Traduzi para vocês um artigo sobre o tema. Espero que possa auxiliá-los! (Original em inglês)

mounttop.jpg

 

Como é possível desenvolver o poder de concentração?

 

Sri Chinmoy: Há várias maneiras para desenvolver o poder de concentração. Uma coisa que você pode fazer é ficar diante de uma parede e desenhar um círculo na altura do seu terceiro olho. Então se concentre nele. Primeiro você verá a parede, mas, gradualmente, começará a enxergar apenas o círculo. E, quando enxergar apenas o círculo, coloque um ponto no meio do círculo e se concentre nesse ponto. Se você enxergar o círculo, deve sentir que sua concentração não está suficientemente poderosa. Apenas quando conseguir se concentrar inteiramente no ponto é que poderá sentir que seu poder de concentração funcionou. Esse é o método comum ou, pode-se dizer, a maneira mais fácil de se desenvolver o poder de concentração.
Há outro método, que é muito eficiente, mas pode ser um pouco difícil. No princípio, sinta que você não tem braços, nariz, olhos ou ouvidos; você nada tem, senão o seu coração. Esse coração não precisa estar no centro do peito – ele pode estar na sua fronte ou em outro lugar. Apenas sinta que você tem o coração e que você é o coração.
Então, depois de um certo tempo, você irá localizar o coração. Como? A sua consciência irá lhe dizer que o coração está aqui ou que o coração está lá. A ciência médica dirá imediatamente que não está certo, que o coração só pode estar no meio do peito. Mas, para pessoas espirituais, o coração pode estar em qualquer lugar, pois o coração espiritual representa a morada de luz. Se o Divino dentro de você, o Supremo em você, quiser lhe mostrar a presença da luz através de seu terceiro olho, que é luz e poder infinitos, Ele lhe dirá que esse lugar é o coração. Isso quer dizer que o Supremo em você quer visitar tal lugar e ficar lá.
Quando você começa sua jornada, tem de sentir que o quê você tem é o coração, e o quê você é, é o coração. Após algum tempo, a sua consciência lhe dirá onde o coração está ou quem ele é. Então, você pode se concentrar nesse local e sentir que é o único lugar para sentir o coração ou se tornar o coração. O coração é luz, e luz é poder. Quanto mais luz você tiver, mais poder terá. Deus é todo Luz. É por isso que Ele é tudo-permeante. Por isso Ele é todo poderoso. Luz e poder não podem ser separados. Enxergamos aqui a lâmpada elétrica e também o lugar onde ela se encaixa. Podemos separá-los. Mas, na vida espiritual, não podemos separar luz de poder. Luz é poder. E o que é luz? Unicidade universal.
Se você quer tornar seu poder de concentração mais efetivo, não pense em algo vasto. Pense em algo tão pequeno quanto o possível. Todavia, quando quiser meditar, pense em algo muito vasto – o céu, o oceano, as montanhas – e torne-se um com a vastidão, que é toda poder. Mas, para ter o poder da concentração, identifique-se com a mais diminuta coisa possível. Apenas assim você se tornará todo-poderoso. Deus é todo-poderoso não porque Ele está dentro do elefante assim como da formiga. Deus é todo-poderoso porque Ele pode ser ambos, elefante e formiga. Ele é infinito e Ele é finito. Apenas porque Ele é finito e infinito ao mesmo tempo, Ele é onipotente.
Assim, se você quiser meditar e adquirir poder, pense na própria infinidade, pois lá está o poder infinito de Deus. Mas, se você quiser desenvolver poder através da concentração, pense em algo muito sutil, muito pequeno.