A importância da meditação

por Sri Chinmoy

Se você quer desenvolver os seus talentos ou aumentar a sua capacidade em qualquer área, então eu gostaria de dizer que é obrigatório seguir alguma disciplina interior. Se você é um cantor, mas deseja cantar infinitamente melhor, sua voz vai se tornar muito melhor com a sua aspiração. Não existe nada na Terra que não possa ser melhorado pela espiritualidade e pela meditação.

Se você quer simplificar a sua vida, a meditação é a resposta. Se quer satisfazer a sua vida, a meditação é a resposta. Se quer ter alegria e oferecê-la ao mundo inteiro, então a meditação é a única resposta.

Se meditar para se esquecer do seu sofrimento ou das suas dificuldades, então não estará meditando pela razão correta. Mas se está meditando só para satisfazer a Deus e para satisfazer a Deus à maneira Dele, então a sua meditação está correta. Quando Deus fica contente, e Ele fica contente com a sua meditação, então é problema Dele retirar os seus sofrimentos e as suas dificuldades. Mas se você medita para escapar do mundo ou para enfrentá-lo e ficar contra ele, está fazendo a coisa errada.

A meditação, que você tem para utilizar todos os dias e todos os segundos, é a sua capacidade consciente para entrar na sua altíssima divindade, na qual o finito está completamente perdido no Infinito. Ao meditar, a existência finita, que você tem e que você é, pode ser facilmente perdida no Infinito e se tornar totalmente uma com Ele. Isso é o que a meditação é e o que ela pode fazer por você.

Experiences of the Higher Worlds, p. 2-3

 

Pergunta:Por que é importante meditar com outras pessoas?

Sri Chinmoy: Se você tiver um amigo que saiba como meditar, e meditar com ele, pode dele receber inspiração, mesmo inconscientemente. E então automaticamente o poder de meditação em você aumentará e a sua ignorância diminuirá. Você aprenderá muitas coisas com os seus amigos espirituais, será capaz de ter uma nova perspectiva na vida.

The Hour of Meditation, p. 28


Textos da série perguntas e respostas sobre meditação