Como melhorar a sua concentração

Concentre-se.
Nada será
Inalcançável.

-Sri Chinmoy

A concentração é muitas vezes um passo preliminar à meditação. Além disso, ela é muito útil durante o nosso cotidiano. Abaixo seguem algumas formas que me auxiliaram pessoalmente a melhorar a concentração.

 

Exercícios específicos para melhorar a concentração

O ponto. Se você quiser desenvolver o poder de concentração, pode tentar este exercício. Primeiro, lave bem o rosto e os olhos com água fria. Então desenhe um ponto preto na parede, na altura dos olhos. Encare o ponto, mais ou menos a uns trinta centímetros de distância, e concentre-se nele. Após alguns minutos, tente sentir que, ao inspirar, na verdade, a sua respiração está vindo do ponto, e que ele também está inspirando, recebendo a respiração de você. Tente sentir que existem duas pessoas: você e o ponto preto. Sua respiração está vindo do ponto e a respiração dele está vindo de você.  Em dez minutos, se a sua concentração for muito poderosa, você sentirá que a sua alma o deixou e entrou no ponto preto da parede. Nesse momento, tente sentir que você e a sua alma estão conversando. Sua alma o está levando para o mundo dela, para a realização, e você está trazendo a alma para o mundo físico, para a manifestação. Desse modo você poderá desenvolver o seu poder de concentração com muita facilidade. Contudo, esse método precisa ser praticado. Há muitas coisas que são bem fáceis quando praticadas. Entretanto, por não as praticarmos, não conseguimos o resultado.
-Sri Chinmoy

Use a sua força de vontade

Concentração não é algo passivo. Você precisa se esforçar para conseguir uma concentração livre de tensão. Use o seu coração, o coração espiritual, para exercitar a sua força de vontade. Se o fizer apenas com a mente, junto com uma concentração mais superficial, pode haver tensão.

Quando nos concentramos, somos como um projétil entrando em algo, ou como um ímã atraindo o objeto de concentração em nossa direção. Nessa hora não deixamos que nenhum pensamento entre na nossa mente, seja ele divino ou não-divino, mundano ou celestial, bom ou ruim. Na concentração, a mente toda precisa estar focalizada num objeto ou assunto específico. Se estivermos nos concentrando na pétala de uma flor, devemos tentar sentir que nada mais existe no mundo – somente a pétala existe. Não olhamos nem para frente, nem para baixo, para cima ou para dentro. Procuramos apenas assimilar o objeto com a nossa concentração unidirecionada. Essa não é uma maneira agressiva de mergulhar em alguma coisa. Essa concentração vem diretamente da vontade indomável da alma, ou da força de vontade. -Sri Chinmoy

 

 

Pratique a concentração usando outras coisas do seu dia

Uma vez, num domingo à tarde, sentei-me para fazer uma meditação extra. Mas não deu certo. Estava por demais inquieto. Resolvi então pegar um instrumento musical para praticar um pouco. Como para mim era algo incrivelmente difícil, precisei me concentrar muito. Lembro até mesmo de um pouco de saliva escorrendo do canto da boca, pois eu tinha perdido controle dessas funções ao me concentrar para tocar.

Assim que terminei de praticar, senti-me novamente inspirado a tentar meditar. Logo que sentei, logo tive uma daquelas melhores meditações do ano. Acho que foi o fato de eu ter me concentrado bastante antes, que criou um silêncio na mente, permitindo ao coração meditar em paz. Senti que essa meditação sozinha valeu todo o gasto com comprar o instrumento e os meses de prática!

Quando quiser praticar a concentração em algum objeto, escolha algo que lhe transmita alegria imediata. Se você tiver um Mestre, o retrato dele lhe trará alegria imediata. Se você não tem um Mestre, escolha algo que seja muito belo, divino e puro, como uma flor, por exemplo. -Sri Chinmoy

Exercícios de respiração para melhorar a concentração

Você pode se concentrar no inspirar e expirar do ar. Isso pode ser feito em vários momentos do dia, não apenas ao se sentar para meditar, e vai auxiliar você a melhorar a sua concentração.

Também há exercícios de respiração mais elaborados, como o pranayama. Um exercício tradicional é fazer a sua inspiração durar um “tempo” (que pode ser um segundo, uma batida do seu coração, ou só “um tempo”), então o fôlego fica preso por quatro “tempos”, seguido pela expiração em dois “tempos”. Imediatamente, você repete, inspirando por um “tempo”, etc, continuando o ciclo. Sri Chinmoy recomenda repetir “o Nome de Deus” para fazer a contagem dos “tempos”.

Não faça muitas repetições desse ciclo, pois pode sobrecarregar o seu organismo. Você pode começar fazendo três vezes, ou um pouco mais, e depois ir aumentando devagar, respeitando o seu corpo. Se quiser fazer mais exercícios de respiração, é aconselhável ter orientação especializada. Uma variação inclui alternar as narinas. Você inspira pela esquerda, prende o fôlego, expira pela direita. Inspira pela direita, prende o fôlego, expira pela esquerda.

Apenas a sua flecha-concentração
Consegue silenciar
A sua mente barulhenta.
-Sri Chinmoy

Música para se concentrar

Principalmente durante o horário de meditar, se estiver difícil se concentrar, você pode utilizar música de meditação. Ela pode funcionar de diversas formas. A primeira, é elevando a consciência em geral sua e do local. A segunda é abafando sons externos. E a terceira é como objeto de concentração. Você pode fazer dela o seu exercício – sinta que apenas a música existe. Não tente acompanhá-la. Apenas tente se identificar com a música, sinta que você é a própria música. É claro, para isso você precisa de música adequada. Aqui deixamos uma seleção gratuita que confiamos.

Música para concentração – downloads, mp3 e vídeos gratuitos

 

O efeito de ficar no celular ou no computador na sua capacidade de concentração

Se você utiliza o telefone ou computador para trabalhar, tente parar por aí mesmo na medida do praticável. Em casa, no metrô, etc, leia livros, faça exercícios. O telefone e o computador estimulam a mente sobremedida, e ela passa então a ficar inquieta, sempre procurando mais informação. Não apenas isso diminui a nossa necessidade de concentração como faz com que a mente domine mais a nossa vida. Mas queremos algo mais elevado, mas sublime, mais satisfatório do que essa mente, não queremos? Já livros, por exemplo, fazem o inverso. Eles ensinam a mente a mergulhar fundo no tópico, desenvolvendo seu poder positivo de concentração, além de o papel possuir um toque e luz suavizante, quando a tela eletrônica é um irritante.

No meu trabalho, há pelo menos sete meios oficiais de comunicação entre setores, e alguns ainda usam grupos de whatsapp nos telefones particulares. Dois dos meus chefes me disseram em separado, “Ainda vou aposentar por causa do celular!” (querendo dizer que as mensagens constantes e sem horário tiravam seu equilíbrio mental.) Por isso existem meios assíncronos de comunicação, como o email, etc. Para o tempo em que for necessário ficar no computador/telefone, Sri Chinmoy compartilha um conselho valioso: olhar para a tela com os olhos do coração, para ficar mais focado em si mesmo do que na máquina diante de si. Confira no vídeo abaixo: