Morte, reencarnação e a alma

por Patanga Cordeiro, baseado nas experiências de Sri Chinmoy

Participe de todas as palestras: meditacaosp.com/palestras

 

Palestra: Morte, reencarnação e a missão da alma

Sobre a reencarnação

A morte

Perfeição espiritual

Baseado nas experiências de Sri Chinmoy e no livro Morte e Reencarnação

A morte é necessária?

Sim, hoje a morte é necessária, pois não conseguimos fazer progresso constante no mesmo corpo, vital e mente. Uma vez que não há receptividade, o pássaro-alma sai da gaiola e futuramente retorna para continuar seu aprendizado.

A morte é um empecilho?

Sim, mas apenas se você está aspirando intensamente. Se sua aspiração estiver em baixa, a morte pode ser um descanso, para você voltar com mais receptividade ou capacidade.

A morte é dolorosa?

Ela será dolorosa se você não tiver entrega, oração ou meditação sinceras. Temos um certo medo do desconhecido, temos apegos, temos desejos que queremos realizar. A possibilidade de perder essas coisas nos causa dor. Se for um buscador e tiver amor e unicidade coma Vontade de Deus, não terá dor. É claro, no físico haverá dor, pois é natural do físico sentir dor.

Por que algumas pessoas sentem muita dor por muito tempo antes de morrer?

Pode ser o karma, que são os resultados acumulados das suas ações e intenções. Pode ser porque forças ruins querem tirar a sua alegria ou diminuir o seu progresso. Pode ser por falta de sabedoria prática ao lidar com as coisas. Mas tudo é uma experiência de Deus.

Então devemos lutar para continuar vivendo?

Sim, pois cada dia pode nos trazer experiências de progresso. É claro que para um buscador isso terá maior relevância.

O que devemos fazer na hora que uma pessoa parece estar morrendo?

Mostre a ela a foto ou imagem do Mestre dela. Ela deve se concentrar no que é mais importante e manter a esperança, sem medo. Você pode também se concentrar no coração espiritual da pessoa, imaginando ali um círculo que está girando, e orar pela Vitória de Deus. Não ore para que a pessoa seja curada e nem que se vá. Entregue a sua vontade à Vontade Dele. É claro que isso é difícil. E, no plano físico, faça tudo que for possível para tentar salvá-la, pois ainda não conhecemos a Vontade de Deus, então usamos mesmo nosso conhecimento limitado para fazermos o que achamos que é correto.

O que são as forças-morte?

São forças que tentam causar a morte. Elas buscam oportunidades para diminuir as chances de progresso das pessoas. Elas costumam preferir certos locais, como hospitais, para ficar espreitando. Um Mestre espiritual pode afastar essas forças – e por isso ouve-se histórias de como salvam a humanidade.

O que acontece quando uma pessoa comete suicídio?

Ela viola caprichosamente a lei cósmica, que diz que temos uma vida na Terra para fazermos progresso. Por isso, seu sofrimento será terrível nos planos vitais depois da morte e poderá ter defeitos em sua próxima vida. Certos casos, como soldados capturados em guerras que tiram a própria vida para não serem interrogados, etc, não necessariamente terão esse tratamento.

A alma morre?

Não, a alma é uma centelha do divino e está além da vida e da morte. Quando uma pessoa morre, ela deixa para trás o físico, o emocional, a mente e o coração espiritual, lentamente. Mas a alma continua, e carrega consigo o corpo kármico e causal, com algumas experiências sublimes.

Existe vida após a morte?

Quando morremos, primeiro perdemos o corpo físico. O emocional, mental, o coração, etc, todos continuam por um tempo. Assim, você continua sendo a mesma pessoa, mas sem um corpo. Nessa hora, ficará no plano emocional ou vital ou astral. Você pode até sentir necessidade de coisas físicas que não pode mais fazer, como dormir ou comer. Pessoas que têm muitos desejos naturalmente sofrerão mais. Mas um a um esses corpos são deixados pela alma.

Quanto tempo leva para uma pessoa retornar ao mundo depois de morrer?

Normalmente é perto de seis anos. Uma pessoa que fez muito progresso normalmente levará mais tempo, e Mestres podem levar trezentos ou quatrocentos ou mais anos para retornar, e até mesmo não retornar. Mas sempre há exceções, e a Vontade do Supremo é a juíza final.

O que acontece quando uma alma volta?

Primeiro, a alma tem uma entrevista com o Supremo ou com seu Mestre espiritual, para discutir que tipo de experiência poderá ter na próxima vida, em que país e em que família a pessoa nascerá. O país pode querer que certas almas encarnem no seu território. Então, elas podem autorizar ou não os planos da alma. Mas ainda assim não há garantia de que terá todas as experiências. Há diversas coisas acontecendo, dentro e fora de nós, e a alma lida com possibilidades.

Existe um mundo das almas?

Sim, e é um mundo com muita perfeição, mas não há progresso lá. O que acontece apenas é a assimilação das experiências que tivemos na Terra. Depois a alma faz uma nova promessa e retorna. Não confunda mundo dos espíritos com mundo das almas. Apenas na Terra há progresso, pois ela está evoluindo. Os outros mundos são estáticos.

Qual a diferença entre espírito e alma?

O espírito é a pessoa que perdeu o corpo físico e ainda está no processo de perder o resto dos corpos sutis. Ela ainda é uma pessoa, na medida que ainda retém partes do ser. Mas ela não é superior ou mais sábia que uma pessoa comum. Já a alma é a Luz de Deus que habita em cada criação, subjacente, tendo experiências para tentar manifestar sua divindade. A alma é infinitamente mais elevada do que os espíritos.

Por que a reencarnação é necessária?

Porque não conseguimos completar todas as experiências possíveis para a nossa alma e nem trazer à tona todas as suas qualidades divinas no curto espaço de tempo de uma vida.

Um Mestre espiritual realizado também reencarna?

Rigorosamente falando, ele não precisa mais reencarnar, pois já alcançou a perfeição da alma. Mas o Supremo pode ter planos de utilizá-lo para que outras pessoas também cheguem lá, e ele pode ter de retornar num corpo físico para melhor realizar essa missão.

É possível se lembrar de encarnações passadas?

Sim, mas o motivo principal pelo qual normalmente não precisamos e nem devemos nos lembrar é porque isso não auxilia no nosso progresso. Se você foi uma pessoa má, ficará entristecida e isso dificultará seu progresso. Se for uma pessoa comum, não se sentirá inspirado nesta vida. Se foi uma pessoa extremamente divina, um santo, pensará então por que é que nesta vida você tem tantas dificuldades. Há um motivo para não lembrarmos das nossas encarnações. Siga em frente!

As famílias costumam encarnar juntas?

Normalmente desenvolve-se um certo laço com as pessoas da sua família. Esse laço pode ser mantido ou descartado pela alma na próxima encarnação, de acordo com as experiências que ela deseja ter.

Quantas vidas é necessário para alcançar a iluminação?

Depende da aspiração sincera do buscador e da Graça de Deus. Normalmente são milhares, mas se você tiver um Mestre espiritual do mais alto calibre e se dedicar muito, poderá fazer isso em poucas vidas, até menos de dez.

Na sua próxima vida, uma pessoa terá o mesmo Mestre espiritual?

Se sua conexão não foi casual, mas sim profunda, uma promessa interior, então o Mestre cuidará de você até chegar na realização, não importa quantas vidas isso lhe custe.

É possível uma pessoa voltar com outro sexo?

Não é possível. A alma não é masculina e nem feminina, mas, uma vez que toma encarnação humana, ela define que tipo de experiências e abordagens terá e, para isso, terá apenas um sexo até o fim. Houve raras exceções na história da humanidade, a contar nos dedos de uma mão.

É possível voltar a ser um animal, uma vez que tiver encarnações humanas?

Não é possível. O objetivo da alma é progresso, e retornar como animal não aceleraria o seu progresso, pois o ser humano pode fazer muito mais progresso do que os animais.