por Patanga Cordeiro, com respostas e aforismos de Sri Chinmoy

Yoga (ou ioga) é um termo do sânscrito que significa “união”, em particular união com nosso verdadeiro “eu”. No latim, de onde a palavra religião origina, “religare” quer dizer “reunião”. Assim, vemos que yoga e religião possuem metas que levam à mesma direção.

 

Captura-de-pantalla-2014-01-15-a-las-10.59.12-400x240Três formas de yoga

Em particular, há três formas de yoga (ou ioga) que são encontradas nas religiões e caminhos espirituais: jnana yoga (ir além da mente), bhakti yoga (devoção), karma yoga (ação).

Hoje em dia, yoga é comumente associada com uma série de exercícios físicos, buscando equilíbrio dos nervos e proporcionando saúde. Mas quando se fala em espiritualidade, yoga não está relacionada com exercícios físicos. É uma questão de busca interior, de prática espiritual (como a oração e a meditação). Os exercícios físicos são agrupados de maneira geral como hatha yoga e servem para trazer saúde e estabilizar nosso sistema nervoso. Mas, por si só, não levam o ser humano à sua meta. É necessário exercitar nossa aspiração e transcender limitações internas e externas, através dos tipos de yoga tradicionais.  Hatha yoga e os tipos de yoga espiritual são complementares.

Sri Chinmoy explica belamente no aforismo abaixo sobre hatha yoga e raja yoga (parte do jnana yoga), e seu papel complementar:

Hatha yoga é purificação física.

Raja yoga é preparação mental.

Hatha yoga tenta controlar o corpo.

Raja yoga tenta despertar a alma.

Os fracos precisam de Hatha yoga para se tornarem fortes.

Os fortes precisam de Raja yoga para se tornarem vitoriosos.

 Sri Chinmoy, God’s Hour, Agni Press, 1973

 

Meditação, Oração e o Yoga

A meditação em si toma parte auxiliando o buscador em todas as formas do Yoga. Meditação é ir além da mente (jnana yoga). Meditação é devoção (bhakti yoga). Meditação é ação (karma yoga).

Então, a meditação em si não é o caminho, mas a meditação (e a oração) é quem nos faz trilhar o caminho do yoga até alcançarmos a nossa Meta derradeira.

textos de Sri Chinmoy

 

Hatha Yoga

Hatha yoga é purificação física.

Raja yoga é preparação mental.

Hatha yoga tenta controlar o corpo.

Raja yoga tenta despertar a alma.

Os fracos precisam de Hatha yoga para se tornarem fortes.

Os fortes precisam de Raja yoga para se tornarem vitoriosos.

 Sri Chinmoy, God’s Hour, Agni Press, 1973

 

ckg-passaro-azulPergunta: A meditação que você oferece para as pessoas que participam das suas sessões, é ela Yoga, ou estamos falando de outra coisa?

Sri Chinmoy: É Yoga. Yoga inclui oração e meditação e espiritualidade em geral. Com certeza estamos praticando Yoga. Yoga é uma palavra do sânscrito que significa união consciente com Deus. Alcançamos nossa união consciente com Deus através da nossa oração, meditação, aspiração e etc.

 

O que é Yoga ou Ioga?

O que é Yoga? Yoga é a linguagem de Deus. Se queremos falar com Deus, temos de aprender a Sua linguagem.

O que é Yoga? Yoga é aquilo que revela o segredo de Deus. Se queremos conhecer o segredo de Deus, temos de mergulhar no caminho do Yoga.

O que é Yoga? Yoga é o Alento de Deus. Se queremos enxergar através dos Olhos de Deus e sentir através do Seu Coração, se queremos viver no Sonho de Deus e conhecer a Realidade de Deus, se queremos possuir o Alento de Deus e, finalmente, se queremos nos tornarmos o Próprio Deus, o Yoga nos chamará.

Yoga é união. É a união da alma individual com o Eu Supremo. Yoga é a ciência espiritual que nos ensina como a Realidade Última pode ser realizada na vida.

O que temos de fazer é aceitar a vida e satisfazer o Divino em nós mesmos aqui na Terra. Isso só se consuma ao transcendermos nossas limitações humanas.

Yoga nos diz o quão longe progredimos com relação à realização-Deus. Ela também nos conta sobre nosso papel destinado no Drama cósmico de Deus. A palavra final em Yoga é que cada alma humana é um representante divino de Deus na Terra.

Foquemos agora a nossa atenção no aspecto prático do Yoga. Há vários tipos de Yoga: Karma Yoga, o caminho da ação, Bhakti Yoga, o caminho do amor e devoção e Jnana Yoga, o caminho do conhecimento. Esses três são considerados os mais importantes tipos de Yoga. Há outros tipos significativos de Yoga, mas são ramos desses três, ou então tipos muito similares.

Esses três yogas servem como os três portais principais para o Palácio de Deus. Se queremos ver e sentir Deus da maneira mais doce e íntima, temos de praticar Bhakti Yoga. Se queremos realizar Deus na humanidade através do nosso serviço altruísta, temos de praticar Karma Yoga. Se queremos realizar a sabedoria e glórias do Eu transcendental de Deus, temos de praticar Jnana Yoga.

Uma coisa é certa. Esses três caminhos nos levam à realização-do-Eu na realização-Deus, e à realização-Deus na realização-do-Eu.

Sri Chinmoy, Yoga And The Spiritual Life. The Journey of India’s Soul., Agni Press, 1971

 

Pergunta: Você inclui Yoga na prática da sua fé?

Sri Chinmoy: Sim. Na minha fé, Yoga é tudo. Amor, devoção e entrega são formas de Yoga.

Sri Chinmoy, Obedience: a supreme virtue, Agni Press, 1977

 

 

Kriyayoga (Kriya yoga)

Yoga de ação.

No Yoga de ação, o coração entregue do buscador é uma conquista inestimável.

Sri Chinmoy, The Core Of India’s Light, Part 4, Agni Press, 1992

 

Pergunta: A prática de Kriya Yoga acelera (esse/o) processo?

Sri Chinmoy: Sim, certamente. A prática de Kriya Yoga certamente acelera e adianta o processo. Assim como outros ramos do Yoga, Kriya Yoga acelerará a jornada espiritual. Realmente depende do buscador. Se você gosta de Kriya Yoga mais do que outros Yogas, você tem a perfeita liberdade para praticar Kriya Yoga. Se alguém gosta de outra forma de Yoga, naturalmente essa pessoa praticará essa Yoga. Não importa qual Yoga você seguir, se for sincero, genuíno e altruísta, estará fadado a alcançar a meta mais cedo.

Sri Chinmoy, My heart’s salutation to Australia, part 1, Agni Press, 1976

 

Pergunta: Mestre Chinmoy, você nos explicaria brevemente o que é Yoga?

Sri Chinmoy: Yoga quer dizer união. União com quem? União com Deus. Praticando Yoga, isto é, disciplina espiritual, nos unimos com Deus.

Sri Chinmoy, Earth’s cry meets heaven’s smile, part 3, Agni Press, 1978