Pergunta: Como reanimar nossa força espiritual quando sentimos que ela está vacilando?

Sri Chinmoy: Quando a aspiração está vacilando, há várias maneiras de reforçá-la. Quando está oscilando, achamos difícil mergu-lharmos profundamente em nós. Odiamos meditar e, mesmo que medi-temos, a meditação não é boa. Mas o que deveríamos fazer nessa hora? Deveríamos ler livros inspiradores, escritos por almas realizadas em Deus ou por outros buscadores que estão procurando por Ele. Deveríamos sentir que o buscador sobre quem estamos lendo não é ninguém mais do que nós mesmos. Deveríamos sentir cada idéia, cada pensamento ou cada clamor de aspiração como muito nosso. O autor usou o nome dele, mas sentimos que ele escreveu sobre nossa própria aspiração. Vamos perceber, ao lermos seus escritos devotados, que o clamor dele é nosso próprio clamor. Assim como ele está indo em direção à luz, deveríamos sentir que também queremos ir em direção à luz. Ou se lermos livros de Mestres que são realizados e se tornaram unos com a consciência de Deus, tentaremos sentir, a toda hora, que a Compaixão está sendo derramada sobre nossa alma, coração, mente e vital, a partir dos escritos deles. Sentiremos que a luz-Compaixão está vindo para nós quando lemos os livros deles.

Temos de saber que a vida espiritual não é um mar de espinhos, nem um mar de rosas. Há sempre desertos na jornada da vida. Todo mundo precisa passar pelo deserto na sua aspiração. No entanto, chega uma hora em que não há deserto. É luminoso agora. O dia é seguido pela noite e a noite é novamente seguida pelo dia. Mas chega uma hora na nossa aspiração interior em que entramos numa consciência mais profunda, numa existência mais profunda. Nos tornamos um com nossa alma. Quando somos capazes de ouvir os ditames da nossa essência, quando estamos em comunhão com Deus, nossa consciência está cheia de luz. Cada pensamento, cada idéia está repleta de luz. Então, não há noite. Tudo é luz. Esse é o estado mais elevado.

Quando estamos num patamar comum, ao buscarmos, clamarmos e chorarmos, a melhor coisa é ler os livros de aspirantes ou Mestres espirituais. Ou podemos nos envolver com nossos irmãos ou irmãs espirituais que não estão tendo as mesmas dificuldades. Suponha que hoje achamos difícil meditar. Podemos ir até nosso irmão ou irmã e eles vão nos levantar. Dirão alguma coisa muito boa sobre a aspiração que viram em nós alguns meses atrás. Ou vão dizer alguma coisa sobre Deus ou sobre nosso Guru que vai nos animar. A mesma coisa pode acontecer com eles mais tarde, e virão até nós. Ter irmãos e irmãs discípulos é a maior benção para aspirantes espirituais. Existem buscadores cujos Gurus deixam o corpo e que não têm irmãos ou irmãs discípulos. Quando a aspiração deles cambaleia, eles ficam em casa rogando e chorando, até que finalmente são consolados. Entretanto, a maneira mais fácil de obter aspiração é ir até outro discípulo, e ele ou ela vai elevar sua consciência. Eles entrarão em nós e trarão à tona nossa própria luz, que agora foi encoberta com depressão, problemas, miséria e ansiedade.

   Flame-Waves 12, p. 47-48

O erro que você e outros cometem é que estabelecem uma meta fixa. Se chega a um certo nível durante sua meditação, sente que atingiu sua meta. Ou se obtém um pouquinho de alegria na sua vida interior, imedia-tamente acalenta um sentimento com-placente. Mas eu gostaria de dizer que nossa meta é sempre transcendente. Você quer sempre repousar nos louros do passado. Ontem conseguiu uma gotinha de alegria, e hoje está clamando pela mesma gotinha. No entanto, como você sabe e o Supremo quer que obtenha essa gotinha de alegria ou se Ele quer que vá mais longe, mais alto e mais profundamente?

Quando comecei a perder peso, tinha 76 quilos. A meta, primeiro, era 74, então ela se tornou 72, 69, 68, 67 e daí em diante. Contudo, a quantidade de progresso que alguém pode fazer no plano físico é muito limitada. Posso chegar a 58 quilos, e então não vou conseguir nem um pouco a mais. No físico, a meta é sempre limitada. Você pode ir até o seu máximo e então estará acabado. Entretanto, na vida espiritual, a meta não é fixa. Não há fim no mundo interior. Aqui lidamos com o Infinito, a Eternidade e a Imortalidade. Onde está o Infinito e a Imortalidade no plano físico? A Imortalidade está na consciência. Se você desenvolveu uma consciência imortal, só assim vai servir ao Supremo pelo mundo inteiro.

        Illumination-World, p. 18-19