Sri Chinmoy curso de meditação

Sri Chinmoy numa aula de meditação em 1970 em Nova Iorque

 

O que é Vida Espiritual?

por Sri Chinmoy

 

Aqui somos todos buscadores, buscadores da Luz infinita e da Verdade eterna. O que isso significa? Significa que aceitamos a vida espiritual plena e conscientemente.

A questão fundamental é a seguinte: “O que é vida espiritual?” A vida espiritual é uma coisa natural e normal. Ela é sempre natural e ela é sempre normal, ao contrário de outras coisas com as quais nos deparamos em nossas múltiplas atividades diárias. A vida espiritual é normal e natural precisamente porque conhece a própria Fonte. Sua Fonte é Deus, a Luz infinita, e Deus, a Verdade eterna.

Quando seguimos a vida espiritual, sentimos que uma vida de paz não precisa permanecer uma meta distante para sempre. Nós sentimos que uma vida de amor, do amor que se expande, não precisa permanecer para sempre uma meta distante. Se seguimos a vida espiritual, podemos atingir e clamar como muito nosso tudo aquilo que nos gratifica de maneira divina e suprema.

Hoje não temos Paz, Luz e Felicidade em medida abundante à nossa disposição. Mas, ao praticarmos a espiritualidade, quando o nosso clamor interior, a que chamamos de aspiração, escala ao alto, ao mais alto, ao altíssimo, nessa hora conseguimos Paz, Luz e Felicidade não só em medida abundante, mas em medida infinita. E podemos atingir e apreciar essas qualidades divinas nos mais profundos recônditos dos nossos corações. Quando praticamos a vida espiritual plena, devotada e incondicionalmente, tentamos trazer à tona a divindade que todos nós temos. E essa divindade nada mais é do que a nossa perfeição.

Aqui somos todos buscadores. Cada buscador representa o ideal e o real. O ideal é a autotranscendência e o real é a Consciência Divina que a tudo permeia.

Se queremos crescer no real e no ideal em nós, temos de limpar a nossa mente completamente dos pensamentos não-divinos que estão constantemente nos assaltando. E temos de esvaziar o nosso coração e preenchê-lo com Luz e Deleite infinitos. Então Deus, o Real, e Deus, o Ideal, poderão cantar e dançar em nosso ser aspirante.

Aqui somos todos buscadores. Somos todos instrumentos escolhidos do Supremo, nosso Amado Supremo, o Eterno Piloto. Podemos provar essa sublime afirmação nossa, não com palavras mas sim com ações, com o nosso serviço amoroso e com o nosso amor ao serviço.

Serviço amoroso. Nosso serviço amoroso pode provar ao mundo como um todo que somos instrumentos escolhidos do Supremo, para o Supremo. Quando amamos ao Supremo plena, devotada e incondicionalmente na nossa mente aspirante, nós aumentamos a nossa Altura-Deus. E quando servimos ao Supremo plena, devotada e incondicionalmente na nossa mente aspirante, nós aprofundamos a nossa Profundidade-Deus.

The Soul’s Evolution, p. 1-2

Textos da série perguntas e respostas sobre meditação