2017/JAN – Início das aulas de meditação para iniciantes

Aulas para iniciantes
O próximo curso gratuito para iniciantes será no meio de janeiro de 2017.
Para participar, basta acessar a página de inscrições para o curso.

Aulas para iniciantes
O próximo curso gratuito para iniciantes será no meio de janeiro de 2017.
Para participar, basta acessar a página de inscrições para o curso.
Eu sou o Patanga. Escrevi várias páginas e organizei uma boa parte dos nossos sites, meditacaosp.com e meditacaobrasil.com, além de nas horas vagas ser instrutor voluntário de cursos de meditação desde 2004.
Aprendi a gostar de esportes, tendo corrido sete corridas de 10 dias e incontáveis maratonas, aprendi a gostar de cantar e de música, e aprendi a gostar de mim mesmo e de silêncio. Aprendi a redescobrir tudo sob uma nova ótica – família, leitura, trabalho, brincar com jogos, etc – a partir do momento que comecei conscientemente a viver uma vida espiritual, por inspiração do meu Mestre, Sri Chinmoy.
Também fiz um site de escritos do Patanga dentro do Sri Chinmoy Centre. Lá falo um pouco sobre a minha vida espiritual e coisas como as que citei acima. Se quiser ler mais sobre meditação em si, é melhor ficar aqui neste site mesmo – veja a barra superior e lateral.
Grato,
Patanga Cordeiro
Centro Sri Chinmoy Brasil
Aquele é um excelente Professor espiritual
Cujos olhos são firmeza
E cujo coração é perdão.
- Sri Chinmoy
Logo abaixo está a página sobre a relação Mestre-discípulo, de uma de uma sequência de artigos sobre o Mestre espiritual, escritos por Sri Chinmoy. As outras páginas são:
por Sri Chinmoy, do livro O Mestre e o Discípulo
Um verdadeiro Mestre espiritual é aquele que tem unicidade inseparável com o Altíssimo. Por via de sua unicidade, ele pode facilmente entrar no buscador, ver seu desenvolvimento e aspiração, e saber tudo sobre sua vida interior e exterior. Quando o Mestre medita em frente aos seus discípulos, está trazendo Paz, Luz e Beatitude das Alturas, e isso entra neles. E do interior eles aprendem automaticamente como meditar. Todos os verdadeiros Mestres espirituais ensinam meditação em silêncio. Um Mestre genuíno não precisa explicar exteriormente como meditar ou dar-lhe uma forma específica de meditação. Ele pode simplesmente meditar em você, e seu olhar silencioso o ensinará como meditar. A sua alma entra na alma dele e traz dela a mensagem, o conhecimento de como meditar.
Alguns não entendem o Mestre quando ele se põe em pé diante deles e ora. Pensam que, como eles próprios, ele também está rogando por Graça. Pensam: “Por que pedir ajuda ao Mestre? Façamos isso nós mesmos.” Eles não percebem que há uma vasta diferença entre as suas preces ou clamores e as do Mestre. Quando o Mestre ora por Luz, ele se torna Luz. Quando ele faz descer Graça, ele se torna a fonte da Graça do Supremo. Nessas ocasiões, aqueles que têm fé no Mestre obtêm Dele a Graça que tudo-alimenta e tudo-preenche.
Discípulos que passam por dificuldades ou que estão adoecidos frequentemente pedem ajuda ao Mestre. Então, quando o Mestre usa seu poder espiritual para curá-los, eles logo começam a elogiar seus médicos ou o maravilhoso remédio que usaram. O Mestre não precisa dos seus elogios. Se quiserem dizer que ele não os merece, o Mestre está pronto a concordar. Todavia, a gratidão deve ir para o Supremo e não para os médicos ou para algum remédio. Às vezes, as pessoas sentem a Graça que foi trazida, mas pensam que elas a trouxeram através de sua aspiração, ou que a mereciam de uma forma ou de outra. Nessas ocasiões, o Mestre fica calado, esperando pelo dia em que o discípulo perceba a verdade por si mesmo. Interiormente, ele encaminha a mensagem à alma do buscador e, após algum tempo, a alma levará a mensagem à consciência exterior do buscador, tornando a verdade conhecida.
O Mestre é como um oceano. Quando o discípulo mergulha no oceano que é a consciência do Mestre, ele é lavado de todas as suas impurezas e num instante sente um alívio temporário. Você pode perguntar: “Para onde vão as impurezas e imperfeições depois de entrarem no Mestre?” O Mestre as lança na Consciência Universal. Após alguns minutos, uma hora ou um momento específico, todas se vão dele. Às vezes, o Mestre não as toma de fato, mas simplesmente as oferece diretamente ao Supremo. O Mestre abençoa o discípulo em nome do Supremo, como Seu representante direto, e dessa forma não fica afetado.
Quando o Mestre remove as impurezas do discípulo, não significa que o discípulo esteja curado delas. Amanhã, novamente, o discípulo voltará com os mesmos pensamentos impuros e ideias não-divinas, porque não está superando tais qualidades obscuras em seu interior. Hoje, ele envia suas limitações para o Mestre, mas amanhã ele as acumulará de novo. Portanto, quando o buscador oferece suas imperfeições ao Mestre, deve tentar receber o máximo de Luz possível do Mestre. Se puder guardar no seu receptáculo interior a Paz, Luz e Beatitude que o Mestre oferece, poderá então ser capaz de lutar contra adicionais imperfeições em sua vida. A menos e até que o discípulo seja capaz de reter a riqueza que recebe das bênçãos do Mestre, ele não será capaz de alcançar pureza e fazer verdadeiro progresso interior – muito menos realizar a Verdade transcendental altíssima.
Uma pessoa Deus-realizada sempre pode estar feliz em sua consciência interior, onde há uma constante inundação de Luz e Deleite. A infelicidade do Mestre no mundo exterior vem de seus discípulos, porque ele se identifica com todas as forças ruins de que eles estão sofrendo. O Guru tem o poder de anular a lei do karma para seus discípulos, mas enquanto a anula, ele entra nos problemas deles. Para tirar alguém da água, para ajudá-lo, preciso estar dentro d’água. Ao mesmo tempo, preciso da ajuda consciente daquele que está se afogando. Quando o Mestre não recebe cooperação dos discípulos, quando os discípulos guardam suas qualidades não-divinas e não as deixam ir, ele sofre muito.
Nenhum discípulo pode fazer seu Mestre feliz se não é ele mesmo feliz interiormente. Até um pai comum não fica feliz quando vê seu filho ou filha infeliz. Sendo o Mestre um pai espiritual, nunca poderá estar feliz quando suas crianças espirituais estiverem tristes ou abatidas. Se você chora porque o seu marido é mau para você ou porque a sua esposa é má para você, a compaixão e simpatia do Mestre estarão lá presentes. Mas, se não lançar fora o sofrimento, a compaixão do Mestre não será de valia. Se você acalenta o abatimento e sofrimento, a ajuda do Mestre é inútil. Ele se identificará com o seu sofrimento e com as mágoas do seu coração, e sofrerá a dor que está sentindo – talvez até mais do que você. Mas, se não tentar conscientemente livrar-se do sofrimento e entrar na consciência iluminada do Mestre, então o sofrimento e a compaixão do Mestre terão sido em vão. Também, você não será sequer capaz de reconhecer isto. Não sentirá a infinita compaixão do Mestre porque se importa mais com o seu sofrimento do que com o amor divino do Mestre.
Quando entrega seus problemas ao Mestre, não deve sentir que está sobrecarregando-o com um fardo pesado. O Mestre está pronto para aceitar a sua ignorância. Ele veio até aqui com o mar de Luz; se oferecer a ele um mar de ignorância, isto não lhe fará mal. Mas, infelizmente, você sente que a ignorância é tão preciosa que com uma das mãos a dá e com a outra a toma de volta. Num instante, sente que a ignorância é inútil e que está feliz por dá-la ao Mestre. Pensa ser muito esperto porque lhe deu algo sem importância e conseguiu dele algo de valor em troca. Mas, no instante seguinte, a ignorância o faz sentir que aquilo que deu ao Mestre era muito mais precioso do que o que ele deu a você; sente que prazer vital é muito mais importante do que Luz. Quando está na mais profunda meditação, você sente que Luz é mais importante do que escuridão. Mas, quando na vida comum, na vida do desejo, sente que Luz é algo falso e vago – apenas uma alucinação mental.
Alguns discípulos recebem sermões do Mestre quase que diariamente. Também, há os que não recebem sermões na vida exterior sequer a cada seis meses. Mas, no mundo interior, o Mestre com frequência os repreende e ameaça, pois assumiu completa responsabilidade por eles. Muitas vezes o professor vê que a alma do buscador está mais do que ávida por seguir sua orientação, mas o vital hesita e a mente resiste. Nesses casos, se o Supremo quer que o buscador consagre a sua máxima potencialidade e mergulhe fundo no mar da aspiração, o Supremo ordena ao Mestre que mostre sua autoridade divina. É verdade que, vivendo no vital, poderá pensar que o Mestre o está repreendendo, mas, quando vive no coração, vê que é seu cuidado divino por você que está atuando. E foi você quem deu autoridade a ele; ele não a exigiu. Foi você, foi o seu coração quem deu a ele a autoridade para aperfeiçoá-lo e moldá-lo no Altíssimo, no Absoluto.
Há dois caminhos principais pelos quais o discípulo pode finalmente realizar Deus com um Mestre. Um é completa e conscientemente identificando-se com o Mestre. Ou você conscientemente se identifica com o Mestre e tenta tornar-se um com ele, ou então entrega-se à vontade dele, a qual, num verdadeiro Mestre, é nada mais do que a Vontade do Supremo.
Quando toca a água, que representa consciência, imediatamente a sensação de alívio e pureza da água entram em você. Quando toca a flor, imediatamente recebe a fragrância e a pureza da flor. Apenas pelo toque, você se identifica, e, ao identificar-se, obtém a essência daquilo. Semelhantemente, quando olha uma foto do seu Mestre em meditação, você toca a consciência dele. Então, identifica-se com ele e torna-se parte e parcela da Consciência infinita que ele realizou.
Também, através da entrega consciente ao Supremo no Mestre, você se torna tudo que ele é e tudo que ele tem. A pequena gota entra no oceano sem limites e se torna o próprio oceano. Essa entrega é a da sua parte não-iluminada à sua parte mais elevada, que é representada pelo Supremo no seu Mestre espiritual. Nesse caso, o Mestre representa o seu próprio eu mais elevado.
Um dia, Sri Ramakrishna e dois de seus discípulos mais próximos retornavam a seu ashram num barco. Os dois discípulos e Sri Ramakrishna estavam famintos. Enquanto estavam no barco, Sri Ramakrishna pediu a um deles que trouxesse suco e comida. Quando o discípulo trouxe o pedido, Sri Ramakrishna não deu a eles uma migalha sequer. Comeu e bebeu tudo sozinho! Mas, devido à identificação deles com o Mestre, devido à unicidade com ele, os dois discípulos realmente sentiram que sua fome e sede foram aplacadas. Não estavam mais com fome nem sede.
Se um discípulo estabelece essa espécie de unicidade interior com seu Mestre, então ele nada espera. A criança não espera coisas de sua mãe. Sabe que sua mãe lhe dá e continuará dando tudo, porque é o dever da mãe cuidar da criança. Da mesma forma, é dever do seu Mestre espiritual ser de constante serviço a você. Você o serve com a sua aspiração e dedicação; ele o serve com seu cuidado e compaixão. Você faz a sua parte com aspiração; esse é o seu trabalho. Ele faz a parte dele com o cuidado e a compaixão, os quais elevam a sua consciência; esse é o serviço dele.
Como você pode desempenhar o seu papel com aspiração? De manhã cedo, quando se levantar, pode dizer ao Supremo: “Oh Supremo, faça-me incondicionalmente devotado a Ti, para que eu possa servir-Te ao Teu próprio Modo.” Antes do café da manhã, pode dizer de novo. Tão logo acabe de tomar o café da manhã, diga uma vez mais. Enquanto vai para a escola ou trabalho, pode repetir mais uma vez. Antes de executar qualquer ação, conscientemente ore para ser capaz de servir ao Supremo com toda devoção e incondicionalmente. Cada vez, a vibração da sua prece durará dois, seis ou dez minutos, dependendo da qualidade alma investida. Mas cada vez que oferece esta prece, está renovando a vibração. Logo, será como um sino. Após começar a tocar o sino, ele se tornará automático e você sentirá que o sino toca constantemente em seu interior. Comece oferecendo a sua prece de manhã cedo e prossiga durante o dia. Cada vez que iniciar uma atividade, procure trazer sua devoção à tona. Assim, com cada atividade diferente, a sua devoção crescerá.
Um discípulo insincero pensa que o Mestre pode ser conquistado através de lisonjas exteriores. Entretanto, o Mestre pode ser conquistado somente pela força da devoção do discípulo ao Supremo nele e da unicidade interior e consciente com ele. A Deus-realização não pode ser alcançada dizendo-se ao Mestre que ele é grandioso ou oferecendo-se ao Mestre riqueza material. Será maravilhoso se puder dedicar a sua vida, mas a dedicação verdadeira tem de ser baseada na unicidade interior. Se o buscador quer a realização última da Verdade altíssima, o Divino no Mestre deve ser satisfeito do modo que o Divino quer ser satisfeito.
*
O professor humano diz ao aluno,
“Trabalhe comigo e eu lhe darei tudo.”
O Professor divino diz ao discípulo,
“Eu tenho feito Deus esperar por você.
Não demore; vem comigo para vê-Lo.”
*
Jamais poderá ser um verdadeiro Mestre
Aquele que o aceitar como discípulo
Nas condições que você estabelecer.
*
Não é o Mestre espiritual,
Mas o Supremo dentro dele,
Quem merece e recebe
A devoção do buscador.
*
Porque ele é representante de Deus
Aqui na Terra,
Ele é tão cuidadoso com os corações de todos
Como é com o seu próprio.
*
Ame o seu Mestre.
É o caminho curto
Para o progresso espiritual.
Tenha fé no seu Mestre.
É o caminho curtíssimo
Para o progresso espiritual.
Obedeça ao seu Mestre.
É o mais curto dos caminhos
Para o progresso espiritual.
*
Não há melhor modo para um discípulo servir ao seu Guru do que ouvindo seus conselhos.
O próximo curso de meditação será no início de dezembro.
Para participar acesse a página de contato e peça datas e endereço.
O curso é inteiro grátis.
Muitas pessoas perguntam sobre a astrologia e meditação – se meditação e os astros estão relacionados. A resposta é que sim, estão relacionados, mas, que, para muitas pessoas, especialmente aquelas que tem uma prática diária de meditação e buscam sinceramente uma vida totalmente transformada (e não apenas o estudo do exoterismo), não há muita relação.
Uma vez que você tenha um Mestre espiritual ou siga um caminho espiritual de verdade, as predições astrológicas podem ser transcendidas pela Vontade do Divino.
Do prefácio do livro Astrologia, o Sobrenatural e o Além:
No decorrer de suas numerosas meditações públicas e palestras em universidades ao redor do mundo, foram feitas milhares de perguntas a Sri Chinmoy sobre ocultismo, astrologia, discos voadores, seres extraterrestres e assuntos afins. Normalmente, ele reluta em discutir tais assuntos, pois sente que satisfazer a curiosidade mental de um buscador não aumentará a sua aspiração ou devoção a Deus. No entanto, como um Mestre Espiritual que realizou Deus e tem acesso aos diferentes mundos interiores, Sri Chinmoy é capaz de oferecer uma das únicas explicações definitivas e com autoridade sobre esses fenômenos, e de tempos em tempos ele responde perguntas sobre tais assuntos. Este livro apresenta algumas das perguntas e respostas mais interessantes.
Abaixo deixamos alguns trechos bem interessantes do livro:
Pergunta: O que você pensa sobre a astrologia? Existe alguma verdade nas previsões astrológicas?
Sri Chinmoy: A astrologia é uma ciência. Os buscadores espirituais a chamam de uma ciência interior, uma ciência espiritual. A astrologia é o canto das estrelas. Aquilo que foi decretado e aquilo que está no mundo da manifestação fica gravado nas estrelas. Quando a astrologia lida com o passado, com o que já foi gravado, ela estará quase sempre certa. Mas a astrologia também nos permite ver potencial, e busca predizer o futuro de acordo com o passado. Astrólogos versados são peritos no ato de mergulhar na verdade que há nesse reino. Na maioria dos casos, quando é praticada cuidadosa e cientificamente, a astrologia está absolutamente correta para pessoas comuns que não têm fé em Deus ou em si mesmas.
Contudo, se as pessoas tiverem fé em si mesmas, com essa fé elas podem transcender a astrologia. É por isso que dizemos que a fé muda as coisas através de uma vontade inabalável. Se possuirmos uma vontade inabalável, o destino poderá ser mudado. É verdade, todos os nossos feitos passados estão gravados nas estrelas. No entanto, caso eu queira extinguir o destino, é como apagar algo em um gravador. Eu digo algo e aquilo fica gravado, mas, caso eu queira apagar, eu também posso.
A astrologia será cem por cento correta quando alguém está completamente no mundo físico, levando uma vida humana comum. Quando se entra para a vida interior, para a vida espiritual, a astrologia estará sessenta ou setenta por cento correta. Caso o aspirante esteja consciente ou inconscientemente afinado com o seu ser interior e se o ser interior estiver constantemente afinado com a Fonte, haverá muitas, muitas coisas ruins que poderá evitar. E, por fim, quando se está em comunhão consciente com Deus, a astrologia simplesmente não funciona, porque tudo em sua vida vem diretamente de Deus. Verdadeira unicidade com Deus vai muito além da astrologia. Se dissermos, com a nossa intensa aspiração: “Deus, eu não quero tal coisa”, e se formos um com Deus, Ele então dirá: “Tudo bem, você não precisa passar por isso.” É claro que isso não se aplica a iniciantes na vida espiritual. Apenas aqueles que possuem uma comunicação interior direta com o Ser mais elevado podem se colocar completamente além da influência das estrelas. Todavia, uma pessoa não é uma iniciante para sempre. Com o tempo, o buscador se torna mais e mais avançado na vida espiritual e mais e mais imune às forças do seu passado.
Porém, mesmo se alguém não é um buscador, uma predição astrológica pode ser transcendida. Em um plano mais interior, há sempre uma força mais elevada chamada Graça de Deus. A Graça de Deus pode mudar o destino de qualquer um. Essa Graça é todo-poderosa; ela transmuta as possibilidades ocultas e transcende as leis da astrologia, que são as leis cósmicas de Deus. Às vezes a predição de um astrólogo é verdadeira, mas não acontece devido à Graça divina. É por isso que, quando lida com o futuro, a astrologia só estará trinta e cinco ou quarenta por cento correta. Ao saber que existe algo infinitamente superior às leis astrológicas, devemos ter fé em tal coisa. Portanto, a minha solicitação para os meus discípulos é que não depositem sua fé em horóscopos e quiromancia. Tenham toda a fé em sua aspiração. Se tiverem fé absoluta em sua aspiração e na Graça de Deus, a salvação virá. Vocês não precisam se preocupar com o futuro.
Pergunta: As estrelas nos afetam, a Terra nos afeta e assim por diante. Quando meditamos, nós afetamos, por exemplo, outros planetas ou qualquer outra coisa?
Sri Chinmoy: Depende de quem está meditando. Caso alguém seja um aspirante da mais elevada categoria e a sua meditação esteja dando frutos, frutos sólidos, então ela afeta os planetas; ela entra nos planetas e gera nova vida. Da atmosfera do mundo, a meditação traz ao planeta um tipo de energia sutil. Entretanto, quando um Mestre espiritual medita, a sua meditação pode entrar em qualquer planeta, em qualquer lugar do universo de Deus, caso assim deseje. Um buscador altamente avançado que está à beira da realização também pode afetar os planetas. Quando essas pessoas meditam, elas podem entrar nos planetas, ou mesmo oferecer o resultado de suas meditações aos planetas. Isso tem sido feito diariamente.
Levante, acorde, Ó Forma da minha meditação transcendental
Levante, acorde, Ó amigo do meu sonho.
Levante, acorde, Ó alento da minha vida.
Levante, acorde, Ó luz dos meus olhos.
Ó Poeta-Vidente em mim,
Manifeste-Se em e através de mim.
Levante, acorde, Ó vasto coração dentro de mim.
Levante, acorde, Ó consciência minha
Que está sempre transcendendo o universo
E a sua própria vida do Além
Levante, acorde, Ó Forma da minha meditação transcendental.
Levante, acorde, Ó divindade presa na humanidade,
Levante, acorde, Ó Libertador do meu coração, Shiva,
E liberte a humanidade do seu sono ignorância.
Obs: esse poema e a mênção à meditação transcendental mencionados no site não possuem ligação com a prática conhecida como Meditação Transcendental. Trata-se de um uso distinto do termo transcendental no contexto do aprender meditação.
Seguem abaixo algumas meditações a respeito do aspecto transcendental do divino. São em forma de poemas, todos de autoria de Sri Chinmoy.
Ó meu Barco, Ó meu Barqueiro,
Ó mensagem do Deleite Transcendental,
Carregue-me.
Meu coração está sedento e faminto,
E, ao mesmo tempo, dorme profundamente.
Leve meu coração para a outra margem.
A dança da morte eu vejo por toda parte.
O trovão da destruição invencível eu ouço.
Ó meu Piloto interior, Você é meu,
Você é o Oceano da Compaixão infinita.
Em Você eu me abandono,
Meu todo em Você eu abandono.
Você é belo, Ó Ser Absoluto,
E eu sou o Seu servo.
Na Sua Vitória está a minha vitória,
O meu infinito enlevo.
O meu coração sofreu aflições infinitas para conhecê-Lo.
Por isso eu atiro as flechas do meu veneno-zanga
No Seu Coração.
Liberto dos erros, pensamentos abolidos,
Nenhum desejo agora tenho.
Beleza Transcendental,
Sou o escravo do Seu Néctar-Compaixão.
Pelo toque de quem o lírio sorri
E abre seu botão-beleza?
A luz-de-lua da beleza de quem
Eu vejo no lírio?
Quem é o Olho de meu olho?
Quem é o Coração do meu coração?
Ora, por que eu não O vejo,
A Sua Face de Beleza Transcendental,
Mesmo nos meus sonhos?
Às margens do rio azul Jamuna
Muitas vezes eu vi
A forma transcendental do meu coração.
Às margens do rio azul Jamuna
No sono, no sonho e nas horas de vigília
Eu brinquei com Krishna.
Às margens do rio azul Jamuna
Juntos abrimos a porta do Paraíso
Para a libertação do mundo,
Às margens do rio azul Jamuna.
Silêncio, silêncio, silêncio!
Dentro do meu coração hoje queima
O incenso da transformação.
Silêncio, silêncio, silêncio!
Céu e Terra, finito e Infinito
Implorando pela minha Forma Transcendental.
Você é belo, Ó Ser Absoluto,
E eu sou o Seu servo.
Na Sua Vitória está a minha vitória,
O meu infinito enlevo.
O meu coração sofreu aflições infinitas para conhecê-Lo.
Por isso eu atiro as flechas do meu veneno-zanga
No Seu Coração.
Liberto dos erros, pensamentos abolidos,
Nenhum desejo agora tenho.
Beleza Transcendental,
Sou o escravo do Seu Néctar-Compaixão.
Hoje a hora sagrada de Deleite altíssimo
despertou nesta vida.
Hoje tornei-me próximo
da Luz do Supremo.
Não mais a escuridão, escuridão em lugar nenhum.
Além do rio da esperança eu vojo
o Barco do Reino Transcendental.
A escuridão de eras é capturada
E sua rendição se dá
nos mais profundos recônditos do meu coração,
Aos pés do meu sol interior.
Pergunta: Você poderia nos falar sobre o valor que há em praticar meditação transcendental?
Sri Chinmoy: Sou a pessoa errada a se perguntar. Não tenho competência para falar sobre isso. Nesta manhã, alguém veio até mim depois de eu dar um discurso e me perguntou sobre outro Mestre. Ele estava segurando um broche com a foto do Mestre e me disse: “Por favor, conte-me algo sobre o meu Mestre.” Eu respondi: “O seu Mestre está dentro do seu coração. Como saberei mais do que você? O seu Mestre está no seu interior, e eu estou fora e, portanto, sou um intruso. Você certamente conhece ele melhor do que eu.” Eu não pratiquei meditação transcendental. Já que nunca pratiquei, não sei nada sobre ela. Qualquer coisa que eu diga estará errada. Eu conheço aquilo que tenho dentro do meu coração ou do meu quarto. Eu posso lhe contar sobre essas coisas. Mas não serei capaz de discursar sobre as coisas que pertencem a outros ou estão no quarto de outras pessoas. Você terá de perguntar à própria pessoa. -Canada Aspires, Canada Receives, Canada Achieves, Part II
O próximo curso em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói será com o nosso colega da Áustria Dipavajan Renner. Ele dará o curso de meditação em inglês, e haverá tradução. O curso será no início de novembro.
Além de praticar a meditação por mais de 20 anos, ele é um dos principais organizadores da Corrida da Paz.
Para se inscrever, basta acessar a nossa página de contato.
Esperamos que possam crescer e se inspirar com o curso.
Se quiserem adquirir algum deles, acesse a página de livros para meditação.
Se estiverem procurando livros inspiradores, vejam a página dedicada.
MEDITAÇÃO: PERFEIÇÃO-HOMEM NA SATISFAÇÃO-DEUS
300 p – Aum Publications, Nova Iorque
Trata-se de um manual de meditação que é, sinceramente, o mais completo que já vimos ou ouvimos falar.
O texto principal deste livro foi extraído de diversas palestras e respostas dadas por Sri Chinmoy nos últimos 25 anos. Entremeados, temos alguns de seus inspiradores poemas e aforismos. A linguagem é simples, não técnica e direta.
Segue o sumário do livro.
1) Meditação: a linguagem de Deus
Por que meditamos?
A meditação não é uma fuga
Aspiração e esforço consciente
2) Primeiro, o mais importante: como começar
Como eu começo?
Algumas técnicas básicas
O Piloto interior
Prática: exercícios para iniciantes
3) Dominando os fundamentos
Preparando-se para meditar
A postura é importante
Olhos abertos versus olhos fechados
Prática: exercícios respiratórios
4) A mente silenciosa
Aquietando a mente
Esvaziando a mente
Além da mente
Prática: purificando a mente
5) Seu coração espiritual: o lar da paz
Descobrindo o seu tesouro interior
Coração e alma
6) Concentração, meditação e contemplação: três passos para a plenitude
O arco e a flecha
O poder da concentração
A vontade indomável da alma
Concentrando-se a partir do coração
Vislumbrando o infinito: meditação
Um mar de tranquilidade
Transformando-se na Verdade: contemplação
Meditação versus Contemplação
Prática: exercícios de concentração
Prática: exercícios de meditação
Prática: exercícios de contemplação
7) Duas asas para voar: oração e meditação
Eu oro, eu medito
Seja feita a Vossa Vontade
Duas estradas para a realização
A necessidade da oração
8) O poder do mantra
Entoando: o mantra e o japa
Atingindo a purificação total
O som interior
A essência do Aum
9) Música e meditação: som e silêncio
Uma linguagem universal
10) Receptividade: abrindo-se para a Luz
O que é receptividade?
Gratidão
Prática: exercícios para aumentar a receptividade
11) Estou meditando bem?
O que é uma boa meditação?
Não fique desanimado
12) Mantendo a sua alegria
Protegendo a sua riqueza interior
13) Meditação diária: alimento para a alma
Um compromisso com Deus
É melhor meditar de manhã
A meditação da noite
É importante ter um horário pré-fixado
14) Nunca desista!
Chore como uma criança
15) Meditação: a solução prática de seus problemas
A meditação é eficaz?
16) Meditação na prática: servindo aos outros
Como compartilho a minha meditação?
17) O guru: seu professor particular
O que é um guru?
18) Meditando como um discípulo de Sri Chinmoy
Seu guia pessoal
Meditação individual
O guru aceita
Meditando na foto de Sri Chinmoy
19) Compreendendo suas experiências interiores
Frutos do caminho meditativo
20) Samadhi: o ápice da consciência divina
O que é o Samadhi?
COMENTÁRIOS SOBRE O BHAGAVAD GITA
97 p – Aum Publications, Nova Iorque
O Bhagavad Gita recontado em uma linguagem de fácil compreensão para o ocidental moderno. Não se trata de comentários sobre cada um dos versos, mas sim um comentário abrangente sobre o significado essencial do Gita, considerado a Bíblia do Oriente.
O Gita começa com as palavras Dharmakshetre Kurukshetre (Bhagavad Gita 1.1). “No campo sagrado de Kurukshetra” – essa é a tradução literal. Kshetra significa campo. Dharma é uma palavra espiritual extremamente fértil em significados. Ela quer dizer o código interior da vida; lei moral, religiosa e espiritual; fé viva na existência de Deus e na própria existência; dever pleno de alma, especialmente os previstos nas escrituras, observância devotada de qualquer casta ou secto e disposição para atender os ditados da própria alma.
A raiz em sânscrito da palavra dharma é dhri, prender. Quem nos prende? Deus. O que nos prende? A Verdade. O Dharma prevalece. Se não sempre, por fim ele deve prevalecer, pois no dharma está o próprio alento de Deus.
Duryodhana foi até Gandhari, sua mãe, na véspera da guerra, para receber suas bênçãos. ‘Tal mãe, tal filho’, dizem. Mas aqui tratamos de uma verdadeira exceção. Ela abençoou Duryodhana, dizendo: “A vitória estará onde o dharma estiver.” Isso quiz dizer que Yudhisthira, o filho do dharma, venceria a guerra…
MEDITE EM
90 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Diversas meditações – organizado por qualidades
O que você quer?
Eu quero felicidade.
Medite numa criança adorável.
Medite no voo de um pássaro.
O MESTRE E O DISCÍPULO
177 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Considerações sobre a relação Mestre-discípulo, iniciação, como escolher um Mestre, o papel do Mestre, histórias e peças. Leitura densa e repleta de significado.
O professor humano mostra a você
Como ler.
O divino professor incansavelmente
Lê para você.
O primeiro conduz a sua mente
Ao portal da sabedoria,
O outro abre a sua alma
Para o vasto-céu Azul.
Um Mestre espiritual verdadeiro é alguém que alcançou a Deus-realização. Todos nós somos um com Deus, mas o Mestre espiritual verdadeiro estabeleceu sua unicidade consciente com Deus. A qualquer momento, ele pode entrar numa consciência mais elevada e trazer mensagens de Deus para aqueles discípulos que têm fé nele. O Mestre, se genuíno, representa Deus na Terra para aqueles buscadores que têm verdadeira aspiração e fé no Guru. Ele foi autorizado ou encarregado por Deus a ajudá-los. O verdadeiro Professor, o verdadeiro Guru, é o próprio Deus. Mas na Terra, Ele normalmente agirá em e através de um Mestre espiritual. O Mestre energiza o buscador com inspiração e, com o tempo, através da infinita Graça do Supremo, oferece ao buscador a iluminação.
MORTE E REENCARNAÇÃO
213 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Explicação, a partir um ponto de vista espiritual, da morte, dos níveis de consciência físico, vital, mental, psíquico e alma, e da reencarnação. Histórias e eventos. Perguntas e respostas.
Por que a morte é necessária? Por que a alma não pode continuar a progredir e evoluir no mesmo corpo?
Por enquanto, morrer é preciso – a morte nos é necessária. Nada podemos fazer por um tempo muito prolongado, de uma vez só. Jogamos durante quarenta e cinco minutos ou uma hora, e então precisamos descansar. Acontece o mesmo com a nossa aspiração. Suponha que vivamos até os sessenta ou setenta anos na Terra. De sessenta ou setenta anos podemos meditar por vinte ou trinta dias e, mesmo assim, por apenas algumas horas. Um ser humano comum sequer consegue aspirar continuamente por uma hora em sua meditação. Como terá ele a aspiração, a realidade ou a consciência que o levará à Verdade eterna ou à Consciência imortal, todas de uma só vez?
ASTROLOGIA, O SOBRENATURAL E O ALÉM
153 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Explicação, a partir um ponto de vista espiritual, de assuntos diversos e curiosidades sobre diversos temas esotéricos. Inclui perguntas e respostas, bem como histórias de eventos.
Pergunta: O que você pensa sobre a astrologia? Existe alguma verdade nas previsões astrológicas?
Sri Chinmoy: A astrologia é uma ciência. Os buscadores espirituais a chamam de uma ciência interior, uma ciência espiritual. A astrologia é o canto das estrelas. Aquilo que foi decretado e aquilo que está no mundo da manifestação fica gravado nas estrelas. Quando a astrologia lida com o passado, com o que já foi gravado, ela estará quase sempre certa. Mas a astrologia também nos permite ver potencial, e busca predizer o futuro de acordo com o passado. Astrólogos versados são peritos no ato de mergulhar na verdade que há nesse reino. Na maioria dos casos, quando é praticada cuidadosa e cientificamente, a astrologia está absolutamente correta para pessoas comuns que não têm fé em Deus ou em si mesmas.
Contudo, se as pessoas tiverem fé em si mesmas, com essa fé elas podem transcender a astrologia. É por isso que dizemos que a fé muda as coisas através de uma vontade inabalável. Se possuirmos uma vontade inabalável, o destino poderá ser mudado. É verdade, todos os nossos feitos passados estão gravados nas estrelas. No entanto, caso eu queira extinguir o destino, é como apagar algo em um gravador. Eu digo algo e aquilo fica gravado, mas, caso eu queira apagar, eu também posso.
A FONTE DA MÚSICA
149 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Sobre música espiritual, música para meditação, mantras, composição, execução, histórias e mais. Entrevista com Don Pablo Casals e o Maestro Leonard Bernstein. Perguntas e respostas.
Se pudermos sentir que
Não é nossa voz,
Não são nossos dedos,
Mas sim uma realidade profunda dentro de nosso coração
Que está se expressando,
Saberemos que esta é
A música da alma.
Música é a linguagem interior ou universal de Deus. Eu não sei francês, alemão ou italiano. Mas quando a música é tocada, imediatamente o coração da música entra no meu coração, ou o meu coração entra na música. Nessa hora, não é necessária uma comunicação externa. A comunhão interior do coração é suficiente. Meu coração estará comungando com o coração da música, e nessa comunhão nos tornaremos inseparavelmente unos.
ÁRVORES-SERVIÇO
Aprox. 350 páginas – Aum publications, Nova Iorque
1000 aforismos para iluminar o dia a dia
O momento de deleite
Nós vemos e sentimos
Além dos pensamentos.
AMANTES DA PAZ
82 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Ensinamentos sobre como se portar diante do mundo – em forma poética
Como pode a sua vida se satisfazer
Com pequenas realidades,
Se o seu coração
Tem grandes sonhos?
MINHA FLAUTA
94 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Poesia rebuscada
Sinto em meus braços Sua Graça sem fim;
Dentro do meu coração a Verdade da vida reluz alva.
As altitudes secretas de Deus minha alma agora escala;
Não há dor, nem aflições sombrias ou morte a minha vista.
Nenhum dia ou noite mortal pode abalar minha serenidade;
Uma Luz acima sustenta minha alma secreta.
Dúvidas angustiantes banidas das minhas profundezas,
Meus olhos de luz percebem minha Meta estimada.
Mesmo dentro do mundo, estou além das suas aflições;
Navego num oceano de suprema libertação.
Minha mente, um cerne de Pensamentos ilimitados do Uno;
Estrela-vasto, o firmamento abraça a paz do meu Espírito.
Meus dias eternos se veem num tempo que acelera;
Eu toco Sua Flauta de rapsódia.
Feitos impossíveis não mais impossíveis parecem;
Nas algemas-nascimento agora reluz Imortalidade.
Abaixo alguns dos cartazes que usamos nos cursos de meditação nos últimos 5-7 anos. Os mais antigos farão parte de projeto futuro, pois ainda precisaremos escanear.

Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do da entrevista com Sri Chinmoy e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Se eu tiver que dizer quem sou, eu sou um estudante da paz.
Alguns dizem que sou um embaixador da paz, um embaixador internacional, mas eu não clamo por isso, eu não ouso clamar isso. Quero permanecer como um estudante da paz e um sonhador da paz. Onde quer que eu vá estarei sonhando com a paz, onde quer que eu esteja, aprenderei a mensagem de paz com as pessoas do país que estou visitando.
> Quando você decidiu que isso é o que gostaria de fazer?
Cheguei na América em 1964, foi quando houve a minha decisão final de vir, não apenas para a América, mas para o mundo ocidental. Desde então eu tenho orado, meditado e oferecido a minha paz. As orações na ONU tenho oferecido já pelos últimos 27 anos. E visitei muitos países com o mesmo objetivo, mesma missão e mesmo propósito.
> (?)
Não, como já disse, eu sou um homem de orações e meditações. Portanto, quando nós oramos e meditamos, recebemos mensagens interiores. Podemos chamar de alma ou Deus. Alguém, nosso Guia Interior nos diz, nos incita a realizar algumas coisas. Portanto, do meu interior mais profundo fui ordenado a vir para a América. Não foi a minha vontade do momento, mas a partir da minha vida de orações, eu recebi a mensagem interior para servir o ocidente.
E se o mesmo Piloto Interior me pedisse para servi-lo na India ou no oriente, eu estaria mais do que feliz em aceitar a autoridade do meu ser interior.
************
> Eu assumo que você começou na Índia, que nasceu e estudou na Índia. Poderia nos contar sobre seu passado e porque veio para cá?
Eu vim para cá por que fui comandado pelo meu Piloto Interior, portanto estou aqui para servi-Lo no ocidente aspirante. Cresci numa comunidade espiritual, vivendo lá por 20 anos e aos 12 anos de idade eu comecei a prática espiritual.
> Muitas pessoas gostariam de saber, e é uma pergunta ocidental, não minha, mas sinto a vontade de perguntar, meu Piloto Interior, talvez. Porque você deixou a Índia, porque muitos Mestres espirituais deixaram a Índia, quando a mesma possui vários problemas e necessidades lá?
Quanto aos outros, eu não tenho direito de dizer nada. Quanto a minha própria espiritualidade, quanto à minha vinda ao ocidente, posso dizer que no meu caso eu não escolho. Eu não tenho liberdade própria. Se meu Piloto Interior ordenar a minha volta a Índia, serei a pessoa mais feliz. Eu ouço sempre os ditames do meu Piloto Interior. Para mim, não algo tal como América, Índia, Europa ou África. O mundo pertence ao meu Piloto Interior. Portanto hoje Ele quer que eu esteja em alguma casa em particular na América e amanhã ele pode me pedir que eu vá para uma outra casa. Portanto eu sempre estarei pronto para acatar Suas Ordens.
****************
> Você tem outro grande objetivo? Você já tem feitos em levantamento de peso, música, artes, poesias, literatura, todos esses feitos. Qual é o seu próximo objetivo?
Meu único objetivo, minha meta eterna, é me tornar parte essencial da paz universal. Eu sou um buscador da Verdade, sou um amante de Deus. Eu gostaria, minha única súplica, é me tornar, ver, sentir e me tornar um com a paz universal. Isso é tudo de que mais preciso – o que o mundo precisa. – O que o mundo precisa é de paz, nada mais. Portanto minhas orações e meditações giram em torno da paz.
Porque saiu no jornal, fiquei sabendo que você deu uma coleção dos seus livros ao Prefeito de Nova Iorque. E a pilha de livros tinha mais de dois metros de altura, o que deve ter sido bem interessante de se ver ao lado do nosso excelentíssimo prefeito. Mas eu gostaria de saber, para a sua meditação, ensinamentos, etc, quanto tempo você separa para fazer os seus escritos?
Sou a primeira pessoa a duvidar disso tudo. Mas sou um mero instrumento do meu Piloto Interior. Quando alguém entrega a sua vontade para o Piloto Interior, não há algo tal como impossibilidade. É o Piloto Interior quem faz tudo em e através mim, e eu tento me tornar Seu instrumento perfeito.
Mas você dedica certas horas do dia para realizar certas atividades?
Eu não tenho um horário certo. Depende completamente da vontade Dele.
Agora Ele me pede que faça algo,
mas no momento seguinte
Ele me pedirá que faça outra coisa.
Não há uma regra certa para a minha vida,
no sentido de que devo dedicar algumas horas para isso ou aquilo…
Eu vou a diversos lugares, organizo os Centros, e isso eu tenho de fazer numa hora certa.
Mas quando é questão de compor canções, escrever ou pintar, eu não tenho horário fixo.
Isso nos traz a um ponto, que me lembra que você trouxe um instrumento musical com você.
Você poderia nos mostrar o que ele é e talvez tocar um pouco?
Obrigado.
Qual é o nome desse instrumento.
Chama-se esraj. É um instrumento indiano.
Você o usa nos seus encontros?
É um dos instrumentos que eu uso.
Você também pinta, estou certa?
Sim, eu pinto.
E que tipo de pinturas você gosta de fazer?
A maior parte são pinturas abstratas.
Você estudou arte?
Não estudei arte. Eu só entreguei a minha vontade à Vontade do Supremo.
Apenas tento me tornar Seu humilde instrumento.
Há mais de 125 Centros Sri Chinmoy
ao redor do mundo.
O que acontece nos Centros?
Onde quer que haja Centros,
meus alunos ao redor do mundo
oram e meditam e lêem meus escritos.
Também, eu compus milhares de canções.
Eles ouvem a música – alguns deles
são bons músicos e cantam.
Vida-oração: você ora.
E também se medita.
Então eles lêem meus livros
E também livros escritos por outros,
livros espirituais.
Isso é o que fazemos.
Você escreverá mais poemas, fará mais arte, tocará mais música. E, é claro, muito mais corrida, levantamentos de peso, levantamentos de pessoas – você já levantou mais de 1000 pessoas – enfim, as conquistas continuarão por toda a sua vida.
Acho que é por isso às vezes se referem a você como um homem global. Mas explique para mim o conceito – o que se quer dizer com um homem global? Eu tenho um motivo para perguntar.
Considero que um homem global é um aquele cujo coração-aspiração chora para Deus o Criador pela alegria-unicidade de Deus a criação. Você e eu somos Deus a criação. Somos Deus, mas somos Deus a criação. E há Alguém que é Deus o Criador. Deus o Criador e Deus a criação devem seguir juntas. Estamos orando para Deus o Criador para que nos dê o sentimento de unicidade.
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Esta página é uma de uma sequência de artigos sobre o Mestre espiritual, escritos por Sri Chinmoy.
As outras páginas são:
A maior parte dos escritos foram extraídos do livro de Sri Chinmoy, chamado O Mestre e o Discípulo: considerações sobre a relação Guru-discípulo.
Como alguém meditaria… digamos aqueles que nunca tentaram antes, aqueles que não estão familiarizados com o processo?
Se ele não tem um professor, ele pode ler alguns livros espirituais. Esses livros o ajudarão imensamente. Mas se essa pessoa tiver a sorte de ter um Mestre espiritual para ser sua fonte de aspiração e orientação, então ele é afortunado.
Como você caracteriza o papel de um professor ou um Guru nesse caminho? É possível entregar a um professor, ou se entregar ao Absoluto através de um professor, ou como isso funciona?
Existe uma grande diferença entre
um professor de escola e um Mestre espiritual.
Um professor de escola examinará o aluno.
Ele irá ensinar esse aluno, sem dúvida,
mas irá examiná-lo.
E então, se ele for bem,
receberá uma boa nota,
mas se ele não for bem,
será reprovado.
Mas um Mestre espiritual
cumprirá sempre o papel
de um professor particular.
Ele ensinará o aluno
de forma privada,
secretamente, incansavelmente
e sem reservas,
e então dirá:
“Agora encare o mar-ignorância.
O mar-ignorância irá examiná-lo,
Você deve superar o mar-ignorância.”
Dessa forma o Mestre espiritual é
um professor particular
que irá iluminar o aluno de forma privada
com sua meditação e luz interiores e então dirá: “Minha criança, vá e encare a ignorância, supere a ignorância.”
Essa é a diferença entre
um professor escolar e um Mestre espiritual.
Também um Mestre espiritual, um Mestre verdadeiro, dirá a seus alunos, seus discípulos, que ele não é o verdadeiro Mestre. O verdadeiro Mestre é Deus. Ele é apenas um representante. O presidente está aqui, mas ele tem embaixadores, e muitos outros para representá-lo em diferentes partes do mundo. Então Deus, o Supremo Absoluto, tem os Mestres espirituais como representantes, para aqueles que desejam estar em seus barcos. Eu sou um professor, um professor espiritual. Tenho um barco. Ele, com sua Graça infinita, me deu um barco. E Ele me disse “Essas pessoas são destinadas ao seu barco.” E para os outros Mestres, Ele também deu a eles barcos. Ele diz “Agora, leve seus passageiros, aqueles que são destinados ao seu barco. Você deve levá-los ao porto de destino.” Mas somos apenas os Seus mensageiros. Barqueiros, você poderia dizer, ou garotos de recados. Estamos apenas transportando as mensagens deste mundo ao outro mundo. O Mestre espiritual não é ninguém além de um garoto de recados que está fielmente levando as mensagens entre ambos os mundos. Aqui tenho meus alunos. Levo seus anseios, ou você poderia dizer suas imperfeições, suas amarras, ao meu Amado Piloto Supremo, e do Supremo eu trago sorriso, paz, felicidade e os ofereço. Daqui levo algo a Ele e do Supremo trago algo às minhas crianças espirituais. Portanto, sou um garoto de recados.
O que faço é simplesmente trazer à tona a sua própria divindade. Não a minha divindade. É como se você tivesse coberto a sua própria divindade. Então estou tentando, dizendo a você. Você sabe que tem uma caixa que está tampada e eu digo: “Agora você irá levantar a tampa e simplesmente abrir.” Então aí está sai própria divindade. O Mestre espiritual quando age, ele traz à tona a divindade de seus discípulos. Não a sua própria divindade. Dentro de todos nós está Deus, dentro de você, de você. Então é como se as divindades dentro de vocês estivessem um tanto adormecidas. Você está dormindo. Nesse momento estou tentando acordá-los. Havia um tempo em que eu, a minha divindade também, estava dormindo. Mas alguém veio e disse: “Acorde, acorde, está na hora de acordar.” Então, quando aparece o Mestre, ele tenta trazer à tona a divindade de vocês mesmos, a sua própria, própria divindade.
Nós oramos e meditamos. Nós vamos para a escola: jardim de infância, ensino fundamental, colegial, faculdade, universidade, quanto mais alto o grau, maior é o grau do diploma. Você ora. Eu também orei e meditei, não somente nesta vida, mas também em vidas anteriores e anteriores.
Eu sou um professor. Ensino um estilo de vida, não uma religião. É um caminho de orações e meditações. “Guru” quer dizer professor. Assim como temos professores na escola, aqui também temos. Aqui usamos o termo “Guru”: aquele que ensina as pessoas como orar.
Eu tenho alunos em torno de 60 ou 70 países. Eles são muito bondosos comigo, e eu também tento ser bondoso com eles. Eles são muito devotos a mim, e eu digo a eles: “Eu não sou o Guru, eu não sou o Guru. Existe somente um Guru, e esse Guru é o próprio Deus.” Então eu tento direcioná-los a Deus. Somente um Guru existe. Eu sou somente o irmão mais velho deles, porque comecei no yoga muito antes deles.
Um verdadeiro Guru é um amante de Deus e salvador dos homens. Guru é uma palavra em sânscrito que significa “aquele que ilumina os buscadores ou estudantes”. Isso é um Guru.
Não é um líder de culto? Eu quero deixar isso claro. Tudo isso pode ser confundido com um culto.
Não. E em minha opinião, se alguém não segue o mesmo estilo de vida que eu sigo, então serei acusado de ser um cultista. Eu tenho que fazer as coisas exatamente como você, em tudo. Eu estou no seu barco, portanto não sigo nenhum culto. Mas se eu não concordar em tudo com você, então eu pertenço a um culto.
E, é claro, você aceita pessoas de todas as religiões.
Sim. Eu sou para todos. Como uma árvore. Nossa árvore-vida possui muitos galhos. Você é um galho, eu sou um galho e ele é um galho. Todos representam um galho, mas a árvore-vida é o nosso clamor-aspiração da eternidade.
…a relação entre um Guru e um discípulo, Sri Chinmoy, não é mentalmente como o modelo ocidental. Quanta adaptação é necessária em ambos os lados, tanto do lado do Guru quanto do lado dos discípulos ocidentais?
É uma questão de amor. Se o professor tem amor e o aluno tem amor, o professor não precisa estar no topo da árvore e o estudante não precisa ficar no pé da árvore. Se o professor tem um amor genuíno pelo estudante então ele irá descer e ficar com ele, ele irá descer e ficará com o aluno aos pés da árvore.
E também o amor, afeição, devoção e preocupação que o professor terá com o seu aluno, capacitará o professor a elevar seu aluno para o alto, mais alto e altíssimo, ao topo da árvore da vida ou da árvore espiritual. Dos dois lados, o que é preciso é amor. Se o amor é genuíno de ambos os lados, então não existe a questão da supremacia do professor ou falta de unicidade do aluno. Eles caminharão junto, como pai e filho. Eles estão juntos pela força do amor. Portanto, o Mestre espiritual é aquele que irá iluminar o estudante. Mas como ele irá iluminar o estudante, se o aluno não possuir o anseio? Quando o estudante possuir o anseio, então aluno e professor serão um, inseparavelmente um. Não é algo que compelimos o aluno a aprender. Apenas dizemos a eles que a espiritualidade, os valores interiores estão profundamente dentro deles. O professor não está dando algo novo ao estudante. O professor, o professor espiritual, somente ajuda o aluno a trazer à tona sua própria divindade, seu próprio tesouro interior.
Sri Chinmoy, muito obrigado, de verdade, por atender o nosso chamado hoje.
Quando caminhamos pela estrada, Deus, em algum momento, no diz para caminhar numa determinada direção. E depois o mesmo Deus pede que mudemos a direção, o mesmo Deus. Para nós, 5.000 ou 10.000 anos atrás veio um professor. Seu nome era Krishna, o Senhor Krishna. Ele nos ensinou, ensinou o mundo, de uma maneira específica. Então o Senhor Buda veio. Ele ensinou de uma maneira diferente. O objetivo é único. Depois foi Cristo o Salvador quem veio. Cada um está mostrando maneiras diferentes de chegar no mesmo destino. Roma é um lugar. O Vaticano é um lugar. Existem várias maneiras de chegar ao Vaticano, de chegar a Roma. E cada indivíduo tem que fazer sua própria escolha. Estarão decidindo de vão por um caminho, se chamam um táxi, ou se vão por alguma outra rota até o Vaticano. Agora depende deles. Existem rotas e caminhos, e o indivíduo deverá fazer sua escolha. Mas se ele disser: “Não, existe somente um caminho,” então o que será das outras rotas que são igualmente boas?
Voltando ao ponto, alguns Mestres espirituais têm tanto amor, digamos. Amor, amor é a palavra certa. Eles vão até os seus devotos. Mestres espirituais que ainda estão no plano físico… eles apareceram até mesmo durante enquanto os discípulos sonhavam.
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Atingimos a realização-Deus através de meditação e oração. Uma pessoa Deus-realizada é aquela que estabeleceu um livre acesso ao Piloto Interior dentro dele.
Quando a realização-Deus acontece, a pessoa se torna parte do universo. A consciência universal é revelada. Então como formamos um conceito? As pessoas que nunca viram Deus dizem que, já não viram Deus, por que pensar nele? Se você ver alguém então é fácil pensar na pessoa … mesmo que esteja num lugar distante … ou desejarmos boa vontade, amor e perfeição, e todas essas coisas …
Somos ensinados desde o começo… a alma nos ensinou, nossos pais nos ensinaram que Deus existe.
E quem é Deus? Deus é todo benevolência, afeição e todas as qualidades divinas que temos. Esse é o seu conceito de Deus. Mas se você disser que não tem um conceito de Deus, se você disser que não tem nenhuma ideia de Deus-realização, porque se preocupar? Você alguma ideia de Deus?
Deus e realização-Deus são como partes uma da outra – a flor e a fragrância. Se Deus é a fragrância, a realização-Deus é a flor; se realização-Deus é a flor, então Deus é a fragrância. É isso que temos que considerar. Então se você diz que não tem ideia sobre realização-Deus, então como você pode orar e meditar? Eu perguntaria se você tem alguma ideia de Deus? É apenas conceito mental. As pessoas disseram, ou livros disseram que Deus é uma boa pessoa, infinitamente melhor do que nós. Isso é o que estamos tentando emular. Você assimila as boas coisas que Deus tem e é. Similarmente, saiba que na realização-Deus a consciência universal se torna sua. O que acontece no universo? Você pode saber, se quiser. Ou pode não querer. Há milhões e bilhões de coisas que uma pessoa pode fazer. Uma pessoa Deus-realizada faz milhares de coisas, ao passo que um ser humano não conseguirá fazê-las.
Antes da realização-Deus, quando não tinha consciência, eu fazia talvez cinco ou seis coisas. Uma vez que tomei consciência, não houve um único dia em que eu não fiz milhares de coisas no mundo interior. E há outros Mestres espirituais que realizaram Deus que também fazem isso.
Eles fazem milhões que coisas, porque não usam a mente. Quando se usa a mente você pode fazer uma coisa, e então vai para a próxima coisa. Ela consegue fazer uma, duas, três coisas, mas não pode fazer todas as coisas ao mesmo tempo. Mas, quando somos Deus-realizados, podemos fazer muitas e muitas coisas. Agora a questão é apenas por que eu não sei ou não tenho ideia do que é Realização-Deus, é impossível para mim em pensar em tal assunto. Antes de você aprender sobre qualquer assunto, você não sabe como será tal matéria. A realização-Deus é assim também.
Quando se diz que a realização-Deus não é uma alucinação mental ou algo vago… Lendo os livros saberemos o que é a realização-Deus. Realização-Deus é unicidade com a Vontade de Deus. Não com a minha vontade.
Agora, como sabemos qual é a Vontade de Deus?
É por isso que entramos para a vida espiritual.
A criança tem uns docinhos, 10, 20 ou 30 deles.
Estamos todos diante dela,
Implorando para que a criança
Compartilhe conosco seus doces.
Ela não quer compartilhar e vai para cá e para lá.
De repente, a criança vem e está pronta para dar
10 docinhos para uma pessoa, e nada para outra.
O que fazer?
A criança não acredita em igualdade ou algo assim.
Ela olha para o rosto da pessoa
e algo dentro da criança acontece.
Ela lhe dará 1, 2, 3 ou 4 doces,
mas, para o pobre de mim,
a criança olha, mas nada.
Esse sentimento espontâneo da criança,
Deus faz o mesmo.
Se você disser que, assim como é no sistema indiano,
se você orar e meditar por doze anos
durante oito horas por dia, você realiza Deus.
Mas há muitas e muitas pessoas que
oraram oito horas por dia por doze anos…
Mesmo na minha própria família,
o meu irmão mais velho meditou por anos e anos e anos
oito horas por dia, muito mais que oito horas por dia.
Mas Deus não questionou
se eu fiz oito horas de meditação.
Talvez eu tenha feito, talvez não.
Mas não como ele, por anos e anos e anos.
Aqui está o exemplo.
Na minha família houveram muitos
que oraram muito mais do que eu.
Talvez eles não cheguem a dizer que realizaram Deus.
E aqui eu estou me “vangloriando”,
dizendo que realizei Deus.
Então não se sabe como, quando e onde
Deus concederá a realização.
Deus é como uma criança.
A criança dá. Estamos todos aqui implorando
à criança para que nos dê um doce. Ela não dá.
Mas alguém nem pode se interessar se a criança
vai dar um doce ou não,
e a criança vai e dá o doce para essa pessoa.
Só Deus sabe.
Não há uma regra certa.
Se alguém medita por mais tempo
apenas para obter…. não, não.
Não funciona assim.
Ainda assim, se você diz que a meditação de alguém
é muito sincera, muito profunda.
Quem deu a ela essa meditação, essa intensidade?
Foi Deus.
Não podemos criar essa intensidade
com a nossa vontade própria.
É Deus quem dá.
Temos de pergunta a Deus
Porque Ele escolheu alguém na família,
e não outra pessoa.
Certamente eu meditei e orei
mais do que aquela pessoa.
Ninguém consegue manter essa…
Filosoficamente, pode-se dizer
“A sua oração foi sincera.
O Guru não orou por muito tempo.”
Mas Quem deu a ele essa sinceridade
e intensidade?
Voltamos para Deus.
Deus continua sendo a eterna pergunta
e, ao mesmo tempo,
Deus se torna a resposta constante.
A pergunta eterna e a resposta constante.
É Deus.
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Você segue alguma dieta especial?
Eu sou estritamente vegetariano e meus alunos são estritamente vegetarianos.
Por que vegetarianismo?
Nós sabemos que dentro de nós existem qualidades animais.
Nós discutimos, brigamos, temos inveja dos outros
e fazemos muitas coisas não divinas.
Agora, quando olhamos para os animais,
percebemos que essas são as qualidades e propensões animais
que vemos ao nosso redor.
Mas, se comemos carne, então as qualidades do mundo animal entram em nós.
Enquanto que, quando comemos vegetais,
então as qualidades mentais do reino vegetal entram em nós.
Então, nós estamos tentando ter uma vida calma e tranquila.
Portanto, é aconselhável ser vegetariano
se alguém quer acelerar o progresso de sua inspiração.
Guru, é óbvio para você que existem cientistas por aí, tenho certeza,
que te escutam dizer que, se uma pessoa come carne,
ela adquire as qualidades mentais do animal…
Ela se torna inquieta, agora, aqui, nós estamos desesperadamente
nos tornar calmos, quietos e tranquilos.
Então, não serve ao nosso propósito.
Como você responde para esses cientistas céticos
que dizem: “Como você pode provar isso?”?
Espiritualidade não é algo para ser provado,
e se eu sei que o que estou fazendo me satisfaz,
eu não tenho que mover um dedo
para provar para você ou para qualquer outro,
o próprio fato de eu estar desfrutando do que deveria estar desfrutando.
Então, aqui, ao provar para os outros o que nós ganhamos,
nós apenas entramos no mundo da confusão e contradição.
Enquanto que, se eu sei que estou desfrutando o néctar da felicidade divina,
deixe o mundo todo me criticar ou não acreditar em mim.
Não darei nenhuma atenção para isso.
Porque, se sei qual é a minha meta e se estou perseguindo minha meta,
deixe o mundo me dizer que não estou nem na largada.
Eu não devo me importar.
Você segue alguma dieta especial?
Eu sou estritamente vegetariano.
Até os 12 anos, ou antes dos 12 anos,
eu ainda comia carne, peixe e assim por diante…
???????????????????
Não, desde os 12 anos até hoje.
Aos 12 anos, eu entrei para uma comunidade espiritual no sul da Índia
e lá, carne e peixe são proibidos.
Então, agora, desde então, meus alunos também, tenho discípulos
por todo o mundo que não comem carne nem peixe
porque a carne nos torna inquietos,
prejudica nossa consciência.
Nossa vida espiritual precisa
de equilibrio, paz, calma, e tranquilidade.
Devo ir devagar, claro, e espero não estar interropendo
mas, obviamente, proíbe coisas como drogas e álcool.
Estou ficando calmo enquanto falo com você.
Qualquer coisa que nos estimula é proibido.
Eu te vejo nos concertos e já nos falamos várias vezes
e aprendi muito com isso.
Mas uma coisa ainda não fiz.
Nunca fui para o restaurante.
Você tem um restaurante no Queens.
Sim, no Queens. Annam Brahma: “Food is God”.
Bom, ouvi muito a respeito.
O que isso significa: “Food is God”?
“Food is God”?
Sim, “Food is God”.
É vegetariano?
É vegetariano, estritamente.
E você também é, claro.
Tenho sido estritamente vegetariano pelos últimos 46 anos.
Eu deveria ter mencionado que você está com quanto, 68 anos?
68 anos. Então, aos 12 anos eu parei com a carne e peixe, eu suponho.
Era um menino indiano?
Era um menino.
E nunca mais comeu?
…
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Fonte de arte … como uma fonte, ela é espontânea.
No meu caso quando desenho algo,
eu não sei para onde estou indo, eu sigo um raio de luz.
Logo que começo a pintar ou desenhar
eu vejo algo guiando minhas mãos ou dedos,
por isso é possível para mim pintar milhares de quadros.
O que é isso que guia os seus dedos?
A fonte é a minha vida de oração. Aqui dentro eu sinto alguém me guiando, meu Piloto Interior. Alguns anos atrás uma equipe de televisão veio e me viram em casa, quão rápido eu sou. Mas eu não tenho treinamento algum, sou um amador. O que vier de dentro de mim, eu faço. Eu sou um aluno da escola interior. Porque na escola interior eu consigo inspiração, não informação. Na escola exterior, você obtém informação quase o tempo todo, mas na escola interior vocês obtêm inspiração e aspiração. Ali, você não usa a mente, mas, pelo contrário, lá se desaprende. Na escola exterior aprendemos muitas coisas. Isso alimenta a nossa mente e, muito frequentemente, fazemos mal uso das coisas que aprendemos com mente. Contudo, quando aprendemos na escola interior tudo e positivo, não é destrutivo.
E isso é para todos?
Espiritualidade não é monopólio da alma de nenhum individuo. Somos todos filhos de Deus. Depende de nós escolher sermos bons cidadãos no mundo, ou destruirmos o mundo, ou amar o mundo, estar no mundo e fazer algumas transformações no mundo.
****************
O objetivo do Supremo da arte é a auto-descoberta ou realização-Deus e vida-perfeição.
A vida-perfeição está incondicionalmente e constantemente entregue à Vontade de Deus, a Vontade do Supremo.
03:03 – Quando eu pinto eu sigo devotamente um raio de luz. É bastante visível para mim. Esse feixe de luz vem da minha alma interior ou meu eu interior.
03:22 – O Supremo disse: “Eu quero que você agora seja o Meu mais absolutamente perfeito instrumento. É o que Eu quero agora.” Você pode não se tornar um artista, mas caso se torne o melhor instrumento, você se torna o Seu Alento vivente.
Através de sua arte, Sri Chinmoy convida a humanidade para uma jornada de descoberta espiritual.
03:48 – Não sabemos se há um recorde mundial para o número de pinturas feito em um curto espaço de tempo, no programa dessa noite do Bert Haney’s People, podemos ter encontrado tal homem. Esse feito foi realizado por um guru, que mora no Queens.
10.000 pinturas em 100 dias – são 100 pinturas ao dia, como você pode fazer isso?
Não fui eu quem fiz. O Supremo em mim, que é o meu Piloto Interior, o fez em e através de mim. Apenas me tornei Seu instrumento dedicado, devotado e incondicional.
04:38 Eu dedico essas devotadas pinturas para o Supremo artista, o Supremo absoluto. Eu dedico essas pinturas aos buscadores-artistas que visitam essa exibição de arte. Eu dedico essas pinturas repletas de alma aos amantes da arte espiritual. Eu dedico essas pinturas aspirantes para as minhas crianças espirituais, cuja a contribuição só pode ser sentida e nunca expressada em palavras. A todos os meus discípulos eu ofereço meu sempre crescente coração-gratidão.
Supremo, Supremo, Supremo, eu me curvo a Ti, eu me curvo a Ti, eu me curvo a Ti.
Em 03 de Outubro de 1975, menos de 11 meses após o início da arte Jharna Kala, Sri Chinmoy completou 100.000 pinturas. Em um período de 24 horas, a partir da meia noite de 16 Novembro de 1975, ele pintou 16031 quadros.
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
EM BREVE
00:40 – Sri Chinmoy dedicou sua vida a paz mundial. Ele é um escritor, poeta ,artista, músico, atleta e líder espiritual .
00:49 – Ele se encontrou com muitos líderes mundiais como Papa João Paulo, U Thant, Michael Gorbachev para lhes trazer a sua mensagem de paz. Ele realizou mais de 200 concertos ao redor do mundo. Leonard Bernstein chamou a sua música de “poderosa e incrível”. Sri Chinmoy tem sido chamado de Embaixador da Paz e o primeiro ‘Homem Global do Século XX’. Nesta noite o temos no Westchester Newsline. Sri Chinmoy, somos muito obrigados pela vista, nós agradecemos.
01:16 – Em primeiro lugar fale sobre a sua música. …. Sendo um músico amador, eu bem sei como é difícil praticar e fazer a música sair de você. Mas com você vem naturalmente. Você não tem um treinamento formal (nós mostraremos você tocar o piano em alguns minutos), você compôs mais de 7000 canções, toca vários instrumentos… de onde vem a sua inspiração?
01:39 – Minha inspiração vem da minha aspiração, eu oro e medito. A partir da minha vida-oração e vida-meditação eu obtenho inspiração, e minha inspiração eu ofereço ao mundo com a música, poesia, arte e algumas outras coisas.
02:07 – Tenho notado você tocar piano e, observado suas mãos quando você toca, nem sempre usa seus dedos como um pianista convencional faz. Você usa o lado das suas mãos, etc. Como isso vem a você ?
02:19 – Vem espontaneamente. Como você sabe, eu não faço nenhum treinamento formal, e minha inspiração leva. Quando eu toco, não nos meus dedos em si… o que eu for compelido a tocar no teclado eu faço.
02:42 – Como isso sai de você? Como essa inspiração se manifesta?
02:43 – Vem diretamente do meu coração, do meu coração –aspiração. Como eu disse antes, eu oro ou medito, e algo de dentro toca através de mim. Eu o chamo de Piloto Interior, minha Fonte.
02:59 – Nós mostraremos a você uma curta gravação dos concertos de Sri Chinmoy que tem realizado ao redor do mundo. Nós mostraremos o que é a música dele e como vem do coração. Rodaremos o vídeo de Sri Chinmoy tocando piano.
06:11 – Nós assistimos Sri Chinmoy tocar piano. Ele é um músico habilidoso em vários instrumentos. Quais os outros instrumentos que você toca?
06:12 – Eu toco viola, violoncelo, flauta transversal, instrumentos indianos o esraj, flauta transversa, corne, flauta doce, baixo, …
06:38 – Uma banda de um homem só, eu diria…
06:40 – Eu costumo tocar 27 instrumentos quando faço concertos importantes.
06:47 – Músicos com treinamento formal, como Leonard Bernstein, valorizaram as suas obras, e outros mais conhecidos como Carlos Santana, John McLaughlin, também tem sido inspirados pela sua música. O que você pensa que essas pessoas veem na sua música?
07:08 – Eles talvez veem na minha música simplicidade e pureza, e principalmente um anseio por uma vida melhor.
07:19 – Qual é a mensagem que você tenta transmitir ao viajar o mundo com os seus concertos. Qual é a mensagem que você tenta propagar através da sua música?
07:27 – Através da minha música eu tento oferecer meu sentimento de unicidade, inseparável unicidade. Nós somos todos um, pertencemos a uma família, e a música é a linguagem universal. Não precisamos aprender nenhuma língua estrangeira … basta a música … música do coração para o coração, conversa de coração a coração. Através da música eu tento estabelecer minha unicidade com você e a sua unicidade comigo também.
08:03 – Você disse: “quando expandimos o coração, vemos o mundo todo dentro do seu coração.” O que você quer dizer com isso?
08:13 – Quando nós oramos e meditamos nós entramos na vastidão, especialmente quando meditamos, nós sentimos entrar na vastidão do oceano. Dentro do oceano há gotas como um connjunto de seres humanos individuais. O oceano incorpora incontáveis gotas. A gota é o ser humano individual. Dentro do universo do coração há incontáveis seres humanos e a música tem livre acesso ao universo do coração, no sentido que transcende tempo e espaço.
09:00 – Orações repetitivas são de valia? Uma oração num estilo mântrico?
09:01 – É muito bom. Desse modo, traremos a tona nossas capacidades. Se você repite “Cristo, Cristo, Cristo,” a consciência de Cristo entra em você. Porque você está repetindo “Cristo, Cristo, Cristo, Salvador, Salvador, Salvador”, você não está disponível para pensar em outra coisa , ou algo não divino… nada roubará sua atenção, porque você está focando toda a sua atenção num assunto particular, numa pessoa em particular, no Salvador. Então se você repete a mesma palavra, o mesmo mantra, você está fadado a obter as qualidades da divindade.
09:36 – 09:38 É como um rosário. Como no catolicismo…
09:39 – A mente não ficará vagando. Ela estará focada em apenas uma coisa. A mente é como um macaco, indo daqui para lá, …
09:53 – Você foi referenciado por pessoas como Bernstein e Pablo Casals e tem sido extraordinário nesse campo [da música].
10:00 – Você é extramente gentil comigo. Sou um verdadeiro amante da música e tenho tocado música desde a minha infância.
10:08 – Disseram-me que você leva seus instrumentos consigo ao redor do mundo, e vi que você trouxe a sua flauta ao estúdio. Você poderia tocar, por favor? Você escreveu milhares de composições. Num só ano você escreveu mais de mil composições.
10:25 – A Graça de Deus pode capacitar um ser humano a fazer qualquer coisa que Ele queira. Eu dependo da Graça de Deus, e não da minha capacidade.
10:35 – Poderia dar nos um exemplo por favor?
11:10 – É tão pacífico […] Você sentiu? Você também pinta – quantos milhares de pinturas você foi capaz de fazer?
11:23 – São 140 mil pinturas sob o meu nome, mas, de novo, é a Graça de Deus, e não a minha capacidade. Tenho que ser bem franco nisso.
11:29 – Mas, quando você faz o que tem feito até agora e, ao mesmo, realiza cem concertos da paz grátis em todo mundo, pergunta-se como alguém consegue ter tempo para fazer tudo o que você faz.
11:42 – Onde há vontade, há um jeito. Essa vontade vem da incondicional Graça do meu Amado Senhor Supremo, meu Piloto Interior que verte as suas bênçãos sobre mim e a todo momento tenta Se expressar em e através de mim, de acordo com as minhas capacidades muito limitadas.
12:04 – Você agraciará nossa cidade com fará dois concertos gratuitos, um esta noite e outro amanhã a noite. Será no Centro de Esportes e Entretenimento. Que tipo de concerto será, do que consiste os concertos?
12: 22 – Consiste em música da alma e paz. Não é música da excitação vital, mas sim do despertar do coração. É música devotada e calma. Com essa música tentamos traz à tona nossa capacidade interior, a qual nos ajudará a unir o mundo todo, numa família de unicidade, uma família-unicidade. Isso é o que estamos tentando criar com a nossa música suplicante.
12:56 – Os concertos começarão às 20h? No Centro de Esportes e Entretenimento, hoje e amanhã à noite, e serão gratuitos.
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Se alguém quiser ficar mais próximo de Deus
e quiser ser mais devoto, mais espiritual,
como você poderia guiá-los?
Eu diria para realizarem duas coisas: orar e também meditar.
Quando estão orando, devem lembrar que estão falando
com seu Pai Celestial.
Já quando estão meditando, devem sentir que o Pai Celestial
está falando com eles e terão que obedecer.
É uma conversa. Nesse caso, duas pessoas estão conversando.
Se uma delas permanecer em silêncio,
a outra não pode fazer nada.
Entre eu e você deve haver comunicação constante.
Deve haver uma comunicação constante entre o buscador e Deus.
Portanto, quando o buscador quer falar algo, ele tem de orar.
E quando quer aprender algo, ele tem de meditar.
Quando eu oro, com minhas mãos postas estou invocando,
estou subindo, como subir numa escada.
Estou indo pra cima pra ficar aos Pés do meu Senhor Supremo.
Estou subindo e subindo, e quando atinjo um certo estágio de
consciência, verei meu Amado Supremo e irei tocar Seus Pés e estar a Seus Pés.
Já quando medito, dessa forma…
Me torno calmo e quieto.
Então Ele descerá através de mim, descendo até meu coração.
E assim Ele me dará a mensagem e eu tentarei executá-la.
Pode me dizer a diferença entre orar e meditar?
Na oração consegue tudo, e meditação também.
Mas quando você ora, algumas vezes você se
sente totalmente desamparado.
Estamos orando e orando, absolutamente desamparados:
“Deus venha e nos salve, nos salve!”
Esse é nosso sentimento.
Estamos tão desamparados, esperando que
alguém em nome de Deus venha e nos ajude.
Já na meditação, você sente que existe Alguém
que você conhece e irá virá socorrê-lo:
Ele é o meu Pai, o Eterno Pai.
Mas, quando oramos, sentimos que estamos na rua,
como um mendigo, batendo na porta de alguém.
Se a pessoa for suficientemente gentil,
ela irá abrir a porta e nos dar o que precisamos.
Mas quando meditamos, temos um sentimento diferente.
Sentimos que o mundo todo nos pertence.
Portanto você irá bater na porta,
e alguém que é nosso Pai irá abri-la.
Nós confiamos nessa pessoa que nos ajuda com que precisamos, que é nosso Amigo, que é nosso Pai.
Mas quando somente oramos,
sentimos que alguém de muito alto irá vir e
notará nosso coração que sangra.
A meditação tem a vantagem do sentimento de que
a pessoa para a qual oramos é familiar.
Nós O conhecíamos e conhecemos. Ele é nosso Eterno Amigo.
Já na oração, sentimos que Deus o Pai é nosso Amigo, mas não temos certeza que Ele virá e satisfará nosso desejo ou aspiração.
Quando meditamos, temos mais certeza na vida,
pois já estabelecemos o sentimento de familiaridade,
de que Ele é o nosso Pai.
Temos uma certa confiança. O Pai nos ouvirá.
Quantas vezes precisaremos implorar,
sendo que Ele é o nosso Pai?
Mas a oração não tem essa certeza.
A oração age como um pedinte.
Você pode bater à porta de alguém por um longo tempo,
mas não há garantia de que a pessoa virá atendê-lo.
Mas quando meditamos há uma certeza interior.
Há uma certeza de que Ele lá dentro é bem familiar
e virá abrir a porta.
Quando você ora, você sobe para ver os Pés de Deus.
Quando você ora assim, nossa meta é ver e tocar os Pés de Deus e estar a Seus Pés todo o tempo.
Mas quando meditamos assim, trazemos Ele para cá.
Como uma arraia, assim que a soltamos, ela sobe, e então a trazemos de volta.
Quando meditamos, trazemos Ele para o nosso coração
e dizemos: “Agora, utilize-nos. Somos ignorantes.”
A oração sobe para ver os Pés de Deus.
E a meditação traz o Olho-Compaixão e os Pés-Perdão de Deus.
Uma sobe para ver, a outra desce para trazer.
Seria um erro durante a oração que estejamos pedindo algo ao invés de simplesmente comunicar?
Não. Não é errado. Se você orar por algo bom, não é um erro.
Digamos que a minha mente esteja me incomodando, cheia de dúvida e suspeita, raiva e etc.
Se eu oro a Deus: “Por favor, por favor, Ó Deus, por favor remova a dúvida, suspeita, ansiedade, preocupações e tantas forças negativas”, isso não é ruim.
Mas se eu oro a Deus para que me dê dez casas, vinte carros, isso é ruim. Isso é possuir.
Algo é se eu oro a Deus e Ele vem com a Sua Compaixão e me ilumina, se isso é o que eu peço, pois a minha mente de dúvida criou tantos problemas para mim, a minha mente de suspeitas.
Deus está sempre pronto para quando oramos por algo bom.
Mas devemos saber de que tipo de oração se trata.
Se é para Deus vir e remover meu medo, dúvida e ansiedade,
ou se estou orando para o meu sucesso material.
Se orarem juntos, se for possível,
Ao orarem juntos, será mais eficiente.
Mas, se não puderem, fazer o quê?
Se puderem meditar juntos, terão melhores resultados.
Mas algumas pessoas acham que, quando vêem outra pessoa,
a sua inspiração desaparece.
A aspiração desaparece.
Mas o ideal é meditar juntos, orar juntos tão frequentemente quanto o possível.
É uma questão de trabalho coletivo.
É bom fazer trabalho coletivo tanto quanto possível.
Quando ora a Deus, é uma conversa.
Quando ora a Deus assim,
imediatamente sentimos que Deus está aqui,
um pouco acima, ou só Deus sabe o quão mais alto,
mas Ele ouve as nossas orações.
“Deus, nos dê isto.”
Quando meditamos, sentimos que a Sua existência
não está lá, mas está aqui.
Há duas vias. Agora estou falando com você por alguns segundos
e você fala comigo.
Quando oramos, sentimos que Ele está lá emcima, ouvindo o que eu digo.
E quando meditamos, sentimos que Ele está falando conosco: “Faça isso, faça aquilo, não faça isto.”
Se puder abordar Deus e sentir que Ele está aqui dentro,
poderemos ter uma conversa sem fim.
Mas a nossa mente nos diz que Deus está
lá em algum lugar, outro lugar que não aqui, acima.
Então, para convencermos a mente,
devemos orar para lá, e Deus nos ouvirá.
Mas se puder ir para além da mente,
se puder viver aqui [no coração], então vemos que dentro do nosso coração
a conversa acontece de forma constante e incessante.
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Sri chinmoy : 00:00 – 00:06 Meditação é o único caminho para aumentar nossas capacidades em todo e cada campo de atuação.
Entrevistador : 00:06 Não importa o que seja?
Sri chinmoy : 00:07 – 0019: Não importa o que seja, porque meditação nos ajuda a cada momento a oferecer nossa própria vontade individual à Vontade de Deus. Então se, através da meditação, você pode identificar…. estabelecer nossa unidade com a Vontade de Deus, haverá qualquer coisa que você não poderá atingir? Quando ele disse seja feita a Sua Vontade,” significa que meu Pai e Eu somos um. Por conta da sua unicidade ele disse “eu e meu Pai somos um.” Então o filho se tornou o Pai. Apenas porque nós não temos esse tipo de fé no Criador, nós estamos separados, a criação do Criador. A meditação tem a capacidade de nos unir, a jornada e o objetivo. A meditação está entre, no início e ela me leva ao meu objetivo.
Entrevistadora : 01:12 Qual é o valor de meditação?
Sri chinmoy : 01:14 – 02:08 : O valor da meditação é incalculável. Não se pode medir o valor de meditação. É algo sem medida. Quando meditamos, entramos na nossa fonte. Essa fonte é infinita, eterna e imortal. Então quando nós estabelecemos livre acesso às nossas infinitas capacidades dentro de nós, então nós podemos oferecer dedicado serviço à humanidade. Meditação nos leva ao interior profundo e também traz à tona nossa divindade interior e nossas qualidades interiores. Através da meditação podemos trazer à tona e oferecer essas qualidades interiores à humanidade.
Entrevistadora: 02:09 – 02:17: É importante ter um professor para a meditação? É necessário ter um mantra e coisas do tipo? Se você não sabe nada sobre meditação, é possível simplesmente se sentar e meditar?
Sri chinmoy : 02:17 – 03:12: Certamente, você pode. Não é obrigatório ter um professor. Alguém que possa ter dito a melhor meditação pode não ter tido um professor. Alguns que realizaram Deus (como o Senhor Krishna, Jesus Cristo, etc … há alguns salvadores), não tiveram professor. Aqui há muitas pessoas que vão para escola, faculdades e universidades. Mas há pessoas como Bernard Shaw e o indiano Tagore que não têm diplomas universitários. Se você tem um professor é bom. E, se você não tiver, não quer dizer que estará fadado ao desapontamento .
Entrevistadora: 03:12– 03:13: Eu posso simplesmente me sentar e meditar?
Sri chinmoy : 03:13 – 03:26 : Certamente, você pode. Apenas deixe sua mente calma e tranquila e, se você ler alguns livros, livros espirituais, eles podem oferecer tremenda ajuda a você.
Entrevistador : 03:26 – 03:36 : Você sempre medita quando levanta pesos, escreve música ou composições , poesias ou pinta, tudo isso você faz enquanto medita?
Sri chinmoy : 03:36 – 03:59 : Pessoalmente, no meu caso, eu sempre sinto que Alguém está meditando em e através de mim. Conscientemente, eu medito por horas e eu vejo e sinto claramente que o meu Piloto Interior está meditando através de mim.
Entrevistador : 03:59 – 04:03 : “Piloto Interior” é uma expressão interessante. Como você pode explicá-la para as pessoas que nunca ouviram falar dela?
Sri chinmoy : 04:04 – 04:49 : Há a jornada. Nós precisamos do barco se quisermos alcançar o destino. Você se torna o passageiro, e há o barqueiro. O barqueiro conduz o barco e nos leva até o destino. Similarmente, na vida interior há também um rio, um rio-consciência. Em sua Generosidade infinita, o Barqueiro permitiu que eu estivesse no seu Barco. Ele está pilotando o Barco até o meu destino. Ele é o Barco, Ele é o Barqueiro e Ele é a Meta. Eu sou um passageiro. Com toda a Sua infinita Compaixão e Amor, Ele navega o Barco até a Meta.
Convidado: 04:49– 04:54 : Você sente que há algum horário dia para se meditar?
Sri chinmoy : 04:55 – 06:07 : Claro que para tudo sempre há um horário especial. neste caso é aconselhável meditar de manhã cedo e à noite, pelo menos duas vezes ao dia. De manhã cedo, antes da correria do dia a dia, se você puder orar e meditar fará um progresso muito rápido. E à noite, quando o sol se põe, sentimos que a natureza fica muito tranquila. De manhã cedo e à noite são os melhores horários para todo e cada ser humano, algumas pessoas ficam acordadas até tarde têm muita dificuldade para acordar cedo pela manhã. Então assim que acordarem será o melhor horário. Se você acorda, digamos, às 5 horas e eu as 10 horas da manhã, 5 horas é para você o melhor horário. Se eu acordo às 10 horas, será o meu melhor horário. Se antes de entrar em qualquer atividade terrena, se eu realizao as minha atividades celestiais, que é a minha vida-oração e vida-meditação, sinto que estou fazendo a coisa certa.
Entrevistador: 06:08 – 06:09 : Oração e meditação não são a mesma coisa?
Sri chinmoy : 06:10 : Não, oração e meditação não são a mesma coisa .
Entrevistador: 06:11 – 06:20 : Mas, referente a meditação, para as pessoas que estão nos assistindo, você teria uma dica ou sugestão sobre qual seria o melhor modo de meditar, ou técnica bem sucedida?
Sri chinmoy : 06:21 – 07: 03 : Sim. Quando meditamos, a primeira coisa que a meditação exige de nós é a paz mental. E como conseguir paz mental? Nós conseguimos paz mental quando não permitimos que nenhum pensamento entre na nossa mente. Cada momento que um pensamento entra na mente, nós sentimos que alguém está batendo na porta, martelando a parede. Nós não queremos ser incomodados por pensamentos ou qualquer outra coisa que não esteja em sintonia com a nossa oração e meditação.
Convidado: 07:04 – 07:17 : Como você medita conscientemente? É interessante, pois, quando se fala em meditação, a pessoa média na audiência imaginaria a posição de Buda ou algo assim.
Sri chinmoy : 07:18 – 07:27 : Agora meditarei. Estamos aqui na TV, no estúdio, e estou muito grato. Veja.
Entrevistador : 07:36: Lá vai. Ele está meditando. Eu não quero interromper, mas tenho curiosidade em saber como ele faz isso. Eu levo três horas para cair no sono…
Sri chinmoy : 07:44 – 07:53 : Está sob o meu comando. Eu não permiti nenhuma interferência de pensamentos. Nenhum pensamento. Num fugaz segundo entrei na minha mais elevada…
Entrevistador : 07:54 : Mas você me ouviu falando enquanto eu interrompia você?
Sri chinmoy : 07:55 – 08:23 : Sim, eu estava consciente, mas você não me incomodou. Não houve interferência. Eu escutei, mas não me afetou. Como no céu, os pássaros estão voando, os aviões estão voando. Eu não penso que o céu, o vasto céu, se afeta. Quando nós seres humanos ouvimos barulho, nos se incomodamos. Mas o céu não se incomoda..
Vídeos para meditar e sobre espiritualidade
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Outro dia eu disse, por favor, tentem levantar às 6 da manhã. Mesmo que tenham que ir pra cama às 5h30, meditem antes por pelo menos 10 minutos e depois podem ir pra cama.
Se fizerem isso, ficarei muito feliz.
E se a deusa do sono não estiver visitando você, você poderá meditar às 4 ou 5 da manhã ao invés das 6 horas.
Antes das 6, você pode meditar em qualquer horário, mas após as 6 é simplesmente impossível. Se você está acamado ou se você sérios problemas mentais, etc, o que eu posso dizer?
Se você meditar ás 6 da manhã, mesmo que tenha ido dormir às 5h30, após a meditação, você pode voltar a dormir por meia hora, uma hora, duas horas.
Mas tentem ser pontuais com a meditação às 6 da manhã. Mas se não dormiram o suficiente, se estiver de bom humor e se você não estiver caindo de sono (…)
Mas de qualquer forma, se querem priorizar à meditação de vocês, podem meditar às 4h30 ou 5 da manhã.
Mas não antes da meia-noite.
Se forem para cama às 9 ou 10 horas da noite, e meditarem às 10h ou meia-noite, isso não vale.
Tem que ser depois das 2 da manhã. Seu Guru tinha o costume de acordar 7 minutos depois das 2 da manhã por anos a fio.
Portanto estou dizendo, depois das duas horas, entre as duas e as seis horas da manhça, vocês podem meditar por 10 ou 15 minutos, mas não antes das 2 da manhã.
Entre 3 ou 4 da manhã, é a hora de Deus, Brahma Muhurta.
Portanto se quiserem meditar que seja entre 2 e 6 da manhã. Mas se estiverem muito doentes, cansados ou exausto, o que fazer?
Qualquer que seja o horário que levantem, após ás 6, a atmosfera, a natureza se torna muito, muito agitada e essa agitação entrará em nós.
*****************
(…)
O pássaro estava subindo. Ele diz: “Eu não irei para baixoMesmo que suba devagar, sem problema, mas estará indo.”
Mas agora pássaro não está fazendo isso. Ele está olhando para baixo, dizendo:
“Meu Deus, como consegui ir tão alto!”
Naqueles dias, o voo era para cima o tempo todo.
Você não ficava olhando. Agora você olha e nota: “Estou realmente tão alto?”
Sabemos que naquela hora o objetivo era subir.
Agora não olhamos para o objetivo, olhamos para baixo.
Mesmo que você esteja a uns 12 cm de altura, você
se lisonjeia: “Meu Deus, estou voando alto!”
Estou tão alto! Antes você devia subir 8000 km, e assim dizia que não era suficiente. Antes, estava tão alto, mas não era alto o suficiente.
Agora você olha para baixo e pensa: “É tão alto. Realmente subi tão alto?”
A distância que subimos nós agora valorizamos muito mais do que aquela grande distância quando estávamos tão alto.”
Estávamos voando alto, mais alto, mas não estávamos satisfeitos. Meu voo, minha aspiração não está alta o suficiente.
Mas se você orar por um dia e por duas semanas não orar, você dirá “Ah, eu orei”. Nessas duas semanas você pensará que iráorar sinceramente em um dia.
Antigamente, se você não orava por um dia, algo o incomodava.
Não meditei bem nesa manhã, e me senti triste porque não tive a minha melhor meditação. Mas hoje em dia, se você fizer uma boa meditação em um dia,você tentará lembrar dela por duas semanas.
Se todos os outros dias você não tiver uma boa meditação, você irá se lembrar dessa.
Como um jogador de tênis. Alguns jogadores, quando
realizam um bom movimento, lembrarão do momento. Eles guardarão com carinho aquele bom movimento.
Eles poderão perder todos os próximos jogos por dias e semanas, mas
Se o jogador tiver dois jogos, irão dar o melhor
em cada um, e não pensarão na primeira jogada.
Somente pensarão no segundo jogo, onde deverão
ter uma raquetada melhor, um movimento poderoso.
Antigamente a meta era completamente diferente.
Hoje em dia valorizam um movimento durante três semanas.
Instrumentos… Deus nos tomou como seus instrumentos,
instrumentos escolhidos.
Quanta fé Ele consegue ter em nós…
Todos nós somos filhos de Deus, não negarei isso,
mas para um Deus diz: “Vá para o mercado e traga (…) um quandidade de comida,” e para outro Ele diz: “Venha e espere aqui. Assim que a comida chegar, vamos comer.”
Àquele que Deus atribui uma responsabilidade,
Ele também dá a capacidade.
Para o sujeito que foi para o mercado, Deus
deu essa capacidade. E para aquele que ficou,
Ele espera que esse ficará calmo e quieto, e não dormindo.
Que permanecerá sentado em seu lugar
esperando a comida chegar.
Mas a pessoa que está sentado pode pensar:
“Uma vez que não tenho nada para fazer …”
Como não tem nada para fazer? Obediência. Deus pediu que ele se sentasse. Deus não pediu para ele dormir.
Mas ele acha que, como Deus pediu para ele esperar,
ele pode dormir.
Mas quanto ao sujeito que foi ao mercado, ele não irá
dormir no caminho. Ele está indo porque seu dever é obedecer Deus.
E, quanto ao outro que deveria esperar, deve estar sentado.
Mas ele acha que como não tem nada para fazer…Ele tem algo para fazer: obedecer.
Se foi ordenado sentar, deve não se deitar e dormir.
Veja, o outro fez o trabalho que lhe foi incumbido: ele foi ao mercado e comprou comida.
Mas o outro, ao invés de esperar sentado
adequadamente, está deitado, dormindo e roncando.
Então aqui está:
Deus pediu que cada um realizasse algo.
Transcrição do vídeo e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil
Lista de vídeos selecionados para meditar.
Eu gostaria de falar sobre esportes
por alguns momentos.
Você é recordista no Livro Guinness de Recordes Mundiais e agora você tem um recorde mundial e detêm esse recorde em levantamento de peso.
Você levantou 3100kg, e pelo que entendi com um braço, uma mão?
Realizei isso duas vezes, uma com a mão direita e outra com a mão esquerda.
Como você fez isso? 3100kg é muito peso, Sri Chinmoy!
Como já disse antes, tudo foi Graça de Deus.
Se você ora para Deus, então o que quer que Ele queira fazer em e através de você…
Você sabe, eu já levantei o peso do meu corpo 100 vezes.
Mas nossa filosofia é de auto-transcendência.
Nós não competimos contra ninguém. Nós competimos contra nós mesmos.
Se eu sou uma pessoa boa, tentarei melhorar.
Se melhorei, tentarei ser ainda melhor.
Mas não estou competindo contra os outros.
Conheço minhas próprias limitações de ontem, e sei quantas limitações, fraquezas eu tenho.
Hoje tentarei minimizá-las e amanhã tentarei diminuí-las completamente.
Amanhã farei algo no meu mundo de levantamentos de peso.
Quase 2 anos atrás, eu levantei o peso do meu corpo, naquela época 71kg, 100 vezes na frente de um juiz internacional.
Esse mesmo juiz irá me examinar amanhã, e tentarei melhorar o meu tempo.
Anteriormente havia concluído em 23min, e amanhã tentarei realizar em 15min.
Isso é auto-transcendência. Eu compito contra mim mesmo.
Dessa forma tentamos melhorar não somente o físico, mas a mente, o coração e tudo que nós temos e somos.
>>
Por que é importante trabalhar na força física assim como na espiritual?
Se você é fisicamente forte… eu não estou falando que você tem que ser o mais forte do mundo, longe disso.
Eu não quero ser um boxeador ou lutador.
Mas se você tem força, força física, não para lutar, então a mente se nutre e o vital também.
É algo para se usar com um propósito bom. Se eu estou muito fraco, física e mentalmente fraco, então toda manhã eu acordarei com dor de cabeça, dor de barriga e muitos outros problemas.
Mas se estou em boa forma – e força física é boa forma –, de manhã cedo estarei apto a orar e meditar e realizar o necessário.
Por isso damos tanta importância à boa forma física.
Se você estiver em boa forma e obter força dos exercícios físicos, eu acho isso muito aceitável.
>>>>>>>
>
Falando agora sobre perfeição, nesse caso você começou a levantar peso faz uns poucos há 2 anos?
3 anos atrás.
E você estava com 54 anos naquela época?
Naquela época sim.
>
E no vídeo que fizemos mais cedo, para que pudéssemos conversar enquanto assistíamos…
você levantou mais do que o seu próprio peso. Seu peso é de 70kg?
Eu peso 70kg e a carga estava acima de 70kg.
Então você levantou mais do que o peso de seu corpo.
E você também levantou até 3100kg com um braço.
Geralmente você levanta com o braço direito, mas aqui você levantou com o braço esquerdo. Por quê?
Estou fico muito feliz por ter conseguido levantar com o braço direito. Mas não está mostrando aqui.
Mas usando o braço esquerdo foi também possível levantar.
Por isso estou feliz, pois foi a primeira tentativa utilizando braço esquerdo num estúdio. Estou muito grato.
Foi a primeira tentativa na TV?
Primeira vez na TV.
Mas para você, levantamento de peso é importante, mas não o levantamento como um fim em si. O seu objetivo não é atingir recordes mundiais, e etc, certo?
Não, longe disso. Somente estou tentando aumentar minha capacidade exterior e interior.
Estou competindo contra mim mesmo.
Eu nunca compito contra outros.
Se eu tenho boas qualidades, tento aumentá-las.
Se tenho qualidades ruins, tento diminui-las.
Quando se está na vida-desejos, você tenta diminuí-la. E quando está na vida-aspiração, de oração, você tenta aumentá-la.
Nós temos qualidades tanto boas como ruins.
Tentamos aumentar nossas qualidades boas disciplinando nossa vida e diminuir nossas qualidades ruins também ao disciplinar nossa vida.
Portanto, disciplina é de suprema importância.
Esse é realmente seu objetivo. Afinal, você não quer ser um profissional em levantamento de peso.
Longe disso. Somente estou tentando ser um bom cidadão no mundo.
Estou tentando ser um bom instrumento do meu Senhor Supremo.
Faz sentido, mas é um pouco estranho em qualquer circunstância alguém começar a levantar peso com 54 anos.
Várias pessoas nessa idade estariam sonhando com a aposentadoria, descansar na praia…
Você é mais ativo do que jovens de 20 ou 30 anos.
Nossa vida de oração nos ensina que todos somos crianças, crianças de Deus.
Portanto se você pensar e sentir que é uma criança Divina, não existirá tal barreira de idade.
Posso ter 56 anos, mas não me sinto como tal.
Existe algumas pessoas na casa dos 20 que se sentem como octagerianos, que não podem se mover.
Um estado da mente.
A mente que faz você se sentir fraco, inútil, e a mesma mente pode lhe dizer:
“Não, você é forte e pode fazer e completar várias coisas.”
Isso é tão verdadeiro.
E como se fosse uma forma intensa de pensar positivamente.
E isso é especialmente verídico para as pessoas que estão assistindo ao programa agora.
Tendemos a ser terrivelmente negativos.
Podemos facilmente nos preocupar, desesperar e deprimir.
Dizemos a alguém:
“O que está te incomodando? Saia desse estado.”
“Não posso. Não consigo. Estou deprimido e não consigo sair disso.”
Acho que é normal termos esses sentimentos, mas também acho que deveríamos reconhecer, como você disse, não conseguimos nos livrar de um estado de depressão em momentos desesperadores.
Acho que a mídia de massa não ajuda, colocando tanta ênfase na chamada juventude.
Quando alguém se torna um pouco mais velho dizem: “Não posso, estou muito velho para isso.”
É um modo muito ruim de pensar.
Ela também enfatiza o lado negativo. Digamos, já que nos aproximamos do inverno, ela diz que, quando nos resfriarmos, podemos tomar tal remédio.
Já estão nos colocando na situação de estarmos resfriados. Felizmente você não fica resfriado ou gripado?
Felizmente não.
Por quê?
Como já disse: a vida de disciplina sempre nos ajuda, nos protege.
Se você vive num mundo de disciplina por anos e anos, você pode lutar contra o frio, calor e sofrimento por causa de sua força interior.
Quando a força interior vem à tona, podemos facilmente aceitar os desafios.
Eu sei que é parte do seu corpo físico, quando você levanta pesos, mas algo deve ocorrer dentro da sua mente nesse momento.
O que está acontecendo por dentro quando você realiza esse ato físico?
Enxergamos o resultado físico, mas o que está acontecendo dentro de você, mentalmente?
Mentalmente eu não permito que qualquer pensamento entre na minha mente.
Eu mantenho minha mente absolutamente calma, quieta e tranquila.
Nenhum pensamento pode entrar na minha mente enquanto estou realizando o levantamento.
Se for um pensamento bom, eu posso ser levado por ele, e, se for um pensamento ruim, ela irá baixar a minha consciência e me enfraquecer.
Não é o momento de me ficar pensando em bons ou maus pensamentos.
Somente o meu objetivo deve existir.
Como um buscador, eu tento alcançar meus objetivos.
Portanto, entre a minha meta e o meu esforço, não deve haver nada, ninguém.
Estou aqui, e meu objetivo ali.
Então, se tenho que escalar o Himalaia, agora eu estou no pé da montanha, mas, se quero escalar, não deve haver nada para interferir.
Eu não irei permitir que alguma coisa interfira.
Como viajante, somente quero escalar a montanha.
Eu não consigo entender como consegue treinar por 3 horas, fazendo tudo o que você faz…
Quando eu deixo de fazer, digamos, apenas dois exercícios, me sinto mentalmente fraco.
Se não fizer todos os exercícios da minha agenda, me sinto mentalmente incomodado.
E se não faço por dois ou três dias, me sinto miserável.
Entendo, mas…
Mas estou fazendo demais.
Bem, eu diria que sim, você exagera, mas o simples fato de você conseguir fazer tudo isso faz com que o meu ponto de referência desapareça completamente.
Novamente, se eu não fizer, mentalmente me enfraqueço e não consigo mais fazer. De certo modo você está certo. Quando estou de férias, férias de Natal, e se eu não conseguir todos os equipamentos, tem muitas coisas que não conseguirei realizar.
Então na volta, não sofrerei porque conseguirei levantar os pesos pesados.
A questão está na prática regular.
Quando estou aqui em Nova Iorque se eu não praticar regularmente, se eu não fizer todos os exercícios, sentirei triste no dia seguinte.
Tristeza não é o ponto importante.
Mentalmente eu sentirei uma espécie de barreira mental e terei que começar tudo de novo.
Na minha vida de competidor, ao passo que se tinha alguém nesse mundo com o mesmo peso que eu, mas que conseguiu levantar mais do que eu, o sentimento que tinha era que havia uma meta para ser alcançada então.
No meu caso dependo 100% da Graça das alturas, portanto separo pelo menos dois minutos ou mais antes de cada novo levantamento para orar, meditar e concentrar.
E quando me sinto internamente energizado, eu tento o levantamento. Não antes.
E eu não dou ouvidos à bem estabelecida teoria que existe [sobre limites de peso]. Eu faço assim que [sentir a energia interna]
Muitas e muitas coisas eu fiz com a minha mente física. Sou daqueles que…
Concordo com você, completamente quando estou usando minha mente, completamente.
Mas quando deixo de lado a minha mente, quando vou além da mente, essas barreiras não existem.
A mente sente que deve ir de um ponto ao outro.
Mas por que ir de ponto em ponto se existe algo chamado Graça?
Por que não ir do primeiro ao décimo?
Felizmente fui bem sucedido, indo de 77kg para 90kg. De 70kg para 77kg e para 90kg. Nos 113kg, levantei uns três centímetros só. Mas levou um mês ou algo assim. Fiquei desapontado. Mas eu consigo levantar 113kg.
Se eu tentar levantar 113kg eu consigo, mas eu não passei pelos pesos intermediários de 100 e 105kg. Eu fiz aquilo que era a minha capacidade. Depois dos 90kg fui para 113kg. Quase consegui, não completamente.
Assim como a meditação mudou muitas coisas na nossa vida e como olhamos o mundo, gostaríamos de compartilhar ela com vocês num curso grátis! Esperamos sinceramente que possam encontrar algo valioso para a sua vida com essa experiência.
Pedimos a gentileza de ler as informações da página de contato e ligar para um dos nossos telefones para fazer a sua inscrição.
Não é necessário trazer material nenhum nem roupa especial. O curso é inteiramente gratuito. Recomendamos a leitura do livro Meditação.
O curso não possui fins terapêuticos e não é uma forma de relaxamento. A meditação é um instrumento para a autodescoberta, que nos auxiliará a encontrar um propósito verdadeiro na vida.
Se quiser saber mais, escrevemos uma página sobre as aulas de meditação.
O livro de Sri Chinmoy “Amor” é uma vasta coletânea sobre o significado do amor verdadeiro, como reconhecer se o nosso amor é humano ou divino, etc.
Ele possui aforismos sobre o tema, capítulos falando sobre casamento e sobre amar a Deus e muito mais.
Confira alguns trechos:
NOSSO AMOR POR DEUS
Meu Senhor,
Eu sei que o que eu ofereço a Você
É sempre pequeno, muito pequeno, No entanto Seu Coração transborda Com Deleite-Néctar.
Eu estou preparado
Para vir ao mundo
De novo e de novo
Somente para Vislumbrar Seu Amor Imensurável.
Amor é o elo interior, a conexão interior, a ligação interior entre homem e Deus, entre o finito e o Infinito. Nós sempre temos de nos aproximar de Deus através do amor. O amor é a chave secreta que nos permite abrir a porta de Deus. Onde existe o amor, amor puro, amor divino, existe a satisfação. Sem amor, não podemos nos tornar um com Deus.
O que é o amor? Se amor significa possuir alguém ou alguma coisa, então esse não é o verdadeiro amor. Se amor significa dar e tornar-se um com todas as coisas, com a humanidade, com a divindade, então esse é o amor verdadeiro.
Nada pode ser maior que o amor. Deus é grande somente porque Ele tem Amor infinito. Se quisermos definir Deus, nós podemos defini-lo de milhões de maneiras, mas eu gostaria de dizer que nenhuma definição de Deus pode ser mais adequada do que a definição de Deus como todo Amor.
Nós oramos a Deus só porque Deus é todo Amor. Deus não é como um diretor de escola com uma vara de ferro que nos atinge o tempo todo. Só porque Deus é todo Amor, todo Compaixão, nós vamos em direção a ele e não de qualquer outra pessoa.
O mundo existe só porque o amor ainda existe na Terra. Nenhuma outra qualidade divina pode criar, sustentar e satisfazer a Deus aqui na Terra como a qualidade do amor.
Amor divino não significa uma troca emocional de pensamentos ou ideias humanas; significa a satisfação da unicidade.
Não podemos laçar amor divino com nossos pensamentos humanos, ideias ou ideais, mas laça-lo através de constante auto-sacrifício. O Amor divino é infinito, mas nós podemos laçar o infinito em nós através do auto- sacrifício.
Amor significa aceitação. O que vamos aceitar? Vamos aceitar esse nosso mundo, que está ao nosso redor e dentro de nós. Se não aceitarmos o mundo, que é o corpo exterior de Deus, então estaremos negando e rejeitando Deus silenciosamente, secretamente, se não categoricamente.
Como podemos ajudar nossas irmãs e irmãos do mundo? Nós poderemos ajudá-los se nos tornarmos todo amor pelo Um que é eternamente todo amor. Amemos o Um, a raiz da árvore. Então nós devemos ver que os ramos, as folhas e a folhagem da árvore também sentirão nosso amor. Cada indivíduo que satisfaz Deus e Sua Criação incorpora a vida Interesse e a vida Sacrifício de Deus.E é nesse Interesse e Sacrifício que Deus e homem são ambos satisfeitos.
Está disponível mais uma tradução dos livros de Sri Chinmoy.
O livro “Sonhos” é uma compilação de perguntas e respostas sobre o significado espiritual dos sonhos. Vários sonhos são descritos, com a ressalva clara que dependem do plano de consciência onde ocorrem. Sri Chinmoy também explica como em alguns casos podemos ver de que plano cada sonho vem.
Outro tópico que é abordado em diversos momentos é a relação que há entre os sonhos e a meditação.
Segue alguns trechos:
O que podemos aprender com os nossos sonhos?
Sri Chinmoy: Podemos aprender muito com os nossos sonhos, mas temos de saber de que plano de consciência um sonho vem. Se vier de um plano vital inferior, teremos de descartá-lo. Se tivermos um sonho onde alguém está nos matando, ou estamos matando alguém, seria absurdo prestar atenção nele. Sonhos do mundo vital inferior são desimportantes e inúteis. Não há nada a se aprender deles.
Mas se o sonho vem do plano intuitivo, do plano psíquico, da mente superior, da supermente, da mente iluminada, devemos dar importância a ele. Se descobrirmos que temos a capacidade ou necessidade de auxiliar alguém na sua meditação ou elevar a sua consciência, então a esse tipo de sonho devemos dar atenção adequada.
Os sonhos que vêm até nós do plano superior, os bons sonhos, os sonhos divinos, esses nós devemos valorizar. Quando temos esse tipo de sonho, podemos tentar adiantar a sua transformação em realidade. Como pessoas espirituais,como buscadores, queremos criar paz. Esse deve ser o nosso sonho mais elevado. Invocaremos paz das alturas e ofereceremos paz à humanidade. Portanto, os nossos sonhos elevados, divinos, são muito bem vindos, mas os sonhos destrutivos, do vital inferior, devem ser descartados.
No fim de maio ofereceremos um curso gratuito de meditação na USP Leste, organizado pelos alunos.
Quem tiver interesse em participar, basta ligar no telefone 98551-8574 (Patanga) para fazer a sua inscrição (vagas limitadas)
Ficamos sempre muito felizes em poder compartilhar técnicas, dicas e inspiração para a prática de meditação.
Se você tiver bastante gente interessada (30 ou+) e quiser uma aula (gratuita, claro) de um dia na sua instituição, basta ligar para o Patanga para conversarmos. Podemos dar aulas em faculdades, empresas, escolas, clubes, etc.
Alguns dos lugares que já demos palestras: USP, UNICAMP, Universidade Federal do Paraná, Receita Estadual de SP, sede Administrativa do Banco do Brasil em Curitiba, Agências e sede administrativa da Caixa Econômica em SP, Livraria da Vila, etc…
Se quiser saber mais, basta ligar para o Patanga, no telefone (11) 953 956 930, e aí poderemos conversar mais e marcar datas. (Veja também a página de contato)
Tudo o que oferecemos é gratuito.
No entanto, a nossa condição é que os alunos estejam sinceramente interessados. O foco do curso é a autodescoberta e a vida interior, sendo os demais benefícios secundários. Não se trata de um evento para empresas que gostariam que seus funcionários meditassem para reduzir o estresse e aumentar a produtividade. O propósito é algo maior.
O pre-requisito para a meditação e, portanto, para os nossos cursos, é um clamor interior sincero por auto descoberta.
O próximo curso de meditação grátis será no meio de maio, em São Paulo/SP.
Para inscrições e informações, acesse a página de contato para aprender a meditar.
Este post é apenas para esclarecer que não ensinamos o que é conhecido como meditação transcendental. Possuimos uma outra abordagem de ensino, gratuito, da meditação. Você pode ler um pouco mais aqui sobre meditação transcendental e nós.
Gratos,
Centro Sri Chinmoy Brasil
O próximo curso gratuito será no início de março, com o nosso amigo da República Tcheca, Kritartha Brada.
Kritartha pratica a meditação há cerca de vinte anos sob a orientação direta de Sri Chinmoy. O curso será na região da Vila Mariana, sempre próximo ao metrô.
Inscrições na página de contato.
A todos os interessados, começaremos um novo curso de meditação grátis no início de dezembro.
Durante as aulas, aprenderemos mantras, exercícios de respiração, técnicas de concentração, dicas e etc. Contaremos também um pouco sobre as nossas dificuldades quando iniciamos e responderemos perguntas que vocês tiverem.
Para participar das aulas, acesse a nossa página de contato.
Harita medita há 20 anos, sob a orientação do Mestre espiritual Sri Chinmoy. Maratonista (completou inúmeras maratonas), ultra maratonista (completou no último Abril, a corrida de 10 dias em Nova York), já correu em vários países a Corrida da Paz (peacerun.org). Nadadora (fez a travessia de revezamento do Canal da Mancha), Harita vem usando os esportes, especialmente a corrida, como mais uma ferramenta de concentração e disciplina, somados à sua vida espiritual e trajetória dentro do universo da Meditação.
Seu pensamento: “Nos últimos anos, a conexão entre corrida e espiritualidade se tornou mais considerada. Muitos corredores estão familiarizados com experiências de paz, êxtase e profundidade, apenas para citar alguns nomes, do que são, de fato, experiências espirituais.”
Harita virá ao Brazil (Niterói, Rio e SP), especialmente para falar sobre o tema de que mais gosta: Meditação!
Inscrições para o curso de meditação na Vila Mariana, próximo ao metrô.
O próximo Curso de Meditação será no fim de Julho. Aprenda a meditar agora!
O palestrante Ashirvad Zaiantchick é aluno de Sri Chinmoy e pratica a meditação há 17 anos, tendo ministrado cursos em muitos países, como EUA, Japão, Oceania e Europa.
Durante o curso, cujo enfoque não é terapêutico, mas sim na busca interior, aprenderemos técnicas de concentração, exercícios de meditação e mantras. Conversaremos também sobre as principais dificuldades de quem está começando e como superá-las, bem como formas de incluir a meditação no dia a dia moderno.
Durante o curso daremos também sugestões de leitura e música para meditação.
INSCRIÇÃO
(11) 98551-8574, com o Patanga ou
(11) 97798-0367 – com a Laksita
Trabalho, meditação e espiritualidadePergunta: Estou estudando para ser ator na Escola de Drama aqui em Yale. É possível seguir o caminho espiritual e ainda ter esse valor terrestre ou eu devo ser um devoto completo no caminho espiritual e ser destituído de tudo?
Sri Chinmoy: Esse é um grande erro de concepção da espiritualidade. A verdadeira espiritualidade, nunca, nunca nega a vida terrena e nossos valores terrenos relevantes. A verdadeira espiritualidade somente simplifica nossa vida terrena; ela purifica e ilumina nossa existência humana. Nós sabemos que estamos presos na teia da ignorância, mas a espiritualidade nos mostra como podemos nos livrar da ignorância, como podemos nos libertar das amarras que criamos, consciente ou inconscientemente.
Portanto, se você quer ser um ator, a espiritualidade nunca irá impedi-lo de ser. Pelo contrário, a espiritualidade vai lhe inspirar a agir nessa linha. Espiritualidade nunca nega. Ela é como seu tutor particular. Ela lhe ensinará de forma particular e secreta, como ter sucesso e viver com significado em ambas as vidas: a exterior e a interior. Não precisará desistir de nada. Tudo irá mudar e se transformar. Se você desistir, então o que você irá alcançar? Se você desistir do mundo, o que irá fazer? É aqui na Terra que você deve realizar Deus, revelar Deus e completar Deus.
Antes, Yoga era limitada a alguns, agora Yoga é aberto a todos. Antes, até mesmo na Índia, a terra onde sempre foi praticada, Yoga era limitada a alguns poucos. Mas agora o livro de Yoga não está mais selado. Infelizmente, temos visto muitos falsos professores, especialmente aqui no ocidente. Por outro lado, eu gostaria de dizer que aqui na América eu me deparei com milhares de buscadores sinceros. Podemos ver no Oeste, e também no Leste, que o choro interior pela verdade, a Verdade definitiva, tem crescido. Portanto o mundo está progredindo, o mundo está evoluindo.
Veja mais sobre yoga
Seguindo um caminho modernoPergunta: Parece-me que é necessário de uma quantidade considerável de energia e vontade para seguir o caminho que você ensina. Se você é uma pessoa recém-iniciada, algumas vezes você não pode reunir energia necessária para que continue!
Sri Chinmoy: Você está certo. Um indivíduo deve ter alguma energia, não somente para seguir o meu caminho, mas para seguir qualquer caminho espiritual – alguma energia espiritual e aspiração. Mas eu acho que se alguém ficar só esperando por essa energia dinâmica e espiritual, então ele nunca começara sua jornada. Se esse indivíduo realmente quer a vida espiritual, eu digo a ele: “Simplesmente se jogue na vida interior. Não olhe nem para trás nem para os lados. Olhe somente para frente e se jogue no mar da espiritualidade. Comece a partir de onde você está. Se você tem uma energia limitada, se sua aspiração é insignificante, então gostaria de dizer algo para você. Vá fundo interiormente. Você alcançará o poço interior, a fonte de aspiração.” (…)
Pergunta: Você poderia me explicar qual a diferença entre alegria e felicidade?
Sri Chinmoy: A felicidade tem sempre uma qualidade dinâmica intrínseca, enquanto que a alegria pode ter qualidade muito doce, suave, sutil e serena. Na felicidade você consegue um movimento de êxtase e pode perder o equilíbrio. Mas quando a alegria é sutil, alegria interior, você não perde seu equilíbrio exterior. Mas estamos apenas brincando com as palavras. Na verdade, não existe diferença entre a felicidade da alma e a verdadeira alegria. Felicidade e alegria são sinônimos.
Mas, se você falar em alegria e prazer, então existe diferença – uma grande diferença. O prazer é sempre acompanhado de frustração, depressão e destruição. Mas a alegria é crescente, a alegria é a força construtiva que nos preenche. A alegria é como uma flor que desabrocha pétala por pétala. Deus nos criou em alegria, Deus quer que continuemos na alegria e Deus quer preencher nossas respectivas missões com o máximo de alegria. Se nós permanecermos na alegria, na alegria interior, somente então poderemos ter verdadeiro progresso.
Neste passo-a-passo, os três passos mais importantes para a meditação são:
Um verdadeiro Mestre ensina em silêncio. Praticando a sua meditação, o seu coração se abre e com o passar do tempo você irá encontrar o seu professor destinado. Nunca desista. A hora de Deus não é a mesma para todos. A prática responderá todas as suas perguntas. Tenha fé.
O ensinamento, ou dharma, é o código de vida para o buscador que decidiu superar suas dificuldades e que gostaria de mergulhar numa vida de maior satisfação. Pense em um atleta. Ele pratica todos os dias. Um dia, ele vence a medalha de ouro olímpica. Mas ele não ganha a medalha todos os dias. O percurso é longo, mas ele sabe que chegará lá um dia. Ele tem fé no seu treinador e tem fé em si mesmo. Assim também, além de praticar meditação diariamente, precisamos ter fé no Mestre e praticar com vontade interior – o que Sri Chinmoy chama de aspiração. Nenhum choro sincero deixará de ser atendido.
Uma brasa quente, ao ser retirada do fogo, logo se apaga. Assim também, um aspirante precisa manter-se em companhia de pessoas que tenham objetivos similares. O ideal é encontrar-se pelo menos duas vezes por semana para meditar, ou até mesmo três. Além de práticas espirituais como canto e meditação, também podem ter conversas sobre temas espirituais. E praticar esportes juntos, fazer brincadeiras e coisas inocentes que faziam quando crianças. Tudo vale para não se prender nas pequenas coisas do dia-a-dia.
O presente texto é baseado no aforismo budista bem conhecido, musicado por Sri Chinmoy:
Buddham saranam gachhami
Dhammam saranam gachhami
Sangam saranam gachhami
I go to the Buddha for refuge.
I go to the Dharma for refuge.
I go to the Order for refuge.
Links de interesse:
O próximo Curso de Meditação será no fim de Junho, perto do metrô Ana Rosa (linhas verde e azul).
O palestrante Ashirvad Zaiantchick é aluno de Sri Chinmoy e pratica a meditação há 17 anos, tendo ministrado cursos em muitos países, como EUA, Japão, Oceania e Europa.
Durante o curso, cujo enfoque não é terapêutico, mas sim na busca interior, aprenderemos técnicas de concentração, exercícios de meditação e mantras. Conversaremos também sobre as principais dificuldades de quem está começando e como superá-las, bem como formas de incluir a meditação no dia a dia moderno.
Durante o curso daremos também sugestões de leitura e música para meditação.
INSCRIÇÃO
(11) 98551-8574, com o Patanga ou
(11) 97798-0367 – com a Laksita
Este post é um compilado de comentários de Sri Chinmoy sobre o uso de drogas no âmbito da busca espiritual.
(…)Se me lançar no mar, e me imergir forçosamente na agua, não permitindo que eu suba à superfície, o que acontecerá? Um momento antes de perder a conciência eu verei tudo preto, tudo branco. Esse é o tipo de experiência que os usuários de drogas têm. É uma experiência, mas é perigosa, desnatural, forçada. Já ao meditar, orar, contemplar, entra-se na Consciência vivente de Deus. Lá se conhece a verdadeira Verdade, se sente o verdadeiro Êxtase, se vê a verdadeira Luz. Essa é a maneira natural e positiva de se entrar em Deus. Ao utilizar de drogas e métodos artificiais as pessoas estarão inconscientemente, ou talvez mesmo deliberadamente, negando a Verdade real.(…) – Sri Chinmoy, A Sri Chinmoy Primer
As experiências com drogas são como uma moeda falsa. É como se você fosse uma pequena criança que não tem dinheiro. Então, você vê uma linda moeda. Você sabe que é uma moeda por causa da forma e fica deleitado por ter adquirido dinheiro tão facilmente. Mas é uma moeda falsa. Se você for até um caixa de loja com ela, ele o agredirá ou o mandará embora da loja. Ele não a aceitará. Você descobrirá que a sua moeda é inútil e que você não pode comprar nada com ela. – Sri Chinmoy, Soul-Education For The Family-World, Agni Press, 1977
Pergunta: Dizem que alguns Iogues na Índia ingerem “soma” e obtém visões.
Sri Chinmoy: O “soma” que os Iogues usam é o suco da planta “soma”. Apenas os Videntes védicos conheciam como utilizar essa erva. Aqui no ocidente as pessoas estão fazendo experimentos com plantas, mas elas nada tem a ver com as plantas “soma” que os Videntes ancestrais utilizavam. E eles também não sabem como os Videntes utilizavam as plantas. O processo que os ocidentais estão usando agora está totalmente incorreto. As experiências que estão tendo são completamente falsas. Eles estão arruinando alguns dos seus nervos sutis. Eu tenho alunos que foram vítimas dessas drogas em algum momento das suas vidas. Agora que estão vivendo a vida espiritual com toda sinceridade, eles conseguem facilmente distinguir entre verdadeiras experiências expirituais e as que estavam tendo antes. – Sri Chinmoy, The Body: Humanity’s Fortress, Agni Press, 1974
Existem dois modos de encarar a Verdade. Uma é pela meditação e pela oração. Mas aqueles que tomam drogas estão colocando o carro na frente dos bois. Estão se enganando ao pensar que já conhecem a Verdade. Ao mesmo tempo, não percebem que, ao tomar drogas, estão danificando suas faculdades interiores, espirituais, que são de total importância para entrar no reino de Deus. Por meio de químicos, uma violenta mudança de consciência ocorre. Mesmo se a pessoa obtiver uma experiência elevada, não poderá mantê-la se não tomar outra dose. Mas quando oramos, nos concentramos e meditamos, entramos na Consciência viva de Deus e podemos aprender como permanecer lá. Essa é a maneira positiva e natural de entrar em Deus. Deus é natural e eu sou filho Dele, você é filho Dele. Temos de seguir o processo natural. Pois, ao tomar drogas e usar esses métodos artificiais, as pessoas estarão inconscientemente – e talvez deliberadamente – negando a real Verdade. (…) Ninguém pode chegar mais perto de Deus ao tomar drogas e estimulantes. Uma pessoa só pode chegar mais perto de Deus apenas ao amar Deus e ao meditar em Deus. – Sri Chinmoy

Movemos esta página para: Meditação para crianças
Aqui você pode escolher alguns exercícios de meditação para crianças.
Nós gostamos muito de oferecer cursos de meditação. E ficamos felizes quando as pessoas interessadas nos procuram para participar das aulas.
Como a meditação é um assunto tradicionalmente oriental, às vezes não sabemos nem o que é meditação, nem se é possível existir diferentes tipos de meditação. Nos perguntam com frequência se ensinamos meditação transcendental, meditação vipassana, zazen, cristã, budista, tibetana e outros tipos. Tentarei esclarecer um pouco o que é meditação.
Meditação é quando a nossa mente fica tranquila como o vasto céu azul, e o nosso coração fica tão vasto quanto o oceano infinito. Nesse silêncio, uma realidade floresce. Na oração, nós falamos, e o Divino escuta. Na meditação, o Divino fala, e nós escutamos. Ambos aumentam a nossa aproximação com a Fonte. (mais)
A meditação não possui ligação com religião. Assim como alguém que não possui religião pode orar, as pessoas que participam de qualquer religião ou mesmo nenhuma podem meditar. Mas é claro que as religiões e caminhos espirituais costumam se utilizar de ambas a oração e a meditação para buscar iluminação.
Gostaria de deixar claro aqui que sou aluno de Sri Chinmoy e que aprendi a meditação com ele, da forma que considera mais adequada para o mais rápido progresso dos seus alunos. Assim, não sou autoridade sobre qualquer outro tipo de meditação. Sri Chinmoy ensina que podemos meditar no coração espiritual.
Mas o que eu gostaria de deixar dito aqui é que, do ponto de vista técnico, a meditação em si é muito similar em todas as tradições orientais, seja Zen ou Zazen, Vipassana, Transcendental, Budista, Tibetana, etc. Em essência, todos os exercícios possuem quase todos os pontos em comum, como concentração num objeto, ideia ou visualização, uso dos mantras, postura adequada, horário, etc.
A diferença ficaria mais na aplicação: quanto tempo fazer, exercícios complementares, estilo de vida, dieta, etc. Em particular, o que vai determinar o seu progresso é como cada caminho de meditação fica integrado na sua vida. Há alguns níveis da prática de meditação:
Em geral, quando aprendermos a meditar, a meditação é uma curiosidade. Lemos um livro, tentamos algumas vezes, etc. Esse é o primeiro nível
Depois, se nos aplicamos, desenvolvemos disciplina e regularidade. Se você medita todos os dias sem falta, a meditação passa a fazer parte do seu dia. Aí já obtemos diversos benefícios. Ela é como um hobby. Praticamos de manhã cedo e à noite. Mas temos duas vidas. A meditação é alguns momentos do dia. No restante, temos uma vida totalmente desvinculada da nossa meditação matinal.
No nível seguinte, se temos um chamado para a meditação, a disciplina e regularidade que desenvolvemos antes se alia à uma força interna muito grande, talvez a nossa alma. Nesse ponto, podemos dizer que tudo se torna meditação. A meditação muda a nossa percepção do nosso mundo e, assim, a nossa vida muda completamente. Passamos a valorizar cada coisa de forma nova, passamos a evitar coisas que não nos auxiliam mais. E, ao mudar nossos hábitos, motivações, prioridades que nos desviam da meta da nossa alma, também a meditação fica mais forte. Descobrimos gradualmente como agir no mundo e servir a humanidade de forma adequada, não egoísta. Assim, tudo passa a ser parte da meditação e a meditação passa a fazer parte de tudo na nossa vida. Não temos mais uma vida dupla. Passamos a ser pessoas integrais.
Normalmente, quando se fala sobre meditação cristã, é um outro uso da palavra meditação. Se você consultar o dicionário, vai encontrar os dois significados. No caso, seria pensar profundamente sobre um tema espiritual, expandi-lo, redescobri-lo. Por isso às vezes ouve-se de alguma pessoa “estou preparando a meditação de hoje para levar à igreja”. O termo meditação é usado para descrever diferentes coisas, de acordo com o contexto individual. A meditação no contexto oriental quer dizer manter a mente completamente em silêncio, vazia, e descobrir no silêncio uma nova realidade.
Leia mais sobre meditação matinal
É assim como chamamos a tendência das nossas técnicas.
textos traduzidos de Sri Chinmoy
♦
A meditação matinal diária é a parte mais importante do nosso dia, se buscamos uma vida normal e natural. Seguem alguns trechos de conversas de Sri Chinmoy com buscadores.
Se quiser aprender meditação, comece aqui.
Se estiver procurando temas para meditações matinais, no sentido de reflexões, acesse os blogs que fizemos com meditações diárias
♦
Outra coisa que você deve fazer é meditar todos os dias sem falta. De manhã cedo é o melhor horário, antes do amanhecer. Cada dia começa com uma nova luz, uma nova esperança. Uma nova vida está entrando em nós a cada manhã. Assim, a meditação matinal é indispensável para qualquer um que gostaria de seguir um caminho espiritual.
Perfection and Transcendence, p. 44-47
De manhã cedo, ao começar a meditar, tente sentir por um minuto que hoje você será capaz de se sustentar sem comer nem um pedaço de comida, sem beber nem mesmo um copo d’água. Sinta que, sem comer nem beber nada, será capaz de sobreviver por um dia, ou até mesmo por uma semana. Mas precisa sentir que, se não aspirar bem, se não meditar bem, então ao anoitecer a morte virá e vai capturá-lo. Essa morte significa a destruição da sua aspiração, não a morte física. A aniquilação vai capturar sua aspiração se você não meditar bem. Se encarar sua meditação matinal com bastante seriedade, automaticamente sua aspiração vai permanecer elevada. Sempre dê à aspiração o devido valor. Assim, um tremendo poder vai vir de você mesmo. O que determina sua vida ou sua morte é sua aspiração, e não seu alimento material. Precisa sentir que essa qualidade é responsável pela sua evolução terrena e sua conquista celestial. Quando está faltando aspiração, você não existe. Ela é a única realidade da sua vida. Com esse sentimento, automaticamente será capaz de manter sua mais alta aspiração 24 horas por dia.
Aspiration-Flames, p. 60-63
Meditação matinal diária e disciplinaVamos tomar a disciplina como um músculo. Não podemos desenvolver músculos muitíssimo poderosos da noite para o dia. Devagar e aos poucos temos de desenvolvê-los. Primeiro, você deve saber por quantos minutos consegue meditar. Se consegue meditar por cinco minutos, significa que nesses cinco minutos você está se disciplinando. De manhã cedo, enquanto seus amigos e seus familiares ainda estão no mundo do sono, se você se levanta para rezar e meditar por cinco minutos, está se disciplinando.
Como você pode aumentar a sua disciplina? O jeito mais fácil é desenvolver uma sede verdadeira, um choro interior, pelos frutos da disciplina. Você pode fazer isso vendo o que acontece quando leva uma vida disciplinada e quando não leva uma vida disciplinada. Você mesmo tem de ser o juiz. Ao se levantar às cinco ou seis horas e meditar por quinze minutos ou meia hora, você se sente extremamente bem. Você sente que o mundo inteiro é belo. Você ama a todos e todos o amam. A criação de Deus é todo amor por você. Porque você se levantou e meditou por alguns minutos, está inundado com bons pensamentos. Cada pensamento é um mundo em si mesmo. A realidade diária que vemos à nossa volta não é o único mundo. Existem muitos mundos. Por ter se levantado e meditado, você está correndo, saltando e voando nos mundos de bons pensamentos, da beleza, da alegria, da paz e da luz.
Mas no dia em que não se levanta cedo para meditar, você odeia o mundo, odeia a si mesmo, e sente que todo o mundo o odeia. Portanto, você mesmo pode ver a diferença. Não é que você nunca tenha meditado de manhã cedo. Os resultados positivos você já teve várias, várias vezes. Muitas vezes você meditou e muitas vezes não meditou. Você sabe o resultado de cada um. Se for esperto, se for sábio, as boas coisas você vai repetir sempre e as coisas ruins você vai evitar.
Se você está achando difícil disciplinar-se para fazer alguma coisa, veja o resultado. Se você subir em uma árvore, conseguirá frutas muitíssimo deliciosas. Se não subir, não conseguirá as frutas. Você vê que, quando alguém é disciplinado, pode subir e apanhar a manga mais deliciosa e comê-la até se encher. Se você se disciplinar, também poderá fazer o mesmo. Desse jeito conseguirá uma tremenda satisfação. Ao pensar nessa satisfação, você pode facilmente se disciplinar. Não há outra maneira.
Você está vendo pessoas à sua volta que estão chafurdando nos prazeres da preguiça. Existem muitas no barco-preguiça. Mas você pode dizer: “Não, não quero mais ficar nesse barco. Quero ter um novo barco, o barco que navegará em direção à Margem Dourada, em direção à Meta”. Depende de você. Você pode facilmente se disciplinar lembrando-se da alegria que consegue quando se disciplina e da infelicidade que tem quando não age assim.
What I Need From God, p. 20-23
Quando fizer a sua meditação matinal, se o sono não o estiver perturbando e se você não tiver acumulado nenhum lixo mental durante a noite, pode ser que não haja nada de não-divino para me dar. Nessa hora, você pode entrar em mim com alegria, amor, paz e todas as qualidades divinas. Quando faz isso, é como uma criança com o seu próprio pai. O filho vem ao pai com muita alegria para dar a ele um centavo que encontrou na rua. A criança poderia ter usado o dinheiro para comprar um doce. Ao invés disso, sentiu a necessidade de dá-lo ao pai. O pai fica tão feliz pelo seu filho ter lhe dado a sua única posse que ele lhe dá um dólar.
Meditation: Man-Perfection in God-Satisfaction, p. 180-181
Intensidade da manhãNão posso negar a intensidade da manhã. Mas por quanto tempo você a mantém? Se não pode permanecer meditando por cinco horas, então por quatro horas você tem uma verdadeira folga, um relaxamento. Tivemos recentemente uma meditação de sete horas. De sete horas, alguns não conseguiram meditar por sete minutos. Estavam colados em suas cadeiras, mas pensavam no café da manhã ou em todo o tipo de coisas divinas. Na hora, vocês pensam que eles estão meditando por sete horas, mas vocês não têm uma visão oculta. Eles e elas estão pensando no café da manhã, nos namorados, nas namoradas. Mas quando vocês olham para eles, sentem que são pessoas muitíssimo devotadas. Vocês dizem: “Como eu gostaria de ser assim”. Mas o que está na mente deles, só Deus sabe. Uma vez, algumas mulheres mais velhas se levantaram para meditar. O público ficou muito comovido. Nunca tinha visto mulheres mais velhas meditando tão bem. Mas o que se passava pela mente delas? O café da manhã de amanhã ou como agradariam a seus maridos e como iriam se vestir. Mas todo mundo achou que elas meditaram muito bem por causa da aparência delas.
Perseverance and Aspiration, p. 4-6
“Unidos, prosseguimos. Separados, caímos”. Se tivermos esse tipo de vontade, nossa missão será realmente efetivada. Como podemos cultivar esse sentimento de unicidade? De manhã cedo, ao meditarmos, temos de sentir que somos um rio. A natureza de um rio é entrar na fonte. De manhã, ao meio-dia e ao anoitecer ele está constantemente fluindo em direção ao mar. Se pudermos sentir isso, facilmente conseguiremos cultivar o sentimento de unicidade.
Surrender and Realisation, p. 27-28

Novidades – siga-nos aqui
Veja também o curso de meditação gratuito e a página de material para download – música, vídeos, audiobooks.
palestra de Sri Chinmoy
Somos todos aqui buscadores, buscadores da infinita Luz e da eterna Verdade. O que isso significa? Significa que aceitamos a vida espiritual conscientemente e de toda alma.
A pergunta primordial é “O que é a vida espiritual?” A vida espiritual é algo natural e normal. Ela é sempre natural e sempre normal, diferentemente de outras coisas com as quais nos deparamos nas diversas atividades do nosso dia a dia. A vida espiritual é normal e natural justamente porque ela conhece a sua Fonte. A sua Fonte é Deus a infinita Luz e Deus a eterna Verdade.
Quando temos uma vida espiritual, descobrimos que uma vida de paz não precisa estar sempre longe. Descobrimos que uma vida de amor, o amor que expande, não precisa estar sempre distante. Tudo o que nos satisfaz divina e supremamente podemos alcançar e considerar nosso se tivermos uma vida espiritual. Neste momento não temos a nossa disposição Paz, Luz e Deleite em grande medida. Mas, quando praticamos a espiritualidade, quando o nosso clamor interior – que chamamos de aspiração – se eleva ao alto, mais alto, altíssimo, então encontramos Paz, Luz e Deleite não apenas em grande medida, mas sim em medida infinita. Podemos alcançar e valorizar essas qualidades divinas nas profundezas do nosso coração. Quando praticamos a vida espiritual com alma, devotadamente e incondicionalmente, tentamos trazer à tona a divindade que temos dentro de nós. Essa divindade nada é senão a nossa perfeição.
Somos todos aqui buscadores. Cada buscador representa o ideal e o real. O ideal é auto-transcendência e o real é a tudo-permeante Consciência de Deus. Se queremos nos tornar o real e o ideal em nós mesmos, temos de esvaziar nossas mentes completamente dos pensamentos não-divinos que nos atacam constantemente. E temos de esvaziar nosso coração e preenchê-lo com infinita Luz e Deleite. Então Deus o Real e Deus o Ideal poderão cantar e dançar no nosso ser aspirante.
Somos todos aqui buscadores. Somos todos instrumentos escolhidos do Supremo, nosso Amado Supremo, o Piloto Eterno. Podemos provar esses dizeres devotados não com palavras, mas com ações – com o nosso amor servidor e nosso serviço amoroso. Nosso serviço amoroso pode provar ao mundo todo que somos instrumentos escolhidos do e para o Supremo. Quando amamos o Supremo com alma, devotadamente e incondicionalmente na nossa mente aspirante, elevamos nossa altitude Deus. E quando servimos o Supremo com alma, devotadamente e incondicionalmente em nossa mente aspirante, aprofundamos nossa profundidade Deus.
Já que somos os instrumentos escolhidos do Supremo, nossa necessidade imediata é a realização-Deus, e o nosso dever absoluto é a manifestação-Deus. Na satisfação da nossa necessidade imediata, nos tornamos os portadores da luz da Verdade infinita e os precursores da Visão-Deus dentro e fora de nós. Na satisfação do nosso dever absoluto descobrimos que somos sementes-Deus e frutos-Deus. Ofereçamos nossa semente-Deus ao Supremo. Coloquemos nossa semente-Deus a Seus Pés, para que ela possa se tornar uma árvore divina que poderá erguer a humanidade à sua altíssima Altitude transcendental. Ofereçamos também ao Supremo nosso fruto-Deus. Coloquemos nosso fruto-Deus a Seus Pés para a Sua manifestação, Sua total e completa manifestação aqui na Terra.
– Sri Chinmoy
Northwestern University,
17 de Dezembro de 1975
Fonte: The Soul´s Evolution, AUM Publications, 1976
Podemos recomendar também o livro A Vida Espiritual
O conteúdo desta página foi movido para a página sobre Sri Chinmoy.
por Patanga
Movemos esta página para Livros sobre meditação e espiritualidade.
Desta vez, fiquei inspirado a falar um pouco sobre uma parte de nossa existência a qual é, normalmente, valorizada ou DEMAIS ou DE MENOS: o nosso corpo.
Muitos milênios atrás, aqueles que praticavam a meditação ou seguiam um caminho espiritual o faziam com uma postura de abandono do corpo. Nessa postura, o corpo, com a sua mortalidade, imperfeição, letargia e complexidade, é um fardo a ser largado num canto escuro e esquecido. Repare na sua vida, (eu reparei na minha) em como é fácil dormir demais, sentir preguiça, ou se entregar a prazeres como a gula e etc. Na abordagem ancestral, o corpo deve ser tratado como um saco vazio – o que é importante é a prática espiritual e ponto. Nenhuma energia ou tempo devem ser desperdiçadas com essa parte menos dinâmica de nossa existência.
Contudo, Grandes Mestres espirituais contemporâneos, notadamente Sri Chinmoy (1931-2007) e Sri Aurobindo (1872-1950), considerando o estágio atual de desenvolvimento espiritual e material do ser humano, propuseram uma abordagem diferente para lidarmos com o corpo físico. Nas palavras de Sri Chinmoy:
“Preparo físico e espiritualidade devem andar juntos. São como duas pernas. Com uma perna apenas, não poderei andar. Necessito das duas pernas. Por isso, é importante fazer exercícios físicos todos os dias. (…) Se a pessoa não se exercitar nem um pouco, o físico permanecerá obscuro, letárgico e será um verdadeiro obstáculo para o buscador. Se a consciência física não aspirar, ela permanecerá separada da alma. Então, tenha certeza, essa pessoa nunca conseguirá atingir a perfeição. O físico tem de aspirar do seu próprio modo e aumentar sua capacidade para que possa reter luz. Só assim o físico contribuirá com o espírito e será capaz de aspirar e manifestar a luz muito mais.”
É como se o corpo fosse o Templo, e a aspiração espiritual, o Altar. Um altar logo será destruído pela ação do tempo e do clima, se o templo que o abrigar não estiver em boas condições.
Assim, tornou-se de importância fundamental “enfrentar” ou colaborar com o corpo físico, no sentido de fazer com que nossa existência se torne mais receptiva à luz que conquistamos através de práticas espirituais como a meditação. Afinal, de que adianta colher água com uma peneira?
Hatha Yoga é o termo que descreve coletivamente as formas de exercícios de alongamento, equilíbrio, concentração, etc, conhecidas por diversas variações do nome Yoga. Os exercícios foram desenvolvidos ainda na antiguidade, já com o própósito de manter o corpo em boa saúde e capaz de manter-se calmo e quieto para a prática de meditação, oração e etc. Exercícios de hatha yoga trazem equilíbrio emocional, tranquilidade mental e estabilizam o físico.
No entanto, apesar de seus bons efeitos, acho importante comentar aqui que ela não se confunde com as Yogas de realização, que levam o buscador à iluminação. A Hatha Yoga é um instrumento que faz um preparo de base para um buscador poder se dedicar à espiritualidade. Muitas pessoas são beneficiadas com a prática desses exercícios, mas outras pessoas já possuem uma certa capacidade e não precisam passar pela Hatha Yoga, com o intuito de, depois, buscar a espiritualidade. Elas podem ingressar diretamente em um caminho espiritual.
EsportesTodo o esporte é benéfico para o buscador espiritual. Por inspiração de Sri Chinmoy, logo que comecei a meditar, passei a praticar corrida por alguns anos. Recentemente, adicionei ao “cardápio” a natação e o ciclismo, o que tem me trazido enorme satisfação e progresso.
No presente artigo, faço uma distinção entre os esportes tradicionais e a hatha yoga, no sentido de que, segundo uma certa ótica, o desporto é mais benéfico ao aspirante espiritual do que exercícios parados. A diferença principal funda-se em três aspectos: auto-transcendência, dinamismo e purificação emocional.
(Ao lado: Sri Chinmoy foi campeão de decatlo na juventude, depois ciclista maratonista e tenista, maratonista pedestre e, por fim, quando ferimentos o impediram de continuar correndo, tornou-se halterofilista.)
Às vezes chego mais cansado do trabalho. Contudo, depois de uma corrida ou natação de quinze minutos a uma hora, retorno cheio de energia, vigor e entusiasmo. Será que eu estava de fato cansado, ou era letargia ou ainda falta de contato com a natureza? Nas palavras de Sri Chinmoy:
“Eu procuro incentivar e inspirar meus alunos a participarem de triatlos e corridas de curta e longa distância, justamente porque sinto que o mundo precisa de dinamismo. O mundo exterior necessita de dinamismo, e o mundo interior necessita de paz. Todos nós somos buscadores. Portanto, oramos e meditamos para ter paz. E sentimos que, se tivermos dinamismo, conseguiremos realizar muitas coisas em nossa vida exterior. Para que tenhamos dinamismo, é necessário estar em boa-forma física a toda hora, e é notável o auxílio da corrida nesse quesito. A corrida também nos lembra de nossa eterna jornada, na qual caminhamos, marchamos e corremos pela Estrada da Eternidade, em direção à nossa eterna Meta.”
Pergunta: Como podemos superar a preguiça e ser mais ativos, principalmente durante a manhã?
“Sri Chinmoy: No começo da manhã, procure acordar às 5:30h e sentir que, se correr ou fizer outro exercício, isso será tão importante quanto a sua meditação. Caso sinta que a sua meditação é infinitamente mais importante do que seus exercícios, saiba que está errado. Dentro do exercício você encontrará a capacidade e necessidade da sua meditação. É verdade, a meditação é quem o levará à realização de Deus, e não os exercícios físicos. Mas eles certamente o ajudarão a energizar seu corpo, e você terá uma sólida, profunda e sublime meditação. Portanto, no início da manhã, faça alguns exercícios e sinta que isso melhorará a sua meditação. A preguiça desaparecerá de suas manhãs.”
Certas energias podem ficar estagnadas ou irritadas dentro de nosso organismo interior e exterior. A questão é que temos um certo conteúdo, uma certa capacidade. Se a utilizamos bem, ela aumenta e se torna mais iluminada. Se não, ela diminui e torna-se escurecida. A prática de exercícios vigorosos, aeróbicos e anaeróbicos, faz com que essa energia seja transformada em dinamismo e entusiasmo. Assim, uma energia que serviria a um propósito não-iluminado, como algum sentimento de raiva, inveja, irritação, medo, etc, passa a ser sua aliada, na forma de uma qualidade positiva.
“O que a corrida faz é manter o corpo, o vital, a mente e o coração preparados para que a alma possa ter felicidade completa.”
“O objetivo não é se tornar o melhor atleta do mundo. Nosso objetivo é manter o corpo em forma para desenvolver dinamismo e dar alegria inocente ao vital.” – Sri Chinmoy
Auto-transcendênciaA auto-transcendência é o legado de inspiração que um ser humano deixa para si mesmo e para seus irmãos e irmãs na Terra. Se alguém pode fazer o corpo correr por uma hora, porque não poderia manter a mente silenciosa por cinco minutos para uma profunda meditação. E, se alguém pode nadar ou andar de bicicleta por 24 horas (LINK), por que não poderia meditar por uma hora ou mesmo ter a força de vontade necessária para afastar pensamentos ruins ou imperfeições em sua natureza.
O que dá à vida o seu valor
Se não o seu clamor interior
Por auto-transcendência?
Nesse veio, Sri Chinmoy participou de diversas maratonas,
ultra-maratonas, provas de 24h de ciclismo e levantamentos de peso de até 3.500kg. Fundou também o Sri Chinmoy Marathon Team e a 3100-mile Self-Transcendence Race.
Em breve pretendo escrever um pouco mais sobre Esportes e a Vida Espiritual.
por Patanga
Hoje eu estava chegando de viagem, por volta das onze da noite. Olhando para cima, reparei no céu. O tempo estava metade nublado de um lado, e, do outro, havia uma parede alta encobrindo a minha vista. Todavia, ainda assim, uma faixa do céu, bem acima de mim, estava limpa e bem visível – como um arco-íris noturno onde, ao invés de cores, eu via estrelas. E como havia estrelas! Eram muitas e muitas! E, com cada segundo, minha visão se adaptava melhor a enxergar na escuridão, e eu via mais e mais e mais estrelas. E, ao redor de cada estrela, conseguia ver mais e mais estelinhas, mais e mais longe. Comecei a pensar se eram todas estrelas, ou se algum ponto desses não era uma constelação agrupada, ou mesmo uma galáxia longínqua, cada uma com milhares mais de estrelas. E olha que só vi uma estreita faixa no céu quase todo encoberto…
Considerando que o nosso mundo é bem pequeno em comparação com os outros mundos, cada uma dessas estrelas que eu vi (e as que eu não vi) era provavelmente muitas vezes maior do que não só os planetas do nosso sistema solar, mas do que o nosso Sol. Diante desse vislumbre de um instante, minha visão reconheceu sua incapacidade de imaginar qual seria o tamanho do Universo do Supremo.
E, desse Universo sem fim, inimaginável, Ele escolheu um sistema solar em particular – não, um planeta em particular. E, desse planeta, com uma superfície 70% coberta por água salgada, e talvez mais uns 10% com locais e picos inóspitos ou em vulcões ativos, sobra 20% da sua área para uma das das criações do Supremo mais especiais e favorecidas por Ele. E não em pequeno número: somos sete bilhões de seres humanos no mundo.
E, como por um Capricho de Sua Vontade, dentre esses bilhões, Ele me escolheu para aspirar. É claro que estou longe de ser o único, mas certamente ainda estamos longe do dia onde haverá uma maioria de pessoas aspirantes. Espero estar à altura dessa Graça e aproveitar ao máximo esta vida cheia de oportunidades para aspiração e dedicação.
E olha que só vi uma estreita faixa de céu…
“No dream, no dream, no dream, no dream,
No dream, no dream.
I am chosen out of billions by my Lord Supreme.”
– Sri Chinmoy
(alguns alunos comentaram que Sri Chinmoy escreveu originalmente “millions”, e depois mudou para “billions”)
“No dream, no dream, no dream, no dream,
No dream, no dream.
My Supreme Himself wants me to be
In love with Him.”
Foto: https://1.bp.blogspot.com/_XMtjeLbBeN0/TGyjmJD-q1I/AAAAAAAAAHE/cUeASZSrNG8/s1600/stars.jpg
comentário: Patanga
Acabei de meditar e, como de costume, me estiquei na cama para ler alguns poemas de Sri Chinmoy depois da meditação. O primeiro deles achei tão sublimemente extraordinário que imeadiatamente saí da cama para compartilhar com vocês. Cada poema de Sri Chinmoy tem uma forma especial de capturar a minha atenção. No caso deste, foi a composição feita com as palavras de conotação divina e as coisas da natureza. Segue o original e também a minha humilde tradução.
Se tiverem interesse em poesia, poemas e aforismos, podem visitar o site Poesia Divina.
In the depth of my heart the blue bird smiles
and the blue bird plays.
The festival of lustre-form and celestial delight
is inviting everyone.
The sun, the moon, the mountains and the ocean
– all have come.
Today we shall listen to the call of Infinity.
We shall run toward Infinity.
Right in front of us is the ladder of Light.
Our hearts have become the flower of Light Divine.
We are the hope of our Lord Supreme.
The world-creator is none other than our love.
– Sri Chinmoy, em Beyond Within (Aum Publications)
Na profundeza de meu coração o pássaro azul sorri
e o pássaro azul brinca.
O festival de forma-resplendor-luz e deleite celestial
convida a todos.
O sol, a lua, as montanhas e o oceano – todos vieram.
Hoje atenderemos ao chamado da Infinidade.
Correremos em direção à Infinidade.
Bem diante de nós está a escadaria de Luz.
Nossos corações tornaram-se a flor de Divina Luz.
Somos a esperança de nosso Senhor Supremo.
O criador-mundo não é ninguém senão o nosso amor.
– (Sri Chinmoy, tradução por Patanga)
Agora que lembro, Sri Chinmoy escreveu uma música, entre as minhas prediletas:
Nil Akashe Uri Ami Hiyar Sathe
Entendo pouco bengali, mas acho dizer algo como “Eu vôo no céu azul junto com meu coração”. Vou tentar conseguir a partitura da música e coloco aqui logo que possível para quem quiser aprender.
https://www.srichinmoysongs.com/song/view/nil-31x-akashe-uri-ami-hiyai-sathe-puji/1585
Existem dois modos de encarar a Verdade. Uma é pela meditação e pela oração. Mas aqueles que tomam drogas estão colocando o carro na frente dos bois. Estão se enganando ao pensar que já conhecem a Verdade. Ao mesmo tempo, não percebem que, ao tomar drogas, estão danificando suas faculdades interiores, espirituais, que são de total importância para entrar no reino de Deus. Por meio de químicos, uma violenta mudança de consciência ocorre. Mesmo se a pessoa obtiver uma experiência elevada, não poderá mantê-la se não tomar outra dose. Mas quando oramos, nos concentramos e meditamos, entramos na Consciência viva de Deus e podemos aprender como permanecer lá. Essa é a maneira positiva e natural de entrar em Deus. Deus é natural e eu sou filho Dele, você é filho Dele. Temos de seguir o processo natural. Pois, ao tomar drogas e usar esses métodos artificiais, as pessoas estarão inconscientemente – e talvez deliberadamente – negando a real Verdade. (…) Ninguém pode chegar mais perto de Deus ao tomar drogas e estimulantes. Uma pessoa só pode chegar mais perto de Deus apenas ao amar Deus e ao meditar em Deus. (…)
(…)Se me lançar no mar e me imergir forçosamente na água, não permitindo que eu suba à superfície, o que acontecerá? Um momento antes de perder a consciência, eu verei tudo preto, tudo branco. Esse é o tipo de experiência que os usuários de drogas têm. É uma experiência, mas é perigosa, desnatural, forçada. Já ao meditar, orar, contemplar, entra-se na Consciência viva de Deus. Lá se conhece a verdadeira Verdade, se sente o verdadeiro Êxtase, se vê a verdadeira Luz. Essa é a maneira natural e positiva de se entrar em Deus. Ao utilizar de drogas e métodos artificiais, as pessoas estarão inconscientemente, ou talvez mesmo deliberadamente, negando a Verdade real.(…) – Sri Chinmoy, A Sri Chinmoy Primer
Pergunta: As experiências com drogas possuem algum valor?
Sri Chinmoy: As experiências com drogas são como uma moeda falsa. É como se você fosse uma pequena criança que não tem dinheiro. Então, você vê uma linda moeda. Você sabe que é uma moeda por causa da forma e fica deleitado por ter adquirido dinheiro tão facilmente. Mas é uma moeda falsa. Se você for até um caixa de loja com ela, ele o agredirá ou o mandará embora da loja. Ele não a aceitará. Você descobrirá que a sua moeda é inútil e que você não pode comprar nada com ela. – Sri Chinmoy, Soul-Education For The Family-World, Agni Press, 1977
Pergunta: Dizem que alguns Iogues na Índia ingerem “soma” e obtém visões.
Sri Chinmoy: O “soma” que os Iogues usam é o suco da planta “soma”. Apenas os Videntes védicos conheciam como utilizar essa erva. Aqui no ocidente as pessoas estão fazendo experimentos com plantas, mas elas nada têm a ver com as plantas “soma” que os Videntes ancestrais utilizavam. E eles também não sabem como os Videntes utilizavam as plantas(…) – Sri Chinmoy, The Body: Humanity’s Fortress, Agni Press, 1974
O coordenador europeu da Corrida da Paz, Dipavajan Renner, da Áustria, é o nosso convidado para o curso do mês de julho. Ele vem ao Brasil desde 1997 para ministrar aulas sobre meditação.
Abaixo seguem alguns aforismos de meditação de Sri Chinmoy. Minha sugestão é que decore alguns para recitar durante o dia. Versão em PDF para download.
Fonte: www.srichinmoylibrary.com
Truth is in all
But love is all.
A verdade está em tudo,
Mas o amor é tudo.
*
True humility
Means
Giving joy to others.
Verdadeira humildade
Significa
Trazer alegria aos outros.
*
It is only through
Inner peace
That we can have true
Outer freedom.
É só por meio
Da paz interior
Que podemos obter
Verdadeira liberdade exterior.
*
Not to believe
Is to invite
Failure.
Não acreditar
É um convite
Ao fracasso.
*
My cheerful mind
Can elevate
And even transform
Others’ lives.
Minha mente alegre
Pode elevar
E até mesmo transformar
As vidas de outras pessoas.
*
Circumstances
Cannot change man’s life.
His attitude can and does.
As circunstâncias
Não podem mudar a vida
De um homem.
Mas a postura dele pode
E irá mudá-la.
*
Nobody can prevent you
From being the fulfiller
Of your golden dreams.
Ninguém poderá impedi-lo
De realizar
Seus sonhos dourados.
*
How can your life be satisfied
With small realities
If your heart has big dreams?
Como a sua vida pode se contentar
Com pequenas realidades
Se o seu coração
Tem sonhos grandiosos?
*
Perfect happiness
Is
Enthusiasm
Minus expectation.
A perfeita felicidade
É
O entusiasmo
Sem a expectativa.
*
I do not give up,
I never give up,
For there is nothing
In this entire world
That is irrevocably unchangeable.
Eu não desisto,
Eu nunca desisto
Porque no mundo inteiro
Não existe nada que seja
Inalterável para sempre.
*
Happiness in cheerful self-giving
Is beyond compare.
A felicidade
Da alegre auto-doação
É incomparável.
*
Man can be happy and safe only
When the heart feels faster
Than the mind thinks.
O homem pode estar feliz e a salvo
Apenas
Quando o coração sentir mais rápido
Do que a mente raciocinar.
*
Ask not for a lighter burden
But for a stronger heart.
Não peça um fardo mais leve,
Mas um coração mais forte.
*
To serve
And never be tired
Is love.
Servir
Sem nunca cansar
É amar.
*
If you do
The right thing,
Eventually
You will inspire others
To do the right thing.
Se fizer
O que é certo,
Com o tempo
Você inspirará outros
A fazer o que é certo.
*
Do not waste away
Today’s golden opportunity.
It will never come back!
Não desperdice
A preciosa oportunidade de hoje.
Ela nunca mais voltará.
*
You must trust yourself,
Even when the whole world
Doubts you.
Confie em si mesmo,
Mesmo que o mundo inteiro
Duvide de você.
*
Just one smile
Immensely increases
The beauty of the universe.
Só um sorriso
Já aumenta imensamente
A beleza do universo.
*
Transcend yourself
To see
What you truly can become.
Transcenda a si mesmo
Para ver
No que você de fato pode se tornar.
*
Nothing is difficult.
This is what you should think
Before you do anything.
Nothing is easy.
This is what you should feel
Before you say anything.
Nada é difícil.
Isso é o que você deveria pensar
Antes de fazer qualquer coisa.
Nada é fácil.
Isso é o que você deveria sentir
Antes de dizer qualquer coisa.
*
Wait for tomorrow
To think tomorrow’s
Thoughts.
Espere pelo amanhã
Para pensar os pensamentos
De amanhã.
*
Today I must dive deep within
And know what I came
To this earth-stage for.
Hoje devo mergulhar fundo
E descobrir por que
Eu vim para o palco-mundo.
*
Life’s perfection-road
Is very long,
But the journey is richly rewarding.
A estrada-perfeição da vida
É bem longa,
Mas a jornada é muito recompensadora.
*
Every second a seeker can start over,
For his life’s mistakes
Are initial drafts
And not the final version.
A todo segundo um buscador pode recomeçar,
Pois os erros da sua vida
São rascunhos iniciais,
E não a versão final.
*
One life of self-control
Can and will save
Millions of other lives.
Uma vida de auto-controle
Pode e conseguirá
Salvar milhões de outras vidas.
*
Silence refutes
All arguments.
O silêncio vence
Toda discussão.
*
Have little,
Need less:
This is the way
To inner peace.
Tenha pouco,
Precise de menos:
Esse é o caminho
Para a paz interior.
*
The Beauty
Of God’s Compassion
Takes my breath away.
A Beleza
Da Compaixão de Deus
Arrebata meu alento.
*
We have so many divine things
To accomplish
Before the suns of our lives
Go to sleep for good.
Temos tantas coisas divinas
A realizar
Antes que o Sol das nossas vidas
Durma para sempre.
*
A man can be
Ordinary,
But his dreams can be
Extraordinary.
Um homem pode ser
Comum,
Mas seus sonhos podem ser
Extraordinários.
*
It is the immortality of the soul
That has and is the power
To lift the burdens of humanity.
É a imortalidade da alma
Quem tem e é o poder para
Perdoar os erros da humanidade.
*
You do not have to blame temptation when it comes.
Just resist it!
Você não precisa culpar a tentação quando ela aparecer.
Resista-a!
*
A saint is a seeker
Who endlessly continued.
O santo é um buscador
Que continuou até o fim.
*
God’s Victory-Chariot beckons
Only those who want to be
Hero-warriors.
A Carruagem-Vitória de Deus chama
Apenas aqueles que desejam ser
Heróis-guerreiros.
por Patanga Cordeiro
Essa é uma pergunta bastante comum para quem está interessado em aprender meditação e também para quem busca relaxar.
Do meu ponto de vista, a meditação e o relaxamento têm apenas um quesito em comum: a postura silenciosa. Em ambas o corpo deve ficar imóvel e livre de tensões desnecessárias. Mas, no caso do relaxamento, o objetivo final é justamente a libertação das tensões acumuladas do dia. A posição ideal é deitada. Já na meditação, o objetivo não tem relação com a tensão mental e física. A meditação é um uso intenso da força de vontade, num mergulho corajoso ao nosso interior mais recôndito. A posição ideal é em sentada com as costas eretas (ou em pé ou correndo, para praticantes avançados).
Qual delas é mais importante ou melhor? A resposta depende de você. Se seu dia a dia está ficando mais difícil por conta de dores físicas, tensão mental, postura, pressão social, então provavelmente o relaxamento irá lhe servir melhor, ao menos inicialmente.
Já a meditação eu poderia recomendar para quem tem sede interior, para quem não está satisfeito com a realidade que enxerga na sua própria vida e ao seu redor. Isso é porque ela justamente exige do aspirante toda a sua vigilância, prontidão e vontade de deixar para trás pensamentos, conceitos e tudo aquilo que descobrir na sua meditação ser um fardo desnecessário. É um instrumento de transformação e expansão.
Abaixo fica um texto de Sri Chinmoy, onde ele explica sobre deixar os olhos abertos durante a meditação. Dele acredito que possamos tirar um paralelo para nossa pergunta do título.
“Ao manter seus olhos fechados durante a meditação e entrar no mundo do sono, você pode ficar entretido com todos os tipos de fantasia. Sua imaginação fértil pode fazê-lo sentir que está entrando nos mundos mais elevados. Existem muitas maneiras de acreditar que está tendo uma meditação maravilhosa. Assim, é melhor meditar com os olhos semi-abertos. Desse modo, você vai ficar na raiz e no ramo mais alto ao mesmo tempo. A parte que tem os olhos meio abertos é a raiz, simbolizando a Mãe-Terra. A parte que tem os meio fechados é o ramo mais alto, o mundo da visão ou, digamos, o Paraíso. Sua consciência estará no nível mais elevado e também aqui na Terra, tentando transformar o mundo.
“Quando medita com os olhos semi-abertos, você está praticando o que é chamado de “meditação do leão”. Mesmo se estiver profundamente mergulhado em si mesmo, você vai enfocar sua atenção consciente tanto no plano físico quanto no subconsciente. Tanto o mundo físico, com seus ruídos e distrações, como o mundo subconsciente, o mundo do sono, o estão convidando. Entretanto, você está vencendo os dois. Você está dizendo: “Estou atento. Vocês não podem me levar para os seus domínios”. Já que os seus olhos estão parcialmente abertos, você não vai dormir. Assim, está enfrentando o mundo do subconsciente. Ao mesmo tempo, está controlando o plano físico, porque pode ver o que está acontecendo ao seu redor. “ – Sri Chinmoy, do livro Meditação
Não oferecemos aulas de relaxamento, mas, se tiver interesse, pode participar dos cursos de meditação.
perguntas feitas a Sri Chinmoy, do livro Meditação
P: Como podemos arranjar tempo para meditar num dia muito ocupado?
R: Temos 24 horas à nossa disposição, e arranjamos tempo para várias coisas durante o dia. O que nos impede de pensar em Deus por cinco ou dez minutos por dia? Temos tempo para comer, dormir, encontrar nossos amigos, ler o jornal ou assistir à televisão. Temos tempo para fazer qualquer coisa que consideramos importante. Assim, quando se trata de Deus, como podemos afirmar que não temos tempo?
Deus está suplicando para que nós pensemos nele. Se realmente nos importamos em agradar a ele, vamos arranjar tempo para pensar e meditar nele. Entretanto, se não considerarmos Deus importante na nossa vida, sempre estaremos ocupados demais.
…
Se a sua aspiração é realmente intensa, se Deus realmente vem em primeiro lugar na sua vida, então você pode facilmente ajustar sua vida exterior para ter tempo de meditar. A aspiração interior tem infinitamente mais poder do que os obstáculos exteriores. Se você usar a sua força interior, então as circunstâncias terão de se render à sua aspiração. Se quiser realmente meditar todos os dias, eu gostaria de dizer que a sua aspiração interior lhe dará o poder para isso. Obstáculos exteriores podem facilmente ser superados, porque a vida interior é a expressão viva do poder infinito. Diante do poder infinito, as barreiras exteriores têm a obrigação de se entregar.
Uma vida espiritualmente plena não é uma tarefa fácil. Mas uma vida materialmente satisfeita é uma tarefa impossível.
trechos do livro Meditação (saiba mais), de Sri Chinmoy
P: Como posso evitar pegar no sono depois de meditar por cinco minutos?
R: Em primeiro lugar, antes de começar a meditação, inspire profundamente algumas vezes. Em cada respiração, tente sentir que um fluxo de energia está entrando em você. Tente sentir, então, que está inspirando através de diferentes partes do seu corpo: olhos, ouvidos, testa, ombros, o topo da sua cabeça e assim por diante. Sinta que cada um desses lugares é uma porta, e ao inspirar sinta que está abrindo essa passagem. Nessa hora, a energia virá da Consciência Universal.
Então, procure invocar o aspecto de poder do Supremo. Não suplique por paz ou luz. Procure apenas trazer o poder divino à tona ou das alturas. Esse poder divino vai fazer com que você sinta que o seu corpo está ardendo em febre, embora você não esteja febril, e imediatamente se sentirá repleto de energia. Você também pode imaginar um campo ou uma floresta verdejante, e sentir que está passeando por esse lugar. Então, mesmo que esteja cansado, vai se sentir cheio de energia.
Você também pode se beliscar o mais forte possível, e tentar sentir que outra pessoa o está beliscando. Ao se beliscar, precisa saber que é o seu ser consciente que está beliscando o seu ser inconsciente. Mas você tem de sentir que é outra pessoa que o está beliscando.
Outra técnica é repetir o nome do Supremo o mais rápido possível. Com imensa concentração, veja quantas vezes consegue repetir “Supremo” em cada respiração. O poder dentro da recitação do nome vai inundar o seu ser inteiro e você vai sentir um novo fluxo de energia de vida.
No momento da meditação, procure sempre sentir dentro de si mesmo um movimento progressivo e dinâmico, mas não agressivo. Se houver um movimento dinâmico e progressivo, você não vai cair no sono. Dentro de si mesmo, sinta que um trem está acelerando em direção ao seu destino. Sinta que você mesmo é um trem expresso com apenas um destino. O maquinista está constantemente repetindo o nome de Deus para obter energia, força, vigor e todas as qualidades divinas. Um trem expresso só pára na estação final, o fim da jornada dele. Durante o percurso, ele simplesmente não pára. Sua meta será alcançar ou atingir uma meditação profunda.
P: Às vezes, parece que passo o tempo todo tentando me manter acordado e acabo não meditando.
R: Letargia e sono aparecem na meditação porque está faltando interesse sincero. Se houver interesse sincero, não haverá nenhuma tendência para dormir. Quando um aluno quer ser o primeiro da classe, quando tem um interesse sincero, verdadeiro, ele estuda sem ser forçado pelos pais. Entretanto, alguns estudantes sentem que, se passarem nos exames, será mais do que o suficiente. Se esse é o sentimento deles, então eles não têm nenhum ímpeto de energia ou entusiasmo pelo trabalho escolar.
Para meditar, você precisa estar sempre disposto e entusiasmado. Se sentir que não pode meditar por meia hora, planeje meditar por dez minutos. O seu sentimento será: “Oh, só dez minutos. Posso fazer isso facilmente”. Se a sua meta estiver bem próxima, você empregará toda a sua energia. Se estiver muito longe, vai afirmar: “Oh, Deus! Ficar correndo na velocidade máxima por tanto tempo é impossível”. Mas qualquer pessoa consegue meditar por dez minutos. Se você tiver de correr vinte milhas, vai ficar morto de medo. Contudo, se perceber que a meta está dentro do seu campo de visão, você vai dizer: “Oh, consigo alcançá-la facilmente. Vou correr o mais rápido possível”.
Against one’s inner courage, death itself contends in vain.
Contra a nossa coragem interior, a própria morte luta em vão.
– Sri Chinmoy
Trilha sonora: por favor leia este texto enquanto escuta a gravação gratuita de Sri Chinmoy tocando órgão de igreja pela primeira vez na sua vida! Mais sobre ela no fim do texto.
Para quem ela falta, parece algo enorme, uma conquista gigantesca!
Mas não é! A CORAGEM é o nosso direito de nascimento! Veja bem, há um força espiritual que nos faz existir – sem ela, somos um monte de matéria estática, uma marionete sem um artista. Essa força é TUDO. Sem o TODO o indivíduo não existe. É como falar que somos todos parte de Deus. É claro que somos! Existe algum lugar onde Deus não está? Se você encontrasse algo sem Deus, aquilo imediatamente passaria a fazer parte de você, dos seus pensamentos e, portanto, de Deus.
E, se o nosso Criador é todo Coragem, assim como ele é Beleza, Perfeição, etc, a Coragem é nosso direito de nascimento… os filhos herdam as posses dos pais!
Courage is the most devoted servant of one’s own faith in oneself and God.
Coragem é o mais devotado servo de nossa fé em nós mesmos e em Deus.
– Sri Chinmoy
Coragem e capacidade são coisas distintas! Uma coisa é conseguir fazer, outra coisa é saber o que fazer, e a terceira coisa é ter a coragem.
Honestamente, já não sabemos o que fazer em qualquer situação (pensemos bem)? Ou já não temos capacidade para agir (pensemos de novo)? Ou, na verdade, só não temos a CORAGEM para fazer o que é certo? (seja honesto(a))
A coragem é exatamente aquilo que usamos quando vamos entrar na piscina. Tudo está certo, falta só entrar na água geladinha!
Uma vez que tomamos a coragem e mergulhamos, saímos nadando, e a água nem parece fria – na verdade, é uma delícia!
A CORAGEM não é algo que temos que POSSUIR! A CORAGEM temos apenas que EXERCITAR! É igualzinho pular na piscina! Ninguém está pronto para pular na piscina! Só respiramos fundo, 1, 2, 3… e pulamos! A satisfação é nossa!

A música que sugeri ouvirmos enquanto lemos esta página é Sri Chinmoy, já com 55 anos de idade, tocando pela primeira vez um instrumento musical – e, na verdade, em uma performance pública. Foi a primeira vez que se sentou diante de um órgão. Entendeu a mensagem!?
There is no other way to please your inner self than to be, yourself, a perfect emblem of courage.
Não há outra maneira de agradar o seu Eu interior senão ser, você mesmo, um perfeito emblema da coragem.– Sri Chinmoy

(a faixa gratuita 27 é a gravação da música com essas palavras)
(partitura)
Sri Chinmoy reconta uma história onde Sri Ramakrishna subia ao telhado da sua moradia e chorava e chamava por seus discípulos que ainda não tinham conhecido o Mestre. Esses discípulos estavam destinados a vir até o Mestre, mas a ignorância os estava impedindo. Certamente, algumas dessas almas destinadas a encontrarem um Grande Mestre como Sri Ramakrishna não o encontraram e ficaram chafurdando no lodo do mundo exterior de prazer, conforto, apego, vazio interior e insatisfação.
Sri Ramakrishna teve a coragem de subir ao telhado e ser chamado de louco por quem não o compreendia em sua sabedoria divina. Ele teve os frutos da sua ação.
Os discípulos dele que o encontraram e tiveram a coragem de fazer aquilo que era certo para eles se tornaram imortais na história da humanidade, sendo conhecidos como santos, ou mais ainda (como Swami Vivekananda). Eles também tiveram frutos.
E os discípulos que não tiveram a coragem para encarar os desafios e transcender a “vidinha” ficaram no lodo das emoções, dúvida e satisfação superficial e vazia das tentações. Também eles se depararam com os frutos da sua falta de coragem.
Nota pessoal: enquanto escrevo, rezo humildemente pela Graça do Divino, para que a minha vida nunca passe em vão por falta de coragem! Afinal, a Perfeição também é um direito de nascimento – esforcemo-nos por ela!!!
Gift of sight:
Universal beauty.
Gift of night:
Universal peace.
Gift of humanity:
Universal sorrow.
Gift of divinity:
Universal smile.-Sri Chinmoy, Three Hundred Sixty-Five Father’s Day Prayers, Agni Press, 1974
por Patanga Cordeiro
É muito comum que nós buscadores procuremos livros e comecemos a sua busca alimentando a mente com pensamentos e ideais divinos.
(Sugestão: leia livros de verdadeiros Mestres espirituais realizados ou de devotos muito avançados.)
Mas a busca não é algo prático? De que adianta ler coisas? Devemos praticar, não?
Claro que sim! Mas até mesmo grandes Mestres, como Sri Ramakrishna, que era praticamente analfabeto, conheciam os livros de tanto ouvir e contar as histórias neles contidas.
A meditação não acontece na mente. Isso é fato.
Mas se nós não alimentarmos a mente corretamente – isto é, com o conhecimento e luz corretos – a mente pode se tornar nossa inimiga! Após algumas mal-sucedidas tentativas de meditar, podemos começar a pensar que não nascemos pra isso, que não estamos fazendo nada certo… Mas, ao ler os ensinamentos do nosso Mestre (ou até mesmo de outro, em alguns casos – é comum no início), podemos nos deparar com o fato de que no princípio todos passaram por dificuldades similares, e até que os próprios Mestres passaram por isso durante a sua busca. Swami Vivekananda, por exemplo, passou por meses de “aridez espiritual”. Quem já passou por dias assim sabe como é difícil – tudo parece sem valor, não sentimos nada em nosso coração. Mas passa.
Assim, a leitura não irá nos trazer a realização última. Mas ela nos ajudará indiretamente, ao trazer orientação e serenidade para a nossa mente e indicar boas práticas para um buscador. Num momento de “aridez espiritual”, você pode ler algo que fará as suas lágrimas psíquicas verterem como uma fonte de aspiração.
Você estudou livros sobre Deus e disseram-lhe que Deus está em todos. Mas não realizou Deus em sua vida consciente. Para você, isto é tudo especulação mental. Mas, quando se é Deus-realizado, sabe-se conscientemente o que Deus é, com que Ele Se parece e o que Ele deseja. Quando alcança a Auto-realização, você permanece na Consciência de Deus e fala com Deus face a face. Você vê Deus no finito e no Infinito, vê Deus como pessoal e impessoal. Isto não é alucinação mental nem imaginação, é realidade direta. Essa realidade é mais autêntica do que a visão que tenho de você diante de mim. Quando alguém fala com um ser humano, há sempre um véu de ignorância – escuridão, imperfeição, desentendimento. Mas entre Deus e o ser interior de alguém que O realizou, não pode haver ignorância e nem véu algum. Portanto, poderá falar com Deus mais claramente, mais intimamente, mais abertamente do que com um ser humano.
por Patanga Cordeiro
Você é todo beleza, todo eterna beleza,
Onde quer que eu pouse meus olhos.
Pergunto: Você sempre bebe o néctar
De sua Forma-Existência
Que jaz à vista de meus olhos?
As ondas de melodia
E as doces e melodiosas canções
Que criam ressonância sublime,
Ó Amado, Você as ouve
Através dos meus ouvidos?
– Sri Chinmoy, a Fonte da Música

Entoar mantras é uma prática ancestral. Há um ramo da prática espiritual chamado de mantra yoga. Certas tradições do passado não possuem mais valia hoje e devem ser transformadas. Mas, se Mestres do passado ensinaram esse tipo de prática, devemos dar ouvidos e verificar se ainda possui significado.
E descobriremos que entoar mantras ainda hoje possui grande significado. Mestres modernos como Sri Ramakrishna e Sri Chinmoy até mesmo usaram canções mântricas, que podem ser cantadas ao invés de simplesmente entoadas. Essas canções possuem ainda mais valor, pois a melodia com a qual o mantra foi imbuído adiciona uma dimensão extra, uma densidade espiritual maior.
O dicionário possui o significado de muitas palavras. Mas um mantra vai além do significado associado pelo dicionário. Ao entoar um mantra, a realidade interior ressoa em nós. Nossa realidade interior reage e vibra e vem à tona com o entoar dos mantras. É diferente de pensarmos em algo. A realidade em si é que vibra com o mantra. Mesmo sem sabermos o significado de um mantra, obtemos o resultado com o seu entoar. (E é por isso que só podemos entoar mantras reais e não “inventados”)
Eu mesmo dificilmente “entoo” mantras. Normalmente, quando o faço, uso o mantra “Supreme”. Supreme é como Sri Chinmoy se refere a Deus em Seu Aspecto Auto-Transcendente, e também como um filho se dirige ao Pai – não simplesmente chamando-o de senhor, mas sim de “papai”.
(Se você tem interesse em entoar mantras, sugiro o “mantra japa”, descrito no livro Meditação)
Mas eu gosto muito de “cantar” mantras! As canções mântricas são tão belas, lentas ou rápidas, alegres ou solenes, mas sempre sublimes!
Ao invés de explicar, sugiro que você mesmo tenha a experiência. Cante várias vezes essas canções, até decorá-las. E cante-as durante o seu dia, antes da sua meditação, no caminho para o trabalho e mesmo em silêncio, dentro de si, quando não puder cantar.
Deixo aqui algumas gravações sugeridas. São todos muito fáceis.
por Patanga Cordeiro,
com a aparição especial do bichinho colorido…
(e me desculpem se ele pula muito)
As caretas da idade
Nunca afetarão a beleza
De um coração de criança.
Sri Chinmoy, Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 15, Agni Press, 1999
Sri Chinmoy não foi o primeiro Mestre a deixar clara a importância de termos uma postura pura, inocente, cheia de entusiasmo e novidade e sem preconceitos – justamente como uma criança. O Cristo, ao falar aos seus discípulos sobre quem seria o maior no reino dos céus, disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.”
Nossa vida parece perfeita até certo momento, não? Qual momento é esse? Pense comigo: quando nos sentimos responsáveis pelas nossas vidas e pelo nosso futuro. E quando isso acontece? Quando nossa mente começa a substituir o nosso coração (não falo das emoções, mas sim do coração espiritual).
O coração é sublime. Ele nunca se cansa. Não julga mal. Ele depende de seu Pai divino para tudo e, portanto, nada teme. É alegre. É gentil. É dinâmico. É entusiasmado e entusiasmante. Ele enxerga o mundo através da sua unicidade com o mundo. São qualidades que toda pessoa espiritual irá valorizar muito.
Pobre mente. Ela não é má, mas somente sabe como dividir as coisas até que fiquem do tamanho que ela possa digerir. E, aí, claramente, seu julgamento não será certeiro. E nós sofreremos. Nos sentiremos separados da Fonte, do Pai, que é a nossa segurança, e, frustados por não conseguirmos satisfação genuína, ficaremos entristecidos ou culpando o mundo.
Sugiro um exercício para meditar no coração, do livro Asas da Alegria:
Durante a meditação, sinta que você é uma criança num jardim florido. Esse jardim de flores é o seu coração. Uma criança pode brincar nesse lugar por horas, indo de flor em flor. Ela não deixará o jardim, pois se alegra com a beleza e fragrância de cada flor. Imagine que em seu interior há um jardim, e que você pode permanecer nele o quanto quiser. Assim você poderá meditar no coração. – Sri Chinmoy, as Asas da Alegria
traduzido por Patanga Cordeiro
(…)
Através dos séculos, cada Mestre espiritual da mais alta ordem ofereceu algo único. Quatro mil anos atrás, Sri Krishna ofereceu sua mensagem suprema à humanidade, ao mundo todo: “Quando o dharma, o código da vida interior, declina, e a falta de retidão prevalece, Ele, a Consciência infinita, encarna a Si mesmo em forma humana, para transformar as tendências malévolas em nós e satisfazer a Realidade em nós.”
Então o Senhor Buddha, dois mil e quinhentos anos atrás, veio com uma mensagem muito especial: “O Caminho do Meio”. Não chafurde nos prazeres dos sentidos e, ao mesmo tempo, não procure a austeridade: não siga nem o caminho da gratificação dos sentidos e nem da mortificação dos sentidos. Cada buscador deve encontrar um equilíbrio, seguindo o caminho do meio. A transformação do nosso eu inferior e a manifestação do nosso eu mais elevado devem ocorrer simultaneamente, mas sem utilizarmos a gratificação dos sentidos ou a mortificação dos sentidos. Essa foi a mensagem do Senhor Buddha.
Dois mil anos atrás o Cristo, o Salvador, veio à arena-mundo. Sua mensagem suprema foi: “Eu sou o caminho, eu sou a Meta.” Aqui “o caminho” representa aspiração e “a Meta” representa salvação. É através da aspiração que se alcança a mais elevada salvação. A aspiração de hoje se transforma na salvação de amanhã.
Desejo mencionar outro Mestre espiritual da mais elevada ordem. Seu nome é Sri Chaitanya. Sua mensagem foi a pureza e o amor – pureza no amor, amor na pureza. Quando alguém alcança pureza no amor e amor na pureza, então ele desfruta divinamente do Deleite, que é a nossa Fonte, nossa eterna Fonte.
Milhares de anos atrás, os Videntes Védicos do passado ancestral ofereceram uma mensagem significante: “Do Deleite viemos a existir. No Deleite crescemos e, ao fim da nossa jornada, para o Deleite nos retiramos.”
Sri Ramakrishna veio com uma mensagem muito significante. Sua mensagem para a humanidade foi: “Chore, chore como uma criança por sua mãe. O coração de uma criança pode facilmente conquistar o Amor, Compaixão, Divindade e Imortalidade da Mãe. Chore, chore como uma criança, uma criança inocente. A Mãe Suprema certamente lhe concederá a iluminação da Altitude mais elevada.”
Então veio Sri Aurobindo, com a mensagem da vida divina, com a mensagem da transformação da natureza. Aqui na terra é onde o físico deve ser transformado, é aqui na terra onde a mensagem da Divindade deve ser manifestada. A transformação da natureza humana e a purificação de todos os membros devem ocorrer aqui na terra, para que a Imortalidade possa encontrar seu devido lugar na estrutura física.
Desde então, muitos Mestres espirituais aqui no Ocidente e também no Oriente ofereceram sua luz à humanidade aspirante. Cada Mestre espiritual tem algo para contribuir ao mundo todo, de acordo com a sua própria realização, sua própria receptividade e com a receptividade do mundo.
Em Sua infinita Generosidade, Deus me deu a oportunidade de servir a humanidade aspirante. Temos um caminho nosso, que é o caminho do amor, devoção e entrega. Para os que seguem o nosso caminho, a necessidade suprema é amor, devoção e entrega: amor divino, devoção divina, entrega divina.
O amor que prende e cega é o amor humano. O amor que expande e ilumina é o amor divino.
Devoção no físico nada é senão apego. Quando somos devotados ao mundo-sentidos, ao mundo-ignorância, não se trata de devoção, mas de apego. Quando usamos o termo ‘devoção’, ele deve ser aplicado apenas ao Divino em nós, à Realidade Suprema em nós. Somos devotados a uma causa mais elevada, a um ideal mais sublime.
A entrega humana é a entrega de um escravo ao senhor. A entrega divina é a entrega da nossa realidade impura, obscura, não-iluminada à nossa realidade completamente iluminada, completamente divinizada e completamente perfeita. O mais baixo em nós se rende à nossa realidade mais elevada. Não é uma entrega imposta, não é uma entrega forçada sobre nós. É a entrega baseada em nosso sentimento de unicidade inseparável com nossa existência-Realidade mais elevada. O finito em nós alegremente, devotadamente, com toda a alma e incondicionalmente se entrega ao Infinito em nós. A gota de água se entrega ao poderoso oceano e, assim, perde sua individualidade e personalidade e se torna o próprio vasto oceano. Igualmente, nós, que agora estamos na consciência finita, aprisionados nessa consciência finita, um dia seremos completamente livres e libertos e realizaremos a eterna Realidade-Liberdade que no mundo interior eternamente somos.
– Sri Chinmoy
Universidade de Maryland
18 de Outubro de 1975
Sri Chinmoy Speaks, part 3
compilação de aforismos de Sri Chinmoy
AS ESPADAS
A espada de sabedoria avisa.
A espada de aspiração protege.
A espada da vida ensina.
A espada do amor aperfeiçoa,
ilumina e preenche.
THE SWORDS
The sword of wisdom cautions.
The sword of aspiration protects.
The sword of life teaches.
The sword of love perfects,
illumines and fulfils.
Sri Chinmoy, The Wings Of Light, Part 8, Agni Press, 1974
TWO SWORDS
Aspiration-flame
Is the sword
That separates
Knowledge-Light
And
Ignorance-night.
Realisation-sun
Is the sword
That unites the cry of the finite
And
The Smile of the Infinite.
You simply cannot imagine
How proud God is of you
For your faith-sword
And surrender-shield.
Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants, Part 50, Agni Press, 1984
Powerful is his success,
Fruitful is his progress
Because he has become
The naked sword
Of his own conscience-light.
Sri Chinmoy, Ten Thousand Flower-Flames, Part 63, Agni Press, 1983
Wisdom-heart tells me
That it has its purity-sword
To challenge ignorance.
Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants, Part 268, Agni Press, 1998
Do not be afraid
Of your mind’s ruthless division-sword.
The sword will ultimately surrender
To your hero-warrior-heart.
Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants, Part 146, Agni Press, 1991
textos de Sri Chinmoy compilados e traduzidos por Patanga Cordeiro
O meu início foi o meu fim
Quando pensei
Que podia fazer tudo sozinho.
Meu fim foi o meu início
Quando senti
A Graça de Deus agir em e através de mim.
O intermédio foi preenchedor
Quando descobri
Que meus braços e pernas são feitos
Da Luz-Compaixão de Deus.
Sri Chinmoy, The Wings Of Light, Part 8, Agni Press, 1974
Uma grande personalidade espiritual indiana, ao ser perguntada por seus discípulos sobre quantos anos de prática esforçada trouxeram a ela a Realização plena, simplesmente caiu na risada.
“Pratiquem! Minhas crianças, aquilo a que vocês chamam de prática, nada é senão seu esforço pessoal. Quando eu estava no mesmo estágio que vocês, não realizado, eu pensava e sentia que meu esforço pessoal era noventa e nove por cento, e que a graça de Deus era um por cento, e não mais. Mas minha completa estupidez morreu no momento em que a auto-realização nasceu. Então, para minha surpresa, eu senti, vi e realizei que a Graça do meu misericordioso Senhor era noventa e nove por cento, e que o meu débil esforço pessoal era um por cento. Mas a minha história não termina aqui. Por fim, eu percebi que aquele meu um por cento também era o incondicional e devotado cuidado do meu Pai Supremo por mim. Minhas crianças, vocês sentem que a realização-Deus é uma corrida que exige muito esforço. Isso não é verdade. A realização-Deus é sempre uma Graça que vem das alturas.”
Sri Chinmoy, Commentary On The Bhagavad Gita, Agni Press, 1971
Para quem deseja começar a fazer exercícios físicos, deixo algumas dicas e sugestões aqui.
Mens sana in corpore sano é um ditado do latim bem conhecido, que diz que a mente, para ser sadia, precisa de um corpo sadio.
Mas, no âmbito interior, os esportes vão além do conceito de saúde. Auto-transcendência, disciplina, entusiasmo, alegria e inocência são todas qualidades importantes para uma vida espiritual e são todas encontradas no mundo dos esportes. E fazem parte de ser realmente sadio.
“In the heart of action is the silence of meditation, and in the heart of meditation is the dynamism of action.” – Sri Chinmoy
Eu (que estou escrevendo este artigo), recentemente completei uma prova de 10 dias de corrida, percorrendo 570 quilômetros. Meu amigo Adriano Passini está treinando para a travessia do Canal da Mancha. Tudo isso é louvável e traz enormes transformações. Mas você não precisa ficar assustado. O mais importante é se exercitar. A quantidade é algo que vai vir naturalmente. E o resultado, que é inocência, paz, pureza, você vai sentir em meros dez minutos depois de começar a se exercitar.
Disciplina todos temos. Você também! Você não escova os dentes todos os dias? Toma banho todos os dias? Come todos os dias? Vai ao trabalho/aula todos os dias? Então você é disciplinado! É só uma questão de considerar a prática de exercícios como algo igualmente necessário. E é!
No livro Sport and Meditation, de Sri Chinmoy, o famoso corredor Paul Tergat conta:
“Sri Chinmoy estava tão certo no que me disse antes da Maratona de Nova Iorque – que eu deveria me concentrar até a última milha. Certamente foi a corrida mais dura da minha vida. Até o fim não sabíamos quem ia vencer a prova.
“Eu acredito que há um propósito por detrás da capacidade que eu recebi para minha vida atlética: que eu utilize o esporte com a postura correta e para benefício da minha vida interior. É por conta dessa capacidade que eu pude continuar até agora. Sem esse poder mais elevado, eu poderia facilmente ter declarado “Sim, eu quebrei recordes mundiais, corri bem” e então ter me aposentado cinco anos atrás.
“… portanto, o esporte está realmente vindo à tona para o desenvolvimento do mundo.” – Paul Tergat
Não se intimidem por ler isso vindo de um campeão. Isso vale para todos – você, eu e todos nós.
Prehi, abhihi, dhrishnuhi.
Go forward, fear not, fight.
Siga em frente, não tema, lute.
– Upanishads, traduzido por Sri Chinmoy / Patanga Cordeiro
por Patanga Cordeiro, com respostas e aforismos de Sri Chinmoy
Yoga (ou ioga) é um termo do sânscrito que significa “união”, em particular união com nosso verdadeiro “eu”. No latim, de onde a palavra religião origina, “religare” quer dizer “reunião”. Assim, vemos que yoga e religião possuem metas que levam à mesma direção.
Três formas de yogaEm particular, há três formas de yoga (ou ioga) que são encontradas nas religiões e caminhos espirituais: jnana yoga (ir além da mente), bhakti yoga (devoção), karma yoga (ação).
Hoje em dia, yoga é comumente associada com uma série de exercícios físicos, buscando equilíbrio dos nervos e proporcionando saúde. Mas quando se fala em espiritualidade, yoga não está relacionada com exercícios físicos. É uma questão de busca interior, de prática espiritual (como a oração e a meditação). Os exercícios físicos são agrupados de maneira geral como hatha yoga e servem para trazer saúde e estabilizar nosso sistema nervoso. Mas, por si só, não levam o ser humano à sua meta. É necessário exercitar nossa aspiração e transcender limitações internas e externas, através dos tipos de yoga tradicionais. Hatha yoga e os tipos de yoga espiritual são complementares.
Sri Chinmoy explica belamente no aforismo abaixo sobre hatha yoga e raja yoga (parte do jnana yoga), e seu papel complementar:
Hatha yoga é purificação física.
Raja yoga é preparação mental.
Hatha yoga tenta controlar o corpo.
Raja yoga tenta despertar a alma.
Os fracos precisam de Hatha yoga para se tornarem fortes.
Os fortes precisam de Raja yoga para se tornarem vitoriosos.
Sri Chinmoy, God’s Hour, Agni Press, 1973
A meditação em si toma parte auxiliando o buscador em todas as formas do Yoga. Meditação é ir além da mente (jnana yoga). Meditação é devoção (bhakti yoga). Meditação é ação (karma yoga).
Então, a meditação em si não é o caminho, mas a meditação (e a oração) é quem nos faz trilhar o caminho do yoga até alcançarmos a nossa Meta derradeira.
textos de Sri Chinmoy
Hatha yoga é purificação física.
Raja yoga é preparação mental.
Hatha yoga tenta controlar o corpo.
Raja yoga tenta despertar a alma.
Os fracos precisam de Hatha yoga para se tornarem fortes.
Os fortes precisam de Raja yoga para se tornarem vitoriosos.
Sri Chinmoy, God’s Hour, Agni Press, 1973
Pergunta: A meditação que você oferece para as pessoas que participam das suas sessões, é ela Yoga, ou estamos falando de outra coisa?
Sri Chinmoy: É Yoga. Yoga inclui oração e meditação e espiritualidade em geral. Com certeza estamos praticando Yoga. Yoga é uma palavra do sânscrito que significa união consciente com Deus. Alcançamos nossa união consciente com Deus através da nossa oração, meditação, aspiração e etc.
O que é Yoga? Yoga é a linguagem de Deus. Se queremos falar com Deus, temos de aprender a Sua linguagem.
O que é Yoga? Yoga é aquilo que revela o segredo de Deus. Se queremos conhecer o segredo de Deus, temos de mergulhar no caminho do Yoga.
O que é Yoga? Yoga é o Alento de Deus. Se queremos enxergar através dos Olhos de Deus e sentir através do Seu Coração, se queremos viver no Sonho de Deus e conhecer a Realidade de Deus, se queremos possuir o Alento de Deus e, finalmente, se queremos nos tornarmos o Próprio Deus, o Yoga nos chamará.
Yoga é união. É a união da alma individual com o Eu Supremo. Yoga é a ciência espiritual que nos ensina como a Realidade Última pode ser realizada na vida.
O que temos de fazer é aceitar a vida e satisfazer o Divino em nós mesmos aqui na Terra. Isso só se consuma ao transcendermos nossas limitações humanas.
Yoga nos diz o quão longe progredimos com relação à realização-Deus. Ela também nos conta sobre nosso papel destinado no Drama cósmico de Deus. A palavra final em Yoga é que cada alma humana é um representante divino de Deus na Terra.
Foquemos agora a nossa atenção no aspecto prático do Yoga. Há vários tipos de Yoga: Karma Yoga, o caminho da ação, Bhakti Yoga, o caminho do amor e devoção e Jnana Yoga, o caminho do conhecimento. Esses três são considerados os mais importantes tipos de Yoga. Há outros tipos significativos de Yoga, mas são ramos desses três, ou então tipos muito similares.
Esses três yogas servem como os três portais principais para o Palácio de Deus. Se queremos ver e sentir Deus da maneira mais doce e íntima, temos de praticar Bhakti Yoga. Se queremos realizar Deus na humanidade através do nosso serviço altruísta, temos de praticar Karma Yoga. Se queremos realizar a sabedoria e glórias do Eu transcendental de Deus, temos de praticar Jnana Yoga.
Uma coisa é certa. Esses três caminhos nos levam à realização-do-Eu na realização-Deus, e à realização-Deus na realização-do-Eu.
Sri Chinmoy, Yoga And The Spiritual Life. The Journey of India’s Soul., Agni Press, 1971
Pergunta: Você inclui Yoga na prática da sua fé?
Sri Chinmoy: Sim. Na minha fé, Yoga é tudo. Amor, devoção e entrega são formas de Yoga.
Sri Chinmoy, Obedience: a supreme virtue, Agni Press, 1977
Yoga de ação.
No Yoga de ação, o coração entregue do buscador é uma conquista inestimável.
Sri Chinmoy, The Core Of India’s Light, Part 4, Agni Press, 1992
Pergunta: A prática de Kriya Yoga acelera (esse/o) processo?
Sri Chinmoy: Sim, certamente. A prática de Kriya Yoga certamente acelera e adianta o processo. Assim como outros ramos do Yoga, Kriya Yoga acelerará a jornada espiritual. Realmente depende do buscador. Se você gosta de Kriya Yoga mais do que outros Yogas, você tem a perfeita liberdade para praticar Kriya Yoga. Se alguém gosta de outra forma de Yoga, naturalmente essa pessoa praticará essa Yoga. Não importa qual Yoga você seguir, se for sincero, genuíno e altruísta, estará fadado a alcançar a meta mais cedo.
Sri Chinmoy, My heart’s salutation to Australia, part 1, Agni Press, 1976
Pergunta: Mestre Chinmoy, você nos explicaria brevemente o que é Yoga?
Sri Chinmoy: Yoga quer dizer união. União com quem? União com Deus. Praticando Yoga, isto é, disciplina espiritual, nos unimos com Deus.
Sri Chinmoy, Earth’s cry meets heaven’s smile, part 3, Agni Press, 1978
por Patanga Cordeiro
“Dear friends, dear brothers and sisters, dear distinguished professors and deans, here we are all seekers. We are sailing in the same boat, the boat that is carrying us to the Golden Shore of the Beyond. Nothing gives me a greater sense of satisfaction than to be of dedicated service to seekers, for I am also a seeker, an eternal seeker, a seeker of the infinite Truth and Light. …” – Sri Chinmoy, The Meaning of Discipleship
Se você se depara com a realidade de que está procurando algo, mas não sabe o quê, sinta-se um felizardo. Se você procura por algo que a maioria das pessoas não compreende ou nunca ouviu falar, isso quer dizer que está pronto para ir além do ordinário. Pronto para se descobrir como um ser extraordinário.
Você é um buscador. Um buscador da satisfação permanente, genuína. Salvação, Libertação, Nirvana, Realização – todos são termos similares que indicam um estado de beatitude que não se encontra simplesmente em ir ao trabalho, estudar, lidar com a família, descansar nos fins de semana…
Tentei compilar uma lista de coisas que indicam que você deve estar despertando e pronto para “algo mais”. Não é uma lista exaustiva – certamente existem muitos outros sinais. Mas esses são os que eu consegui agrupar aqui, baseados nas minhas experiências pessoais e também nas que me contam durante os cursos de meditação. Acho que você só compreenderá o que eu quis dizer em cada um dos temas se estiver passando pela situação descrita. Também não há questão de “superior ou inferior”. São momentos, experiências.
Vontade de mudar algo que é dogmático na sociedade. Bons exemplos: dieta vegetariana, largar de vícios como álcool e cigarro, etc. Todo mundo sabe que é certo, mas (quase) ninguém faz. Você simplesmente não aguenta mais e muda. Talvez não conheça ninguém que tenha mudado, mas você o faz sozinho, a despeito de todos. Ou pode ser até algo bem simples, bem pequeno. No meu caso, eu lembro que, quando tinha uns 16 anos, eu só bebia sucos doces e refrigerantes. Eu não tomava água de jeito nenhum. Aí eu simplesmente resolvi parar de tomar as outras coisas. Resultado: aprendi a gostar de água e me senti capaz de me transformar. A partir daí eu comecei a mudar mais coisas em mim mesmo, até que cheguei na meditação. E hoje em dia eu posso beber tanto água quanto refrigerantes, sem estar vinculado a nada. Outro exemplo comum é começar a praticar esportes, no caso de uma pessoa sedentária. Eu fiquei muito tempo sem me exercitar (digamos, da infância até os 16 anos). Com 16 anos, comecei a praticar esgrima japonesa. O primeiro treino foi MUITO cansativo. Mas eu cheguei em casa com uma alegria que ia além da euforia. Só podia ser algo da minha alma – ela devia estar feliz, pois eu estava fazendo algo que ela queria que eu fizesse.
Algumas pessoas, quando procuram por algo que não sabem o que é, mas não encontram, tendem a procurar experiências cada vez mais fortes, no intuito de encontrar algo genuíno. A exemplo, tenho colegas que eram de bandas de heavy metal quando encontraram a meditação. Alguns começaram a usar drogas, etc, mas, no caso particular deles, não era uma questão de autodestruição. Eles estavam procurando. Algumas pessoas largam um emprego que paga um ótimo salário para fazer algo braçal. Outro exemplo interessante é o Ayrton Senna. Se você puder ver as entrevistas e gravações das corridas (há alguns filmes sobre ele), você verá que ele ia muito além do que os outros pilotos consideravam um limite. E ele teve experiências espirituais e um despertar interior muito evidente.
Essa é uma versão oposta do “buscas extremas”. Uma pessoa equilibrada, com tendências angelicais, compassivas, sincero, honesto, puro, mas ainda dinâmico, buscador, aspirante, é assim por um motivo. Ele já tem uma tendência espiritual, provavelmente por já tê-las desenvolvido em outras vidas. Ele precisa encontrar um caminho logo, antes que suas qualidades sejam “devoradas” pelas críticas exteriores.
Você tinha um namorado(a), esposo(a) e, depois do relacionamento acabar, você se sente feliz genuinamente, com vontade de se descobrir, com tremenda aspiração. Existe mais um conceito na sociedade, que alguém só é feliz se tiver uma companhia, o que é absurdo. Buddha costumava dizer que só é feliz com uma companhia aquele que consegue ser feliz sozinho (obviamente). Eu mesmo passei por essa experiência. Quando terminei um relacionamento que não era para o progresso mútuo, eu tive uma sensação de felicidade tão intensa que reconheci imediatamente que era um sorriso da minha alma. Eu tinha feito a coisa certa, e muitas e muitas novas possibilidades, mais reluzentes, surgiram diante de mim a partir de então.
Você se sente sozinho, ninguém o compreende. Você sabe que não está maluco, mas que o mundo parece não pensar como você. Na verdade, você ainda não encontrou pessoas que possuem a mesma aspiração que você. Quando o fizer, se sentirá encaixado. E mais, sentirá que a aspiração e o questionamento positivo é um estado natural do ser. E inspirará outras pessoas a fazerem o que sentem ser correto.
Essa é uma experiência inversa de “o desencaixado”. Uma pessoa extremamente popular e bem querida por todos, agrada a todos, lida com todos, possui muitos contatos e muitas pessoas queriam ser como ela. Possivelmente, essa pessoa possui capacidades interiores extraordinárias, mas ainda não está direcionando elas para uma busca espiritual. Assim, ela desenvolve o aspecto exterior. Cedo ou tarde, a pessoa deixa de ter satisfação no mundano e dirige o seu anseio para o Altíssimo.
Pergunta: Como podemos silenciar a mente na meditação?
Sri Chinmoy: Tente inspirar tão silenciosamente e lentamente quanto o possível, de forma que, se você colocasse um fino fio diante do seu nariz, ele não se moveria. Então você verá que a sua meditação será profunda e a sua mente ficará calma e silenciosa.
Então imagine algo muito vasto, e também calmo e silencioso. Quando começar a meditar, sinta que dentro de você há um vasto oceano, e que você mergulhou fundo adentro. Lá no fundo tudo é tranquilidade, uma enxurrada de tranquilidade.
A coisa mais importante é a prática.Hoje a sua mente age como um macaco. Essa mente inquieta bate o tempo todo na porta do seu coração, perturbando a sua serenidade. Neste mundo, todos possuem orgulho, vaidade e auto-estima. Portanto, se mantiver a porta do coração fechada cada vez que a mente vier, se não der atenção alguma à mente, depois de um tempo, a própria mente achará que seria indigno dela ficar importunando você. Eu percebi meus discípulos não abrindo a porta de seus corações quando a mente veio bater. Eles não reagiram com o coração, e o coração continuou imperturbado. O coração abriu amplamente as suas portas apenas para a Luz da alma e ouviu apenas os ditados da alma.
O pensamento vem do mundo mental. Mas você também tem o coração, o mundo-identificação. Quando permanece no coração, isso quer dizer que se identifica com a alma. A alma está além das idéias, além dos pensamentos. Ao invés de concentrar-se na mente central, se puder concentrar-se no coração, então a realidade que há dentro do coração automaticamente lhe dá um acesso à alma. Ao se concentrar e meditar na realidade que está dentro do coração, essa realidade vem à tona.
Ao se concentrar na mente, naturalmente os pensamentos virão incomodá-lo. Mas, ao se concentrar no coração, o problema é resolvido. Portanto, sempre tente meditar no coração e trazer a alma à tona. A alma, que é um representante direto de Deus, é a eterna realidade em nós.
Sri Chinmoy, Experiences Of The Higher Worlds, Agni Press, 1977
Pergunta: Guru, você fala sobre a meditação. O que quer dizer meditação?
Sri Chinmoy: Meditação quer dizer muitas coisas para muitas pessoas. Cada indivíduo possui uma forma de aprender o segredo da arte da meditação. No nosso caso, quando meditamos, esvaziamos nossas mentes e, então, as preenchemos com algo divino. Isso quer dizer que jogamos fora todos os pensamentos infrutíferos, malignos e não-divinos, e preenchemos a mente com pensamentos gratificantes, iluminadores e divinos.
Pergunta: Por que meditamos?
Sri Chinmoy: A meditação é absolutamente necesária para aqueles que querem ter uma vida melhor e mais satisfatória. Se você sente que está satisfeito com o que tem e o que é, então não precisa entrar no campo da meditação. Mas, se você sente que há um deserto árido em seu coração, eu gostaria de dizer que a meditação é a resposta. A meditação lhe dará alegria interior e paz de espírito. A meditação nunca o tirará de seus pais, de seus filhos, de sua família. Longe disso. Ela apenas aumentará a conexão com os seus entes queridos, pois dentro deles você verá a existência de Deus.
Se você quer desenvolver seus talentos ou aumentar a sua capacidade em qualquer âmbito, eu gostaria de dizer que é obrigatório seguir uma certa disciplina interior. Se você é um cantor, mas deseja cantar infinitamente melhor, se aspirar, eu lhe digo, a sua voz ficará muito melhor. Não há nada na terra que não possa ser melhorado através da meditação.
Se você quer simplificar a sua vida, a meditação é a resposta. Se você quer ter satisfação na sua vida, a meditação é a resposta. Se você quer ter alegria e oferecer alegria ao mundo todo, a meditação é a única resposta.
Se você medita para esquecer do sofrimento ou das dificuldades, então não está meditando pelo motivo correto. Mas, se está meditando apenas para agradar a Deus e satisfazer a Deus da Maneira própria Dele, então a sua meditação é correta. Quando Deus é satisfeito, e Deus é satisfeito na sua meditação, então o papel de Deus é levar embora o seu sofrimento e dificuldades. Mas, se você medita para escapar do mundo ou desafiar o mundo e ficar contra ele, então está fazendo a coisa errada.
A meditação é a sua capacidade consciente, que você deve exercitar todos os dias e todos os segundos, para entrar em sua mais elevada divindade, onde o finito fica completamente perdido no Infinito. A existência finita que você tem e é pode ser facilmente dissolvida no infinito e se tornar completamente uma com o infinito, se você meditar. Isso é o que a meditação é, e o que a meditação pode fazer por você.
Sri Chinmoy, Experiences Of The Higher Worlds, Agni Press, 1977
Read moreMinhas crianças espirituais, o seu ano novo tem de ser o ano da fé, e não da dúvida.
O seu ano novo tem de ser o ano da alegria, e não do desespero.
O seu ano novo tem de ser o ano das conquistas e satisfação genuína, e não do fracasso e desgraça.
O seu ano novo tem de ser o ano da vida imortalizante e não da morte escurecedora.
Sri Chinmoy, Arise! Awake! Thoughts Of A Yogi, Agni Press, 1972
Cada alma possui uma missão especial?Sri Chinmoy: A sua alma tem uma missão especial. Sua alma está supremamente consciente dessa missão.
A maya, ilusão ou esquecimento, faz com que você sinta que é finito, fraco e indefeso. Isso não é verdade. Você não é o corpo. Você não é os sentidos. Você não é a mente. Eles são todos limitados. Você é a alma, que é ilimitada. A sua alma é infinitamente poderosa. A sua alma transcende tempo e espaço.
A sua alma possui uma missão especial? Sim. A sua missão está nos recessos mais profundos do seu coração, e você tem de encontrá-la e satisfazê-la lá mesmo. Não pode haver uma maneira exterior para que você satisfaça a sua missão. O almíscar cresce no corpo do cervo. Ele sente o cheiro do almíscar e, encantado, procura encontrar a sua fonte. Ele corre e corre, mas não consegue encontrar a fonte. Em sua busca interminável, ele perde toda a sua energia e, por fim, morre. Mas a fonte que ele procurava desesperadamente estava dentro de si mesmo. Como é que ele a encontraria em outro lugar?
Acontece o mesmo com você. A sua missão especial – que é a satisfação da sua divindade – não está fora de você, mas dentro. Procure no interior. Medite no interior. Você descobrirá a sua missão.
Sri Chinmoy: Para saber qual é a sua missão especial, você precisa mergulhar fundo dentro de si. A esperança e a coragem devem acompanhá-lo em sua jornada incansável. A esperança despertará a sua divindade interior. A coragem fará a sua divindade interior florescer. A esperança o inspirará a sonhar com o Transcendental. A coragem o inspirará a manifestar o Transcendental aqui na terra.
Para sentir qual é a missão especial, é preciso sempre criar. Essa sua criação é algo em que você derradeiramente se tornará. Finalmente, você percebe que a sua criação é a sua auto-revelação.
É verdade, existem tantas missões quanto almas. Mas todas as missões se satisfazem apenas depois das almas terem alcançado um certo grau de perfeição. O mundo é um teatro divino. Cada participante tem uma parte em seu sucesso. O papel de um servo é tão importante quanto o do Senhor. Na perfeição de cada papel individual está a satisfação coletiva. Ao mesmo tempo, a satisfação individual é perfeita apenas quando o indivíduo estabelece sua conexão inseparável e realizado sua unicidade com todos os seres humanos do mundo.
Você é um, da cabeça aos pés. Ainda assim, um lugar seu é chamado de orelhas, e outro se chama olhos. Cada lugar tem o seu nome próprio. Estranhamente, apesar de serem todos partes do mesmo corpo, um não pode fazer o papel do outro. Os olhos vêem, mas não conseguem ouvir. As ouvidos ouvem, mas não conseguem enxergar. Portanto o corpo, sendo um, também é muitos. Similarmente, apesar de Deus ser um, Ele Se manifesta através de muitas formas.
Deus nos conta qual é a nossa missão. Mas nós não entendemos a linguagem de Deus, e, portanto, Ele tem de ser o seu próprio intérprete. Quando outros nos falam sobre Deus, eles nunca podem explicar completamente o que Deus é. Eles fazem uma representação imperfeita, e nós ouvimos eles também de forma imperfeita. Deus fala no silêncio. E Ele interpresa a Sua mensagem em silêncio. Devemos também ouvir e entender Deus em silêncio.
Sri Chinmoy, The Wisdom of Sri Chinmoy, p 331-332, Blue Dove Press, San Diego, 2000
O próximo curso de meditação acontecerá em Janeiro, durante a noite. Serão 4 dias de curso, aproximadamente. A temática é voltada para a auto-descoberta e satisfação pessoal, e não a fins terapêuticos.
Para participar, acesse a página de contato, ligue para nós e deixe seu nome e telefone.
Se tiver interesse, pode já adquirir e ir lendo o livro Meditação nas livrarias ou sites. Ele será o livro-texto, necessário para o bom andamento do curso.
Até lá!
Universidade das Índias Ocidentais, Kingston, Jamaica
10 de Janeiro de 1968
Espiritualidade é a liberdade ilimitada do homem em seu barco-vida: a liberdade da sua jornada-vida, estar liberto das suas dores-vida e a liberdade além das suas conquistas-vida.
Na espiritualidade está a mais longínqua Visão do homem. Na espiritualidade está a mais próxima realidade do homem. Deus tem Compaixão. O homem tem aspiração. Espiritualidade é a luz-consciência que une a aspiração do homem e a Compaixão de Deus. A espiritualidade diz ao homem que ele é Deus velado e que Deus é o homem revelado.
A espiritualidade não é uma fuga do mundo de realidade. A espiritualidade nos diz o que a verdadeira realidade é e como podemos descobri-la aqui na terra. A espiritualidade não é a negação da vida, mas sim a pura aceitação da vida. A vida deve ser aceita sem reservas. A vida deve ser realizada devotadamente. A vida deve ser transformada completamente. A vida deve ser vivida eternamente.
A espiritualidade não é a canção da ignorância. É a mãe da concentração, meditação e realização. A concentração me leva de forma dinâmica a Deus. A meditação silenciosamente traz Deus até mim. A realização não me leva a Deus e nem traz Deus até mim. A realização me revela que Deus é o Pássaro Azul da Realidade da Infinidade e que eu sou as Asas Douradas da Verdade da Divindade.
A espiritualidade me ensinou a diferença entre a minha fala e o meu silêncio, entre a minha mente e o meu coração. Na fala, procuro me tornar. No silêncio, eu sou. Quando abro a minha boca, Deus fecha o meu coração. Quando fecho a minha boca, Deus abre o meu coração. Minha mente diz: “Deus precisa de mim.” Meu coração diz: “Eu preciso de Deus.” Minha mente quer possuir a Criação de Deus enquanto a nega. Meu coração quer possuir a Criação de Deus enquanto a serve. Minha mente diz que não sabe se pensa em Deus ou nela mesma. Por vezes, a minha mente sente que, já que não pensa em Deus, também Deus não pensa nela. Meu coração vê e sente que Deus pensa nele, mesmo se ele não se dá ao trabalho de pensar em Deus.
A espiritualidade disse-me secretamente qual é a minha necessidade suprema e como posso alcançá-la. Qual é a minha necessidade suprema? A Bênção de Deus. Como posso tê-la? Simplesmente emprestando-a do Banco de Deus.
Como poderei pagar a minha dívida? É fácil! Basta emprestar novamente do Banco de Deus. Mas devo emprestar sabedoria, e nada mais. Com a sabedoria, o débito é anulado. Essa sabedoria é justamente o alento da espiritualidade.
Eu sou o experimento de Deus. Ele me deu o nome de Ciência. Eu sou a experiência de Deus. Ele me deu o nome de Espiritualidade. Eu sou a Realização de Deus. Ele me deu o nome Unicidade – Unicidade interior e Unicidade exterior.
Deus é a minha Realidade.
O Céu é a minha Imortalidade.
A Terra é a minha Divindade.
Na Terra, eu cresço.
Com o Céu, eu me torno.
Em Deus, eu sou.
Sri Chinmoy, Eastern Light for the Western Mind, Agni Press, 1793
Descrever a travessia do Canal da Mancha é algo tão difícil quanto atravessá-lo. É algo realmente incrível, que acredito que somente aqueles que atravessaram sabem o que estou escrevendo aqui. Até o ano de 2005, eu, Adriano Passini, não havia nem sonhado em correr uma maratona e, no dia 27 de julho de 2013, conquistei a mais tradicional e uma das mais difíceis maratonas aquáticas do mundo, a Travessia do Canal da Mancha.
Em maio de 2005, conheci a pessoa que me inspirou a me aventurar no Canal da Mancha, Sri Chinmoy, meu mestre espiritual. Nessa mesma época passei a fazer parte do Sri Chinmoy Marathon Team, time esse do qual sinto muita alegria por fazer parte. Essa é a equipe que mais possui pessoas que atravessaram o Canal da Mancha no mundo, com 27 pessoas e 44 travessias.

A inspiração para a travessia começou no final de 2010. Porém, minha mente não concordava, por vários motivos, tais como: custo, dificuldade dos treinos e dedicação. Porém, após o triatlo Ironman que fiz em 2011, tive a certeza que deveria seguir adiante com essa inspiração dada por Sri Chinmoy. Uma frase me inspirou muito para tomar a decisão final: “Todos nós somos verdadeiramente ilimitados, se apenas ousarmos tentar e tivermos fé. – Sri Chinmoy”
A partir daí começou minha jornada de treinos, dedicação, disciplina e ganhar muita experiência em maratonas aquáticas para poder chegar na costa francesa nadando. A meditação teve papel fundamental nessa jornada. Com os ensinamentos de Sri Chinmoy, fui capaz de silenciar minha mente, trazer a tona minhas qualidades e, mesmo diante de tal desafio, não sentir medo algum. Eu poderia dizer que as principais qualidades necessárias para o desafio foram: determinação, disciplina, força de vontade e paciência.
A experiência de nadar no Canal da Mancha é tão intensa, tão elevada e surreal que, mesmo nadando no meio do Canal da Mancha, eu acreditava que estava sonhando, estava fazendo algo histórico, algo realmente incrível. Até o ano de 2005 eu nem imaginava correr uma maratona, e naquele dia, 27 de julho de 2013, eu estava atravessando o Canal da Mancha. A dificuldade do desafio transcende o corpo físico, a fadiga muscular, água fria, queimadura de água viva, chuva, nevoeiro, relâmpagos e tráfego intenso de navios.

Mas o Canal da Mancha é muito mais que isso. É uma luta constante contra a mente humana. O nadador tem que ter a capacidade de eliminar todo e qualquer pensamento negativo e isso só foi possível de ser feito com a meditação. Meu mestre Sri Chinmoy vem me guiando e ensinando a fazer isso. Além do mais, o nadador deve ser capaz de juntar todos os pedaços de determinação, disciplina, força de vontade e paciência que tem e que acumulou durante os treinos. Os treinos são fundamentais para que o nadador treine essa habilidade, é necessário que ele construa a travessia do Canal da Mancha meses antes da tentativa para que no final consiga erguer todas essas qualidades e colocar em prática no dia de sua tentativa do Canal da Mancha.
O Canal da Mancha é muito mais que um desafio, é a busca pela perfeição, é o estado da arte do controle mental e físico, onde o nadador se torna um com o Canal da Mancha e consegue atingir a costa francesa. Eu admiro todos os nadadores que tentaram atravessar o Canal da Mancha, tanto os que obtiveram sucesso e os que “falharam”, pois ninguém falha no Canal da Mancha, todos são vitoriosos. Tenho certeza que aqueles que não atravessaram serão capazes de fazer isso no futuro. Não tenho dúvida disso.
Agradeço ao meu mestre Sri Chinmoy pela inspiração de nadar o Canal da Mancha, por ter me mostrado que sou capaz! Agradeço todos aqueles que estiveram ao meu lado, meus pais, irmãos, parentes e amigos. Muito obrigado por tudo, pois ninguém atravessa o Canal da Mancha sozinho, é uma conquista coletiva.
“A plenitude da vida está em sonhar e manifestar os sonhos impossíveis.”
– Sri Chinmoy
Aforismos de Sri Chinmoy traduzidos por Patanga Cordeiro.
God’s necessities make me
A hero-warrior supreme.As necessidades de Deus fazem de mim
Um herói-guerreiro supremo.– Sri Chinmoy
Earth
Is the birthplace
Of God-hero-warriors.A Terra
É o local de nascimento
De heróis-guerreiros-Deus.– Sri Chinmoy
Heaven-bound seekers
Are God’s
Hero-warriors.Buscadores dirigindo-se ao Paraíso
São os heróis-guerreiros
De Deus.– Sri Chinmoy
I want my heart
To be a God-pleasing
Hero-warrior.Quero que meu coração
Seja um herói-guerreiro
Que agrada a Deus.– Sri Chinmoy
God wants me to be
An invincible hero-warrior.Deus quer que eu seja
Um herói-guerreiro invencível.
– Sri Chinmoy
Running, climbing and diving
Keep us divine hero-warriors.Correr, escalar e mergulhar
Nos mantém heróis-guerreiros divinos.– Sri Chinmoy
Each seeker
Has to eventually become
A God-hero-warrior.Todo buscador
Deve por fim se tornar
Um herói-guerreiro-Deus.– Sri Chinmoy
A true God-lover
Is, indeed,
A true God-manifestation-light-
Hero-warrior.Um verdeiro Deus-amante
É, de fato,
Um verdadeiro herói-guerreiro-
Deus-manifestação-luz.– Sri Chinmoy
Mais poemas sobre o Herói-Guerreiro aqui.
Dipavajan Renner, da Áustria, é o nosso convidado internacional para as palestras do início do mês de julho. Ele vem ao Brasil desde 1997 para dar cursos sobre meditação.Para participar, basta ligar para se informar do local e data.
Temos duas partes para este artigo. A primeira é “Como aprender técnicas de meditação”. A segunda é “Como fazer a meditação se tornar uma força e uma vantagem na minha vida”.
Existem diversos livros escritos sobre o assunto, desde exercícios para o psicológico até exercícios para a meditação profunda. Depende do seu objetivo. No entanto, recomendo a você mirar alto. Um professor do jardim de infância pode ensinar o alfabeto. Já um professor universitário pode ensinar tanto o alfabeto quanto pode lhe dar um diploma profissional.
Assim, se você tentar meditar de verdade, vai receber tanto os benefícios mais espirituais (transformação do ego, uma nova perspectiva, uma visão do mundo mais esclarecida e mais bela, serenidade e satisfação genuína), quanto os mais superficiais (controle da ansiedade, medos, saúde, calma, etc).
Outra coisa interessante é que se você puder ir além dos livros e encontrar pessoas que estão ensinando ou aprendendo meditação, isso lhe ajudará muito. É como uma brasa fria, que volta a queimar ardentemente após ser colocada dentro da fogueira. A gente funciona assim, não? Realmente vale a pena procurar um lugar legal para aprender.
Mas agora, por que motivo você quis se dedicar ao melhoramento interior? Por que você está fazendo diferente dos seus amigos ou familiares? Parece não haver motivo. Mas há. Isso se chama aspiração. Essa aspiração é uma chama ascendente, que começa a queimar nossas amarras, nossos bloqueios e limitações e nos remete a anseios mais sublimes do que os nos rodeiam diariamente. Cedo ou tarde, todo mundo passa por isso. Os motivos podem ser muitos e normalmente não conseguimos identificá-los.
A aspiração nos leva à segunda parte deste artigo:
Muitas vezes chegamos a essa conclusão. Eu apenas quero meditar. Nem sempre temos um motivo exterior. Mas a aspiração nos leva até ela. Para você que está desperto, apenas as técnicas de meditação que lemos nos livros não serão suficientes. Você tem capacidade para mais.
Para aprender meditação mais a fundo, são três os passos principais. Eles são universais, mas, para ilustrar, usarei um mantra do budismo:
“buddham saranam gachhami,
dhammam saranam gachhami,
sangham saranam gachhami”“Eu tomo refúgio no mestre,
eu tomo refúgio no ensinamento e na disciplina
e eu tomo refúgio na comunidade espiritual.”
Esse quesito não precisa ser seguido à risca do seu significado no dicionário. É importante ter contato com pessoas que compreendam a sua busca, que tenham fins próximos e que usem métodos similares. Não é necessário se mudar para uma vila na floresta e praticar meditação. É claro que essa é uma possibilidade, mas mestres modernos como Sri Chinmoy e Sri Aurobindo também defendiam a possibilidade, as vantagens e a plenitude de viver uma vida normal e natural dentro da sociedade, mas sem deixar de lado a dimensão espiritual.
Por exemplo, entre os métodos cristãos, budistas, etc, e também entre as pessoas que não praticam a meditação de forma religiosa (pois, obviamente, a meditação não é vinculada a religião), é bem comum que uma ou duas vezes por semana essas pessoas se encontrem para praticar juntas. Depois de praticar, provavelmente irão conversar sobre as suas boas experiências, sobre as dificuldades atuais, trocarão conselhos e até mesmo farão um lanche juntas! A maior parte das pessoas vai à academia, natação, corre ou faz aulas de inglês, etc, mais do que uma ou duas vezes por semana, então fica fácil ver que não é difícil se encontrar semanalmente para acalentar a sua aspiração e a de seus colegas.
Estou partindo do princípio que todos os que estão lendo este artigo comem todos os dias, tomam banho todos os dias, escovam os dentes todos os dias, trabalham quase todos os dias (domingo em casa tem que cuidar do jardim e da bagunça no quarto, né?), e muitas outras coisas. Assim, o que você perdeu em ser disciplinado? Nada. Você ganhou muito.
A questão da disciplina é que tudo o que é bom a gente tenta praticar e incorporar no nosso dia-a-dia. Isso em si nos dará mais força para levar o dia em um fluxo mais perfeito e harmonioso. Se eu não almoço, provavelmente vou ficar fraco durante a tarde. Se eu não medito, provavelmente me sentirei vazio interiormente durante o dia. Não é razoável?
Outra parte da palavra dhammam (ou dharma) é o ensinamento e postura espiritual. Assim como um bebê aprende a usar o banheiro, como uma criança aprende o alfabeto, como um jovem aprende um ofício, o buscador espiritual aprende instrumentos para o seu desenvolvimento. Isso não é nada menos do que o ensinamento espiritual.
Se você, assim como eu, veio de uma cultura bem racional, que busca explicações para tudo, talvez sinta que a figura do mestre é dispensável. Isso é bem natural de se pensar, porque a gente está acostumado a usar nosso ego individual para observar e julgar as coisas. Assim, achamos que sabemos de tudo.
Mas na vida interior, somos todos principiantes. Veja uma criança. A sua mãe lhe diz para não colocar a mão no fogo. A criança ouve a mãe. Ela sabe que sua mãe está sempre certa e que ela a ama muito. Se a criança quisesse descobrir por conta própria por que motivo não deve colocar a mão no fogo (e outras coisas que sua mãe lhe ensina), ela iria ter muitas experiências desagradáveis. Ela iria se queimar um dia, no outro iria se cortar, no outro cair, no outro se furar, no outro se esquecer, no outro ficar triste, no outro solitária, até que um dia iria se conformar com o fato de que o mundo é só sofrimento. Mas não é. É uma questão de sabedoria. Aproveitamos os ensinamentos do passado para seguir em frente. Um pesquisador aproveita a pesquisa do ano passado e segue em frente a partir daí. Ele não tenta pesquisar a mesma coisa que já foi pesquisada. Ele a usa como base para conquistas maiores. “É assim que a humanidade segue em frente.”
por Patanga Cordeiro
O Mahabharata trata-se do maior épico já escrito. Ele é 10 vezes maior que a Ilíada e Odisséia somadas.
Para estudantes da meditação, essa obra é sem preço. Na vida espiritual, temos todos os tipos de oportunidades para progresso, dificuldades que nos ensinam a ir além da nossa capacidade atual e experiências inexplicáveis para a nossa atual compreensão. No Mahabharata, essas experiências são recontadas em forma da história – em particular dos heróis Kshatriyas, os Pandavas Yuddhistira, Bhima, Arjuna, Nakula, Sahadeva e Draupadi. Krishna, um grande mestre espiritual, é o condutor interior da história, garantindo que as experiências necessárias aconteçam nas vidas dos guerreiros e que os que não andam na luz e retidão percam suas capacidades e sejam derrotados pela própria falta de integridade (como é o caso do herói Karna, que, mesmo divinamente abençoado, obteve armas para derrotar Arjuna através de mentiras e, por fim, as perdeu). Assim, podemos traçar um paralelo entre a história e a nossa própria vida, tirando imenso proveito.
Quanto mais você lê, mais conhece a personalidade íntegra e o sentimento de dever que os personagens têm. Por exemplo, o dever de um Kshatriya é lutar. Não é ganhar, mas sim lutar pela justiça. Morrer ou viver é um detalhe. O dever da mulher de um guerreiro é ter filhos que possam lutar e morrer no campo de batalha. O dever dela não é ter netinhos e cuidar de uma linda família. Para isso, há outras ocupações, como a dos fazendeiros, artífices, etc. O dever dos guerreiros é lutar pela verdade e retidão, e a morte é uma consequência provável. A satisfação do dever cumprido é inevitável. Assim, cada pessoa cumpre o seu papel na sociedade, sem olhar para o lado para ver se a grama do vizinho é mais verde. É claro que tudo isso hoje em dia tem um significado mais simbólico. (Só não se engane pensando que é TOTALMENTE simbólico – pois não é!)
Você pode encontrar a obra em diversos formatos: livro completo, livro abreviado, audiobooks ou podcasts, vídeos, etc. Há diversos filmes (Peter Brooke) e desenhos animados (vide Youtube). Eles são simplificações muito grandes da obra (que é enorme), mas tentam descrever algumas das cenas principais.
Leia um comentário de Sri Chinmoy sobre o personagem Vishma, que foi regente antes dos Pandavas e era seu tio-bisavô. E, por fim:
The Mahabharata
Is
The Reality’s body.
– Sri Chinmoy, The Message-Light Of The Bhagavad Gita, Agni Press, 1999
Estive em viagem de fim de ano em San Diego, na Califórnia, para passar duas semanas com meus amigos do Centro Sri Chinmoy. Entre diversas coisas, durante a inauguração da exposição de arte de Sri Chinmoy no saguão da prefeitura da cidade, Ranjana Ghose, curadora da arte Jharna-Kala de Sri Chinmoy, recitou um poema de Sri Chinmoy. Eu não anotei na hora, mas poema diz algo no seguinte sentido: O que cresce entre a árvore-fracasso e a árvore sucesso de nossas vidas é a árvore-paciência.
Muitas vezes consideramos a paciência como algo fraco, débil – a nossa última opção após não alcançarmos algo da forma esperada. Ou então a manipulamos como uma desculpa para deixar de fazer algo em vista.
Sri Chinmoy fala sobra a paciência:
“O que é a paciência? É uma certeza interior do Amor sem reservas e Orientação incondicional de Deus. A paciência é o Poder de Deus oculto em nós, para superarmos as abundantes tempestades da vida.”
Songs Of The Soul, Agni Press, 1971.“A paciência é uma árvore que cresce dentro de nós e não produz apenas um fruto, mas quatro: sabedoria, alegria, paz e vitória. Paciência requer energia, assim como a cooperação do corpo, vital e mente. Sem paciência, a mente funciona de forma automática, como uma máquina. Ela se move por compulsão, não por escolha. Ela é inquieta – corre para lá e para cá. O corpo pode ser inerte, mas a mente está sempre vagando. Por isso, não pode existir paz sem paciência. …”
Meditação e concentração são formas de ensinar à mente como focar sua energia para um objetivo, ao inves de ficar “sempre vagando”. Ele continua:
“Paciência não é inércia. Inércia é uma forma negativa e destrutiva de abordar a Verdade. É estagnada, e aquilo que é estagnado por fim leva à destruição. Mas a paciência é dinâmica – ela sempre segue em frente, em direção à meta. A paciência possui o movimento contínuo de crescimento e está sempre acompanhada pela paz. Essa paz nunca pode ser confundida com inércia, que é sempre acompanhada por inquietação.”
Illumination-Fruits, Agni Press, 1974.
Vejam como é interessante! Inércia é acompanhada por inquietação (imaginemo-nos deitados na cama, sem fazer nada, sacudindo os pés ou pensando em coisas fúteis.) Paciência é dinâmica e leva à paz. Imaginemo-nos realizando um projeto certeiro, superando dificuldades no tempo certo e colhendo os frutos da ação: não o sucesso, mas a paz.
Estive lendo um livro chamado Comentários sobre os Vedas, Upanishads e Bhagavad Gita. São escritos dos mais elevados que já foram derramados pelas penas dos sábios dos tempos remotos. Alguns deles detinham iluminação completa, acredita-se. Sri Chinmoy escolheu alguns dos mais importantes trechos e fez comentários.
Eu mesmo pensava que esse tipo de tema era meio “esotérico”, “coisa antiga”, etc. Mas alguns anos de meditação me fizeram deixar de lado preconceitos e parte da minha ignorância, e passei a enxergar de outra forma esses escritos tão especiais.
Abaixo seguem alguns dos meus trechos favoritos, com as traduções e comentários de Sri Chinmoy traduzidos ao português por mim.
* * *
Prehi, abhihi, dhrishnuhi.
Go forward, fear not, fight.
Siga em frente, não tema, lute.
*
Tad ejati tan naijati tad dure tad vad antike …..
That moves, and That moves not. That is far, and the same is near. That is within all this; That is also without all this.
Aquilo Se move e não Se move. Aquilo é longínquo e Aquilo é próximo. Aquilo está dentro disto tudo e Aquilo está fora disto tudo.
*
Tat twam asi.
That thou art.
Aquilo tu és.
Nayam atma bala-hinena labhya.
This soul cannot be won by the weakling.
A alma não pode ser conquistada pelo fraco.
*
Satyam eva jayate.
Truth alone triumphs.
Somente a Verdade triunfa.
Commentário
A Verdade é a Coroa de Deus oferecida a Deus por Ele mesmo. Verdade realizada, Deus para sempre conquistado.
*
Hiranmayena patrena satyasyapihitam mukham;
Tat tvam, pusan, apavrnu, satya-dharmaya drstaye.
The Face of Truth is covered with a brilliant golden orb. Remove it, O Sun, so that I who am devoted to the Truth may behold the Truth.
A Face da Verdade está coberta um uma esfera dourada brilhante. Remova-a, ó Sol, para que eu, que sou devoto à Verdade, possa enxergar a Verdade.
Comentário
A Face da Verdade nos desperta. O Olho da Verdade nos alimenta. O Coração da Verdade nos constrói.
*
Nalpe sukham asti bhumaiva sukham.
In the finite there is no happiness. The Infinite alone is happiness.
No finito não há felicidade. Apenas o Infinito é felicidade.
*
Ekamevadvitiyam.
Only the One, without a second.
O Uno sem igual.
*
Uru nastanve tan
Uru ksayaya naskrdhi
Uru no yandhi jivase
Give freedom for our bodies.
Give freedom for our dwelling.
Give freedom for our life.
Liberdade para nossos corpos.
Liberdade para nossa morada.
Liberdade para nossa vida.
*
Tejo joh si tejo mayi dhehi. . .
Thy fiery spirit I invoke.
Thy manly vigour I invoke.
Thy power and energy I invoke.
Thy battle fury I invoke.
Thy conquering mind I invoke.
Vosso espírito ardente eu invoco.
Vosso vigor viril eu invoco.
Vosso poder e energia eu invoco.
Vossa fúria da batalha eu invoco.
Vossa mente conquistadora eu invoco.
*
Pranavo dhanuh saro atma …
AUM is the bow and Atma, the Self, is the arrow; Brahman is the target.
AUM é o arco, e Atma, o Eu, é a flecha. Brahman é o alvo.
*
Charai veti, charai veti.
Move on, move on.
Siga em frente, siga em frente.
*
Aum bhur bhuvah svah
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yo nah pracodayat.
Meditamos na glória transcendental da Divindade Suprema, que está dentro do coração da terra, dentro da vida do céu e dentro da alma do paraíso. Que Ela estimule e ilumine nossas mentes.
Comentário
Iluminação é necessária. Aqui está a resposta. A iluminação transcendental transforma o animal em nós, liberta o humano em nós e manifesta o Divino em nós.
*
Anandadd hy eva khalv imani bhutani jayante,
Anandena jatani jivanti
Anandam prayantyabhisam visanti.
From Delight we came into existence.
In Delight we grow.
At the end of our journey’s close, into Delight we retire.
Do Deleite viemos,
No Deleite crescemos e,
Ao fim de nossa jornada, ao Deleite retornaremos.
Comentário
Deus escreveu uma carta aberta aos Seus filhos humanos. Sua carta diz: “Minhas mais doces crianças, vocês são o único deleite de Minha Existência universal.”
*
Yenaham namrta syam,
Kim aham tena kuryam
What shall I do with the things that cannot make me immortal?
O que farei com as coisas que não podem me fazer imortal?
Comentário
Deus é eternamente orgulhoso do homem porque ele incorpora a Imortalidade de Deus.
por Patanga
Nada é difícil.
Isso é o que você deve pensar
Antes de fazer qualquer coisa.Nada é fácil.
Isso é o que você deve sentir
Antes de dizer qualquer coisa.
Tal é a beleza da poesia! Em poucas palavras ela diz muitos parágrafos. Preciso explicar muito? Algumas considerações além do poema:
Se tivermos a alegria e disposição necessária, nenhuma meta merecida estará além do nosso alcance. E seremos uma fonte de inspiração para nossos irmãos e irmãs.
Todos passamos por dificuldades. Ao invés de usar nossa crítica, podemos usar nosso poder de identificação. Podemos nos identificar com a força alheia, que está sendo usada para alcançar um objetivo. Assim, iremos logo descobrir essa força em nós mesmos.
Recentemente tenho escolhido vídeos para mostrar nos cursos de meditação. Aproveito para compartilhá-los com vocês nesta página. Alguns vídeos são para meditação, outros são para inspiração e alguns para instrução.
Nos vídeos em que Sri Chinmoy medita em silêncio, tente se identificar com a Fonte da sua meditação. Silencie os seus pensamentos e pouse o seu olhar no vídeo. O movimento dos olhos em alguns dos vídeos de Sri Chinmoy representa a ascensão da alma para diversos ramos de consciência, como um pássaro numa árvore.
Entrevista com Sri Chinmoy no Departamento de Religião da Universidade de Vermont
Sri Chinmoy fala sobre espiritualidade
Savikalpa e Nirvikalpa Samadhi
Arte e Meditação – medite na criação de pássaros-alma
Música para Meditação (esraj)
Inspiração para Meditação (Meditation-Silence)
Uma Gota no Oceano
O que é meditação?
A Jornada do Buscador – entrevista com o discípulo de Sri Chinmoy, Pradhan Balter
traduzido por Itkila Pereira
Queridos buscadores, queridos irmãos e irmãs, queridos aspirantes à Meta última mais elevada, quero dar uma palestra sobre o assunto da escolha. Quem fez a primeira escolha: Deus ou eu? Minha mente pensa que fui eu quem escolhi Deus. Meu coração sente que Deus e eu nos escolhemos simultaneamente. Minha alma sabe quem foi Deus quem me escolheu primeiro, bem antes de eu ter até mesmo sonhado em escolhê-Lo.
Cada ser humano é um escolhedor. Ele escolhe a humanidade para obedecer suas ordens expressas. Ele escolhe Deus para escutar as orações de sua alma. O animal no homem escolhe a destruição da vida. O humano no homem escolhe a admiração do mundo. O divino no homem escolhe a realização em Deus. O Supremo no homem escolhe a perfeita Perfeição.
Nós escolhemos Deus quando percebemos que o mundo não precisa de nós, que o mundo não liga para nossa luz sabedoria. Somente quando o mundo exterior nos desiludiu e nosso mundo imediato nos abandonou é que pensamos em escolher Deus. Deus nos escolhe porque Ele não quer beber o néctar da Imortalidade sozinho. Deus nos escolhe porque ele não quer revelar Sua Realidade transcendental sozinho. Deus nos escolhe porque Ele não quer manifestar Sua Unicidade universal sozinho.
Nosso corpo escolhe descanso, o descanso agradável e prazeroso. Nosso vital escolhe agressão, agressão titânica. Nossa mente escolhe informação, informação enciclopédica. Nosso coração escolhe amor, amor todo preenchedor. E Deus escolhe perfeição por dentro e perfeição por fora em nossa vida interior de realização e perfeição em nossa vida exterior de manifestação.
Antes de entrarmos na vida espiritual nós escolhemos o poder do mundo exterior. Mas uma vez que entramos na vida espiritual nós escolhemos apenas a luz do mundo interior. Antes de entrarmos na vida espiritual nós escolhemos nome e fama do mundo exterior. Mas uma vez que entramos na vida espiritual nós escolhemos participar o mais devotadamente e de toda alma no Jogo cósmico de Deus para agradá-Lo e preenchê-Lo à maneira Dele.
Agora, o que é a vida espiritual? A vida espiritual é a vida de nosso despertar consciente de Deus. O que mais é a vida espiritual? A vida espiritual é a vida de nosso amar constantemente a Deus e de nosso derradeiro tornar-se Deus. Eu escolho Deus, não porque Ele é todo Poder, não porque Ele é todo sabedoria, não porque Ele é todo Luz e todo Paz, nem mesmo porque Ele é todo Amor, mas porque Ele e Eu somos um. Deus e Eu somos eternamente um. Você e Deus são eternamente um. Nós somos todos eternamente e inseparavelmente um com Deus.
Eu sou o Barco Sonho do Coração de Deus e Deus é a Margem Realidade de minha vida. Esta é a realização que cada buscador individual aqui e em todos os lugares estão destinados a atingir mais cedo ou mais tarde. Somos todos inseparavelmente um com Deus. É por esta razão e nenhuma outra que nós escolhemos Deus. Enquanto estivermos inconscientes do fato de que somos um com Deus, nos entregamos com contentamento nos prazeres da ignorância. Mas uma vez que nosso ser interior está desperto, nossa alma vem à tona e convence nossa mente física exterior do fato de que somos não somente instrumentos escolhidos de Deus, mas também companheiros eternos de Deus. Ele precisa de nós, assim como precisamos Dele. Ele é a Árvore e nós somos os galhos e folhas. O tronco da Árvore e os galhos e folhas precisam um do outro. Nós escolhemos Ele para nossa realização, assim como Ele nos escolhe para Sua manifestação. Sem Ele não podemos realizar nossa Altura absoluta mais elevada. Ao mesmo tempo, sem nós Ele não pode manifestar Sua Visão na Realidade, Sua Realidade em Visão.
Cada ser humano na terra representa Deus de acordo com sua própria capacidade e receptividade. Em e através de cada ser humano Deus manifesta a Si mesmo de uma forma específica. Cada indivíduo é de importância suprema para Ele, pois Ele mesmo escolheu cada indivíduo para exercer um papel significativo em seu Drama cósmico. Mas temos que saber que é Deus quem nos escolhe primeiro, e não nós quem escolhemos Deus. O Criador cria a criação, e então a criação admira o Criador. A criação é a escolha do criador e admiração é a escolha da criação. É através da admiração e adoração de nosso coração que nos tornamos conscientemente um com o Piloto Supremo, e é através da escolha consciente de compaixão Dele que Ele estabeleceu Sua unicidade inseparável com cada ser humano, cada criança Sua na Terra.
Dever é a escolha suprema de Deus. Ele sente que não pode haver nada mais importante que dever. Ele exerce Seu Dever a cada momento, pois sente que exercendo Seu Dever Ele está não só despertando a consciência da terra, mas também trazendo o Deleite do Paraíso para o próprio coração da Terra.
Somos ao mesmo tempo os representantes da Mãe Terra e do Pai Paraíso. Como representantes do Pai Paraíso, nossa primeira e mais importante escolha deveria ser a auto-doação ao Amado Supremo. É em nossa auto-doação que podemos manifestar a Realidade Transcendental na Terra. Como representantes da Mãe Terra, sentimos que é nosso dever inerente espalhar nossas asas como um pássaro – não para cobrir toda a extensão do mundo, mas para expandir nossa consciência terrena, para transcender os limites de nossa existência terrena. Aqui na Terra temos que mergulhar fundo para dentro e tentar espalhar nossas asas de Luz e Deleite, para que possamos crescer conscientemente na Consciência Universal sempre transcendente e expansiva.
Deus fez Sua escolha nos escolhendo; agora podemos fazer nossa escolha O escolhendo. A escolha Dele é a canção da manifestação. Nossa escolha é a canção da realização. E a realização de hoje é a manifestação de amanhã. Ao mesmo tempo, a manifestação de amanhã é apenas o começo de uma jornada para frente, para cima e para dentro. Hoje, na força de nossa escolha interior, nós vamos para frente para cima e para dentro e alcançamos nosso destino escolhido. Mas o destino de hoje será apenas o ponto de partida para nosso objetivo mais longe, mais alto e mais preenchedor de amanhã. Não há Objetivo fixo, pois estamos evoluindo. No processo de evolução, estamos correndo, voando e mergulhando em direção a um Objetivo sempre transcendente, mais profundo e mais amplo. Correr mais longe, voar mais alto e mergulhar mais profundo é a única escolha que cada buscador individual na Terra deveria conscientemente, devotadamente, sem erros e incondicionalmente fazer.
Sri Chinmoy, Fifty Freedom-Boats To One Golden Shore, Part 1, Agni Press, 1974.
Quando meditamos, sentimos que somos a alma da alegria. Essa alegria que possuímos dentro de nós é como uma fonte. Ela vem espontaneamente. Se podemos experimentar alegria interior mesmo por um só segundo, sentiremos que o mundo está completamente diferente. Se podemos olhar para o mundo com nossa alegria interior, veremos que o mundo já está mudado.
– Sri Chinmoy, do livro As Asas da Alegria
A meditação é um instrumento para descobrirmos o que há de real em nós – paz, luz e felicidade. Esses não são termos vagos. O funcionamento constante da nossa mente e os afazeres e responsabilidades diários são como véus que cobrem o brilho da nossa alma. Uma vez ultrapassados, encontramos nosso tesouro interior e um significado para a nossa vida.
Com a prática de técnicas de concentração, vamos além dessas ações e encontramos a nossa própria fonte Suprema.
Ó ignorância-mundo,
Apesar de você ter algemado meus pés, estou livre.
Apesar de você ter acorrentado minhas mãos, estou livre.
Apesar de você ter escravizado meu corpo, estou livre.
Estou livre porque não sou do corpo.
Estou livre porque não sou o corpo,
Estou livre porque sou o pássaro-alma
Que voa no Céu-Infinidade.
Sou a criança-alma que sonha
No Colo do Rei Supremo imortal.
– Sri Chinmoy, citação
Inner courage is nothing but constant self-giving. Here we are all seekers. Before we became seekers we stayed with our desire-friends, but now our friend is aspiration. God granted courage to our body before we were spiritual, before we aspired. He thought that with this courage we would be fully alert. He gave courage to our vital. He thought that with this courage our vital would be dynamic. He gave courage to our mind. He felt that with this courage our mind would be completely clear. He gave courage to our heart. He thought that with this courage our heart would be totally pure. Then we became seekers. Now God has given our heart the power of oneness. He has given our mind the power of wideness. He has given our vital the power of compassion. He has given our body the power of sacrifice.
Coragem interior nada é senão constante auto-doação. Somos todos buscadores. Antes de nos tornarmos buscadores, ficávamos com nossos amigos-desejo. Mas agora nossa amiga é a aspiração. Deus concedeu coragem ao nosso corpo antes de sermos espirituais, antes de aspirarmos. Ele pensou que com essa coragem ficaríamos sempre alertas. Ele deu coragem ao nosso vital. Ele pensou que com essa coragem nosso vital seria dinâmico. Ele deu coragem à nossa mente. Ele sentiu que com essa coragem nossa mente ficaria completamente clara. Ele deu coragem ao nosso coração. Ele pensou que com essa coragem nosso coração seria completamente puro. Então nos tornamos buscadores. Agora Deus deu ao nosso coração o poder da unicidade. Ele deu à nossa mente o poder de amplitude. Ele deu ao nosso vital o poder de compaixão. Ele deu ao nosso corpo o poder de sacrifício.
trecho de ‘Sri Chinmoy, My Rose Petals, Part 6, Agni Press, 1976.’
Courage is the most devoted servant of one’s own faith in oneself and God.
Coragem é o mais devotado servo de nossa fé em nós mesmos e em Deus.
Timidity says, “God is forever unknowable.” Courage says, “God is at present unknown, but only for a while.”
A timidez diz: “Deus é para sempre incognoscível.” A coragem diz: “Deus é desconhecido agora, mas apenas por enquanto.”
Cowardice is an extra load to carry in the march of your day-to-day life.
Covardia é um carga extra a ser carregada na marcha de nosso dia-a-dia.
Courage is an ever-willing extra porter to carry your wealth, inner and outer, according to your soul’s volition.
Coragem é um carregador sempre-disposto a levar nossa riqueza, interior e exterior, de acordo com a vontade de nossa alma.
Courage is perfection only when it springs from one’s oneness with the vision of God.
Coragem é perfeição apenas quando brota de nossa unicidade com a visão de Deus.
There is no other way to please your inner self than to be, yourself, a perfect emblem of courage.
Não há outra maneira de agradar o seu Eu interior senão ser, você mesmo, um perfeito emblema da coragem.
Enthusiasm in its purest expression is courage.
O entusiasmo em sua mais pura expressão é coragem.
Against one’s inner courage, death itself contends in vain.
Contra a nossa coragem interior, a própria morte luta em vão.
Courage is God’s successful inspiration in Man’s body, mind, heart and soul.
Coragem é a inspiração triunfante de Deus no corpo, mente, coração e alma do Homem.
trecho de ‘Sri Chinmoy, Eternity’s Breath, Agni Press, 1972.’
traduções por Patanga Cordeiro
P: Que tipo de meditação vocês ensinam?
R: Ensinamos a meditação no coração. Consiste basicamente em aplicar um exercício de concentração para silenciar a mente. Com a mente quieta, podemos adentrar o reino do coração espiritual, onde você aprenderá a se libertar de imperfeições e adquirirá uma espontânea alegria interior.
P: Quais os tipos de técnicas que são aprendidas?
R: Ensinamos técnicas de meditação com música, com objetos de concentração, concentração em qualidades (paz, alegria, poder), visualizações, mantras e respiração.
P: Quem é Sri Chinmoy?
R: Sri Chinmoy é o nosso professor espiritual, que tem nos ensinado diariamente como termos uma vida cheia de satisfação genuína e com possibilidades ilimitadas. Mais aqui.
P: Por que os cursos são gratuitos?
R: Acreditamos que a meditação é um direito de nascimento de todo ser humano. Assim como um dia também anseiávamos por encontrar algo – e o recebemos gratuitamente -, sentimo-nos inspirados a repassar esse ensinamento também gratuitamente. Assim simples.
P: Meditação é uma religião?
R: Não. A meditação é um instrumento (utilizado também pelas religiões) para acelerar o progresso espiritual do praticante. Pessoas de todas as religiões serão beneficiadas pela prática da meditação, visto que não é nada senão uma forma de buscar a Deus dentro do seu coração.
P: Vocês têm uma sede ou um templo que possa ser visitado?
R: Durante as palestras, ensinaremos vocês a meditarem em seus próprios templos, seus corações espirituais!
P: Devo trazer algo para o curso?
R: Venha com roupas comfortáveis, se possível claras, e não venha com a barriga cheia! 😀
Inscrições para o cursoInscreva-se aqui para o próximo curso.
The body is like a temple and the soul or inner reality is like the shrine inside the body-temple. If the temple does not have a shrine, then we cannot appreciate the temple. Again, if we do not keep the temple in good condition, then how can we take proper care of the shrine? We have to keep the body fit, and for this, running is of considerable help. If we are physically fit, then we will be more inspired to get up early in the morning to meditate.
-Sri Chinmoy, The Outer Running And The Inner Running, Agni Press, 1974.

In the beginning it is absolutely true that the body stands against the soul’s inevitabilities. But there comes a time when the soul comes to the fore and compels the body to become its faithful instrument. This is the victory of both the body and the soul. When the soul consciously makes the body feel what it should do, and the body is willing to listen to the dictates of the soul, then the body and the soul go together. When the body and the soul go together, realisation, revelation and manifestation take place. In the beginning this body stands against us. But when we are advanced, when we are nearing our journey’s Goal, we see that the physical consciousness is totally merged in the psychic consciousness. We see the physical in its transformed luminosity. The soul and the body become part and parcel of one Truth, and that Truth is God the infinite.
Sri Chinmoy, Politics And Spirituality: Can They Go Together?, Agni Press, 1977.
If one has ill health, is perfection attainable?
SRI CHINMOY: Ill health is a complicated term. Somebody’s physical constitution may not be as strong as it should be, but that is not ill health. When we use the term ill health, that means there is some ailment in the physical. Now, even if there is some ailment in the physical, spiritual light can still easily enter into the physical. If you are not physically strong, it does not mean that the highest Light or highest spiritual Height cannot enter into you. No, it can and it does. There have been many spiritual Masters who had a weak physical constitution or who did not have sound health. Just because you cannot sit properly or cannot walk properly does not mean that real perfection, divine perfection cannot enter into you. No! Real perfection, inner perfection, is not affected by any kind of ailment or physical shortcomings. But if it is some serious internal disease like cancer, or tuberculosis, or leukaemia, then the physical has to be totally cured if the seeker is to achieve total perfection. If it is not possible for the physical to be cured within a specific period by earthly means or medical aid, the body should at least try to be receptive so that the Divine Light from above can enter it and slowly and steadily cure the physical ailment. In this way, the body will become fit to hold boundless Light.
Sri Chinmoy, Perfection-World, Agni Press, 1974.
If a person is overweight, does it affect his consciousness?
Sri Chinmoy: If you are really heavy beyond necessity, your consciousness carries a heavy load. Lethargy enters into you most powerfully. When you lose unnecessary weight, excessive weight, your outer capacity increases and your inner beauty comes forward and grows in the physical. Sri Chinmoy, Politics And Spirituality: Can They Go Together?, Agni Press, 1977.
Deixo aqui dois textos de Sri Chinmoy sobre a profissão médica, do livro God´s Orchestra:
Doctor
I love a doctor because he, at least, is fighting for the same cause as I am: Immortality’s breath in humanity’s heart.
Homeopath
O medical science, O Homeopathy, O life-serving science, O life-saving science, I do not know you. But I do know well my most esteemed Homeopath friend, Bhumanandaji. His eagerness to serve God in mankind through you, Homeopathy, has always been a source of divine inspiration to me. Since your fond son, Bhumananda, is really good and kind to mankind, you must be most kind and most fulfilling. So, in you I see Reality’s Smile and Divinity’s Pride.
Se tiver interesse, leia mais sobre a integralidade do ser neste breve discurso.
por Patanga

Your eternal note of sadness
Has created pangs beyond measure.
Your eternal note of sadness
Will be transformed into
God-Divinity’s smiling treasure.
– Sri Chinmoy, A Soulful Cry Versus A Fruitful Smile, Agni Press, 1977
Alegria é o nosso direito de nascimento. Se viemos da Fonte, que é toda Alegria, toda Perfeição, então como poderia o nosso destino ser diferente? Felicidade genuína é a nossa herança devida. Por vezes, no entanto, esquecemos dessa nossa Fonte. Vezes que, por tempo passando, tornam-se rotinas – nos menosprezamos, pensando que comprar um carro, uma casa ou constituir família é o motivo de nossa vida. Ora! Tente imaginar a nossa Fonte, que é Infinita, a nos observar correndo atrás de um carro com quatro portas ao invés de duas, com
motor 1.6 litros ao invés de 1.4. Que significado real isso tem!? Aí, naturalmente, ao utilizar nossa liberdade para correr atrás de valores efêmeros – de fato não-valores -, nossa natureza fica tomada de tristeza. Concentre-mo-nos naquilo que realmente importa.
Concentre-se naquilo que traz satisfação de verdade. Comer um pedaço de bolo não é o que vai fazer você se lembrar da sua essência. Faça coisas que o tornam melhor com cada passo: corra, nade, pedale; estude, decore poesia, escreva; saia de casa, sirva as outras pessoas, ame o Divino nos outros.
Yesterday I was clever.
That is why
I wanted to change the world.
Today I am wise.
That is why
I am changing myself.
Sri Chinmoy, Ten Thousand Flower-Flames, Part 28, Agni Press, 1982.
Olhe para o positivo. Um copo com água pode estar metade cheio ou metade vazio. Você é quem escolhe enxergar a metade cheia ou a metade vazia. Com a prática e boa vontade, você conseguirá enxergar o mundo de acordo com a sua própria beleza interior.
Seja ativo. Atividade é dinamismo, e dinamismo é alegria. Se você age, pode fazer algo certo ou errado. Mas se você não age, não terá experiência alguma. Ficará estagnado. Em muitos casos, é melhor fazer algo errado e aprender com a experiência, do que esperar o Senhor do Tempo recolher o seu corpo sem vida. Quando fizer algo correto, terá alegria – mas não por ter feito algo certo – colocado um prego corretamente na parede ou algo assim. Terá alegria por estar fazendo progresso na direção correta – você está em movimento, melhorando algo em algum lugar.
Tenha uma vida interior. Medite, ore, chore interiormente. Sem essa entrada de recursos interior, sua vida interior ficará falida sempre.
Tristeza espiritualTodavia, a tristeza nem sempre é ruim. Quando se trata de um choro que busca algo além, uma insatisfação que o faz seguir adiante, ela é na verdade a sua aspiração pelo Altíssimo, que encontra-se vestida com uma roupagem de intensidade incomum. Segundo Sri Chinmoy:
“So when you miss God, that is a very good sign, an extremely good sign. The first step is to miss Him. But then you have to go one step ahead and ask yourself whether the person you miss is universal. If you feel that He is universal, then you know that He is bound to be here, where you are. Therefore, you do not cry for Him. You try to see Him all around you, since He is universal. And if you want to see Him around you, then your aspiration has to be the strongest.”
Sri Chinmoy, Father’s Day: Father With His European Children, Agni Press, 1976.
Traduzi para vocês um artigo sobre o tema. Espero que possa auxiliá-los! (Original em inglês)

Sri Chinmoy: Há várias maneiras para desenvolver o poder de concentração. Uma coisa que você pode fazer é ficar diante de uma parede e desenhar um círculo na altura do seu terceiro olho. Então se concentre nele. Primeiro você verá a parede, mas, gradualmente, começará a enxergar apenas o círculo. E, quando enxergar apenas o círculo, coloque um ponto no meio do círculo e se concentre nesse ponto. Se você enxergar o círculo, deve sentir que sua concentração não está suficientemente poderosa. Apenas quando conseguir se concentrar inteiramente no ponto é que poderá sentir que seu poder de concentração funcionou. Esse é o método comum ou, pode-se dizer, a maneira mais fácil de se desenvolver o poder de concentração.
Há outro método, que é muito eficiente, mas pode ser um pouco difícil. No princípio, sinta que você não tem braços, nariz, olhos ou ouvidos; você nada tem, senão o seu coração. Esse coração não precisa estar no centro do peito – ele pode estar na sua fronte ou em outro lugar. Apenas sinta que você tem o coração e que você é o coração.
Então, depois de um certo tempo, você irá localizar o coração. Como? A sua consciência irá lhe dizer que o coração está aqui ou que o coração está lá. A ciência médica dirá imediatamente que não está certo, que o coração só pode estar no meio do peito. Mas, para pessoas espirituais, o coração pode estar em qualquer lugar, pois o coração espiritual representa a morada de luz. Se o Divino dentro de você, o Supremo em você, quiser lhe mostrar a presença da luz através de seu terceiro olho, que é luz e poder infinitos, Ele lhe dirá que esse lugar é o coração. Isso quer dizer que o Supremo em você quer visitar tal lugar e ficar lá.
Quando você começa sua jornada, tem de sentir que o quê você tem é o coração, e o quê você é, é o coração. Após algum tempo, a sua consciência lhe dirá onde o coração está ou quem ele é. Então, você pode se concentrar nesse local e sentir que é o único lugar para sentir o coração ou se tornar o coração. O coração é luz, e luz é poder. Quanto mais luz você tiver, mais poder terá. Deus é todo Luz. É por isso que Ele é tudo-permeante. Por isso Ele é todo poderoso. Luz e poder não podem ser separados. Enxergamos aqui a lâmpada elétrica e também o lugar onde ela se encaixa. Podemos separá-los. Mas, na vida espiritual, não podemos separar luz de poder. Luz é poder. E o que é luz? Unicidade universal.
Se você quer tornar seu poder de concentração mais efetivo, não pense em algo vasto. Pense em algo tão pequeno quanto o possível. Todavia, quando quiser meditar, pense em algo muito vasto – o céu, o oceano, as montanhas – e torne-se um com a vastidão, que é toda poder. Mas, para ter o poder da concentração, identifique-se com a mais diminuta coisa possível. Apenas assim você se tornará todo-poderoso. Deus é todo-poderoso não porque Ele está dentro do elefante assim como da formiga. Deus é todo-poderoso porque Ele pode ser ambos, elefante e formiga. Ele é infinito e Ele é finito. Apenas porque Ele é finito e infinito ao mesmo tempo, Ele é onipotente.
Assim, se você quiser meditar e adquirir poder, pense na própria infinidade, pois lá está o poder infinito de Deus. Mas, se você quiser desenvolver poder através da concentração, pense em algo muito sutil, muito pequeno.
por Patanga
Nos artigos sobre exercícios e técnicas, eu já deixei várias dicas práticas – como meditar no coração, que técnicas usar, em que horário praticar. Aqui, comentarei brevemente sobre o aspecto mais interior para uma boa meditação.
Choro InteriorQuando você se senta para meditar, é exatamente a mesma coisa que sentar-se para uma refeição – uma refeição interior. Assim como comemos pelo menos três vezes por dia – para alimentar nosso corpo -, todos os dias também devemos alimentar nosso ser interior – que é o motivo da nossa existência.
Contudo, sentar-se no altar certamente não irá resolver a sua necessidade. Você precisa receber. E, para receber, precisa pedir. Quando um bebê chora porque está com fome, sua mãe vem correndo para alimentá-lo. Igualmente, precisamos ter o anseio, o choro interior de quem está faminto. Assim, nosso Pai ou Mãe virá nos alimentar. O choro do filho é a prioridade do Pai.
Procurando a companhia daqueles que já o têm em alguma medida. Assim como uma brasa vermelha se apaga longe do fogo, uma brasa apagada se acende mais uma vez quando retorna. A companhia de pessoas que buscam satisfazer a vida interior trará à tona você o seu choro interior.
Ao meditar, devemos buscar alcançar o máximo – ir mais longe, subir mais alto, mergulhar mais fundo. Esse deve ser o nosso grau de esforço, nossa intensidade interior. Contudo, o resultado não está nas nossas mãos. O nosso dever é agir; o resultado fica a critério do Divino. Cultivando uma atitude desprendida, não ficaremos frustrados se os resultados não forem como esperávamos. Lembre-se que a esperança é excelente, como um sonho que nos leva adiante – mas a expectativa é quando usamos nossos sonhos de forma a limitar nossas possibilidades.
Nunca desistaMeditação é como uma fazenda. Hoje você planta, amanhã irriga, e depois espera – um, dez ou cem dias. E então vêm os frutos do seu trabalho.
A cada dia você vai aprender a meditar melhor. Sem exceção. Se por um dia, uma semana ou um ano as suas meditações não são muito boas, não pare. Você está aprendendo a meditar a despeito do resultado. Isso será um grande aprendizado. Nos tempos seguintes, você voltará a ter boas experiências – que será um outro aprendizado. Nada é bom ou ruim – é uma questão de que temos que aprender certas coisas, ao passo que outras já sabemos. Na espiritualidade, uma vez que você prova a sua sinceridade, um Auxílio inesperado surge e o leva para muito além do limite da sua imaginação. Nunca desista.
por Adriano
Gratidão, Gratidão, Gratidão – esse deveria ser o único propósito de nossas orações. É a qualidade que nos coloca aos pés de Deus. Essa palavra não é somente um conjunto de letras, é uma necessidade do ser humano. De acordo com Sri Chinmoy, o maior poder do ser humano é a gratidão, e ests poder só tende a aumentar conforme o oferecemos a Deus.
No momento em que estivermos orando, se nos entregarmos à vontade de Deus, pedindo apenas para que a vontade Dele seja satisfeita através de nós, certamente encontraremos a verdadeira felicidade. Deus sabe exatamente o que é melhor para nós – Ele conhece nossas necessidades, e portanto tudo aquilo podemos oferecer a Ele é a nossa gratidão.
When I saw a gratitude-flower
God gave me a smiling face.
When I felt a gratitude-heart
God gave me a loving embrace.
When I became a gratitude-life
God made me Eternity’s indispensable comrade.
– Sri Chinmoy, My California Redwoods, Agni Press, 1974.
Na prática, toda e qualquer ação que fizermos deve ser oferecida a Deus na forma de gratidão. Yoga é uma palavra que significa união com Deus. Portanto, nossas ações devem ser feitas pensando somente em Deus, e cada ação devemos oferecer a Ele na forma de gratidão. Não somente isso, mas também devemos agradecer por tudo aquilo que temos, tal como: saúde, um emprego, estudo, família, etc – e mais: agradecer por tudo aquilo que, por vezes, gostaríamos de ter e pedimos, mas não recebemos. Muitas dessas coisas não nos ajudarão em nossa jornada – são como uma procissão infinita de desejos, que como em uma fogueira, quanto mais os satisfazemos, mais eles crescem. Ao não conceder essas coisas, o Supremo está protegendo a nossa aspiração. Nas palavras de George Bernard Shaw, citado por Sri Chinmoy em seu livro Philosopher-Thinkers:
“There are two tragedies in life. One is not to get your heart’s desire; the other is to get it.”
Quando o nosso ego vem a tona, pensamos que cada sucesso nosso foi devido exclusivamente graças ao nossos esforços. Da mesma forma, quando realizamos uma ação e não obtemos sucesso, ficamos com um sentimento de culpa e nos sentimos miseráveis justamente por acharmos que fomos os responsáveis pelos nossos atos.
Se sentirmos que somos instrumentos de manifestação de Deus, e oferecermos a ele todos os resultados de nossas ações, sejam eles, sucessos ou falhas, e agradecermos a Ele pela oportunidade concedida, certamente seremos infinitamente mais felizes do que somos hoje.

https://www.youtube.com/shorts/UxiZWKkwamk
por Adriano
A meditação e oração são dois caminhos que nos levam à unicidade com o nosso Senhor Supremo. A meditação é um momento em que Deus fala e nós escutamos. A oração acontece quando nós falamos e Deus nos escuta. Meditação e oração são de fundamental importância na vida de um buscador espiritual.
Sri Chinmoy, no livro Meditação – A Perfeição do Homem na Satisfação de Deus, escreve um capítulo inteiro sobre a meditação e oração, e uma definição muito interessante foi extraída desse livro:
“A melhor definição de oração é praticá-la diariamente. A melhor definição de meditação é vivenciá-la com toda alma. A melhor definição de yoga é vivê-la sinceramente. A melhor definição de Deus é amá-lo, e apenas a Ele, incondicionalmente.”
A oração mais elevada já escrita é “Seja feita a Vossa Vontade”. Jesus Cristo escreveu essa oração. No momento em que voltarmos nossos corações, com toda alma, para encorporar essa oração, estaremos orando no que existe de mais elevado, que é Deus, e assim teremos alegria de forma imensurável, pois somente satisfazendo a Vontade de Deus encontraremos o paraíso na Terra.
A meditação não deixa de ser uma forma de oração, porém ela transcende a oração. No momento em que meditamos, obtemos luz, paz, felicidade. Deus se comunica conosco, e com toda sua sabedoria e grandiosidade Ele sabe o que nós precisamos em nossas vidas. Se Ele sabe o que precisamos, então não existe necessidade de orar por nada, apenas orar para oferecer nossa gratidão a Deus por tudo que somos e temos.
por Adriano
Uma das principais qualidades que um buscador espiritual deve aprender no início de sua jornada rumo a realização em Deus é a disciplina. Quando falamos de disciplina, normalmente as pessoas a entendem como algo árduo e com sofrimento, uma coisa que irá fazer com que ela cumpra o seu dever como algo que lhe foi imposto.
Na vida espiritual, a disciplina tem um papel fundamental. É claro que existem muitas outras qualidades a serem desenvolvidas. Porém, antes de tudo, a disciplina é algo que, quando conquistada, nos oferece uma outra qualidade, chamada alegria. Não existe nada mais alegre do que conquistar um objetivo proposto por nós mesmos. Quem não se sentiu feliz ao alcançar um objetivo, tal como: passar em uma prova, completar uma maratona, conseguir emagrecer, etc? Certamente o que todas essas conquistas tem em comum é a disciplina que a pessoa teve para alcançar o objetivo.
Sri Chinmoy escreveu vários textos sobre disciplina. Dentre eles:
“Somente uma vida de disciplina,
Tem a capacidade de correr
mais rápido que o mais rápido para o Inifinito.
Uma vida de disciplina
Simplifica todos os problemas mundanos do buscador,
E acelera sua jornada para Deus
Muito além da sua imaginação.”– Sri Chinmoy
O simples fato de o buscador espiritual acordar cedo para meditar, no mesmo horário e todos os dias, faz com que ele comece a desenvolver essa qualidade divina fundamental para se alcançar a Meta. Junto com a disciplina, existem outras três qualidades divinas que o buscador espiritual no início de sua jornada deve possuir, mesmo que de forma latente. São elas:

Sem essa qualidade o buscador não será capaz de superar os obstáculos que surgirão em sua frente. A determinação nos faz ir além, nos faz transcender aquilo que nos puxa para trás, e até mesmo acelera o nosso processo, para que alcancemos os nossos objetivos. Um bom exemplo é a letargia que aparece no momento de nossa meditação. O único remédio para a letargia é a determinação. Isto é, estando consciente de onde queremos chegar, facilmente levantaremos da cama com toda energia para meditar logo pela manhã.
A vida espiritual é um mergulho rumo ao desconhecido. Sabemos que o destino final é a Realização em Deus, mas o caminho até ele é desconhecido. Ao adentrarmos na vida espiritual, não sabemos o que virá pela frente, porém a coragem nos dará forças para caminharmos na vida espiritual sem temer os obstáculos que aparecerão. No decorrer desse caminho, a coragem nos guiará – não para desviar dos problemas, mas sim enfrentá-los com toda determinação.
Essa qualidade realmente possui muita força – apesar de não parecer. De acordo com Sri Chinmoy, ninguém atingirá a realização da noite para o dia, pois é um processo que leva tempo. A paciência é fundamental para sabermos que um caminho espiritual leva tempo para nos levar ao destino. Portanto, os frutos da meditação não virão do dia para a noite. Temos que esperar o momento certo, a Hora de Deus, para apreciar os frutos da vida espiritual.
Cada qualidade divina está ligada uma à outra, porém algumas delas só serão desenvolvidas com a meditação. A disciplina é algo que todos nós temos, alguns mais e outros menos, e o que precisamos para desenvolvê-la é de apenas uma pequena mudança de hábitos em nossas vidas. E, finalmente, com um pouco de disciplina, as outras qualidades virão a florecer de modo gradual na vida de qualquer pessoa que se dedique à vida espiritual.
por Adriano

Falando em auto-transcendência, o triatlo (triathlon) é um esporte que se encaixa perfeitamente. Esse esporte agrupa três modalidades que isoladamente já requerem grande esforço físico e de concentração. São eles: natação, ciclismo e corrida. Há tempos eu já praticava esses três esportes isoladamente, porém, a partir de 2011 e inspirado na filosofia de auto-transcedência de Sri Chinmoy, resolvi praticar o triatlo. Sri Chinmoy foi um grande atleta e músico, que compôs músicas para diversos esportes, e o triatlo não ficou de fora. Abaixo segue a letra da música (minha tradução), que Sri Chinmoy escreveu e que me inspirou nessa jornada.
Eu amo o meu grande triatlo.
Ele mostra ao meu coração o Alvorecer-Visão-Deus.
Eu nado no mar de luz prateada,
Eu pedalo ao longo da estrada de deleite dourado,
Eu corro com o sorriso do Além.
Meu clamor interior é o Tesouro-Diamante de Deus.– Sri Chinmoy (tradução) – partitura da música
Eu percebi o significado dessa música quando fui atrás do grande desafio esportivo da minha vida até então, o Ironman, que são 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida, ou seja, uma maratona. Com apenas seis meses treinando triatlo, eu já buscava esse desafio. Durante a prova eu realizei que a meditação foi o meu principal treinamento para a prova. Mas é claro que o preparo físico na natação, ciclismo e corrida também tiveram papel importante nessa jornada.

Acima: Adriano completando o Ironman em 12 horas e 6 minutos.
O Ironman é uma prova muito longa e exaustiva, que eu acredito que se as pessoas que fazem um Ironman o fizerem com a mente, certamente sofrerão muito ou então nem chegarão ao final da prova. A maior dificuldade do Ironman é controlar a mente, fazer com que ela não se torne um adversário, e sim um aliado. É nesse momento que entra a meditação.
Segundo Sri Chinmoy, existem três estágios que conduzem à realização, que são: a concentração, a meditação e a comtemplação. Durante o Ironman, é preciso estar concentrado naquilo que você está fazendo. Seja nadando, pedalando ou correndo, é fundamental acalmar a mente e trazer à tona aquilo que o atleta conquistou nos treinos, de forma tranquila. A meditação durante a prova acontece quando o atleta está totalmente concentrado na modalidade que ele está praticando e focado no verdadeiro objetivo da prova, que é a auto-transcendência, onde o principal adversário é o próprio atleta e não aqueles que estão a sua volta.
Aqueles que já praticaram um esporte de longa duração como, por exemplo, uma maratona ou um Ironman, sabem que, quando a energia do corpo começa a se exaurir, a mente entra com um verdadeiro bombardeio de pensamentos dizendo para o atleta parar de correr, desistir da prova, pois aquele esforço é demais para ele. Segundo Sri Chinmoy, a mente nos enfraquece e a melhor maneira de contorná-la é silenciando-a, fazendo assim com que esses pensamentos não apareçam, bloqueando-os antes mesmo de surgirem. Esta é a essência da meditação: silenciar a mente, para que possamos entrar em unicidade com o nosso piloto interior, a alma.
Todas as pessoas possuem um talento latente para a meditação, porém os atletas já praticam o primeiro estágio da meditação, que é a concentração. Eles sem dúvida alguma conseguiriam praticar meditação e seguir em frente nesse universo de auto-descoberta. A busca pela auto-transcendência nos esportes e na meditação são caminhos paralelos, e um inspira ao outro. O praticante da meditação será inspirado a praticar esportes, e o atleta fica inspirado a buscar a meditação.
Run and become.
Become and run.
Run to succeed in the outer world.
Become to proceed in the inner world.– Sri Chinmoy
Acesse aqui.
por Patanga
Hoje pretendo compartilhar umas dicas, de fato, ancestrais para a meditação. São coisas simples, mas que, se adicionandas, com o tempo farão grande diferença.
Quando meditar?Todos os dias, em um horário fixo, logo após acordar. Se quiser priorizar o seu progresso, comece a sua meditação antes das seis horas da manhã.
Um atleta treina todos os dias, em um horário certo, por um tempo certo. Se pretende ser um atleta interior, pode usar as mesmas ferramentas: disciplina, sinceridade e regularidade.
Não é incomum hoje em dia alguém (às vezes, um “amigo”) observar a disciplina e sinceridade de outra pessoa e dizer: “Isso é loucura, o melhor é ficar à vontade!” Cada pessoa vai obter o resultado de sua ação, cedo ou tarde. Você mesmo tem de optar por aquilo que deseja.
Nas palavras de Sri Chinmoy:
“Antes de começar a meditar, seria muito bom se você pudesse tomar um banho. A limpeza do corpo ajuda muito na purificação da consciência. Se não for possível tomar um banho, você deve ao menos lavar o rosto. Também é aconselhável usar roupas leves e claras.”
“Não é bom meditar após ter ingerido uma grande quantidade de comida. O corpo tem milhares de nervos sutis, que se tornam pesados após uma grande refeição, não permitindo meditar apropriadamente. O corpo, a consciência e os nervos estarão pesados e sua meditação não será boa.”

Num lugar solitário, que você usa todos os dias para meditar – e somente para meditar. Pode ser um canto em seu quarto – alguns usam uma pequena mesa coberta com um pano belo ou montam uma prateleira na altura dos joelhos. Nele, você pode, colocar coisas que o inspiram: flores e incenso (pureza), uma vela (para inspiração da mente ou para um exercício de meditação) e a foto ou imagem do seu Mestre (ou de um Mestre que você admire, como o Cristo, Buddha ou Krishna).
“Se queimar incenso e mantiver algumas flores em frente ao altar, isso também o ajudará. O aroma do incenso talvez lhe proporcione apenas uma gota de inspiração e purificação, mas essa gota é adicionada ao seu tesouro interior. O mesmo acontece se mantiver uma vela acesa durante a sua meditação. A chama da vela por si só não lhe trará inspiração, mas, quando você a observar, imediatamente sentirá a chama de aspiração do seu ser interior subir alto, mais alto.” – Sri Chinmoy
Assim, ao utilizá-lo somente para esse fim, o local terá uma vibração própria e santificada, que o inspirará a meditar e o ajudará a mergulhar mais fundo em sua meditação.
Medite no coração. Comece afastando os seus pensamentos, utilizando a concentração, tentando deixar a mente em paz. Você pode usar também a respiração para esse fim. A partir desse ponto, use qualquer um dos exercícios de meditação que conheça.
Aqui demos algumas dicas principais. Se tiver interesse em aprender exercícios e mais dicas, sugiro participar do nosso curso gratuito de meditação. Você pode ler mais no site, mas a teoria nunca substitui a experiência de praticar.
por Adriano
Junho de 2005 é um mês muito especial – a data em que comecei a aprender sobre o universo da meditação. Nessa época eu já praticava esportes com alguma intensidade, porém sem grandes metas. Quando conheci a filosofia de Sri Chinmoy, que nos ensina o caminho da Auto-Transcendência, percebi que tinha encontrado algo realmente incrível.
A Auto-Transcendência interior me ensinou que devo ir cada vez mais adiante na meditação, romper barreiras e me conhecer melhor, isto é, encontrar a verdadeira felicidade. De acordo com Sri Chinmoy, o mundo interior e exterior caminham juntos, e lendo e conhecendo cada vez mais sobre este grande atleta, poeta, escritor, artista e promotor da paz e harmonia mundial, percebi que tinha que colocar em prática essa filosofia na minha vida.
Desde então, comecei a me disciplinar na vida espiritual, através da meditação, e na vida exterior, através dos esportes. Logo descobri que a disciplina exterior é uma grande aliada da vida interior, e que só tinha a ganhar fazendo esportes e indo cada vez mais longe, com minha Auto-Transcendência. Além do mais, um corpo saudável é capaz de meditar com muito mais intesidade.
Comecei a criar metas na minha vida esportiva. A primeira foi começar a correr sem saber nada sobre corridas e em três meses correr uma São Silvestre. Dois anos depois, fiz minha primeira maratona. Hoje sou triatleta e farei meu primeiro Ironman em poucos dias. Só não sei ainda onde isso vai terminar, se é que a Auto-Transcendência tem fim.
Uma coisa eu tenho certeza, quando comparo minha vida antes e depois da meditação percebo o quanto mudei. Hoje sou uma pessoa com objetivos definidos, tanto na vida espiritual quanto no vida material. E uma coisa é certa, sou uma pessoa cada vez mais feliz com o que faço e comigo mesmo. Graças a essa grande pessoa, Sri Chinmoy.
por Patanga
Em Cingapura (que é uma metrópole no estilo São Paulo ou Nova Iorque), um taxista me deixou na frente de um templo que eu queria visitar com alguns colegas. Logo em seguida outro taxista parou e me explicou que talvez eu quisesse visitar o outro – o maior de Cingapura, que era próximo. Ele me viu e imaginou que o primeiro taxista tivesse se enganado. Eu, sendo brasileiro, fiquei meio desconfiado de que ele só quisesse me cobrar algo, mas por fim senti que deveria ir. Ele realmente me levou para o templo correto. E não quis cobrar – se um colega taxista tinha me deixado no local errado, ele sentiu que era seu dever me deixar no lugar certo, mesmo que isso lhe custasse tempo e combustível. Eu ofereci alguns dólares, mas tive que insistir para que ele aceitasse – ele só aceitou quando eu expliquei que era não pela corrida, mas pela sinceridade e amabilidade que demonstrou. Para ele, isso era simplesmente parte do seu dia-a-dia.
Chegando de volta em Guarulhos, a situação muda um pouco. Cingapura tem um aeroporto maior do que Guarulhos. No entanto, mesmo sendo menor, o de Guarulhos é muito mais desorganizado – fiquei um pouco desnorteado, por estar me acostumando com um padrão diferente na Ásia. Ao embarcar no ônibus que iria me levar para a rodoviária, um senhor fura a fila grosseiramente – quase empurrando. Vale notar que o ônbibus só iria sair depois que todos tivessem embarcados, o que quer dizer que não havia nem mesmo motivo para que ele furasse a fila. Diversas experiências similares repetiram-se em poucas horas depois da minha chegada no Brasil.
Isso tudo me deixou pensando. Como resolver? É preciso resolver? De onde essas imperfeições se originam?
*
De onde essas imperfeições se originam?
Minha humilde resposta é que se originam de cada ego individual, auxiliado pelo “ego geral” do seu ambiente – que, de novo, é constituído pelos egos individuais. A gente cria a nossa própria realidade. Se uma pessoa se comporta bem, outra pessoa se comporta bem, todos se comportam bem, o país se comporta bem – e forma uma BASE moral e espiritual para um verdadeiro progresso interior e exterior. A partir dessa base, a aspiração individual pode seguir desobstruída e caminhar em direção a uma maior perfeição. Não dá pra por a culpa no presidente e nem nas outras pessoas. Cada um é responsável pelo seu pequeno mundo – que cresce.
*
Como resolver?
Tenho a impressão que, por mais que as boas ações sejam de valia, elas não são a resolução definitiva para as questões de transformação.
Confesso que tenho pensado e que, a cada dia que passa, fico mais certo de que a mudança tem de vir a partir do interior de cada um: a transformação de cada ego individual em um coração-unicidade cheio de pureza, sinceridade e humildade. E a virtude moral, por mais que seja de ajuda, não basta para a transformação interior completa. É necessário mais. É necessário querer essa transformação. É preciso estar DESPERTO para essa NECESSIDADE. É o motivo pelo qual existimos – não para comer, dormir, procriar ou simplesmente manter um certo nível moral – mas para tornar a nossa natureza humana aquilo de mais elevado que possamos imaginar. Imagine a Perfeição de Deus. Acho que a nossa meta não é e nem pode ser nada menos do que isso. Começamos pouco a pouco, mas logo adquirimos velocidade. E, como tudo na vida, um dia reparamos em quanto progresso fizemos. E isso nos traz uma satisfação enorme, tão enorme que quaisquer conquistas materiais (status, emprego, posses, etc.) empalidecem até o ponto de trânsparência diante da realidade e preenchimento que as conquistas interiores nos trazem.
Esse DESPERTAR acontece numa certa hora para cada pessoa. Sri Chinmoy a chama de “a Hora de Deus”. Pode ser que não tenha chegado ainda para o seu vizinho ou colega de trabalho. Mas talvez tenha chegado para você, que parou para ler este artigo. Quem sabe?
Desejo-lhe todo o entusiasmo, alegria e força de vontade em sua jornada, que começa e recomeça a cada momento.
“Our outer achievements
Will sooner or later
Pale into insignificance.”
“Our inner achievements
Pave the way
To our destined Goal.”
– Sri Chinmoy
Seventy-Seven Thousand Service-Trees, Part 39, Agni Press, 2004. Poemas de números 38.126 e 38.127. Mais leituras em www.srichinmoylibrary.com (todos os livros são de acesso gratuito)
moylibrary.com

My heart of love
Is divinely beautiful.
I love my beautiful heart.
My heart of devotion
Is eternally soulful.
I love my soulful heart.
My heart of surrender
Is supremely fruitful.
I love my fruitful heart.
– Sri Chinmoy
Por Patanga (foto)
O coração espiritual é a sede das emoções mais elevadas. Uma das emoções mais significativas que ele pode nos proporcionar é a de sermos Um com a Luz, a Alegria, ou, simplesmente, Deus. Isso é Amor.
O sentimento de possuir algum objeto (ou pessoa) ou satisfazer um desejos é algo que não se fundamenta no coração. Também, por conta disso, traz felicidade que não é plena e nem permanente. Alguém compra um carro (ou qualquer outro objeto dos seus desejos) acreditando que será feliz derradeiramente. Mas depois surge mais um desejo, e ele o troca por um melhor. Depois compra mais um, e assim por diante.
Já a sensação de estar feliz consigo mesmo, a despeito das situações exteriores, é algo que radica da nossa satisfação plena. Essa satisfação é o resultado de o quão profundamente conseguimos alcançar o nosso Ser interior, a nossa alma, a qual é toda Perfeição.
E a porta para a alma é o nosso coração espiritual.
Vou ensinar um exercício que Sri Chinmoy valorizava e encontra-se publicado no livro Jewels of Happiness. A parte em itálico é o exercício de Sri Chinmoy. O restante são os meus comentários.
De preferência sozinho, sente-se sem tensão em nenhuma parte do corpo e respire de forma profunda, mas suave. Primeiro deixe que a respiração lhe traga serenidade. Não pense que você está dentro da sua cabeça. Sinta que o seu “eu” está no seu coração. Agora imagine:
“Você pode ter a maior alegria imaginando uma criança infinitamente mais bela que a mais bela criança que você já viu neste mundo.”
Depois de um minuto:
“Dentro de si, você tem uma criança ainda infinitamente mais bela do que ela. Apenas imagine-a. Assim, você terá uma tremenda alegria.”
Essa criança de que Sri Chinmoy fala deve ser a sua própria alma, não? Por isso a sua beleza é tão extraordinária – pois vem da sua própria Perfeição.
Depois de uns três minutos:
“Quando sentir que você é uma criança, imediatamente perceba que está dentro de um jardim florido. Esse jardim de flores é o seu coração. Uma criança pode brincar em um jardim por horas.”
Imagine-se brincando. E agora faça:
“Ela irá de uma flor até a outra, mas não deixará o jardim, pois sentirá alegria com a beleza e fragrância de cada flor. Dentro de você há o jardim, e você pode permanecer ali por quanto tempo quiser. Assim você pode meditar no coração.”
Quando estiver satisfeito, volte a se concentrar na sua respiração e depois de uns instantes, procure alguma atividade espiritual para fazer: leitura, mantras, canções ou a prática de esportes. Deixe que a experiência da meditação primeiro seja assimilada antes de retornar aos seus deveres cotidianos.