seu ser.

O Mestre, tanto em seu aspecto pessoal quanto impessoal, é uma realidade. Funciona assim. Quando um discípulo vem até o Mestre humano, ele enxerga Paz, Luz e Deleite de acordo com a sua própria capacidade ou receptividade. Quanto mais alto e mais ao fundo for, mais sentirá que a Paz, Luz e Deleite que deseja podem ser obtidas do Mestre. Ele sente que seu Mestre é um canal direto do Altíssimo; seu Mestre representa, para ele, Deus na Terra.

Quando ficamos diante do mar, este parece muito vasto. A vastidão e extensão completas do mar estão além da nossa capacidade de compreensão. Então tocamos só um pequeno volume de água com nossas mãos ou pés. Assim que a tocamos, a consciência da água entra em nós. Sentimos então a capacidade e qualidade do mar ilimitado. De forma similar, quando o discípulo fica diante do seu próprio Mestre e enxerga ou sente a Luz do Mestre, isso representa a Verdade altíssima para ele. Quando um buscador enxerga seu Mestre como infinito, perfeito, ele consegue fazer o progresso mais rápido, pois possui um ideal diante de si. A Luz que enxerga no Mestre lhe traz um vislumbre do Altíssimo, do Infinito. A separação entre o Mestre pessoal e o Mestre impessoal, entre a personalidade e a impessoalidade, desaparece. Ele não enxerga o Mestre como um ser humano com um corpo humano. O buscador não vê o físico do Mestre como tal. O que ele enxerga vai muito, muito além da forma pessoal do Mestre – é algo que não pode ser compreendido pela mente física. Ele vê o Mestre como parte de uma Luz ou Verdade infinitas pelas quais esteve buscando por milênios.

Para cada buscador há apenas um Mestre. Esse Mestre pode ou não estar no físico, mas ele não é o físico em si. Ele é o Espírito transcendental da Infinidade. Um Mestre da mais alta ordem de fato personifica essa Paz, Luz e Deleite. Se dissermos que um ser humano, mesmo que seja um Mestre com milhões e bilhões de discípulos, é Deus, haverá um erro aí. Deus está dentro de nós, em cada indivíduo. Mas o verdadeiro Mestre, o Mestre de fato altíssimo e mais perfeito, está na Terra e no Céu. Ele não é a forma física, mas está presente no físico.

Se o aluno possui fé no Mestre, fé implícita, naturalmente ele faz o progresso mais rápido. Se chamamos essa pessoa de Mestre ou não é algo secundário, mas devemos ter fé nele. Na vida espiritual, a fé é de importância primordial. E ainda chegará a hora em que precisaremos reconhecer que ter fé no Mestre apenas não será suficiente para o que buscamos. Temos de ter fé em nós mesmos também. Se não tivermos fé em nós mesmos juntamente com a fé no Mestre, não poderemos ir longe. Contudo, se tivermos fé em nós mesmos, poderemos dizer que somos filhos escolhidos de Deus e que a Paz, Luz e Deleite infinitos são direitos de nascença. Se formos capazes de dizer isso, o fim da nossa jornada não será uma meta distante.

Pergunta: Como reconhecemos um Mestre verdadeiro vivo?

Sri Chinmoy: O buscador pode reconhecer um Mestre verdadeiro vivo se o seu ser interior e exterior ficarem inundados de deleite e êxtase quando se aproximar do Mestre. Ao ver um Mestre espiritual, mesmo que não seja o seu Mestre, alegria interior que sentirá lhe dirá se ele é real. Mas você também poderia estar diante de um Mestre verdadeiro e não sentir nada, pois você está numa consciência baixa. Contudo, se o seu coração estiver ansiando por um Mestre verdadeiro, você estará destinado a sentir algo quando ficar diante de um. E, se encontrar o seu próprio Mestre, encontrará tudo de que precisa para esta vida.


Relacionado

O Mestre Espiritual