Alongamento para se concentrar melhor e meditar bem

Sri Chinmoy curso de meditação

Alongamento para se concentrar melhor e meditar bem

por Patanga Cordeiro

Alguns anos atrás eu estava ficando com muito sono ao meditar, principalmente durante o dia. Em particular, lembro que tínhamos ido para NY visitar Sri Chinmoy, e, nas arquibancadas da quadra de tênis que usávamos para meditar, estava difícil me concentrar ficar acordado após alguns minutos. Em alguns casos, era questão de segundos. Eu me sentava e pensava com intensidade “vou me concentrar e meditar bem.” Segundos depois, eu estava em outro mundo.

Alguns dias depois, estive num quiropata por lá. Ele me ajustou e comentou que o meu pescoço estava sendo puxado para trás (imagine a nuca sendo puxada para trás e o queixo se levantando) por erro de angulação na coluna e excesso de tensão nas costas. Isso faz com que os nervos da coluna sejam também puxados, causando a sensação de sono como uma resposta nervosa. Isso prejudica a concentração.

Ele recomendou usar uma almofada de espuma rígida com um pouco angulação para frente e fazer alongamento da região. A partir de então, comecei a alongar o pescoço e também as costas todas. Quando alongam bem, dá para ver que fico bem mais alerta para ter uma meditação melhor e conseguir me concentrar mais. Às vezes, parece que a energia estava bloqueada e passa a fluir melhor. Em alguns dias, é a diferença entre o dia e a noite.

Esses dois alongamentos para se concentrar melhor e meditar podem ser tentados, se o seu corpo estiver reagindo de forma similar:

Sentado (alongamento mais suave)

Entrelaçando os dedos atrás da nuca, puxa a cabeça para baixo, podendo também curvar a coluna para frente, como se estivesse se enrolando para frente. Você vai sentindo a nuca, cervical, costas, etc, alongando. Mantenha por bastante tempo, até sentir que “soltou”. Normalmente é incômodo no começo, mas depois que “solta”, dá vontade de alongar mais ainda. Eu sinto um alongamento correndo paralelo à coluna e um pouco nas escápulas.

(Dica pessoal: você pode aproveitar o tempo do alongamento e dedicá-lo, repetindo “Supreme”, “Deus”, em silêncio.)

 

Deitado (alongamento mais forte)

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Halasana.jpgÉ conhecido no hatha yoga como postura do arado (imagem). Deitado de costas com os braços paralelos ao corpo, você levanta suas pernas, depois as costas, até os pés passarem da sua cabeça e encostarem no chão. Você fica em formato de C, com as suas mãos ajudando a equilibrar. Leve os pés para além da cabeça até tocarem o chão. Suas costas ficam quase verticais em relação ao chão. Você pode ir levando as pernas mais para além da cabeça com o passar do alongamento.

Se não estiver seguro ou se tiver algum problema, consulte antes o seu profissional.

Outros exercícios

Além desses alongamentos, algo que ajuda é fazer exercícios leves para as costas (se não estiverem fortes o suficiente). Um deles é usar a toalha após o banho, enrolada no sentido mais longo. Aí você a usa para esfregar as costas, puxando ela para a esquerda e direita, ativando os braços e costas, além de massageá-las.

 

Alongamento exterior e a paz interior

Sri Chinmoy respondeu a uma pergunta de Franco Columbu, fisiculturista vencedor do Mr. Olympia 1971:

Há exercícios de alongamento de yoga que beneficiam a condutividade dos nervos ou seu suprimento aos músculos?

Sri Chinmoy:Sim, existem ásanas indianos que podem trazer energia nova para os nervos, e, até certo ponto, o poder muscular pode ser aumentado fazendo esses exercícios. … Eu tenho alguns alunos que são muito bons nesses exercícios. Mas, infelizmente, suas mentes facilmente derrotam os macacos no quesito inquietação. Se um fisiculturista ou levantador de pesos deseja ter paz de espírito, ele deve ser, consciente e devotadamente, um amante de Deus.