Traduzi para vocês um artigo sobre o tema. Espero que possa auxiliá-los! (Original em inglês)

mounttop.jpg

 

Como é possível desenvolver o poder de concentração?

 

Sri Chinmoy: Há várias maneiras para desenvolver o poder de concentração. Uma coisa que você pode fazer é ficar diante de uma parede e desenhar um círculo na altura do seu terceiro olho. Então se concentre nele. Primeiro você verá a parede, mas, gradualmente, começará a enxergar apenas o círculo. E, quando enxergar apenas o círculo, coloque um ponto no meio do círculo e se concentre nesse ponto. Se você enxergar o círculo, deve sentir que sua concentração não está suficientemente poderosa. Apenas quando conseguir se concentrar inteiramente no ponto é que poderá sentir que seu poder de concentração funcionou. Esse é o método comum ou, pode-se dizer, a maneira mais fácil de se desenvolver o poder de concentração.
Há outro método, que é muito eficiente, mas pode ser um pouco difícil. No princípio, sinta que você não tem braços, nariz, olhos ou ouvidos; você nada tem, senão o seu coração. Esse coração não precisa estar no centro do peito – ele pode estar na sua fronte ou em outro lugar. Apenas sinta que você tem o coração e que você é o coração.
Então, depois de um certo tempo, você irá localizar o coração. Como? A sua consciência irá lhe dizer que o coração está aqui ou que o coração está lá. A ciência médica dirá imediatamente que não está certo, que o coração só pode estar no meio do peito. Mas, para pessoas espirituais, o coração pode estar em qualquer lugar, pois o coração espiritual representa a morada de luz. Se o Divino dentro de você, o Supremo em você, quiser lhe mostrar a presença da luz através de seu terceiro olho, que é luz e poder infinitos, Ele lhe dirá que esse lugar é o coração. Isso quer dizer que o Supremo em você quer visitar tal lugar e ficar lá.
Quando você começa sua jornada, tem de sentir que o quê você tem é o coração, e o quê você é, é o coração. Após algum tempo, a sua consciência lhe dirá onde o coração está ou quem ele é. Então, você pode se concentrar nesse local e sentir que é o único lugar para sentir o coração ou se tornar o coração. O coração é luz, e luz é poder. Quanto mais luz você tiver, mais poder terá. Deus é todo Luz. É por isso que Ele é tudo-permeante. Por isso Ele é todo poderoso. Luz e poder não podem ser separados. Enxergamos aqui a lâmpada elétrica e também o lugar onde ela se encaixa. Podemos separá-los. Mas, na vida espiritual, não podemos separar luz de poder. Luz é poder. E o que é luz? Unicidade universal.
Se você quer tornar seu poder de concentração mais efetivo, não pense em algo vasto. Pense em algo tão pequeno quanto o possível. Todavia, quando quiser meditar, pense em algo muito vasto – o céu, o oceano, as montanhas – e torne-se um com a vastidão, que é toda poder. Mas, para ter o poder da concentração, identifique-se com a mais diminuta coisa possível. Apenas assim você se tornará todo-poderoso. Deus é todo-poderoso não porque Ele está dentro do elefante assim como da formiga. Deus é todo-poderoso porque Ele pode ser ambos, elefante e formiga. Ele é infinito e Ele é finito. Apenas porque Ele é finito e infinito ao mesmo tempo, Ele é onipotente.
Assim, se você quiser meditar e adquirir poder, pense na própria infinidade, pois lá está o poder infinito de Deus. Mas, se você quiser desenvolver poder através da concentração, pense em algo muito sutil, muito pequeno.

Páginas recomendadas

Dicas para meditar bem por Patanga Nos artigos sobre exercícios e técnicas, eu já deixei várias dicas práticas - como meditar no coração, que técnicas usar, em que ho...
Curso Grátis em Novembro – com Ashirvad O próximo Curso de Meditação 100% gratuito acontecerá em Novembro, na Livraria da Vila, sita na R. Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros. O pa...
2018 – Julho – aulas de meditação na c... O próximo curso gratuito para iniciantes na meditação será no meio de Julho. Acesse a página sobre o curso
MARÇO / 2017 – Curso de meditação no sábado... O próximo curso de meditação começará no meio de março, num sábado. Será com o alemão Samalya Schäfer, que mora em Berlin e já deu cursos em divers...