Perguntas sobre meditação 10: dormir após a meditação da manhã

Pergunta:Seria melhor caso dormíssemos por duas ou três horas e meia durante a noite e levantássemos por meia hora para ler os seus livros ou orar e meditar e então voltar a dormir?

Sri Chinmoy: Infelizmente, pode ser que apenas após três horas você entre em uma parte mais profunda do sono. Durante as três primeiras horas você não dorme adequadamente, mas então estará entrando em uma espécie de sono mais repousante, satisfatório e renovador. Mas se você colocar mecanicamente um despertador para tocar após três horas, será justamente quando está prestes a desfrutar do sono que em cinco minutos fortalecerá os seus nervos. Se acordar nesse momento, não será bom. Você deve treinar o corpo para que quando  deitar durma em cinco ou dez minutos, antes que a mente comece a pensar nos incidentes e eventos. Tenha um doce pensamento sobre mim – que eu sorri para você um dia, ou outra coisa. Você lembrará daquele sorriso e nadará no seu mar quando dormir.

Os discípulos que vejo todos os dias não devem lembrar da repreensão de hoje, mas sim do sorriso de ontem. Lembrem-se de qualquer coisa minha que traga alegria a vocês. Se puderem lembrar daquela alegria por cinco minutos quando forem dormir, a sua paz entrará em vocês. A alegria traz paz a vocês. Esse é o caminho mais fácil. Mesmo caso tenham ido para a cama após discutir ou brigar, ou se coisas ruins aconteceram no seu trabalho ou com seus amigos, pensem no meu sorriso, ou em como vocês me agradaram alguma vez. Vocês deveriam escrever essas coisas para caso não se lembrem quando estiverem irritados, possam ver e avivar a memória. Essas doces lembranças têm tanto poder que engolirão todos os sentimentos amargos que poderiam impedí-los de dormir adequadamente.

Aum, Julho 1978, p. 42-43

 

 

Pergunta:Seria ruim caso alguém voltasse para a cama após meditar das duas às três da manhã?

 

Sri Chinmoy: Não, não é ruim. Se tiver de dormir após a meditação, você pode, mas se puder continuar meditando das duas às cinco sem dormir, seria infinitamente melhor. Mas caso isso não seja possível para você no momento, se puder meditar por uma hora, pode assimilar o resultado após a meditação.

A única dificuldade que existe ao meditar das duas às três ou quatro da manhã é o grande número de horas existentes até que se levante após a meditação. Ao se levantar às nove ou dez horas da manhã, por haver meditado às duas, durante o período das sete às oito horas as forças vitais – as suas próprias ou a agressão da Terra, que fica agitada às sete ou às oito horas – farão com que a sua consciência fique agitada. A agitação da consciência da Terra ou do seu próprio vital inferior podem entrar nos resultados da meditação que você teve às duas ou três horas da manhã. Portanto, você deve ter um descanso bastante pacífico ou deve se levantar às cinco ou seis horas. Caso levante às nove ou dez horas, tendo meditado às três, a agitação e correria da vida ao seu redor podem perturbá-lo.

Assim sendo, você deve ser bastante cauteloso. Por aproximadamente uma hora, das duas às três, você pode meditar e depois pode dormir das três até as cinco. Mas esteja acordado às seis da manhã. De outra forma, a consciência da Terra, que desperta e se torna agitada, pode criar um distúrbio na sua consciência.

The Hour of Meditation, p. 52-53

 

________________________________________

Textos da série perguntas e respostas sobre meditação